domingo, 31 de outubro de 2021

A importância da relação família - escola


                     A família tradicional – pai, mãe e filhos – construída dialeticamente ao longo de milênios, vem sofrendo novas configurações nos últimos tempos.  A escola, nos moldes que se conhece hoje, teve seu ápice no século XIX e contou, por um bom tempo, com uma parceria forte da velha família. É no século XXI que essas duas indentidades, família e escola tradicionais, passam por severa crise e ainda não se sabe aonde se chegará, mas neste artigo pretende-se enumerar alguns caminhos que podem ser o norte para esse problema.
                  Segundo Gênesis 1:28 Quando o homem foi criado, Deus viu que não era bom que ele estivesse sozinho, e por isso criou a mulher para ser sua companheira. E foi com base nesse versículo que parte do oriente e quase todo o ocidente acreditou durante milênios naquilo que seria a base da família: o pai e a mãe (um do sexo masculino e outro do feminino). Esse modelo amadureceu dialenticamente ao longo da história.
                  É bem recente que a família tradicional sofre seu primeiro revés. Os jovens Karl Marx e Engels acusam essa instituição de ser só uma construção humana, e principalmente burguesa, de controle social. Se antes a família estava vinculada a algo sagrado, para os autores, conforme avança o “capital” e a indústria, o ambiente familiar é transfomado em artigos de comércio e instrumentos de trabalho.
                 Todo esse movimento que enfraquecerá a velha família se juntará a outros, como o movimento feminino e o homossexual, efervescendo um debate que ainda não acabou. Mulheres defendendo que podem criar filhos sozinhas e casais homossexuais lutando pelo direito a adoção são temas conflituosos e constantes que têm desenbocado no ambiente escolar e deixado diretores, professores – toda a comunidade escolar – sem saber como agir.
                 Tudo bem. Marx e Engels podem até ter razão no que toca a família ser mera construção humana e ter sido usada por uma elite, mas se o pedido dos dois autores era a libertação do proletariado, eles acabaram por enfraquecer aquilo que era forte, e que poderia lutar contra o poder burguês, e terminaram tornando o homem mais só e consecutivamente mais fraco. (há historiadores que defendem que a escravidão negra só durou por tanto tempo, porque era impedido que os escravos se casassem e constituísse laços familiares de sangue). Com a família mais fraca, e o desrespeito à hierarquia, crianças e jovens têm flertado com frequência com a indisciplina.      
                  A escola chegou ao seu ápice no século XIX e a configuração que se tem atualmente ainda é em grande parte com características daquele período. O problema é que o modelo tradicional era uma extensão do ambiente familiar com os professores exercendo papeis quase de pais. Com o declínio da autoridade paternal, a comunidade escolar e em especial a escola pública, vive um processo de transição onde há que se encontrar um caminho que resgate a autoridade docente e a disciplina que prima pelo respeito à hierarquia escolar e tudo isso levando em conta os novos modelos de famílias.  Na atual situação, não raro, o que se tem são escolas depredadas, com carteiras quebradas, paredes pichadas, xixi fora do vaso e lixo por toda parte, sem falar das constantes brigas entre alunos e até contra os professores.
                   Uma saída é o acompanhamento mais próximo da criança e do jovem das famílias contemporâneas, isso até que a "família moderna" com mães solteiras e dos casais homossexuais se firmem como testada na sociedade. 
                   Na verdade, na questão da indisciplina, percebe-se mais esse problema na escola pública. Ali, até as famílias com pai e mãe se tornaram displicentes com seus filhos, mas, contrário a criação de filhos por uma só pessoa, dois argumentadores para combater o argumento ilusório de um adolescente, é melhor do que um.
                   Agora se o Estado e a escola não concordam com esse distanciamento ou não queiram essa responsabilidade diária, uma outra saída, é uma espécie de acompanhamento da família pela escola enquanto o aluno estiver matriculado na instituição. A verdade é que os problemas causados por parte dos discentes tem ligação direta com o ambiente familiar.
                   Em termos econômicos, as duas saídas enumeradas são bem caras, mas necessárias, porque, pelo menos quando se fala de escola pública, a realidade já registra diversos conflitos físicos.
                    Nesse sentido, a família continua importante na parceria com a escola. Talvez, em se falando de escola privada não haja tanta preocupação quanto à indisciplina dos alunos, porque, nessa realidade, o agente pagante exige uma postura de resultados do menino e, o interessante, nesse ambiente, é que não interessa muito o modelo da família, se hétero, homo ou mães solteiras. Por conta disso, percebe-se que a família é comprovadamente importante na relação com a escola, e os resultados das avaliações externas atestam essa tese, contudo, isso só confirma que o maior problema das famílias que frequentam a escola pública é de ordem financeira.



1º De acordo com o texto, o que seria uma "família tradicional"? 

(A) composta por pai e mãe

(B) composta por pai solteiro


2º De acordo com o texto, para a escolas particulares?

