terça-feira, 19 de setembro de 2023

11ª Kant - Dever - Questões de Ética, ENEM 2012 E 2014



TEXTO I


Experimentei algumas vezes que os sentidos eram enganosos, e é de prudência nunca se fiar inteiramente em quem já nos enganou uma vez.
DESCARTES, R. Meditações Metafísicas.São Paulo: Abril Cultural, 1979.
TEXTO II
Sempre que alimentarmos alguma suspeita de que uma ideia esteja sendo empregada sem nenhum significado, precisaremos apenas indagar: de que impressão deriva esta suposta ideia? E se for impossível atribuir-lhe qualquer impressão sensorial, isso servirá para confirmar nossa suspeita.
HUME, D. Uma investigação sobre o entendimento. São Paulo: Unesp, 2004 (adaptado).


1, 4.44 (ENEM 2012bAb1) Nos textos, ambos os autores se posicionam sobre a natureza do conhecimento humano. A comparação dos excertos permite assumir que Descartes e Hume

a) defendem os sentidos como critério originário do conhecimento legítimo.

b) atribuem diferentes lugares aos sentidos na obtenção do conhecimento.

AULA EXPLICATIVA

DESCARTES É UM CRITICO O COMPORTAMENTO DO HOMEM QUE SE DEIXA LEVAR PELOS SENTIDOS. O AUTOR É DEFENSOR DO PENSAMENTO RACIONAL NO ATINIGMENTO DAQUILO QUE É A VERDADE. JÁ DAVID HUME DEFENDE O EMPIRISMO QUE É A EXPERIÊNCIA PELOS SENTIDOS COMO ELEMENTO DA AQUISIÇÃO DA VERDADE. AMBOS DIFEREM DO LUGAR DO SENTIDO PARA O CONHEICMENTO VERDADEIRO.


(2ª) Immanuel Kant rejeitava as concepções morais da filosofia grega e cristã pelo fato de elas afirmarem que a ação moral se funda em condicionantes como felicidade ou interesse. Tendo esse assunto como referência inicial, julgue o item subsequente, de acordo com as ideias de Kant.


 A ação de cada indivíduo deve valer como principio universal de conduta.


(A) Certo


(B) Errado





(3ª) Com relação aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto acima, julgue o iten.


Segundo Kant, os indivíduos cumprem, por exemplo, uma promessa contratual por um dever exterior, movidos, sobretudo, por um dever de consciência.

(A) Certo

(B) Errado

É natural

    O pensamento do filósofo Baruch [...] Spinoza sobre a liberdade poderia ser definido assim: "ela consiste em conhecer os cordéis que nos manipulam". Repare que ele não reconhecia a liberdade como coisa de existência verdadeira, mas poderíamos ampliá-la um pouco se aliviássemos, ao conhecê-los, os puxões dos cordéis.
     [...]
     O que me lembrou a portuguesa avó Lucia, de uma amiga querida, que a tudo reagia com o mesmo bordão: "É natural", por mais estapafúrdia que a coisa fosse. "Vó, o padre fugiu com a vizinha!" "É natural, pois..."
     Ela se defendia dos sustos da vida com o uso sistemático da naturalização. A naturalização não tem nada a ver com constatar as forças da natureza sobre nós. Ela é o processo da formação do senso comum, talvez o cordel mais forte que a cultura usa para mandar em nós.
     Minha mãe quis ter oito filhos (teve sete). Por que tantos? "Porque em 1937 era bonito ter família grande, minhas amigas tinham". Era "natural". Tão natural quanto hoje ter dois. Se você quiser mais, o senso comum vai te patrulhar, "que absurdo, você tá louca?". O feminismo naturalizou a tripla jornada de trabalho para a mulher (ganhar dinheiro; gerenciar a casa, marido e filhos). [...] É a surda ditadura do senso comum. Hoje ela se estende ao "politicamente correto", um meio de formar rebanhos. A coisa está ficando afrodescendente...
     Então este é um aviso: você é manipulado, sua inteligência é posta de lado em favor da obediência ao "que todo mundo faz".
     [...]
     Atenção com o implícito, com a alusão. As regras do senso comum nunca são faladas abertamente, ou saberíamos discuti-las. A patrulha se dá por punições sutis (suspiros, trombas e gelos). Também valem adjetivos reducionistas, "Isto é fascismo! Você é neoliberal!" (quem os usa já está dominado).
     Claro, a patrulha também pode ser explícita, matar e espancar gays, porque eles são excessivamente não "naturais", entende? Mas vir dizer que "a diferença é linda" também é outra tentativa de naturalização que eu não aguento.
(Francisco Daudt. Folha de S. Paulo. 04 de setembro de 2012)





A PRÁTICA DA METAFÍSICA - ÉTICA;

