segunda-feira, 23 de junho de 2014

Os elementos administrativos de Simon e as decisões educacionais madeirenses

      Tomar a decisão certa é tarefa complexa e, por isso, é estudo de muitos pensadores ao longo da história administrativa. Destaca-se nessas pesquisas o teórico Herbert Simon. No seu livro O Comportamento Administrativo (1970) o autor aponta seis elementos na tomada de decisão e, nesse artigo, será feita uma análise desses no contexto educacional da pequena cidade de Madeiro do Piauí.
     Segundo Simon (1970) os seis elementos da tomada de decisão são: o Tomador de Decisão; os objetivos; a preferência; a estratégia; a situação e o resultado.
     Para a análise da educação do Madeiro é interessante começar pelo último – “os resultados”. Nesse caso, a verificação pode ser feita de várias formas: há números no IDEB (índice de desenvolvimento da educação básica); nas avaliações externas como OBMEP (olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas) ou, nas próprias eleições bienais. Para este artigo optou-se pelo IDEB.
     Ao verificar o medidor federal, percebe-se que a situação da cidade não é boa. O município situado ao norte do estado, embora com uma população pequena – pouco mais de oito mil habitantes, colhe números pífios na educação. E, quando há crescimento é de décimos - e de uma nota vermelha para outra vermelha. Essa situação implica dizer que, num efeito dominó decrescente - estratégias, preferências e objetivos estão sendo formulados de forma errada desde a emancipação do lugar.
     O Tomador de Decisão existe. É o prefeito. Contudo, o ideal seria as decisões serem mais descentralizadas. Nunca aconteceu e nem tem acontecido porque para tanto seria preciso promover eleições diretas para a Secretaria de Educação e em seguida para os gestores das unidades escolares. Num cenário desses haveria vários tomadores de decisões, estratégias, preferências e objetivos pontuais que culminariam no “todo” positivo.
     Portanto, ao analisar o setor de maior importância de um lugar pequeno – a educação – percebe-se a ausência de uma das orientações propostas pelo pai da administração. Essa falha influencia diretamente nos outros cinco elementos. Uma influência de cunho negativo que só pode ser resolvida com uma tomada de decisão radical e diferente de todas as já decididas desde a emancipação. Uma proposta seria eleger assessores com mais autonomia nas suas tomadas de decisões.
     

REFERÊNCIAS

Coelho, Ricardo Corrêa Ciência política / Ricardo Corrêa Coelho. – 2. ed. reimp.Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC, 2012.159p. : il.

Morgan, Gareth, 1943 - Imagens da organização: edição executiva/Gareth Morgan; tradução Geni G. Goldschmidt. - 2. ed. - 4a reimpressão - São Paulo : Atlas, 2002.

Silva, José Maria da. Apresentação de trabalhos acadêmicos: normas e técnicas/José  Maria da Silva , Emerson Sena da Silveira. 5. Ed. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2009

Jacobsen, Alessandra de Linhares Teorias da administração II / Alessandra de Linhares Jacobsen, Luís Moretto Neto. – 2. ed. reimp. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC, 2012. 168 p. : il.

Organização, processos e tomada de decisão / Altamiro Damian Préve, Gilberto de Oliveira Moritz, Maurício Fernandes Pereira. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2010.186p. : il.

Sanson, João RogérioTeoria das finanças públicas / João Rogério Sanson. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2011.
132p. : il.

TREVISAN, Andrei Pittol; BELLEN, Hans Michael vanRevista de Administração Pública. Rio de Janeiro 42 (3): 529-50, maio/jun. 2008.

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