terça-feira, 11 de dezembro de 2012

SOBRE FALHAS DE MERCADO

1.Como pode ser entendido o conceito econômico de externalidade? Explique como se efetiva uma externalidade negativa e uma externalidade positiva.

Segundo Carlos Magno, Cícero Antônio de Oliveira Tredezini, Fernando Tadeu de Miranda Borges e Mayara Batista Bitencourt Fagundes (2012) Externalidades: são ações pelas quais um produtor ou um consumidor influencia outros produtores e consumidores, sem sofrer as consequências disto sobre o preço de mercado.
O conceito remete aquelas produções que afetam o meio de alguma forma. Seja positiva, seja negativa. Um exemplo clássico é a instalação de uma fábrica: de forma positiva ela gera emprego, cria estrutura física na cidade; de forma negativa ela pode poluir a mesma cidade.

2.A partir da realidade local observada em sua região, Estado ou cidade, identifique, pelo menos, 01 (um) caso real envolvendo "externalidade positiva" e/ou "externalidade negativa".

Uma Cerâmica foi instalada próximo ao município. Geraram-se empregos diretos e indiretos; o preço do tijolo e da telha caiu muito; pessoas humildes puderam fazer suas casas de forma mais barata. Isso é aquilo que se chama de externalidade positiva. A fumaça produzida pelas chaminés da fabrica; o vai e vem de caminhões são problemas que a população teve que se habituar – é aquilo que se chama de externalidade negativa.


REFERÊNCIAS
Introdução à economia / Carlos Magno Mendes ...[et al.]. - 2. ed. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2012. 170p. : il.

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