quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Um resumo crítico com relação aos principais conceitos e objetivos do projeto de trabalho

      A produtividade do homem moderno está vinculada diretamente a adaptação do local aos funcionários, e não o contrário. Diferente de outras épocas, as faltas por doenças (dores nas costas, enxaquecas) não são punidas com demissões, mas com uma contemplação no projeto de trabalho de um ambiente que elimine os motivos dessas ausências. É aí que entra algo mais específico no Plano – a ergonomia. E a melhor indicativa de como tratar e resolver os problemas do corpo humano e do posto de trabalho vem de Martins e Laugeni (2006): são 22 dicas listadas: – oito sobre o corpo; oito sobre o ambiente e seis sobre equipamentos.
     É difícil achar problemas na proposta ergonômica dos dois autores. Há até umas muito interessantes e que dificilmente se encontram em qualquer instituição. Por exemplo, a que diz: - “o conjunto mesa-assento deve permitir que o operador possa trabalhar alternadamente sentado e em pé”. A verdade é que fica fácil compreender a ergonomia como a solução aos vários problemas modernos relacionados à eficiência e eficácia na produção. Saem na frente as empresas que incentivam momentos de relaxamento de seus funcionários; os cuidados para que todos os materiais estejam o mais próximo possível; a iluminação e ruídos adequados.
    Talvez, se é que pode se dizer que é, o problema principal da ergonomia ou especialização do trabalho é o custo. Por conta disso, a ideia de gerar conforto para o empregado - afim de que ele produza mais - só existe em empresas de grande porte; as pequenas ainda são arcaicas. Para piorar - a realidade - da ausência da ergonomia é tanto da iniciativa privada quanto da coisa pública.  O preço de qualquer cadeira que produza o mínimo de conforto é altíssimo. A saída é lenta e requer a formação de uma consciência que vem se disseminando nos últimos anos, mas que ainda está longe do ideal.
     Com tudo o que foi dito, é perceptível as vantagens que existem quando uma empresa adota um Projeto de Trabalho. É certo que o funcionário chega com grau elevado de vontade de colaborar e, por isso, a Literatura recomenda uma série de cuidados, e as melhores orientações com conceitos e objetivos estão em Slack (1999) Martins e Laugeni (2006). O homem moderno exige qualidade quando vai contratar um serviço ou comprar um produto e para produzir algo que atenda esse desejo - só com pessoas qualificadas, e, funcionários deste tipo só produzem bem quando uma série de exigências são atingidas. Nisso, a ergonomia e a especialização do trabalho tem sido o diferencial das empresas que querem fica sempre à frente.

    
    
    



REFERÊNCIAS

Cardoso, Patrícia Alcântara. Gestão de operações e logística II / Patrícia Alcântara Cardoso.   Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2012.152p. : il.


Rosa, Rodrigo de Alvarenga Gestão de operações e logística I / Rodrigo de Alvarenga Rosa. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2011. 160p. : il.

Silva, José Maria da. Apresentação de trabalhos acadêmicos: normas e técnicas/José  Maria da Silva , Emerson Sena da Silveira. 5. Ed. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2009

TREVISAN, Andrei Pittol; BELLEN, Hans Michael vanRevista de Administração Pública. Rio de Janeiro 42 (3): 529-50, maio/jun. 2008.




4 comentários:

  1. A cada dia a cada ano o nível de competitividade nas organizações de diversos portes e segmentos. Vem busca alcançar maior confiabilidade na execução de tarefas serviços e processos A é difícil acha problemas na proposta ergonômica dos dois autores a verdade é que ficar facil compreender a ergonomia como a solução aos vários problemas modernos relacionados a efeciência e eficacia na produção

    ResponderExcluir
  2. A cada dia, a cada ano, o nível de competitividade nas organizações de diversos portes e segmentos, vem buscar alcançar maior confiabilidade na execução de tarefas, serviços e processos; com isto é de fundamental importância a maneira de desenvolver as atividades encontrar a  melhor  relação em questão de custo, tempo e benefício. Este trabalho visa demonstrar com base da pesquisa feita em  bibliografias em gestão de pessoas  a  eficácia de trabalhar em equipe, onde é necessário um objetivo claro e definido, sintonia entre os membros da equipe para atingir  as metas. As organizações necessitam aceitar do trabalhar em equipe pelos seus membros na realização de tarefas. Os temas, relações interpessoais, comunicação e motivação são características essenciais na importâncias das equipes no projeto

    ResponderExcluir
  3. A verdade é que fica fácil compreender a ergonomia como a solução aos vários problemas modernos relacionados á eficiência e eficarcia na produção.
    Para piorar-a realidade-da ausência da ergonomia é tanto da iniciativa privada quanto da coisa pública.

    ResponderExcluir
  4. Iara silva ramos 1ano"A"vespertino

    ResponderExcluir

O QUE EU SEI!

QUER SABER? Aqui você encontrará resenhas de livros, resumos, comentários sobre política e COISAS que você não achou em outro lugar.