segunda-feira, 7 de agosto de 2023

6º Plan Eja I ENEM 2016, 2012 - Pág. 32 a 45. HERÁCLITO. Fragmentos "Não se pode banhar duas vezes no mesmo rio..."PARMÊNIDES. Da natureza "São muitos os sinais de que o ser é ingênito e indestrutível..."



1. 3.42 (ENEM 2012 c/ adaptações) Percebe-se que a humanidade molda o homem de sua época. Para tanto usa artes, religião, política. A filosofia tenta mostrar esses homens moldados em seu momento. Com base nos textos filosóficos que você já leu, na literatura paradidática e em filmes assinale a alternativa que faz referência a alguns homens modelos.


A) Em Fúria de Titãs, Perseu é o típico herói que confia seu destino aos deuses. O herói é o típico homem do período mítico grego;

B) Em A Lenda de Beowulf, Beowulf é o típico herói medieval. Um cavaleiro preparado para levar a filosofia e religião a todos lugares;

2. 4.20 (ENEM 2016) Nunca nos tornaremos matemáticos, por exemplo, embora nossa memória possua todas as demonstrações feitas por outros, se nosso espírito não for capaz de resolver toda espécie de problemas; não nos tornaríamos filósofos, por ter lido todos os raciocínios de Platão e Aristóteles, sem poder formular um juízo sólido sobre o que nos é proposto. Assim, de fato, pareceríamos ter aprendido, não ciências, mas histórias.
DESCARTES, R. Regras para a orientação do espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Em sua busca pelo saber verdadeiro, o autor consiDera o conhecimento, de modo crítico, como resultado da

A investigação de natureza empírica.

B autonomia do sujeito pensante.



3. 3. Um dos principais traços da filosofia nascente é a tendência à racionalidade. O que isso significa?

(A) Significa que a razão humana ou o pensamento é a condição de todo conhecimento verdadeiro que um ser humano pode ter, e por isso a própria razão ou o próprio pensamento deve conhecer leis, regras, princípios e normas de suas operações e de seu exercício correto.

(B) Significa que a razão humana ou o pensamento não é a condição de todo conhecimento verdadeiro que um ser humano pode ter, e por isso a própria emoção ou o próprio pensamento também conhece leis, regras, princípios e normas de suas operações e de seu exercício correto.



4. 5. O que significa afirmar que a razão e o pensamento operam obedecendo a leis, princípios e regras universais?

(A) Significa que nosso pensamento não é capaz de conhecer a realidade porque funciona de acordo com regras que valem para todos os que são dotados de racionalidade.

(B) Significa que nosso pensamento é capaz de conhecer a realidade porque funciona de acordo com regras que valem para todos os que são dotados de racionalidade.


5. 6. Para a ação humana, qual é a diferença entre o necessário, o contingente e o possível? 


(A) O necessário é o que não está em nosso poder escolher, pois acontece e acontecerá sempre, independentemente de nossa vontade. O contingente é o que pode ou não acontecer. Dentro do que é contingente há o possível e o por acaso.

(A) O contingente é o que não está em nosso poder escolher, pois acontece e acontecerá sempre, independentemente de nossa vontade. O contingente é o que pode ou não acontecer. Dentro do que é necessário há o possível e o por acaso.



















1º QUAL A ORIGEM DO TERMO PHILOSOPHIA?

(A) é uma palavra grega, composta de duas outras: philo, ‘aquele ou aquela que tem um sentimento amigável’, e sophía, ‘sabedoria’.

(B) é uma palavra latina, composta de duas outras: philo, ‘aquele ou aquela que tem um sentimento amigável’, e sophía, ‘sabedoria’.


2. O que levou alguns gregos a se aproximarem da filosofia?

(A) A atitude de aceitar e admirar a realidade, fruto da satisfação com as explicações tradicionalmente dadas pelas divindades.

(B) A atitude de espanto e admiração diante da realidade, fruto da insatisfação com as explicações tradicionalmente dadas pelas divindades.


TEXTO I
Fragmento B91: Não se pode banhar duas vezes no mesmo rio, nem substância mortal alcançar duas vezes a mesma condição; mas pela intensidade e rapidez da mudança, dispersa e de novo reúne.
HERÁCLITO. Fragmentos (Sobre a natureza). São Paulo: Abril Cultural, 1996 (adaptado).

TEXTO II
Fragmento B8: São muitos os sinais de que o ser é ingênito e indestrutível, pois é compacto, inabalável e sem fim; não foi nem será, pois é agora um todo homogêneo, uno, contínuo. Como poderia o que é perecer? Como poderia gerar-se?
PARMÊNIDES. Da natureza. São Paulo: Loyola, 2002 (adaptado).

3.     23 (ENEM 2016) Os fragmentos do pensamento pré-socrático expõem
uma oposição que se insere no campo das

A discussões de base ontológica.

B habilidades da retórica sofística.

AULA EXPLICATIVA

HERÁCLITO E PARMÊNIDES SE OPÕEM NO TOCANTE A ORIGEM DO "SER", A ONTOLOGIA", MAS AMBOS COINCIDEM NO DESEJO DE DISCUTIR ESSA IDEIA ORIGINAL DO HOMEM DEIXANDO DE LADO A QUESTÃO MITOLÓGICA.


EXTO I
Anaxímenes de Mileto disse que o ar é o elemento originário de tudo o que existe, existiu e existirá, e que outras coisas provêm de sua descendência.
BURNET, J. A aurora da filosofia grega. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2006 (adaptado).

TEXTO II
Basílio Magno, filósofo medieval, escreveu: “Deus, como criador de todas as coisas, está no princípio do mundo e dos tempos.
GILSON, E.: BOEHNER, P. História da Filosofia Cristã. São Paulo: Vozes, 1991 (adaptado).

4.42 (ENEM 2012) Filósofos dos diversos tempos históricos desenvolveram teses para explicar a origem do universo, a partir de uma explicação racional. As teses de Anaxímenes, filósofo grego antigo, e de Basílio, filósofo medieval, têm em comum na sua fundamentação teorias que

d) postulavam um princípio originário para o munDo.

e) defendiam que Deus é o princípio de todas as coisas.

AULA EXPLICATIVA

DE NOVO, ANAXÍMENES DE MILETO E BASÍLIO MAGNO SE OPÕEM NO TOCANTE A ORIGEM DO "SER", A ONTOLOGIA", MAS AMBOS COINCIDEM NO DESEJO DE DISCUTIR ESSA IDEIA ORIGINAL DO HOMEM.

5º O QUE NARRA A LENDA DE BEOWOLF?PARA RESPONDER A 5º QUESTÃO, CLIQUE NO LINK ABAIXO E LEIA O TEXTO https://isaacsabino.blogspot.com/2014/05/trovadorismo-humanismo-e-lenda-de.html


(A) as aventuras do herói geata que chega às terras do rei hrothgar e promete matar o demônio Grendel que atormenta o rei sempre que há festas no salão nobre. 

(B) as desventuras do herói geata que chega às terras do rei hrothgar e promete matar o demônio Grendel que atormenta o rei sempre que há festas no salão nobre. 

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA IR AO GABARITO E MARCAR A ALTERNATIVA CORRETA








































Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE EU SEI!

QUER SABER? Aqui você encontrará resenhas de livros, resumos, comentários sobre política e COISAS que você não achou em outro lugar.