sábado, 26 de agosto de 2023

1º O Que é Filosofia e Busca da verdade: um conceito à Filosofia - Questões do ENEM e análise



Texto de Isaac Sabino Cardoso
    A primeira característica do que venha a ser Filosofia pode ser extraída da imagem da obra O Pensador, do escultor Rodin. É uma imagem que remete a um sentido bem amplo: filosofar é pensar. Outro sentido é sempre retirado das sabedorias de vida – o saber viver. O mais racional dos sentidos ou características do que venha a ser Filosofia é aquele que a define como a busca da verdade. A pensadora Marilena Chauí chama a atenção para o Saber viver como filosofia de vida; evita filosofia como visão de mundo, e acrescenta como definição a busca da verdade a fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas.
     No primeiro conceito – no que filosofar é pensar. O sentido é correto porque, na medida em que o homem reflete sobre o que acontece em sua volta. Pensando. Ele está filosofando. Porém, tal conceituação é muito ampla e pode remeter o ato de filosofar a qualquer um que pense. Mesmo assim, é a partir daí que se pode chegar ao que venha a ser mesmo filosofia. É a partir do pensamento que o homem conceitua a Filosofia.
     O saber viver é outro dos conceitos que a filosofia adquiriu desde sua criação. Sócrates viveu o que pregou. Platão tentou tirar da teoria os seus ensinamentos. Aristóteles pregava que o homem vivendo o meio-termo alcançaria a felicidade (Eudaimonia). Esse conceito menos abrangente não é tão interessante porque espalha muito o cerne da filosofia em vários saberes. Nisso é comum se ouvir falar em sabedorias de vida ocidentais e orientais. De qualquer forma conceituando o saber viver, o homem se aproxima do que seja o conceito da Filosofia.
     A mais interessante característica ou mesmo o conceito da Filosofia é aquela onde a filosofia é a busca da verdade. Quando o homem aceita filosofar ele tem que está disposto a desacreditar em conhecimentos prontos – as velhas crenças. Essa busca é cheia de perguntas. Não perguntas simples. Mas aquelas de cunho universal do tipo “o que é a verdade”; “o que a mentira”. A busca da verdade é o que move o ser humano desde os primórdios e não se prender a nenhum conhecimento pronto é ser livre – outro desejo do homem.
     Marilena Chauí, uma das mais influentes pensadoras da atualidade, chama a atenção para o saber viver. Segundo a autora, quando alguém trilha em querer conceituar a filosofia como um estilo de vida, corre um grande risco de não conseguir diferenciar filosofia de religião. O mesmo ocorre com a visão de mundo. A autora defende como visão de mundo os costumes, valores e hábitos de um povo – e isso é cultura e não Filosofia. O que resta mesmo é a Filosofia como busca da verdade. O que a pensadora acrescenta aqui é somente um esforço racional, sistemático e rigoroso que deve haver nesta busca.
     Levando-se em consideração o pensamento de Chauí, o melhor conceito para a Filosofia é mesmo o de a Busca da verdade, contudo deve ser uma busca baseada nos critérios ditos pela autora. Embora o habitual saber viver e o popular visão de mundo pareçam conceitos filosóficos – não o são. São conceitos e características da religião e da cultura respectivamente. Marilena é feliz e acerta em diferenciar essas confusões históricas quando o assunto é caracterizar e conceituar Filosofia.

REFERÊNCIA
Chauí, Marilena. Introdução à Filosofia I volume único, ensino médio / Marilena Chauí. -- 3. ed -- São Paulo : Ática, 2016

1. Marque a alternativa CORRETA. O que quer dizer a palavra CRÍTICA?

(A) quer dizer a capacidade para julgar, discernir e decidir corretamente; fazer o exame racional de todas as coisas; é a capacidade de examinar detalhadamente uma ideia.

(B) quer dizer a capacidade de julgar, mas sem precisa tomar nenhuma decisão acertada; é a tomada de atitude de forma automática sem precisar examinar as ideias;

2. De acordo com o texto acima, o que melhor vem a ser a primeira característica do que seja Filosofia:

(A) A Busca da Verdade;

(B) A Busca do céu;



3.1 (ENEM A2012) Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento. A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma tão grande parte dos homens, depois que a natureza de há muito os libertou de uma condição estranha, continuem, no entanto, de bom grado menores durante toda a vida.
KANT, I. Resposta à pergunta: o que é esclarecimento?
Petrópolis: Vozes, 1985 (adaptado).

Kant destaca no texto o conceito de Esclarecimento, fundamental para a compreensão do contexto filosófico da Modernidade. Esclarecimento, no sentido empregado por Kant, representa

(A) a reivindicação de autonomia da capacidade racional [...].

(B) o exercício da racionalidade como pressuposto menor diante das verdades.



Aula explicativa para acertar a questão.

Um dos problemas do homem sempre foi querer seguir outros ou até mesmo uma instituição, seja uma igreja, seja um partido político, Kant, discorda desse tipo de que chama a atenção para a necessidade de um homem esclarecido. Neste sentido, o filósofo formula o conceito de menoridade e maioridade e entende como de menor o homem que formula suas ideias a partir de outros e de maior o que é autônomo em suas ideias e decisões.


