quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Sobre NATURALISMO. Desmundo, linguagem, Consciência. Uma crítica

    

       De novo a questão da construção do ser - do “eu”. E a bola da vez é a linguagem - também dilema antigo entre os homens. O filme da hora é “Desmundo” de Alan Fresnot, 2003.
     “Desmundo” é um daqueles enredos bem simples e que hipnotiza do adolescente mais hiperativo ao adulto crítico. A obra retrata a condição da mulher, mas há outro monte de temas interessantes: a questão do índio; o poder e declínio do Reino e da igreja. Contudo esse texto aqui se limitará ao “eu” e a variação linguística histórica.
     Ao deslocar uma pessoa no tempo e no espaço, muito daquilo que ela acredita como verdade se desfaz. Acontece até mesmo com a língua (sem as legendas “Desmundo” não é compreensível). Então!? A língua não é legítima? – É o dilema. O debate é antigo e já opinaram personalidades como Aristóteles, empiristas e intelectualistas.

     A bem da verdade é que a construção “dum ser” dentro “dum corpo” passa também pelo implante de uma língua. É através desta que a comunidade vai ser controlada com as narrativas míticas; o que pode e não pode ser pronunciado. “Desmundo” é só a prova de que como qualquer construção humana, a linguagem se desfaz e muda radicalmente no tempo e no especo.




O naturalismo no Brasil teve origem com a publicação de "O Mulato" por Aluísio Azevedo em 1881. Autores como Raul Pompeia, Adolfo Caminha e Júlio Ribeiro, influenciados pelo positivismo europeu, também contribuíram com obras notáveis, como "O Ateneu", "Bom-Crioulo" e "A Carne". Este movimento coincidiu com o declínio da monarquia e o crescimento dos movimentos abolicionistas e republicanos. As características predominantes do naturalismo no Brasil eram o determinismo e a zoomorfização, influenciados por uma abordagem cientificista. Os escritores exploravam personagens marginalizados, frequentemente evidenciando preconceitos "científicos" em relação a mulheres, negros e homossexuais. Sua escrita era objetiva, despojada de romantismo, buscando analisar e expor a sociedade de maneira crua.




1 Marque a CORRETA no que diz respeito ao NATURALISMO:

(A) É determinista

(B) É libertário


2 (Modelo_Vestibular) Marque a alternativa INCORRETA: 

a) Em Desmundo Não é perceptível variação linguística histórica. 

b) A obra retrata da condição da mulher e índio do Brasil de 1570. 

3. Infere-se da análise Desmundo um dilema sobre 

A) O Eu 

B) a língua só 

4. No enredo, NÃO é personagem que exista por vontade do homem

A) O cavalo 

B) a mulher 

C) NDA

5.151 pág. 72 (Reanato Aquino Bc2014min) Observe as palavras grifadas da seguinte frase: “Encaminhamos as cópias do Edital nº 19/82.” Elas são, respectivamente:

(A) verbo, adjetivo;


(B) verbo, substantivo;


GABARITO

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSejbsgnAqgpgqqWMgd6-iAEHCXAIzllPK95Q7T0OxWTinsHFQ/viewform?usp=sf_link



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE EU SEI!

QUER SABER? Aqui você encontrará resenhas de livros, resumos, comentários sobre política e COISAS que você não achou em outro lugar.