sábado, 28 de maio de 2016

O Fluxograma de Joseph Juran com os passos para melhoria da qualidade



           Um dos grandes pensadores da qualidade do produto ou serviço percebido pelo cliente é Joseph Juran (1904-2008). Juran fez história destacando-se nas áreas das exatas na juventude e mais tarde tornando-se um respeitado engenheiro consultor da gestão da qualidade no mundo. Foi ele quem idealizou os passos que mais tarde culminariam na ISO 9000.
          Priorizar a necessidade do cliente, e mais alguns passos, fizeram do autor referência mundial no que toca a melhoria da qualidade.
          Nascido na Romênia, Joseph Moses Juran destacou-se na escola devido sua habilidade matemática e, também sendo um excelente jogador de xadrez. Nos Estados Unidos formou-se em engenharia elétrica e atuou como gestor da qualidade na Western Eletrical Company influenciando de forma positiva toda a estrutura organizacional da empresa. Mais tarde fez consultorias para a Gilette, Hamilton Watch Company e, com sua obra despertou grande interesse nos japoneses.
          Um pouco antes de Juran, basta ver o fordismo, a padronização do produto não priorizava o consumidor final. Ele é quem inaugura de forma certeira “a observação da necessidade do cliente”. E, Com mais alguns passos, a garantia do sucesso é certa – cita-se: criar a consciência da necessidade e da oportunidade da melhoria; estabelecer metas; organizar para atingi-las; fornecer treinamento; desenvolver projetos para solucionar problemas; relatar reconhecimento; comunicar resultados; manter e torná-los parte do processo.
         Numa observação atenta, percebe-se que a idéia do autor é um círculo virtuoso que se firma em rever constantemente a produção – destaque para “manter e tornar os resultados parte do processo”. Mas, o elemento avaliador da qualidade, e intermediário neste círculo – é a necessidade do cliente. Este passo representa o acerto e permanência da empresa no mercado porque ela sabe o que o comprador quer. As outras etapas dizem respeito à manutenção do produto ou serviço – em torná-los melhor a cada dia.
         A verdade é que o planejamento e controle no fluxograma de Juran pode ser resumido em três pilares: perceber a necessidade da clientela e se planejar; estipular uma meta como melhoramento contínuo do processo existente e, no fim, verificar a satisfação acerca do produto ou serviço prestado. A palavra que resume tudo isso é MEDIÇÃO.  Joseph Moses Juran é inédito numa época em que tudo que se produzia seguia um caminho mecânico e igual: o produto e a produção não deixavam margem de escolha ao consumidor.
    
    
    

REFERÊNCIAS


Erdmann, Rolf Hermann. Gestão da qualidade no setor público / Rolf Hermann Erdmann. Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2011.116p. : il.


Oliveira, José Arimatés de Gestão de pessoas no setor público / José Arimatés de Oliveira, Maria da Penha Machado de Medeiros. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração/ UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2011.184p. : il.


Oliveira, João Rezende Almeida Instituições de direito público e privado / João Rezende Almeida Oliveira, Tágory Figueiredo Martins Costa. – 2. ed. reimp. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2012.


Rosa, Rodrigo de Alvarenga Gestão de operações e logística I / Rodrigo de Alvarenga Rosa. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2011. 160p. : il.

Silva, José Maria da. Apresentação de trabalhos acadêmicos: normas e técnicas/José  Maria da Silva , Emerson Sena da Silveira. 5. Ed. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2009

TREVISAN, Andrei Pittol; BELLEN, Hans Michael van.  Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro 42 (3): 529-50, maio/jun. 2008.

Disponível em <http://www.brasilescola.com/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm> Acesso em 01 março 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE EU SEI!

QUER SABER? Aqui você encontrará resenhas de livros, resumos, comentários sobre política e COISAS que você não achou em outro lugar.