A família
tradicional – pai, mãe e filhos – construída dialeticamente ao longo de
milênios, vem sofrendo novas configurações nos últimos tempos. A escola, nos moldes que se conhece hoje,
teve seu ápice no século XIX e contou, por um bom tempo, com uma parceria forte
da velha família. É no século XXI que essas duas indentidades, família e escola
tradicionais, passam por severa crise e ainda não se sabe aonde se chegará, mas
neste artigo pretende-se enumerar alguns caminhos que podem ser o norte para
esse problema.
Segundo Gênesis
1:28 Quando o homem foi criado, Deus viu que não era bom que ele estivesse
sozinho, e por isso criou a mulher para ser sua companheira. E foi com base
nesse versículo que parte do oriente e quase todo o ocidente acreditou durante
milênios naquilo que seria a base da família: o pai e a mãe (um do sexo
masculino e outro do feminino). Esse modelo amadureceu dialenticamente ao longo
da história.
É bem recente que
a família tradicional sofre seu primeiro revés. Os jovens Karl Marx e Engels
acusam essa instituição de ser só uma construção humana, e principalmente
burguesa, de controle social. Se antes a família estava vinculada a algo
sagrado, para os autores, conforme avança o “capital” e a indústria, o ambiente
familiar é transfomado em artigos de comércio e instrumentos de trabalho.
Todo esse
movimento que enfraquecerá a velha família se juntará a outros, como o movimento
feminino e o homossexual, efervescendo um debate que ainda não acabou. Mulheres
defendendo que podem criar filhos sozinhas e casais homossexuais lutando pelo
direito a adoção são temas conflituosos e constantes que têm desenbocado no
ambiente escolar e deixado diretores, professores – toda a comunidade escolar –
sem saber como agir.
Tudo bem. Marx e
Engels podem até ter razão no que toca a família ser mera construção humana e
ter sido usada por uma elite, mas se o pedido dos dois autores era a libertação
do proletariado, eles acabaram por enfraquecer aquilo que era forte, e que
poderia lutar contra o poder burguês, e terminaram tornando o homem mais só e
consecutivamente mais fraco. (há historiadores que defendem que a escravidão
negra só durou por tanto tempo, porque era impedido que os escravos se casassem
e constituísse laços familiares de sangue). Com a família mais fraca, e o desrespeito
à hierarquia, crianças e jovens têm flertado com frequência com a indisciplina.
A escola chegou ao seu ápice no século XIX e a
configuração que se tem atualmente ainda é em grande parte com características daquele
período. O problema é que o modelo tradicional era uma extensão do ambiente
familiar com os professores exercendo papeis quase de pais. Com o declínio da
autoridade paternal, a comunidade escolar e em especial a escola pública, vive
um processo de transição onde há que se encontrar um caminho que resgate a
autoridade docente e a disciplina que prima pelo respeito à hierarquia escolar
e tudo isso levando em conta os novos modelos de famílias. Na atual situação, não raro, o que se tem são
escolas depredadas, com carteiras quebradas, paredes pichadas, xixi fora do
vaso e lixo por toda parte, sem falar das constantes brigas entre alunos e até
contra os professores.
Uma saída é o acompanhamento mais próximo da criança e do jovem das famílias contemporâneas, isso até que a "família moderna" com mães solteiras e dos casais
homossexuais se firmem como testada na sociedade.
Na verdade, na questão da indisciplina, percebe-se
mais esse problema na escola pública. Ali, até as famílias com pai e mãe se
tornaram displicentes com seus filhos, mas, contrário a criação de filhos por
uma só pessoa, dois argumentadores para combater o argumento ilusório de um
adolescente, é melhor do que um.
Agora se o Estado e a escola não concordam
com esse distanciamento ou não queiram essa responsabilidade diária, uma outra
saída, é uma espécie de acompanhamento da família pela escola enquanto o aluno
estiver matriculado na instituição. A verdade é que os problemas causados por
parte dos discentes tem ligação direta com o ambiente familiar.
Em termos econômicos, as duas saídas
enumeradas são bem caras, mas necessárias, porque, pelo menos quando se fala de
escola pública, a realidade já registra diversos conflitos físicos.
Nesse sentido, a família continua
importante na parceria com a escola. Talvez, em se falando de escola privada
não haja tanta preocupação quanto à indisciplina dos alunos, porque, nessa
realidade, o agente pagante exige uma postura de resultados do menino e, o
interessante, nesse ambiente, é que não interessa muito o modelo da família, se
hétero, homo ou mães solteiras. Por conta disso, percebe-se que a família é
comprovadamente importante na relação com a escola, e os resultados das
avaliações externas atestam essa tese, contudo, isso só confirma que o maior problema das famílias que frequentam a escola
pública é de ordem financeira.
1º De acordo com o texto, o que seria uma "família tradicional"?
