segunda-feira, 6 de março de 2023

1@ teste JUNTOS PARA AVANÇAR - Realismo Simbolismo EXPRESSO DO AMANHÃ - CRÍTICA


                   “Expresso do amanhã” filme de 2013 dirigido pelo sul- coreano Bong Joon-ho - na sua estreia em inglês - tem como protagonista Cris Evans, famoso por Capitão América, e traz várias temáticas interessantes, polêmicas e ambíguas.
                  Em “Expresso do Amanhã”, devido ao aquecimento global, é proposto e executado um plano que através do uso de ogivas, pretende resfriar o planeta. O efeito colateral é o congelamento total da terra e os últimos humanos restantes sobrevivem dentro de um trem que precisa ficar sempre em movimento para ser sustentável.           No     interior da máquina, percebe-se a velha luta de classes. Os últimos que entraram na comitiva ficaram no vagão traseiro e, passado dezessete anos (em alguns momentos tiveram que comer uns aos outros) eles resolvem fazer mais uma revolução para tomar a frente. À medida que os revolucionários avançam riqueza e luxo são mostrados ao telespectador.
                  “Expresso do Amanhã” é o velho dilema entre a luta de classes. A metáfora serve para qualquer lugar onde existam classes distintas como, por exemplo, até uma sala de aula com os meninos que estudam menos e aqueles que estudam mais. O bom do filme é que há quem torça para os pobres por acharem que eles sempre são vítimas dos ricos, contudo, pelo menos desta vez, há os que se questionam: como esses pobres de recursos financeiros e conhecimento formal poderão guiar o expresso?
                    “Expresso do amanhã” é bom visualmente. Você consegue sentir a claustrofobia do ambiente e o mundo, construído pelo cineasta e atores, convence. O enredo só não é nota dez porque raspa o fundo do tacho de uma ideia que sempre coloca quem constrói algo como vilão. A novidade desta vez é uma máquina que precisa continuar em movimento mesmo depois do manifesto e por conta disso abre brechas para se pensar se aquela revolução saberá guiar o trem.


QUESTÃO 01

Leia o trecho a seguir e responda à questão proposta.

 

“Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto”.

 

Relacionando sucintamente ao contexto sócio-histórico em que se desenvolve o enredo do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, aponte a alternativa que melhor explica a frase em negrito.


A)    Como representante de sua classe (advogado) orgulha-se de ter trabalhado muito.

B)    Como parte da elite orgulha-se com indisfarçável cinismo de nunca ter trabalhado.



Leia o soneto a seguir e responda às questões 02, 03 e 04.

 

A UM POETA

        

Longe do estéril turbilhão da rua,

Beneditino, escreve! No aconchego

Do claustro, na paciência e no sossego,

Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua.

 

Mas que na forma se disfarce o emprego

Do esforço; e a trama viva se construa

De tal modo, que a imagem fique nua,

Rica mas sóbria, como um tempo grego.

 

Não se mostre na fábrica o suplício

Do mestre. E, natural, o efeito agrade,

Sem lembrar os andaimes do edifício:

 

Porque a Beleza, gêmea da Verdade,

Arte pura, inimiga do artifício,

É a força e a graça na simplicidade.

 

QUESTÃO 02

O poeta Olavo Bilac chama a atenção para a postura do poeta parnasiano no ato da produção do texto reforçando o perfil do estilo da escola referida. Tendo em vista o credo anunciado pelo eu lírico. Depreende-se do soneto que:


A)    o poeta deve estar na multidão para o exercício de sua função.

B)    o artista deve, durante a criação, estar na solidão.


QUESTÃO 03

Tendo em vista o poeta mostrar como deve o poeta se comportar com a poesia e essa advertência é em forma de versos, entendemos que o poema:

A)    é claramente metalinguístico, a poesia fala da poesia.

B)    é a verdadeira concepção poética do simbolismo.


QUESTÃO 04

Sabemos que beneditino é o monge da ordem de São Bento. No entanto, Olavo Bilac (poeta parnasianista) não se refere especificamente a um monge no texto; a palavra beneditino foi empregada em sentido figurado. No contexto acima, qual o significado de beneditino?



A)    Aquele que vive na rua pregando para os hereges.

B)    Um homem erudito, paciente, dedicado e vive recluso.


Leia o soneto a seguir e responda às questões 05 e 06.

 

A UM POETA

                   Surge et ambula (levanta e anda)

 

Tu, que dormes, espírito sereno,

Posto à sombra dos cedros seculares,

Como um levita à sombra dos altares,

Longe da luta e do fragor terreno,

 

Acorda! é tempo! O Sol, já alto e pleno,

Afugentou as larvas tumulares...

Para surgir do seio desses mares,

Um mundo novo espera só um aceno...

 

Escuta! é a grande voz das multidões!

São teus irmãos, que se erguem! São canções...

Mas de guerra... e são vozes de rebate!   

 

Ergue-te pois, soldado do Futuro,

E dos raios de luz do sonho puro,

Sonhador, faze espada de combate!

 

QUESTÃO 05

O soneto acima é do poeta Antero de Quental – Realismo em Portugal (1865-1890) – está centrado na segunda pessoa do discurso (tu). A intenção do poeta é:


A) é manifestar a apologia ao Romantismo.

B) chamar o poeta (tu) para a poesia realista.


QUESTÃO 06

A diferença fundamental entre o soneto de Antero de Quental, e o soneto, de mesmo título, de Olavo Bilac, é o conteúdo. Para o autor português, a poesia deve:


 D) apresentar excelentes rimas paralelas.

E) ter uma função social; refletir a realidade.


 

Texto para a questão 07.

 

 

QUESTÃO 07

Qual a função da linguagem predominante do texto acima?

 

A)    Função poética.

B)    Função emotiva.


QUESTÃO 08




 As funções da linguagem são formas de utilização da linguagem segundo a intenção do falante. O texto lido é um exemplo de função:


A)    metalinguagem.

B)    apelativa.


QUESTÃO 09

Assinale a alternativa em que a função apelativa  da linguagem é  a que prevalece:


A)    Conheça você também a obra desse autor.

B)    Semântica é o estudo da significação das palavras


QUESTÃO 10




É possível concluir que a imagem acima transmite

A)   instruções sobre os equipamentos hospitalares.

B)   sensações e sentimentos sobre o desmatamento. 




LINK PARA O GABARITO


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfakAdoQn_iXQ85frdsWdYigb2NNw2CfbURMpJmR99Fp_Zx0A/viewform?usp=sf_link


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