 4. Marque a alternativa CORRETA. O que é e como é a reflexão filosófica?

(A) É o acreditar no mundo exterior sem questionar;

(B) É a volta do pensamento sobre si mesmo;









CAPÍTULO 2. PESQUISAR DA PÁGINA 21 A 29


1º Por que a filosofia é um pensamento sistemático?

(A)A filosofia trabalha com enunciados abstratos e apaixonantes, busca encadeamentos lógicos entre os enunciados, opera com conceitos ou ideias obtidos por procedimentos sem necessidade de prova, e exige a fundamentação racional do que é enunciado e pensado.

(B)A filosofia trabalha com enunciados precisos e rigorosos, busca encadeamentos lógicos entre os enunciados, opera com conceitos ou ideias obtidos por procedimentos de demonstração e prova, e exige a fundamentação racional do que é enunciado e pensado.

2º O que significa dizer que a filosofia se volta preferencialmente para os momentos de crise?

(A) A filosofia se interessa pelos momentos de crise, quando sistemas religiosos, éticos, políticos, científicos e artísticos estabelecidos se envolvem em contradições;

(B) A filosofia se interessa pelos momentos de calma, quando sistemas religiosos, éticos, políticos, científicos e artísticos estabelecidos se firmam como verdadeiros;

D4 - Inferir informações implícitas em um texto. Avalia a habilidade de o aluno inferir uma informação com base em ideias pressupostas ou subentendidas no texto. As ideias pressupostas são aquelas não expressas de maneira explícita, que decorrem logicamente do sentido de certas palavras ou expressões contidas na frase. As ideias subentendidas são insinuações, não marcadas linguisticamente, contidas numa frase. Essas inferências têm por base, sobretudo, o conhecimento de mundo do leitor que lhe permite ler as entrelinhas. Os itens que atendem a esse descritor apresentam um texto, no qual o aluno precisa buscar informações para além do que está escrito, mas que são autorizadas pelo texto. Ao realizar este movimento, o aluno estabelece relações entre o texto e o contexto dele (aluno). O enunciado, geralmente, diz: a respeito de tal coisa, pode-se concluir que...; ou um determinado fato desperta nos personagens...; entre outras coisas.




O Pensador Coletivo

     Você sabe o que é MAV? Inventada no 4º Congresso de um dos maiores Partidos do Brasil, em 2011, a sigla significa Militância em Ambientes Virtuais. São núcleos treinados para operar em publicações e redes sociais. A ordem é fabricar correntes volumosas de opinião a depender do momento. Um centro político define pautas, escolhe alvos. Os militantes difundem, através de pseudônimos. No fim do arco-íris, um Pensador Coletivo fala a mesma coisa (...)
     O Pensador Coletivo se preocupa imensamente com a crítica ao governo. Os sistemas políticos pluralistas estão sustentados pelo elogio da dissonância: a crítica é benéfica para o governo porque descortina problemas. O Pensador Coletivo não concorda: seu imperativo é rebater a crítica imediatamente, evitando que o vírus da dúvida se espalhe pelo tecido social. (...)
     Esse tipo de pensador abomina argumentos específicos. Seu centro político não tem tempo para refletir sobre textos críticos e formular réplicas substanciais. Os militantes difusores não têm a sofisticação intelectual indispensável para refrasear sentenças complexas. Você está diante do Pensador Coletivo quando se depara com fórmulas prontas como o uso dos termos "elitista", "preconceituoso".
    [...]
     Existem similares ao MAV em outros partidos? O conceito do Pensador Coletivo ajusta-se melhor às correntes políticas que se acreditam possuidoras da chave da porta do Futuro. Mas, na era da internet, e na hora de uma campanha eleitoral, o invento será copiado. Pense nisso pelo lado bom: identificar robôs de opinião é um joguinho que tem a sua graça.
(DEMÉTRIO MAGNOLIFolha de S. Paulo, 12 de novembro de 2013 Adaptado)

3.    QUESTÃO ELABORADO COM BASE NO DESCRITOR D4 - Inferir informações implícitas  (modelo ENEM 2013 adaptada) Demétrio nos chama para o debate e nos mostra quando não pensamos por nós mesmos. Questionar é o que Chauí chama de Atitude Filosófica e descreve algumas características. Marque a assertiva que NÃO é característica da atitude filosófica.

a)     Uma das ... é negativa, isto é, um dizer não aos “pré-conceitos”.

b)     Uma das ... é positiva, isto é, um dizer sim aos “pré-conceitos”,


4º As sentenças 1) “Por que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos?”; 2) “O que queremos pensar quando pensamos, o que queremos dizer quando falamos, o que queremos fazer quando agimos?”; 3) “Para que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos, fazemos o que fazemos?”. São:

(A) os três conjuntos de questões que organizam a reflexão filosófica;

(B) os três conjuntos de questões que organizam a reflexão científica;

5º RESUMA EM POUCAS LINHAS O TEXTO DO LINK ABAIXO. NO MÁXIMO CINCO LINHAS:






PARA MARCAR AS QUESTÕES CLIQUE NO LINK ABAIXO































Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE EU SEI!

QUER SABER? Aqui você encontrará resenhas de livros, resumos, comentários sobre política e COISAS que você não achou em outro lugar.