(A) composta por pai e mãe
(B) composta por pai solteiro
2º De acordo com o texto, para a escolas particulares?
(A) Só interessa a "família tradicional"
(B) Interessa a condição financeira
3º Quantas são as COMPETÊNCIAS avaliadas para se obter uma nota na redação do ENEM?
(A) 5
(B) 3
4º Com base nas razões apontadas no guia para a atribuição de nota zero e nos critérios gerais de correção da prova:
(a) I. Texto inteiramente construído por meio de cópia de trechos de textos motivadores e de trechos das questões da prova; III. Texto narrativo; VI. Texto com tema diferente do proposto na prova;
(b) II. Texto com letra difícil de ler; IV. Texto sem título; V. Texto com paráfrases de trechos dos textos motivadores; VII. Texto sem proposta de intervenção;
Clique no Link abaixo para marcar as questões
LINK PARA REPONDER DUAS QUESTÕES EM GABARITO NO GOOGLE FORMS E CONFECCIONAR UM TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO
REFERÊNCIAS
CAMELLO,
Maurício José de Oliveira. A questão da
verdade na Filosofia. Theoria – Revista Eletrônica de filosofia
MARCONI,
M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. – 5. Ed.
-São Paulo: Atlas, 2003
O
que diz a Bíblia sobre a família. Disponível em >https://www.respostas.com.br/o-que-deus-diz-sobre-a-familia/>
acesso em 21 de março de 2019
A
Família segundo Marx e Engels. Disponível em <http://www.jornalminuano.com.br/noticia/2017/07/08/a-familia-segundo-marx-e-engels>
acesso em 22 de março de 2019
1- por que Deus criou a mulher?
ResponderExcluirPor que Deus viu que o não era bom que o homem estivesse sozinho, e por isso criou a mulher para ser sua companheira.
2- em que século a escola chegou em seu ápice? No século XIX
3- quais são os problemas que o Estado e a escola não concordam?
com esse distanciamento ou não queiram essa responsabilidade diária, uma outra saída, é uma espécie de acompanhamento da família pela escola enquanto o aluno estiver matriculado na instituição.
4- qual maior problema das famílias que frequentam a escola pública?
Um dos maiores problemas é a parte financeira.
5- por a escravidão negra durou por tanto tempo? Por que era impedido que os escravos se casassem e constituísse laços familiares de sangue
Aluno: Kauã Silva Caldas
Turma: 3 Ano "A"
Turno: Matutino
1- O que é uma família tradicional?
ResponderExcluirR- é uma família composta por pai,mãe e filhos.
2- Quando o homem foi criado,Deus viu que não era bom que ele estivesse sozinho,e por isso quem Deus criou?
R- A mulher para ser sua companheira
3- os jovens Karl Marx e Engels acusam essa instituição de ser o quê?
R- só uma construção humana,e principalmente burguesa,de controle social.
4- todo esse movimento que enfraquecerá a velha família se juntará a outros,quais são?
R- O movimento feminino e homossexual.
5- na atual situação,não raro,o que se tem são?
R- escola depredadas,com carteiras quebradas,paredes pichadas,xixi fora do vaso e lixo por toda parte.
Nome: Vitória Rodrigues da silva
Série: 3 ano
Turma: "C"
Turno: matutino
1:MARX E ENGELS podem ter razão no que toca a família ser mera construção humana e ter sido usada por uma elite?
ExcluirO pedido dos dois era a libertação do proletariado,mas eles acabaram por enfraquecer aquilo que era forte,e que poderia lutar contra o poder Burguês .
2: É recente que a família tradicional sofre seu primeiro revés?
Os dois jovens KARL MARX e ENGELS acussam essa instituição de ser só uma construção humana,e principalmente burguesa,de controle social.
Jackson reis
ResponderExcluir3: B vespertino ☝️
1° Qual é o problema causado por discentes?
ResponderExcluirR= a ligação direta com o ambiente escolar.
2° Como é construída a família tradicional?
R= pai, mãe e filhos. É construída dialeticamente ao longo de milênios.
3° Quando se fala em "escola pública", o que causa?
R= conflitos físicos, por conta da mal condição financeira.
4° O que está flertando o desrespeito e à hierarquia?
R= as crianças e os jovens têm flertado com frequência a disciplina.
5° O que é a família moderna?
R=o contrário da família tradicional, composta por mães solteiras e casais homossexuais.
Geovana Silva da Conceição Sousa; 3° ano "A", matutino.