METAFÍSICA É A BUSCA DE "VERDADES" UNIVERSAIS E NECESSÁRIAS;

A METAFÍSICA TRABALHA COM A RAZÃO PURA E, POR CONTA DISSO, ELA É IMPOSSÍVEL ENQUANTO CIÊNCIA;

É POSSÍVEL A FÍSICA E A MATEMÁTICA CONHECER ATRAVÉS DOS JUÍZOS SINTÉTICOS A PRIORI;

A FILOSOFIATRANSCEDENTAL DIFERE DA INATISTA POR SER COMO UM BOOMERANG QUE ARREMESADO VOLTA - É ASSIM QUE O CONHECIMENTO VAI DO EMPRISMO AO RACIONALISMO;


4ª (ENEM 2014 adaptada D4 – Inferir uma informação implícita em um texto)    

    O texto de Daudt é polêmico. É difícil uma liberdade na totalidade. Há que se ter o conhecimento proposto pela sociedade daquilo para se optar por uma ou outra ação ditada. As vontades existem, mas os desejos são regulados pela sociedade.
     De acordo com o texto, a "liberdade" - remete a 

a) Arte;            

b) Moral;        


5. Assinale a alternativa que apresenta as duas características do conhecimento puramente apriorístico, como descreve Kant em sua obra “Crítica da Razão Pura”.
Alternativas

6. 2. 1.12. (Vestibular UEMA 2012CASA) O campo ético é constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes.

Para que o sujeito ético possa existir, faz-se necessário o preenchimento das seguintes condições, Marque a INCORRETA

A - Ser consciente de si e dos outros, isto é, ser capaz de refletir e de reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais.

B - O sujeito da ação moral deve assumir aquelas ações que devem, de certa forma, viabilizar suas necessidades e desprezar as ações que não venham a atender aos seus interesses.


7. 3ª o que são o senso moral e a consciência moral.


(A) O senso moral é a maneira como o sujeito da ação moral deve assumir aquelas ações que devem, de certa forma, viabilizar suas necessidades e desprezar as ações que não venham a atender aos seus interesses.


(B) O senso moral é a maneira como avaliamos condutas, situações e comportamentos segundo ideias como as de justiça e injustiça, certo e errado, mérito, grandeza de alma, etc


8 Um filme interessante é Laranja Mecânica. Nele, o Estado, através de uma lavagem cerebral, consegue fazer com que um jovem enoje o crime. De acordo com o estudo da Ética, assinale a opção CORRETA

a)    o processo é doloroso, mas não fere a liberdade e a moral, pois qualquer recurso contra a violência é válido.

b)    o processo é doloroso e fere a liberdade e a moral, pois para premissa para o exercício moral é a consciência e a liberdade;



9. 5ª O que é um juízo de fato e o que é um juízo de valor?



(A) Juízos de fato avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis. Juízos de valor são aqueles que dizem que algo é ou existe, e que dizem o que as coisas são, como são e por que são. 

(B) Juízos de fato são aqueles que dizem que algo é ou existe, e que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Juízos de valor avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis.

Panayiotis Zavos"quebrou"o último tabu da clonagem humana - transferiu embriões para o útero de mulheres, que os gerariam. Esse procedimento é crime em inúmeros países. Aparentemente, o médico possuía um laboratório secreto, no qual fazia seus experimentos. "Não tenho nenhuma dúvida de que uma criança clonada irá aparecer em breve. Posso não ser eu o médico que irá criá-la, mas vai acontecer", declarou Zavos. "Se nos esforçarmos, podemos ter um bebê clonado daqui a um ano, ou dois, mas não sei se é o caso. Não sofremos pressão para entregar um bebê clonado ao mundo. Sofremos pressão para entregar um bebêcionado saudável ao mundo."
CONNOR, s. Disponiwclem: www.independent.co.uk. MC0390 onn; 14 ago, 2012 (adaptado). A clonagem humana é um importante assunto de

10. 6. 5. 6 (ENEM 2014) reflexão no campo da bioética que, entre outras questões, dedica-se a

(A) refletir sobre as relações entre o conhecimento da vidA e os valores éticos do homem.

(B) legitimar o predomínio da espécie humana sobre as demais espécies animais no planeta,


10. 4. 8 (ENEM 2014) Uma norma só deve pretender validez quando todos os que possam ser concernidos por ela cheguem (ou possam chegar), enquanto participantes de um discurso prático, a um acordo quanto à validade dessa norma,
ABERMAS.J. consciênciamoral o agir comunicativo. Rodolino Tempo Brasileiro, 1989,

Segundo HaBermas, a validez de uma norma deve ser estabelecida pelo(a)

(A) liberdade humana, que consagra a vontade.

(B) razão comunicativa, que requer um consenso,




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