terça-feira, 19 de setembro de 2023

2º Plan 3º - O modernismo. Q/114 do ENEM. René. Poema Futurista -Concordância Nominal. Conto Contemporâneo

Unidade-1cap:2- O modernismo.

Páginas: 38 a 48.
















1. 114 (ENEM 2015) O Surrealismo configurou-se como uma das vanguardas artísticas europeias do início do século XX. René Magritte, pintor belga, apresenta elementos dessa vanguarda em suas produções. Um traço do Surrealismo presente nessa pintura é o(a)

A) justaposição de elementos díspares, observada na imAgem do homem no espelho.

B)-crítica ao passadismo, exposta na dupla imagem do homem olhando sempre para frente.


PARA RESPONDER CLIQUE OU COPIE E COLE O LINK ABAIXO NO NAVEGADOR




Poema Futurista

É domingo: folga. -O dia todo em casa.

Acordo...Ar puro, liberdade.
Televisão, celular, computador.
Liberdade...O mundo bem pertinho.


NÃO!!! Não... O computador não ligou. O telefone está mudo. Liga TV! liga! Vai!
Faltou luz, faltou energia.
Estou só: há um silêncio.

O computador está em silêncio.
A televisão está em silêncio.
O telefone está em silêncio.
O que fazer? Aonde ir?

Não sei conversar.
Sei digitar, clicar, ligar.

 

Uma caminhada para passar o tempo, quem sabe

Não! Na esteira não dá

 

Caminhar lá fora é perigoso.
Tem gente de verdade lá: elas desejam mal!

Que falta de ar, de energia, de ar... Estou morrendo.
Ando pra cá, pra lá. Que agonia, estou sufocando.
Estou fraco, morrendo, morren...morr...mo...

A luz acende! Há barulho: músicas lá fora.
A televisão liga... O computador liga...A vida continua.

Disponível em <http://isaacsabino.blogspot.com.br/2015/06/poema-futurista.html> acesso em 06 junho 2015



2. (13.COPES 2014) Os movimentos vanguardistas marcaram época, influenciaram artes de todos os tipos e o homem a partir de então se comportará sempre com uma dessas tendências. A poesia acima, embora amadora, bebe de um dos movimentos. Marque-o:

A)Dadaísmo   

B) Futurismo

3º Por meio da leitura dos textos de Mário de Andrade e Oswald de Andrade, você viu que, no Modernismo, diversos procedimentos se contrapõem aos valores estéticos do passado, principalmente parnasianos, entre eles:


(A)
a “escrita automática”, ou a poesia vinda diretamente do inconsciente, sem o crivo da razão; o uso do verso livre; a valorização da linguagem nominal; o fim da discursividade lógica e a fragmentação ou o uso de flashes cinematográficos; o emprego de uma língua brasileira, próxima da oralidade e das variedades linguísticas populares; o humor e a ironia; nacionalismo (crítico ou ufanista) e valorização de elementos da paisagem nacional; revisão crítica do passado brasileiro.


(B)
a “escrita automática”, ou a poesia vinda diretamente do consciente, com o crivo da razão; o uso do verso ligado a uma métrica; a valorização da linguagem nominal; a discursividade lógica e a fragmentação ou o uso de flashes cinematográficos; o emprego de uma língua brasileira padrão, próxima da gramática; o humor e a ironia; nacionalismo (crítico ou ufanista) e valorização de elementos da paisagem nacional; revisão crítica do passado brasileiro.


4º Teve início, na França, na literatura, com a publicação do Manifesto Surrealista, de André Breton, em 1924, e estendeu-se depois para as artes e o cinema. Seus adeptos valorizavam o mundo dos sonhos e do inconsciente, por entender que aí reside a verdadeira arte, livre da razão e da censura. Na literatura, defendiam a escrita automática, técnica que, segundo eles, possibilita exprimir diretamente o inconsciente, sem que os impulsos criadores passem pela razão.


O texto  acima diz respeito ao movimento

(A) Dadaísta

(B) Surrealista















Concordância Nominal.

 Páginas: 51 a 57.

Substantivo são aquelas palavras usadas para nomear os seres de um modo geral...Dentro dessa classe de palavras o que mais causa problemas é manuscrever o plural das terminadas em ÃO. É o caso de:
Tubarão – tubarões
Escrivão – escrivães
Bênção – bênçãos
Formão – formões
Tabelião – tabeliães
Órgãos – órgãos
Grilhão – grilhões
Capelão - capelães
Cidadão – cidadãos
Balão – balões
Capitão – capitães
Cristãos – cristãos
Botão – botões
Alemão – alemães
Pagão – pagãos
Gavião - gaviões
Pão - pães
Irmão - irmãos

1.128 (Renato Aquino pág. 69 A25ª Edição) as frases: “Há flores e frutos no armário novo”, temos quantos substantivos?
a) 3 
                 
b) 2                   


2.186 (TALCRIM D2013) o plural de cidadão, palavra presente no texto, é cidadãos; a palavra que apresenta a forma do mesmo tipo é:

a) perdiz          
d) corrimão          



3º Concordância nominal é:

(A)  a conformidade das palavras adjetivas em gênero e número com o núcleo nominal a que se referem.

