Uma das organizações mais populares do
mundo é a escola. Nesse artigo serão analisados os tipos de serviços oferecidos
por esta instituição – os educacionais. O ponto de partida são os dados
coletados do Colégio Cônego Nestor Cunha situado na cidade de Santa Quitéria do
Maranhão. As terceirizações e o modelo de Gestão por filas – usado em alguns
momentos – foram detectados e por isso serão analisados e descritos aqui como
as ferramentas de qualidade utilizadas na busca por um resultado satisfatório
da entidade junto ao público.
A Instituição escola como se conhece hoje surge na Grécia e já tinha praticamente
os mesmos objetivos que se tem nos dias atuais – educar. O diferencial é que
naquele período, os “educandos” eram ensinados para serem líderes e só a elite
frequentava esse espaço. A coisa ficou complexa na contemporaneidade. Além da
educação, a escola, “pra” dá certo, tem que ter um plano logístico que envolva
vigias, zeladores, secretários e atenda com satisfação pais, alunos – toda a
comunidade.
Tal plano foi encontrado no Colégio Cônego Nestor Cunha situado na
cidade de Santa Quitéria do Maranhão. Percebeu-se ali a terceirização dos
porteiros – havia uma resistência dos vigias em ficarem na porta da escola, e,
por conta disso, os alunos entravam e saíam a hora que queriam - o problema foi
resolvido. A escola tem alguns momentos em que usa técnicas de gestão por
filas: o início do ano – na hora das matrículas; e no decorrer quando tem que
fornecer certificados e outros documentos.
Na gestão de filas do colégio é adotada a técnica de filas múltiplas. A
pessoa chega no começo do ano para matricular um aluno, senta-se e, por ordem
de chegada espera a sua vez de ser atendida. Não há tumultos e o número de
funcionários para atender este momento é suficiente. O decorrer do ano é
marcado pelo mesmo processo.
A organização escola é muito
presa às decisões federais e estaduais. Não há autonomia. É por isso que é difícil
aperfeiçoar qualquer ferramenta que gere qualidade na logística da instituição.
Há que se frisar ainda, que há outras atividades que não foram citadas aqui e
que demandam organização – as compras diversas, por exemplo. Mas, Os gestores do
Cônego Nestor poderiam pensar na preparação antecipada da emissão de
certificados. Durante boa parte do ano os funcionários ficam ociosos; só quando
chega alguém é que há movimentação. De qualquer forma, o cliente poderia só
chegar e assinar algo e logo sair porque a entidade havia se antecipado. O
ganho de tempo aos pais é decisivo numa época em que perder tempo literalmente se
tornou perder dinheiro.
REFERÊNCIAS
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Patrícia Alcântara. Gestão de operações e logística II / Patrícia Alcântara
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de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2012.152p. : il.
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Rezende Almeida Instituições de direito público e privado / João Rezende
Almeida Oliveira, Tágory Figueiredo Martins Costa. – 2. ed. reimp. –
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CAPES : UAB, 2012.
Rosa,
Rodrigo de Alvarenga Gestão de operações e logística I / Rodrigo de Alvarenga
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[Brasília] : CAPES : UAB, 2011. 160p. : il.
Silva, José Maria da. Apresentação de trabalhos acadêmicos: normas
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TREVISAN, Andrei Pittol; BELLEN, Hans Michael van. Revista
de Administração Pública. Rio
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