(A) Só interessa a "família tradicional"

(B) Interessa a condição financeira

3º Quantas são as COMPETÊNCIAS avaliadas para se obter uma nota na redação do ENEM?

(A) 5

(B) 3

4º Com base nas razões apontadas no guia para a atribuição de nota zero e nos critérios gerais de correção da prova:

(a) I. Texto inteiramente construído por meio de cópia de trechos de textos motivadores e de trechos das questões da prova; III. Texto narrativo; VI. Texto com tema diferente do proposto na prova;

(b) II. Texto com letra difícil de ler; IV. Texto sem título; V. Texto com paráfrases de trechos dos textos motivadores; VII. Texto sem proposta de intervenção;


Clique no Link abaixo para marcar as questões


LINK PARA REPONDER DUAS QUESTÕES EM GABARITO NO GOOGLE FORMS E CONFECCIONAR UM TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO

                      
















REFERÊNCIAS


CAMELLO, Maurício José de Oliveira. A questão da verdade na Filosofia. Theoria – Revista Eletrônica de filosofia

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. – 5. Ed. -São Paulo: Atlas, 2003

O que diz a Bíblia sobre a família. Disponível em >https://www.respostas.com.br/o-que-deus-diz-sobre-a-familia/> acesso em 21 de março de 2019

A Família segundo Marx e Engels. Disponível em <http://www.jornalminuano.com.br/noticia/2017/07/08/a-familia-segundo-marx-e-engels> acesso em 22 de março de 2019               



17 comentários:

  1. 1- por que Deus criou a mulher?
    Por que Deus viu que o não era bom que o homem estivesse sozinho, e por isso criou a mulher para ser sua companheira.

    2- em que século a escola chegou em seu ápice? No século XIX

    3- quais são os problemas que o Estado e a escola não concordam?
    com esse distanciamento ou não queiram essa responsabilidade diária, uma outra saída, é uma espécie de acompanhamento da família pela escola enquanto o aluno estiver matriculado na instituição.

    4- qual maior problema das famílias que frequentam a escola pública?
    Um dos maiores problemas é a parte financeira.

    5- por a escravidão negra durou por tanto tempo? Por que era impedido que os escravos se casassem e constituísse laços familiares de sangue

    Aluno: Kauã Silva Caldas
    Turma: 3 Ano "A"
    Turno: Matutino

    ResponderExcluir
  2. 1- O que é uma família tradicional?
    R- é uma família composta por pai,mãe e filhos.

    2- Quando o homem foi criado,Deus viu que não era bom que ele estivesse sozinho,e por isso quem Deus criou?
    R- A mulher para ser sua companheira

    3- os jovens Karl Marx e Engels acusam essa instituição de ser o quê?
    R- só uma construção humana,e principalmente burguesa,de controle social.

    4- todo esse movimento que enfraquecerá a velha família se juntará a outros,quais são?
    R- O movimento feminino e homossexual.

    5- na atual situação,não raro,o que se tem são?
    R- escola depredadas,com carteiras quebradas,paredes pichadas,xixi fora do vaso e lixo por toda parte.



    Nome: Vitória Rodrigues da silva
    Série: 3 ano
    Turma: "C"
    Turno: matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1:MARX E ENGELS podem ter razão no que toca a família ser mera construção humana e ter sido usada por uma elite?
      O pedido dos dois era a libertação do proletariado,mas eles acabaram por enfraquecer aquilo que era forte,e que poderia lutar contra o poder Burguês .

      2: É recente que a família tradicional sofre seu primeiro revés?
      Os dois jovens KARL MARX e ENGELS acussam essa instituição de ser só uma construção humana,e principalmente burguesa,de controle social.

      Excluir
  3. Jackson reis
    3: B vespertino ☝️

    ResponderExcluir
  4. 1° Qual é o problema causado por discentes?
    R= a ligação direta com o ambiente escolar.

    2° Como é construída a família tradicional?
    R= pai, mãe e filhos. É construída dialeticamente ao longo de milênios.

    3° Quando se fala em "escola pública", o que causa?
    R= conflitos físicos, por conta da mal condição financeira.

    4° O que está flertando o desrespeito e à hierarquia?
    R= as crianças e os jovens têm flertado com frequência a disciplina.

    5° O que é a família moderna?
    R=o contrário da família tradicional, composta por mães solteiras e casais homossexuais.
    Geovana Silva da Conceição Sousa; 3° ano "A", matutino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1°Quando o homem foi criado seus viu que não era bom que ele estivesse sozinho e por isso criou a mulher para ser sua companheira? R= E foi com base nesse versículo que parte do Oriente e qual todo o Ocidente acreditou durante milerios na quilo que seria a base da família. 2°E bem recente que a família tradicional sofre seu primeiro rives? R= os jovens KARL MARX e Engels acusam essa instituição de ser só uma construção humana e principalmente burguesa,de controle social etc. 3°o movimento feminino e o homem e o homossexual efervescendo um debate que ainda não acabou R= mulher defendendo que podem criar filhos sozinhas e coisas homossexuais lutando pelo direito a adoção etc. 4°na verdade perceber se mais esse problema na escola pública R= ali, até as famílias com pai e mãe se tornaram displicentes com seus filhos mas contrario a criação de filhos etc. 5°na atual situação não raro o que se tem são escolas depruladas R=com carteiras quebradas paredes pichadas xixi fora do Vasco e lixo por toda parte sem folar das constantes brigas entre alunos e até contra os professores etc. Nome= Francisco Das Chagas Rodrigues Góis série 3ano turno vespertino turma "B"

