Consoante a concepção Darwiniana, apenas os mais fortes sobrevivem e estão aptos a viver em determinado ambiente. Nesse contexto, observa-se esse mesmo traço em relação à saúde mental, uma vez que a maioria dos indivíduos não conseguem viver em harmonia, pois existem aqueles que se autodeclaram superiores e, acabam por discriminar o “diferente”. Desse modo, isso se deve à irracionalidade da sociedade e ao receio de buscar ajuda profissional.
Nesse âmbito, é importante destacar a imprudência humana como um obstáculo na resolução do impasse. Por conseguinte, durante o governo de Getúlio Vargas, por volta de 1950, o então presidente suicidou-se devido a pressão da mídia e de opositores. À vista disso, fica claro que a saúde psicológica, seja hoje ou ontem, ainda é tratada de forma leviana e, prejudicada pela opinião pública, posto que tanto em casa quanto em ambientes sociais, o ser humano é julgado constantemente. Destarte, enquanto o corpo social não converter os seus parâmetros em diversidade e respeito, o número de cidadãos com problemas mentais tende a crescer.
Outrossim, vale ressaltar que a insegurança do homem interfere na consolidação do seu bem-estar. Conforme o filósofo Aristóteles, “Quanto mais uma coisa é comum a um maior número, menos cuidado ela recebe". Sob esse viés, é nítido o egoísmo humano em relação a qualquer transtorno mental, já que estes preocupam-se apenas com os seus interesses particulares, logo as pessoas insanas optam por se calarem, por razão do medo de serem atacadas verbalmente de maneira negativa. Assim, é intolerável que os indivíduos continuem inertes a tal cenário.
Portanto, para a construção de uma civilização compreensível, medidas são necessárias. Para tanto, o Ministério da Saúde, no papel de gestor da comodidade pública, deve promover assistência a esse grupo civil, por meio de consultas gratuitas com psicólogos, além da criação de um canal de comunicação, no qual o sujeito possa desabafar de forma segura com profissionais, a fim de abolir os transtornos que o aflige. Também, as escolas podem discutir o tema em sala de aula, por intermédio de dinâmicas e debates, com o intuito de esclarecer dúvidas em torno da saúde mental. Por fim, espera-se que a sociedade se desencadei da teoria de Darwin, e possa viver em coletivo.
LÍNGUA PORTUGUESA - REDAÇÃO Micro Estrutura do Texto Dissertativo Argumentativo
O Texto Dissertativo-Argumentativo é um tipo textual que consiste na defesa
de uma ideia por meio de argumentos e explicações. Este tipo de texto tem como objetivo central
a formação de opinião do leitor.
Esse modelo de escrita é dividido
em três partes: INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO.
A introdução ocupa 25% do texto e
pode ser construído por apresentação de um CONTEXTO, O TEMA E UMA TESE. Tudo
isso dentro do primeiro parágrafo podendo ser usado de cinco a sete linhas.
Já o DESENVOLVIMENTO pode ser
ampliado dentro do bojo do texto podendo conter de dois a três parágrafos com a
defesa da opinião reforçada com referências de autoridade, dados e conectivos
adequados.
Na Conclusão, que ocupa 25% do texto, busca-se a solução para o problema
exposto. Assim, é interessante apresentar a síntese da discussão, a retomada da tese (ideia principal) e, além disso, a proposta de solução do tema
com as observações finais. Elaborar proposta de intervenção para o problema
abordado, respeitando os direitos humanos é o quinto aspecto a ser avaliado no seu
texto é a apresentação de uma proposta de
intervenção para o problema abordado. Por isso, a sua redação deve apresentar
uma tese
Disponível emhttps:<//www.colegiooficinadoestudante.com.br/blogoficina/operadores-argumentativos/#:~:text=Os%20operadores%20argumentativos%20s%C3%A3o%20palavras,a%20inten%C3%A7%C3%A3o%20desejada%20pelo%20autor.> acesso em
07 de setembro de 2020
Disponível em <https://www.redacaoperfeita.com/redacao-para-concursos/criterios-de-correcao-da-redacao-do-enem-competencia-5/> acesso em 06 de setembro de 2029
Disponível em <https://www.todamateria.com.br/texto-dissertativo-argumentativo/> acesso em 06 de setembro de 2020
1ª No contexto da redação dissertativo argumentativa, tese é uma afirmação sobre determinado tema defendida por meio de argumentos. Dos ítens abaixo qual representa a tese da redação "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira"
(A) À vista disso, fica claro que a saúde psicológica, seja hoje ou ontem, ainda é tratada de forma leviana e, prejudicada pela opinião pública, posto que tanto em casa quanto em ambientes sociais, o ser humano é julgado constantemente. Destarte, enquanto o corpo social não converter os seus parâmetros em diversidade e respeito, o número de cidadãos com problemas mentais tende a crescer.
(B) Portanto, para a construção de uma civilização compreensível, medidas são necessárias. Para tanto, o Ministério da Saúde, no papel de gestor da comodidade pública, deve promover assistência a esse grupo civil, por meio de consultas gratuitas com psicólogos, além da criação de um canal de comunicação, no qual o sujeito possa desabafar de forma segura com profissionais, a fim de abolir os transtornos que o aflige.
