Por Isaac Sabino
1.
Qual a concepção de aprendizagem defendida por
Platão nos diálogos Ménon e Fédon e em que esta concepção se funda?
A concepção da aprendizagem defendida por Platão nos diálogos
Ménon e Fédon parte da teoria da reminiscência. Reminiscência significa a
imagem lembrada do passado que se conserva na memória. É a partir dessa
premissa que Platão relaciona à aprendizagem a preexistência da alma. Nesse
contexto, tal concepção se funda no ato de aprender como recordar porque o que
se sabe já existe mesmo antes do nascimento.
2. Como Platão justifica nos diálogos Ménon e Fédon a teoria da aprendizagem aí exposta?
Em Ménor, Platão justifica a teoria da aprendizagem através
do exemplo do escravo que ao ser questionado sobre determinadas figuras
geométricas ele acaba acertando tudo - mesmo sem uma educação prévia daquilo. Esse
exemplo é reforçado em Fédon quando Platão diz que “quando os homens são
interrogados por alguém que sabe interrogar convenientemente eles declaram por
si só tudo como de fato é”. Nisso a teoria da reminiscência é justificada
porque para Platão a alma, anterior ao corpo, já traz consigo alguns conhecimentos
da realidade.
3. Mesmo que no mundo contemporâneo não se possa mais aceitar de modo simplório as concepções platônicas de distinção entre mundo sensível e inteligível, corpo e mente, sensação e intelecto, o que a teoria da aprendizagem apresentada nos diálogos Ménon e Fédon teriam a dizer?
Não é bem verdade que no mundo contemporâneo não se aceite as
concepções platônicas. Para piorar, é tão simplória que muitos nem sabem que
estão praticando tais concepções – basta ver o número de religiosos no mundo. Nesta
época podem ter surgidos outros vários estudos sobre a aprendizagem, mas os
dois diálogos ainda são bem vivos como respostas a dúvidas acerca da aquisição
do conhecimento, por exemplo: como a humanidade tem uma mesma consciência, um
mesmo comportamento, estando em lugares diferentes, com distâncias oceânicas? Como
ela se comporta da mesma forma sem sequer, muitas vezes, uma tenha tido contato
com a outra? Por que todas as culturas buscam divindades? Pessoas inteligentes
são natas ou não? Sem respostas só nos resta a metafísica.
4. Qual a definição de educação apresentada por Platão na obra República, e como ele explicita essa concepção através do Mito da Caverna?
A definição de educação apresentada por Platão na obra a
República “pressupõe diferentes operações da alma que vão desde o abandono das
imagens, das fantasias até o entendimento e aprendizagem do bem. A alegoria da caverna é ainda mais explícita
em relação ao papel da educação. Depois de descrever os homens acorrentados no
fundo da caverna iludidos com as sombras consideradas a verdade, Platão
interpreta a alegoria e constata que a educação não é o que alguns apregoem o que
ela é, mas a arte de permitir ver o bem”.
5. Qual a relação entre sensibilidade e intelecto no processo de aprendizagem definidos por Platão no Teeteto?
Na verdade há mais distinções do que relações entre
sensibilidade e intelecto definidos por Platão em Teeteto. No corpo há os
sentidos e na alma o conhecimento segundo o próprio filósofo. A única coisa que
se pode apontar de relação entre ambos é a passagem: a constante reencarnação
do conhecer que é e está na alma (intelecto) e do não conhecer verdadeiro que é
e está no corpo (sensibilidade).
6. No texto, o professor Paviani indica apresenta a concepção de educação exposta por Platão na obra República, cuja finalidade seria definir os termos de uma cidade justa, valor moral supremo para uma boa cidade, segundo o filósofo. Após a leitura do texto, explicite como ele pode ajudar a pensar na relação entre ética e a aprendizagem.
6. No texto, o professor Paviani indica apresenta a concepção de educação exposta por Platão na obra República, cuja finalidade seria definir os termos de uma cidade justa, valor moral supremo para uma boa cidade, segundo o filósofo. Após a leitura do texto, explicite como ele pode ajudar a pensar na relação entre ética e a aprendizagem.
O próprio Paviani em sua conclusão explicita a relação entre
ética e aprendizagem. Para o autor esta relação está entrecruzada com outras
questões como a da linguagem, do logos e da dialética que são parte integrante
da teoria pedagógica platônica. Platão, por exemplo, ao analisar dialeticamente
o conhecimento o faz criticando as modalidades de linguagem. Isso significa que
alguém que detém o controle da cidade, por exemplo, detém o controle das
palavras e pode mitificar ou pejorar as que lhe convém. Isso não deixa a
verdade às claras. Por isso a língua é de suma
importância e há uma decisão ética quando se opta pela verdade da língua/palavras
no processo de aprendizagem
REFERÊNCIAS
FRASSON, Antonio Carlos,:JUNIOR, Constantino Ribeiro
de Oliveira. METODOLOGIA DA PESQUISA
CIENTÍFICA. São Luís, Maranhão : 2010
Lakatos, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica 1 Marina de Andrade
Marconi, Eva
Maria
Lakatos. - 5. ed. - São Paulo : Atlas 2003.
PAVIANI.
Jayme. Ética e aprendizagem em Platão. HYPNOS,
São Paulo, número 27, 2º semestre 2011, p. 246-259
PLATÃO. Ménon.
Tradução de Ernesto R. Gomes. Lisboa: Edições Colibri, 1992.
PLATÃO. Fédon.
Introdução e comentários de Maria Arminda Alves de Sousa. Porto: Porto Editora,
1995.
Silva, José Maria da. Apresentação
de trabalhos acadêmicos: normas e técnicas/José Maria da Silva , Emerson Sena da Silveira. 5.
Ed. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2009
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