segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Coração Valente, Romantismo e liberdade. Uma crítica.





     “Uma boa pedida” pra explicar o desejo da queda da monarquia e ascensão da burguesia - movimento que marcará o Romantismo - é o filme Coração Valente de Mel Gibson. Claro, no enredo são os camponeses que desejam a queda, enquanto para o Romantismo, a burguesia foi decisiva. Este artigo é uma análise dessa ficção num paralelo com a escola literária citada.
      Os governos são um mal necessário e com a Monarquia não poderia ser diferente. No filme de 1995 algumas cenas chocam o telespectador. E, Mesmo que alguém diga “é só um filme”, mas a dedução de que um homem com tantos poderes faça algo que foge ao normal é inevitável. Exemplo disso é a primeira noite de quem casa ser dada a um estranho.
      O momento é a luta pela independência da Escócia no Século XIII, o trabalho se desenrola seguindo o protagonista William Wallace (vivido pelo próprio Gibson) desde pequeno, quando assistiu ao retorno do pai morto, motivando-se em assumir a liderança da nação. Centrado num personagem, autoafirmado e inspirador, esta importante obra é um retrato terno daquele que se firmou líder em nome de um ideal - a liberdade.
    E liberdade é a palavra que vai movimentar a burguesia e várias colônias rumo à independência do Rei. Os textos cantarão um novo herói que não mais o rei, o cavaleiro ou qualquer outro tipo medieval. As características principais deste período são : valorização das emoções, liberdade de criação, amor platônico, temas religiosos, individualismo, nacionalismo e história. Este período foi fortemente influenciado pelos ideais do iluminismo e pela liberdade conquistada na Revolução Francesa.
     É nesse contexto, de conflitos com a monarquia - no filme entre camponeses e o Rei - que nascerá o estilo de época conhecido como Romantismo. “Coração Valente” é bom porque dá para traçar esse paralelo com o “iniciozinho” daquele que seria um dos movimentos mais interessantes da humanidade.


1.151 pág. 72 (Reanato Aquino Bc2014min) Observe as palavras grifadas da seguinte frase: “Encaminhamos a V.Sa. cópias do Edital nº 19/82.” Elas são, respectivamnete:

(A) verbo, adjetivo;      

(B) verbo, conjunção;

(C) verbo, substantivo;   






   

(D) pronome, adjetivo;

(E) pronome, adjetivo;

 

2.163 3pág. 74 IRenato Aquino Ac2014mai) Assinale o item que a classe da palavra destacada está correta.

A) quem fala em flor não diz tudo – pronome indefinido;

B) quem me fala em flor diz demais – conjunção;


Link para o Gabarito


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf8okIhJkQ1n3IUt8TGS5qRBPHZ_7GTVJraGSGTp-BGHg-BYw/viewform?usp=sf_link


C) o poeta se torna mudo – substantivo


D) mais que bala de fuzil – advérbio

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