segunda-feira, 6 de março de 2023

1@ teste Juntos para avançar - Beowulf, Helena de Tróia, mitos e Filosofia

QUESTÃO 01

 

A origem da filosofia está na cidade de Mileto, com o pensador Tales, matemático e físico que ficou conhecido como o iniciador do pensamento filosófico. Ele se preocupava com as questões relacionadas à fonte originária do mundo e propôs que a água seria o elemento originador de todas as coisas. Ao pensar nisso, ele inaugurou uma nova forma de explicar as coisas sem envolver narrações fantásticas de deuses. A origem da palavra Filosofia é atribuída a Pitágoras. Qual a origem etimológica e o significado da palavra filosofia?

 

A)    Vem do grego PHILIA, amor sexual e SOPHIA, sabedoria e significa Paixão pela sabedoria.

B)    Vem do grego PHILIA, amor fraterno e SOPHIA, sabedoria e significa Amor pela sabedoria.


QUESTÃO 02

 

A Filosofia surge quando a explicação da realidade universal dada pelos mitos já não satisfaz a alguns pensadores gregos. A verdade do mundo e dos homens passa a não ser algo secreto e misterioso, torna-se algo que podia ser conhecido por todos através do pensamento, da sabedoria, do uso metódico da razão. O momento histórico da Grécia Antiga em que surge a Filosofia está vinculado à organização da polis – cidade-estado. A cidade foi criação dos homens e não dos deuses e podia se organizada, dirigida e pelos homens, pela razão. Os filósofos queriam uma explicação para o mundo, uma ordem para o caos.

 

Uma das características do pensamento filosófico grego é:


A)    A Verdade do mundo e dos humanos possui dimensão espiritual e é inalcançável.

B)    A Verdade do mundo e dos humanos não é algo secreto e misterioso.


QUESTÃO 03

 

A filosofia é um saber que já tem mais de 2.500 anos. A filosofia nasceu na Grécia antiga com os primeiros filósofos - chamados de pré-socráticos. De seus textos só restaram fragmentos. O conhecimento especulativo no período pré-socrático não se distinguia dos outros conhecimentos, como a astronomia, a matemática ou a física. A Filosofia Antiga nasceu como uma ciência que investigava assuntos relativos à natureza. Tales de Mileto foi o primeiro pensador que podemos chamar de filósofo. Como outros pré-socráticos, Tales dedicou-se a determinar o princípio ou a matéria de que é feito o mundo. Afirmava que este princípio era a água.

Estes primeiros filósofos são chamados de pré-socráticos porque:


A)    viveram antes da época de Platão.

B)    viveram antes da época de Sócrates.


QUESTÃO 04

 

A palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amor à sabedoria”. Filosofar quer dizer refletir sobre questões fundamentais da vida humana porque quem o faz sente que precisa de uma resposta a essas questões para viver melhor. Filosofa – mesmo sem saber o nome dessa atividade – quem se pergunta, por exemplo, como deveria ser uma sociedade justa, ou como distinguir entre o que verdadeiramente sabemos e o que apenas opinamos. Também filosofa quem busca a maneira correta de enfrentar um dilema moral, ou quem quer saber se a existência humana tem um significado.

 

Na apresentação do surgimento da filosofia, deve-se chamar a atenção dos alunos para o fato de que este surgimento:


A)    Instaurou uma ruptura completa com a cultura de onde proveio, podendo ser descrito como milagroso.

B)    Foi um processo social e cultural que dependeu de circunstâncias históricas bem determinadas, dentre as quais se destaca o surgimento da polis grega.


QUESTÃO 05

 

A Filosofia, como conhecemos, teve origem na Grécia Antiga como resultado de uma intensa mudança de pensamento. Desde o seu surgimento, em Mileto no século VI a.C., e do aparecimento da palavra “filosofia”, que Cícero e Diógenes atribuem a Pitágoras, muitos filósofos tentaram responder à pergunta sobre o que é a Filosofia. Além desse trabalho de investigação constante acerca da natureza da Filosofia, há também uma diversidade de temas e de preocupações que os filósofos tentam responder.

 

Uma das características da Filosofia grega é a:


A)    Recusa de explicações preestabelecidas.

B)    Imposição radical das verdades filosóficas.



QUESTÃO 06

 

Muitas vezes conhecido como "milagre grego", o surgimento da filosofia não dependeu de um milagre. Foram uma série de fatores que conduziram à relativização do pensamento, à descrença (desmitificação) e à busca de melhores explicações sobre a realidade.  Sem dúvida, a política foi um dos aspectos mais importantes para o nascimento da Filosofia, que tem como uma de suas características mais importantes a presença do discurso racional como sustentação, por meio de princípios lógicos, de suas verdades e argumentos.