1°Quando o homem foi criado seus viu que não era bom que ele estivesse sozinho e por isso criou a mulher para ser sua companheira? R= E foi com base nesse versículo que parte do Oriente e qual todo o Ocidente acreditou durante milerios na quilo que seria a base da família. 2°E bem recente que a família tradicional sofre seu primeiro rives? R= os jovens KARL MARX e Engels acusam essa instituição de ser só uma construção humana e principalmente burguesa,de controle social etc. 3°o movimento feminino e o homem e o homossexual efervescendo um debate que ainda não acabou R= mulher defendendo que podem criar filhos sozinhas e coisas homossexuais lutando pelo direito a adoção etc. 4°na verdade perceber se mais esse problema na escola pública R= ali, até as famílias com pai e mãe se tornaram displicentes com seus filhos mas contrario a criação de filhos etc. 5°na atual situação não raro o que se tem são escolas depruladas R=com carteiras quebradas paredes pichadas xixi fora do Vasco e lixo por toda parte sem folar das constantes brigas entre alunos e até contra os professores etc. Nome= Francisco Das Chagas Rodrigues Góis série 3ano turno vespertino turma "B"
Excluir1)maior problema Das famílias que frequenta a escola pública?R-E de ordem financeira
ResponderExcluir2)Quando o homem foi criado?Deus viu que não era bom que ele ficasse só por isso criou sua companheira
ResponderExcluir3)Qual debate ainda não acabou? mulheres defendendo que podem criar filhos sozinhas.
ResponderExcluir4)Na atual Situação, não raro,o que se tem?R-O que tem são escolas depredadas com carteiras quebradas,paredes pixadas,xixi fora do vaso e lixo por toda parte ,sem falar das constantes brigas entre os alunos e e até contra professores.
ResponderExcluir5)O que não interessa muito?R-E o modelo de Família de hetero,Homo,ou mães Solteiras
ResponderExcluirPatrícia Gomes Sousa 3 Ano A vespertino
ResponderExcluirPatrícia Gomes Sousa 3 Ano A vespertino
ResponderExcluir1. Segundo o texto, qual é o maior problema das famílias que frequentam a escola pública?
ResponderExcluirR: o maior problema é de ordem financeira.
2. “Os jovens Karl Marx e Engels acusam essa instituição de ser só uma construção humana, e principalmente burguesa, de controle social.” A passagem se refere a qual instituição?
R: A família tradicional.
3. “ A família tradicional – pai, mãe e filhos – construída dialeticamente ao longo de milênios, vem sofrendo novas configurações nos últimos tempos.” O que você considera as “novas configurações” citadas pelo autor?
R: o surgimento do pensamento marxista sobre a família tradicional, e o surgimentos de famílias formadas por mães solos, e por casais LGBTQI+.
4. Com base em que se acreditou durantes séculos no ocidente e parte do oriente na estrutura da família sendo: pai, mãe e filhos?
R: baseado no versículo da Bíblia, Gênesis 1:28.
5. Todo esse movimento que enfraquecerá a velha família se juntará a outros, como o movimento feminino e o homossexual, efervescendo um debate que ainda não acabou. O que cada um deles defende?
R: Mulheres defendem que podem cuidar sozinhas de seus filhos, e casais LGBTQI+ buscam o direito de adoção e aceitação na sociedade como família.
Beatriz Linhares de Aguiar.
3° ano A, Matutino.
1-Quem são a base familiar?
ResponderExcluirR-O pai e a mãe
2-Por que quando Deus criou o homem não deixou ele fica sozinho?
R-Deus viu que não era bom ele estivesse sozinho, e por isso que ciou a mulher para ser sua companheira.
3-Há historiadores que defendem que a escravidão negra só durou por tanto tempo. Por que?
R-Por que era impedido de que os escravos se casassem e constituísse laços familiares de sangue.
4-O quê "Os jovens Karl Marx e Engels acusam"?
R-Acusam essa instituição de ser só uma construção humana, e principalmente burguesa,de contrato social.Se antes a família estava vinculada a algo sagrado, para os autores, conforme avança o "capital" e a indústria,o ambiente familiar é transformado em artigos de comércio e instrumentos de trabalho.
5- Existe um movimento? Como é chamando.
R-Sim,O movimento feminino e homossexual. Mulheres defendendo que podem criar seus filhos sozinhas e casais homessexuais lutando pelo direito a adoaçao.
Aluna: Valéria Tiago Lima
Série: 3° ano "A"
Turno: Vespertino
1: porque Deus criou a mulher?
ResponderExcluirR: Porque viu que não era bom que o homem estivesse sozinho por isso criou a mulher para sua companheira
2● a escola chegou no seu ápice em qual século?
R: no século XlX
Maria Eduarda Rodrigues
3 ano C matutino
1)maior problema Das famílias que frequenta a escola pública?
ResponderExcluirR= E de ordem financeira
2) Quando se fala em "escola pública", o que causa?
R= conflitos físicos, por conta da mal condição financeira.
3) Os jovens Karl Marx e Engels acusam essa instituição de ser o quê?
R= só uma construção humana,e principalmente burguesa,de controle social.
4) O que é uma família tradicional?
R= é uma família composta por pai,mãe e filhos.
5) em que século a escola chegou em seu ápice?
R= No século XIX
Mariana Maciel Teixeira
3 ano B marutino