Unidade-1cap:2- O modernismo.
Páginas: 38 a 48.
É domingo: folga. -O dia todo em casa.
Acordo...Ar puro, liberdade.
Televisão, celular, computador.
Liberdade...O mundo bem pertinho.
NÃO!!! Não... O computador não ligou. O telefone está mudo. Liga TV! liga! Vai!
Faltou luz, faltou energia.
Estou só: há um silêncio.
O computador está em silêncio.
A televisão está em silêncio.
O telefone está em silêncio.
O que fazer? Aonde ir?
Não sei conversar.
Sei digitar, clicar, ligar.
Uma caminhada para passar o tempo, quem sabe
Não! Na esteira não dá
Caminhar lá fora é perigoso.
Tem gente de verdade lá: elas desejam mal!
Que falta de ar, de energia, de ar... Estou morrendo.
Ando pra cá, pra lá. Que agonia, estou sufocando.
Estou fraco, morrendo, morren...morr...mo...
A luz acende! Há barulho: músicas lá fora.
A televisão liga... O computador liga...A vida continua.
Concordância Nominal.
Tubarão – tubarões | Escrivão – escrivães | Bênção – bênçãos |
Formão – formões | Tabelião – tabeliães | Órgãos – órgãos |
Grilhão – grilhões | Capelão - capelães | Cidadão – cidadãos |
Balão – balões | Capitão – capitães | Cristãos – cristãos |
Botão – botões | Alemão – alemães | Pagão – pagãos |
Gavião - gaviões | Pão - pães | Irmão - irmãos |
Um conto psicológico e social
Ser ou não ser feliz agora
Estou
cansado dessa sala de aula. Não aprendo nada e agora que estou no 9º ano. Não
sei nem como eu cheguei até aqui. Com a minha idade era para eu está no segundo
ano do ensino médio, mas não sei nada nem do segundo das criancinhas (Risos).
Que droga! Por que a escola não me serve? Isso tudo é tão complicado. A merenda
até que é boa. Esse ar condicionado está gelando. A sensação de jogar o papel
no colega é que é muito gostosa. Mas esse professor vive pegando no meu pé.
Isso é uma chatice: só esse mês ele já me colocou para fora da sala umas seis
vezes. Que droga! E, esse professor que vive falando de igualdade: que balela!
Eu não sou igual ao Marcos, não. O Marcos é novo e está na idade certa dessa
sala. Não sei como ele consegue enxergar que aquela palavra é substantivo e
aquela outra é verbo. Eu só enxergo palavras e não sei nem para que isso servirá
na minha vida. O que diabos é análise morfologia e sintática.
- Todos
são iguais! Lá vem a professora com essa história de novo. Balela! O Marcos
entende essas coisas de forma tão rápida. Ele deve sofrer para entender essas
subordinadas e essas coordenadas. Eu estou é com sono. Ele deve sofrer para
entender essas coisas. Ele não deve ser feliz agora. Eu quero ser feliz agora.
Eu sou diferente dele e aquela professora dizendo que todos nós somos iguais.
Somos, não! O professor disse que quem entender esse assunto terá uma vida mais
confortável no futuro, mas eu posso ter essa vida confortável agora: eu posso
cochilar nessa carteira agora; empendurar as bolsas do colega no ventilador
agora – que sensação boa. O Marcos deve ser infeliz agora. Eu não. Vou
aproveitar tudo agora: namorar com essas menininhas todas agora. Essas tarefas
são tão cansativas. Eu não quero ficar doido com tudo isso.
- Doutor
Marcos, que “carrão” hein!
- Doutor
Marcos, você pode me dar uma esmolinha. Você pode não se lembrar, mas eu
estudei com você no 9º ano. Tempos bons aquele, mas a vida não foi justa
comigo. Os políticos me roubaram: naquela época nem merenda tinha – eu vivia
com fome. A sociedade é injusta e eu estou aqui. As latinhas que eu juntei hoje
ainda não deram nem para comprar um prato de comida. O mundo é injusto. Eu não
sou feliz porque o mundo é injusto: uns são ricos e outros, como eu, muito
pobres. Eu irei votar naquele político que tomará as coisas dos ricos e as
distribua para pessoas como eu – os pobres.
Disponível em
<http://isaacsabino.blogspot.com/2018/06/um-conto-psicologico-e-social-ser-ou.html>
acesso em 14 de junho de 2018
1.
(2016)
Analise as informações e marque a CORRETA:
(A)
O
narrador foi feliz sempre.
(B)
O
interesse de Marcos resultou no título de doutor.
2º De acordo com sus estudos a partir do livro didático ou uma pesquisa em outros meios, o melhor conceito de Conto Moderno ou Contemporâneo é:
(A)
(B)
O conto moderno ou contemporâneo segue um modelo estrutural. Há escritores que começam a narrativa pelo início da história até chegar ao clímax, e depois fazem uma retrospectiva até chegar à situação inicial. Outros preferem chegar logo ao clímax, e, nesse caso, a narrativa termina com o protagonista em plena achando uma solução para o seu problema. Outros, ainda, concluem a narrativa em pleno clímax, deixando a história em fechada e delegando ao leitor o papel da moral da história.
3. 159
(CÂM.MUN.RIO Renato Aquino b2014) Assinale a classe da palavra destacada nas
frases a seguir, corretamente classificada:
a) Não há
receitas mágicas que respondam...(1.31) – conjunção
b) ...para
resolver tais questões. (1.32) – pronome demonstrativo
4. Por MORFOLOGIA entende-se:
(A) é o estudo a respeito da estrutura, formação e classificação das palavras;
(B) é o estudo a respeito da estrutura, formação e classificação das orações;
Meu ovo
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