 

Qual das alternativas abaixo não é uma condição histórica para o surgimento da Filosofia na Grécia?


 A)    O surgimento da via urbana.

B)    A influência do cristianismo nascente.


 QUESTÃO 07

 

Foi na Grécia antiga, no século VI a.C., na região da Jônia, na cidade de Mileto, que a Filosofia ganhou forma e se estabeleceu como maneira de compreender o mundo. É por causa do nascimento da Filosofia na Grécia que costumeiramente se diz que a “Grécia é o berço da civilização ocidental”. A Filosofia é o primeiro modo de conhecer o mundo e os homens de forma estritamente racional.

 

Quem foi o primeiro filósofo?


A)    Tales de Mileto.

B)    Jesus Cristo.


QUESTÃO 08

 

“A decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidianas; jamais aceitá-los sem antes havê-las investigado e compreendido”.

A Filosofia, portanto, é muito relacionada com outros conteúdos didáticos, como História e Literatura. Entender filosofia ajuda a ter melhor compreensão e desempenho nas outras disciplinas.

 

Qual das utilidades da filosofia está descrita na sentença acima?


 A)    Decorar acriticamente as outras disciplinas.

B)    Capacidade crítica e reflexiva em outras áreas. 


 QUESTÃO 09

 

A atividade filosófica ocupa-se com as condições que permitem a formulação de problemas, e nisso consiste a aprendizagem em filosofia. Mesmo que os problemas estejam na base da produção conceitual, esta não é uma decorrência direta do método, como se o método permitisse uma passagem direta do não-saber ao saber.

 

É INCORRETO afirmar que um dos principais fatos que definem a atividade filosófica na época de seu nascimento entre os gregos é:


A)    A fé e o pensamento religioso.

B)    A capacidade de generalização.


QUESTÃO 10

 

A filosofia como o espaço da pergunta, da busca do sentido da realidade, como instrumento de articulação teoria-prática, seremos levados a problematizar os caminhos fáceis e sedutores, as respostas prontas, e afirmar o gesto filosófico como elemento fundamental na constituição do ser 

 

Qual das perguntas abaixo pode ser considerada filosófica?


 A)    Que horas são?

B)    O que é o tempo? 


Gabarito no Link Abaixo






   Uma boa indicativa para se trabalhar a questão do mito são as leituras dos livros e preferencialmente a análise dos filmes Helena de Tróia e a Lenda de Beowulf. No primeiro, o mito Reside tão somente na mente das pessoas - não há nada de fantasia quanto aos deuses ou qualquer outro ser - há só a crendice das pessoas. Deuses ou monstros não são mostrados entre os homens; já no segundo, monstros e demônios são colocados as claras convivendo em terra com os homens.  O Deus Cristo também já esteve na terra. Os dois enredos colocam a paixão do homem pela mulher como ponto fraco dos heróis e das nações.
     Em Helena de Tróia, Páris é posto diante de uma ilusão: nela, Afrodite, Atena e Hera prometem tudo àquilo que os homens sonham - beleza, vitória e riqueza. O herói ver a imagem de Helena, promessa de Afrodite, e se apaixona pela moça. O problema é que a mulher  já estava casada com Menelau. Mesmo assim o herói rapita a jovem e a leva ao seu país ocasionando uma guerra que duraria dez anos.
     Em A Lenda de Beowulf, os monstros e os demônios convivem com a humanidade. Diferente do sonho tido por Páris, eles aparecem de verdade. Travam lutas e comem homens.  A semelhança entre os dois heróis está na queda pelo sexo oposto: numa corrida a nado,  Beowulf tinha tudo para ganhar de seu oponente, mas perde por amar uma sereia; mais tarde, o herói se envolverá com a mãe de Grendel - um demônio aquático e terá com ela um filho dragão.
     Qualquer homem que voltasse no tempo, à época dos dois enredos, seria levado a crer na mística do momento. Sacrificaria a filha por ventos, como fez Agamenon ou oferendava bodes e cabras como propôs Unferth ao Rei. Nos dias atuais, tais histórias não passam de estórias. Diversão para adolescentes. Mal percebessem estas crianças que vários enredos atualmente têm o mesmo propósito dos daquele tempo: assustam e põem os homens no seu lugar - o da servidão, se não aos reis, aos políticos ou aos religiosos.
     O mito é algo que não pode ser questionado na sua época, e quem ousa tal proeza sofre retaliações vindas daqueles que acreditam. Tente lançar qualquer crítica a Maomé ou a Cristo e verás. É difícil comprovar a veracidade ou a falsidade de um mito.
     Essa foi a situação em que se encontraram os filósofos antigos diante de uma sociedade que acreditava em Zeus, Hades e outros deuses. Fazer o povo acreditar que os cantares que narravam as batalhas, com os deuses do lado dos reis, serviam simplesmente para fazer as pessoas admirarem e amarem seus reis era tarefa árdua.  O discurso do rei de que seu trono era vontade divina era posto em dúvida. O próprio monarca se encarregaria de matar o filósofo que espalhava tais boatos.
     O mito é tão bonito. É sempre a narrativa dos antigos, de um tempo remoto. De um herói ( na maioria dos casos, o rei) inspirador, belo, forte, astuto. Assim Homero descreve Páris, Áquiles, Ulisses e Beowulf não é diferente.  Neles, os jovens buscavam inspiração para ir as guerras. 
     Beowulf deve nem ter sido tão valente. Quem sabe não foi um mero rei careca e barrigudo. Helena não devia nem ser tão bela para justificar uma guerra tão longa. Mas as histórias se espalharam, outras guerras houveram. Novos reis se levantaram e o povo sempre se deixou iludir, até quando a filosofia veio e abriu um pouco os olhos da humanidade. Sabe-se lá se os dragões existiram mesmo. O que se sabe é que muitos mataram, morreram, escravizaram e se deixaram escravizar acreditando em suas crenças costumeira. E o mito sempre foi e continua sendo a chave do segredo, agora revelado.
     