      Excluir
  5. 1)maior problema Das famílias que frequenta a escola pública?R-E de ordem financeira

    ResponderExcluir
  6. 2)Quando o homem foi criado?Deus viu que não era bom que ele ficasse só por isso criou sua companheira

    ResponderExcluir
  7. 3)Qual debate ainda não acabou? mulheres defendendo que podem criar filhos sozinhas.

    ResponderExcluir
  8. 4)Na atual Situação, não raro,o que se tem?R-O que tem são escolas depredadas com carteiras quebradas,paredes pixadas,xixi fora do vaso e lixo por toda parte ,sem falar das constantes brigas entre os alunos e e até contra professores.

    ResponderExcluir
  9. 5)O que não interessa muito?R-E o modelo de Família de hetero,Homo,ou mães Solteiras

    ResponderExcluir
  10. 1. Segundo o texto, qual é o maior problema das famílias que frequentam a escola pública?
    R: o maior problema é de ordem financeira.

    2. “Os jovens Karl Marx e Engels acusam essa instituição de ser só uma construção humana, e principalmente burguesa, de controle social.” A passagem se refere a qual instituição?
    R: A família tradicional.

    3. “ A família tradicional – pai, mãe e filhos – construída dialeticamente ao longo de milênios, vem sofrendo novas configurações nos últimos tempos.” O que você considera as “novas configurações” citadas pelo autor?
    R: o surgimento do pensamento marxista sobre a família tradicional, e o surgimentos de famílias formadas por mães solos, e por casais LGBTQI+.

    4. Com base em que se acreditou durantes séculos no ocidente e parte do oriente na estrutura da família sendo: pai, mãe e filhos?
    R: baseado no versículo da Bíblia, Gênesis 1:28.

    5. Todo esse movimento que enfraquecerá a velha família se juntará a outros, como o movimento feminino e o homossexual, efervescendo um debate que ainda não acabou. O que cada um deles defende?
    R: Mulheres defendem que podem cuidar sozinhas de seus filhos, e casais LGBTQI+ buscam o direito de adoção e aceitação na sociedade como família.


    Beatriz Linhares de Aguiar.
    3° ano A, Matutino.

    ResponderExcluir
  11. 1-Quem são a base familiar?
    R-O pai e a mãe

    2-Por que quando Deus criou o homem não deixou ele fica sozinho?
    R-Deus viu que não era bom ele estivesse sozinho, e por isso que ciou a mulher para ser sua companheira.

    3-Há historiadores que defendem que a escravidão negra só durou por tanto tempo. Por que?
    R-Por que era impedido de que os escravos se casassem e constituísse laços familiares de sangue.

    4-O quê "Os jovens Karl Marx e Engels acusam"?
    R-Acusam essa instituição de ser só uma construção humana, e principalmente burguesa,de contrato social.Se antes a família estava vinculada a algo sagrado, para os autores, conforme avança o "capital" e a indústria,o ambiente familiar é transformado em artigos de comércio e instrumentos de trabalho.


    5- Existe um movimento? Como é chamando.
    R-Sim,O movimento feminino e homossexual. Mulheres defendendo que podem criar seus filhos sozinhas e casais homessexuais lutando pelo direito a adoaçao.

    Aluna: Valéria Tiago Lima
    Série: 3° ano "A"
    Turno: Vespertino

    ResponderExcluir
  12. 1: porque Deus criou a mulher?
    R: Porque viu que não era bom que o homem estivesse sozinho por isso criou a mulher para sua companheira



    2● a escola chegou no seu ápice em qual século?
    R: no século XlX

    Maria Eduarda Rodrigues
    3 ano C matutino

    ResponderExcluir
  13. 1)maior problema Das famílias que frequenta a escola pública?
    R= E de ordem financeira

    2) Quando se fala em "escola pública", o que causa?
    R= conflitos físicos, por conta da mal condição financeira.

    3) Os jovens Karl Marx e Engels acusam essa instituição de ser o quê?
    R= só uma construção humana,e principalmente burguesa,de controle social.

    4) O que é uma família tradicional?
    R= é uma família composta por pai,mãe e filhos.

    5) em que século a escola chegou em seu ápice?
    R= No século XIX

    Mariana Maciel Teixeira
    3 ano B marutino

    ResponderExcluir

O QUE EU SEI!

QUER SABER? Aqui você encontrará resenhas de livros, resumos, comentários sobre política e COISAS que você não achou em outro lugar.