sábado, 16 de outubro de 2021

11ª PERGUNTA BESTA A partir da 263

      PERGUNTA BESTA


      Era um dia normal de aula e o professor se dirigiu à sala com todo o seu material didático. Havia tempos do mestre na missão do magistério e havia tempos, também, que os alunos bons haviam entrado em “extinção”. Tempos que o professor não era bem indagado. Indagado, pelo mínimo que fosse com um – “Não entendi professor? Explique de novo!”. Eram tempos ruins, tempos de pouca Inteligência, mas a esperança ainda existia dentro do mestre, e àquele dia parecia ser especial. Logo na entrada, o professor viu um aluno com um livro aberto e parecia está atento a leitura: tudo animou o educador a ir para a sala de aula.
     Na sala, o docente começou a explicar um assunto novo. Os alunos estavam atentos. Um logo se levantou e pediu a atenção do Mestre. O professor sentiu que agora sim, sairiam indagações inéditas.
- Professor! Professor. O aluno chamou o professor desesperadamente.
- Posso ir ao banheiro.
     O esmorecimento encheu o coração do Educador. Onde estaria àqueles bons meninos, que forçavam professores a se prepararem? Mal terminado de pensar, o professor foi interrompido por outro discente.
-Professor! Professor...
      Agora sim o mestre teria que está preparado, pois há horas o aluno estava atento ao assunto.
-Professor! Posso ir beber água?
     A esperança poderia morrer, pois era apunhalada sempre pelas decepções. Mas, o professor é um soldado, um soldado que vai a batalha não para destruir àqueles que o tem como inimigo, mas para educá-los.
     O educador para de explicar o assunto, ciente de que todos haviam entendido tudo. Convoca os discentes para copiar um exercício. O exercício, única forma de tornar o conhecimento firme na cabeça de qualquer um, fora o exercício, qualquer outra prática é mentirosa, e aquele educador sabe disso.
-Professor! Professor...
      Uma pergunta em pleno exercício, o aluno deve dizer que sabe desta questão e pode respondê-la agora.
-Professor! Professor. – Quantas linhas é pra saltar?
     Essa o professor não responde. “Quantas linhas é pra saltar?”. A pior de todas as perguntas, pior gramaticalmente, pior na sequência das piores, A pior. O mestre não responde. Se fosse responder diria: “- Filho, se seus pais forem ricos, deixe uma folha inteira. Se forem pobres economize o máximo”. Vendo que a resposta seria agressiva, podendo o educador pagar caro por ela, o professor então, resolveu ficar no silêncio e continuou escrevendo o exercício.
-Professor! Professor...
     O professor quis não dá atenção, seria um sinal de morte da esperança. Depois de tantas perguntas bestas, o mestre achava que seria melhor não dá tanta atenção. Mas as insistências eram desesperadoras.
-Professor! Professor! Por favor!
     O mestre olhou e pediu que o aluno falasse.
-Esse exercício que você está copiando: -É pra copiar?
     Os tempos não são favoráveis ao mestre, o discente assumiu posição muito importante. Se o professor se estressasse, o pai ou qualquer responsável poderá vir a escola e até agredir o Educador. A diretora não gostaria da atitude do docente, A secretaria de Educação e a prefeitura o desaprovaria. Então, o melhor é o professor ascenar com a cabeça que sim: -É pra copiar. São todos patrões, e todos com muitos poderes – Alunos, pais, Diretor, Secretaria de Educação e prefeito – São todos patrões.
     O sino toca, o docente termina mais um dia sofrido. Força tem de estudar, conhecimentos, também. Então, ele pensa: “Por que não sair, por que não escolher na vida um único patrão?”.






Ladra abandona filha de
anos durante assalto

Flagrada furtando uma loja com três
comparsas, uma mulher saiu correndo e
deixou a filha de 3 anos no local do furto,
em Jundiaí, interior de São Paulo. O caso
aconteceu na terça-feira, mas só anteontem
as imagens da ação foram divulgadas
pela polícia. Seguranças entregaram
a menina ao Conselho Tutelar. A Justiça
decidirá o destino da criança. Ela pode ficar
sob a guarda dos avós.
Duas das suspeitas acabaram detidas. A
mãe da menina abandonada não havia sido
localizada até a manhã de ontem.

Mulher é feita refém em
shopping no Tatuapé

Uma mulher foi mantida refém por um homem
com uma faca no pescoço, ontem à
tarde, na praça de alimentação do Shopping
Metrô Tatuapé, na zona leste da capital. Parte
do local foi esvaziada pelos policiais, e frequentadores
chegaram a pensar que havia
um arrastão. O homem acabou preso pela
PM. A vítima não ficou ferida, mas foi atendida
por uma equipe médica.


1. Ambas as notas fazem referência a problemas de violência envolvendo mulheres.


(A) Na 1ª.mulher é a agente responsável pela violência. Na 2ª.a mulher sofre a violência.

(B) Na 2ª.mulher é a agente responsável pela violência. Na 1ª.a mulher sofre a violência.

2. EM QUAL SENTENÇA HÁ UMA AMBÍGUIDADE?

(A) A mãe pediu para a menina sair do seu quarto.

(B) A mãe pediu para a menina sair do quarto do irmão.


3. DESCRITOR QUE VISA Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

(A) 15

(B) 02

4. DESCRITOR 15 VISA Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc. São os famosos CONECTIVOS que marcam umas das cinco compdetências do texto dissertativo argumentativo; Marque a alternativa com a sequeência de elementos coesivos de sequência.

(A) dia ,pois mas Essa Depois

(B) Logo ,pois mas Essa Depois 


5. 3º INFERE-SE DE FORMA EXPLÍCITA DO TEXTO "PERGUNTA BESTA":

(A) O sino toca, o docente termina mais um dia sofrido. Força tem de estudar, conhecimentos, também. Então, ele pensa: “Por que não sair, por que não escolher na vida um único patrão?”. 

(B) O sino toca, o docente termina mais um dia sofrido. Força tem de estudar, conhecimentos, também. Então, ele pensa: “É melhor não sair, por que não escolher na vida um único patrão?”.


Clique no link abaixo para marcar a alternativa correta

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