2ª Identifique o TEMA proposto na redação de João Victor.
(A) O movimento migratório para o Brasil no século XXI
(B) O estigma das doenças mentais no Brasil atual;
3ª QUAL A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DA REDAÇÃO DO JOÃO VICTOR?
(A) À vista disso, fica claro que a saúde psicológica, seja hoje ou ontem, ainda é tratada de forma leviana e, prejudicada pela opinião pública, posto que tanto em casa quanto em ambientes sociais, o ser humano é julgado constantemente. Destarte, enquanto o corpo social não converter os seus parâmetros em diversidade e respeito, o número de cidadãos com problemas mentais tende a crescer.
(B) Portanto, para a construção de uma civilização compreensível, medidas são necessárias. Para tanto, o Ministério da Saúde, no papel de gestor da comodidade pública, deve promover assistência a esse grupo civil, por meio de consultas gratuitas com psicólogos, além da criação de um canal de comunicação, no qual o sujeito possa desabafar de forma segura com profissionais, a fim de abolir os transtornos que o aflige.
4ª MARQUE A SEQUÊNCIA CORRETA DAS COMPETÊNCIAS DO ENEM
(A) Competência 1: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Competência 5: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
(B) Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
D2 ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE PARTES DE UM TEXTO, IDENTIFICANDO REPETIÇÕES OU SUBSTITUIÇÕES QUE CONTRIBUEM PARA A CONTINUIDADE DE UM TEXTO.
5. 1. 08 (Instituto
Machado de Assis 2015 adaptada) Analise
os itens a seguir que dizem respeito à CONSTRUÇÃO DO TEXTO:
I – Coesão é a relação somente
substantiva que se estabelece entre as diversas partes do texto, criando uma
unidade de sentido.
II – Coesão referencial ocorre quando se
usam conjunções que normalmente conectam orações dentro do texto.
III – Coesão sequencial ocorre quando
cada segmento que se sucede no texto acrescenta informações novas aos
enunciados.
Quantos itens
estão CORRETOS?
A) nenhum
B) um
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR E MARCAR O GABARITO
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScP5SmXtpQGXm1d0IKwe6mFG32BxwdHsq58YNex-Wde9C8Ejw/viewform?usp=sf_link
1º MARQUE A ALTERNATIVA QUE REPRESENTA A INTRODUÇÃO DO TEXTO "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira"
(A) Portanto, para a construção de uma civilização compreensível, medidas são necessárias. Para tanto, o Ministério da Saúde, no papel de gestor da comodidade pública, deve promover assistência a esse grupo civil, por meio de consultas gratuitas com psicólogos, além da criação de um canal de comunicação, no qual o sujeito possa desabafar de forma segura com profissionais, a fim de abolir os transtornos que o aflige. Também, as escolas podem discutir o tema em sala de aula, por intermédio de dinâmicas e debates, com o intuito de esclarecer dúvidas em torno da saúde mental. Por fim, espera-se que a sociedade se desencadei da teoria de Darwin, e possa viver em coletivo.
(B) Consoante a concepção Darwiniana, apenas os mais fortes sobrevivem e estão aptos a viver em determinado ambiente. Nesse contexto, observa-se esse mesmo traço em relação à saúde mental, uma vez que a maioria dos indivíduos não conseguem viver em harmonia, pois existem aqueles que se autodeclaram superiores e, acabam por discriminar o “diferente”. Desse modo, isso se deve à irracionalidade da sociedade e ao receio de buscar ajuda profissional.
2º No primeiro parágrafo da dissertação "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira", o autor expõe uma situação e constrói uma tese em torno dela. Identifique qual é a situação exposta e qual é a tese elaborada.
(A) a situação do aumento do fluxo migratório para o Brasil e a tese de que a imigração, se não for objeto de atenção, pode resultar em problemas sociais para o País.
(B) a situação em relação à saúde mental no Brasil e a tese de que isso se deve à irracionalidade da sociedade e ao receio de buscar ajuda profissional.
3º Qual trecho da dissertação "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira" representa VOZES DE AUTORIDADE?
(A) “Quanto mais uma coisa é comum a um maior número, menos cuidado ela recebe"
(B) durante o governo de Getúlio Vargas, por volta de 1950, o então presidente suicidou-se devido a pressão da mídia e de opositores
4º Na dissertação "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira" em estudo, um mesmo operador argumentativo é repetido duas vezes. Identifique esse operador.?
(A) Nesse;
(B) Outrossim;
5º Na dissertação "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira" em estudo, um mesmo operador argumentativo é repetido duas vezes. Sugira operador argumentativo alternativo a ele,
(A) Por isso;
(B) Outrossim;
Clique no link abaixo para acessar e marcar o gabarito
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScP5SmXtpQGXm1d0IKwe6mFG32BxwdHsq58YNex-Wde9C8Ejw/viewform?usp=sf_link