(B) a conformidade das palavras complementais com seu núcleo verbal a que se referem.

4. 356 (Renato Aquino) Assinale a oração sem sujeito

A) Iremos à feira                                 
B) Chove muito nesta cidade


Um conto psicológico e social

Ser ou não ser feliz agora  

     Estou cansado dessa sala de aula. Não aprendo nada e agora que estou no 9º ano. Não sei nem como eu cheguei até aqui. Com a minha idade era para eu está no segundo ano do ensino médio, mas não sei nada nem do segundo das criancinhas (Risos). Que droga! Por que a escola não me serve? Isso tudo é tão complicado. A merenda até que é boa. Esse ar condicionado está gelando. A sensação de jogar o papel no colega é que é muito gostosa. Mas esse professor vive pegando no meu pé. Isso é uma chatice: só esse mês ele já me colocou para fora da sala umas seis vezes. Que droga! E, esse professor que vive falando de igualdade: que balela! Eu não sou igual ao Marcos, não. O Marcos é novo e está na idade certa dessa sala. Não sei como ele consegue enxergar que aquela palavra é substantivo e aquela outra é verbo. Eu só enxergo palavras e não sei nem para que isso servirá na minha vida. O que diabos é análise morfologia e sintática.

        - Todos são iguais! Lá vem a professora com essa história de novo. Balela! O Marcos entende essas coisas de forma tão rápida. Ele deve sofrer para entender essas subordinadas e essas coordenadas. Eu estou é com sono. Ele deve sofrer para entender essas coisas. Ele não deve ser feliz agora. Eu quero ser feliz agora. Eu sou diferente dele e aquela professora dizendo que todos nós somos iguais. Somos, não! O professor disse que quem entender esse assunto terá uma vida mais confortável no futuro, mas eu posso ter essa vida confortável agora: eu posso cochilar nessa carteira agora; empendurar as bolsas do colega no ventilador agora – que sensação boa. O Marcos deve ser infeliz agora. Eu não. Vou aproveitar tudo agora: namorar com essas menininhas todas agora. Essas tarefas são tão cansativas. Eu não quero ficar doido com tudo isso.

     - Doutor Marcos, que “carrão” hein!

     - Doutor Marcos, você pode me dar uma esmolinha. Você pode não se lembrar, mas eu estudei com você no 9º ano. Tempos bons aquele, mas a vida não foi justa comigo. Os políticos me roubaram: naquela época nem merenda tinha – eu vivia com fome. A sociedade é injusta e eu estou aqui. As latinhas que eu juntei hoje ainda não deram nem para comprar um prato de comida. O mundo é injusto. Eu não sou feliz porque o mundo é injusto: uns são ricos e outros, como eu, muito pobres. Eu irei votar naquele político que tomará as coisas dos ricos e as distribua para pessoas como eu – os pobres.

                            Disponível em <http://isaacsabino.blogspot.com/2018/06/um-conto-psicologico-e-social-ser-ou.html> acesso em 14 de junho de 2018

 

1.     (2016) Analise as informações e marque a CORRETA:

 


(A)  O narrador foi feliz sempre.


(B)   O interesse de Marcos resultou no título de doutor.


2º De acordo com sus estudos a partir do livro didático ou uma pesquisa em outros meios, o melhor conceito de Conto Moderno ou Contemporâneo é:


(A)

 O conto moderno ou contemporâneo não segue um modelo estrutural. Há escritores que começam a narrativa, por exemplo, pelo desfecho da história, ou pelo clímax, e depois fazem uma retrospectiva até chegar à situação inicial. Outros preferem não chegar ao clímax, e, nesse caso, a narrativa termina com o protagonista em plena busca por uma solução para o seu problema. Outros, ainda, concluem a narrativa em pleno clímax, deixando a história em aberto e delegando ao leitor o papel de imaginar um final.


(B) 

O conto moderno ou contemporâneo segue um modelo estrutural. Há escritores que começam a narrativa pelo início da história até chegar ao clímax, e depois fazem uma retrospectiva até chegar à situação inicial. Outros preferem chegar logo ao clímax, e, nesse caso, a narrativa termina com o protagonista em plena achando uma solução para o seu problema. Outros, ainda, concluem a narrativa em pleno clímax, deixando a história em fechada e delegando ao leitor o papel da moral da história.


3. 159 (CÂM.MUN.RIO Renato Aquino b2014) Assinale a classe da palavra destacada nas frases a seguir, corretamente classificada:

a) Não há receitas mágicas que  respondam...(1.31) – conjunção

b) ...para resolver tais questões.  (1.32) – pronome demonstrativo


4. Por MORFOLOGIA entende-se:


(A) é o estudo a respeito da estrutura, formação e classificação das palavras;


(B) é o estudo a respeito da estrutura, formação e classificação das orações;


Um comentário:

O QUE EU SEI!

QUER SABER? Aqui você encontrará resenhas de livros, resumos, comentários sobre política e COISAS que você não achou em outro lugar.