1ª. O que é o mito? Por que ele merecia confiança e era inquestionável?

(A) Mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa (origem do mundo, do bem e do mal, da morte, etc.). Para os gregos, merecia confiança porque era criado ou transmitido por alguém com autoridade. Quem narrava o mito era o poeta rapsodo, um escolhido pelos deuses, que lhe mostravam os acontecimentos do passado e lhe permitiam que visse a origem de todos os seres e de todas as coisas. Devido a essa revelação divina, a palavra do poeta era sagrada e, portanto, inquestionável.

(B) Mito é um fato sobre a origem de alguma coisa (origem do mundo, do bem e do mal, da morte, etc.). Para os gregos, merecia confiança porque era criado ou transmitido por alguém com autoridade. Quem descrevia o mito era o cientista histopriador, um escolhido pela universidade, que lhe mostravam os acontecimentos do passado e lhe permitiam que visse a origem de todos os seres e de todas as coisas. Devido a essa revelação divina, a palavra do poeta era sagrada e, portanto, inquestionável.


2º Quais são as principais diferenças entre filosofia e mito?

(A) O mito preocupa em explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro, as coisas são como são.  a filosofia se pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso;



(B) O mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso; a filosofia se preocupa em explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro, as coisas são como são.


3º QUAIS MITOS SÃO DESCRITOS NO TEXTO ACIMA?

(A) CRISTÃO E TESEU;

(B) Helena de Tróia e a Lenda de Beowulf


TEXTO I

Anaxímenes de Mileto disse que o ar é o elemento originário de tudo o que existe, existiu e existirá, e que outras coisas provêm de sua descedência. Quando o ar se dilata, transforma-se em fogo, ao passo que os ventos são ar condensado. As nuvens formam-se a partir do ar por feltragem e, ainda mais condensadas, transformam-se em água. A água, quando mais condensada, transforma-se em terra, e quando condensada ao máximo possível, transforma-se em pedras.

BURNET, J. A aurora da filosofia grega. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2006 (adaptado).

TEXTO II

Basílio Magno, filósofo medieval, escreveu: “Deus, como criador de todas as coisas, está no princípio do mundo e dos tempos. Quão parcas de conteúdo se nos apresentam, em face desta concepção, as especulações contraditórias dos filósofos, para os quais o mundo se origina, ou de algum dos quatro elementos, como ensinam os Jônios, ou dos átomos, como julga Demócrito. Na verdade, dão impressão de quererem ancorar o mundo numa teia de aranha.”

GILSON, E.: BOEHNER, P. História da Filosofia Cristã. São

Paulo: Vozes, 1991 (adaptado).

4. 3.42 (ENEM E2012/ c/adaptações) Filósofos dos diversos tempos históricos desenvolveram teses para explicar a origem do universo. Diferente de Basílio Magno, Anaxímenes faz parte dos Pré-Socráticos. Assinale abaixo o principal traço desses filósofos.

a) A cosmologia pré-socrática não é uma explicação racional e sistemática sobre a Origem, ordem e transformação da natureza.

b) A cosmologia pré-socrática é uma explicação racional e sistemática sobre a Origem, ordem e transformação da natureza...


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