sábado, 12 de junho de 2021

6º Plan 3º Nem lá, nem cá. Cap. 3 Drummond - Pronomes - Cartas

PÁGINA 156 A 171


1. 2. De acordo com os seus estudos, a partir do Livro Didático, marque o conceito CORRETO do que é poema:

(A) é um gênero textual e também um gênero literário escrito com verso, rima,  estrofe, métrica, ritmo e outros;

(B) é um gênero textual e também um gênero literário escrito de forma prosaica de margem a margem da página.

2 (D10 Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto) . Por meio deste descritor pode-se avaliar a habilidade do aluno em identificar quem fala no texto e a quem ele se destina, essencialmente, pela presença de marcas lingüísticas (o tipo de vocabulário, o assunto etc.), evidenciando, também, a importância do domínio das variações lingüísticas que estão presentes na nossa sociedade.

Nem sou triste, nem sou alegre. 
Nem sou quente, nem sou frio. 
Não fico do lado de lá, nem do lado de cá. 
Nem multidão, nem só. 
Converso frequentemente com meu melhor amigo: O silêncio. 
Meus olhos se fixam nele como a admiração de uma criança pelo pai ou pela mãe.

PELAS MARCAS LINGUÍSTICAS DO LOCUTOR DA POESIA, PERCEBE-SE QUE ELE:

(A) não tem muitos amigos e nem se esforça para tê-los;

(B) tem muitos amigos e faz o possível para cultivá-los;

Coração numeroso

Foi no Rio.
Eu passeava na Avenida quase meia-noite.
Bicos de seio batiam nos bicos de luz estrelas inumeráveis.
Havia a promessa do mar
e bondes tilintavam,
abafando o calor
que soprava no vento
e o vento vinha de Minas.
Meus paralíticos sonhos desgosto de viver
(a vida para mim é vontade de morrer)
faziam de mim homem-realejo imperturbavelmente
na Galeria Cruzeiro quente quente
e como não conhecia ninguém a não ser o doce vento mineiro,
nenhuma vontade de beber, eu disse: Acabemos com isso.
Mas tremia na cidade uma fascinação casas compridas
autos abertos correndo caminho do mar
voluptuosidade errante do calor
mil presentes da vida aos homens indiferentes,
que meu coração bateu forte, meus olhos inúteis choraram
O mar batia em meu peito, já não batia no cais.
A rua acabou, quede as árvores? a cidade sou eu
a cidade sou eu
sou eu a cidade
meu amor.
(Reuni‹o. 10. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980. p. 15-6.)



3º O poema “Coração numeroso” é organizado em duas partes e mostra impressões do eu lírico na cidade do Rio de Janeiro. Considerando essa estrutura do poema e as ideias que ele apresenta, responda: Que versos compõem a primeira e a segunda partes?

(A) A primeira parte é constituída pelos versos de 1 a 14; a segunda, do verso 15 até o último. A primeira parte termina em “Acabemos com isso”

(B) A primeira parte é constituída pelos versos de 5 a 15; a segunda, do verso 15 até o último.
A primeira parte termina em “Acabemos com isso”


No meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.
(Reunião. 10. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980.)

4º PARA DRUMOND

(A) O meu poema “No meio do caminho”, composto de dez versos, repete de propósito sete vezes as palavras “tinha” e “pedra”, e seis vezes as palavras “meio” e “caminho”. Isso foi julgado escandaloso;

(B) O meu poema “No meio do caminho”, composto de dez versos, repete de propósito sete vezes as palavras “tinha” e “pedra”, e seis vezes as palavras “meio” e “caminho”. Isso foi bem elogiado;


GRAMÁTICA

1.4. 159 (CÂM.MUN.RIO Renato Aquino b2014) Assinale a classe da palavra destacada nas frases a seguir, corretamente classificada:

a) Não há receitas magicas que  respondam...(1.31) – conjunção

b) ...para resolver tais questões.  (1.32) – pronome demonstrativo


2.    258 pág. 102 (Renato Aquino Ca2014mai) Verbo certo no singular:


(A)    Procurou-se as pessoas


(B)    Respondeu-se aos questionários.


 3. 5.14 (Mest2017b) Atente para os termos em destaque.

Se[1] é (seja) assim que se[2] ensina a ler, com o “alfabetizar” das letras a,b,c... o ensino musical se[3] deveria chamar "dorremizar": aprender o dó, o ré, o mi...Juntam-se[4] as notas e a música aparece!

Considerando as convenções da norma-padrão que se usa para confecção de redações como a do ENEM,

A)  Os “se’s” 1 e 2 são conjunções de condição (SE P/CASO).


B)  O “se” 2 é pronome de indeterminação do sujeito.(VERBO-SE)



“sempre me predispõe”

“tudo o que me propusera”

“costumam me predispor”

“Se me contassem”

“iria me emprestar”

“me lançou a ideia”

“Nos despedimos.”


4. O que há de comum entre todas elas no que diz respeito à posição do
pronome oblíquo?

(A) Ele sempre aparece antes do verbo que acompanha.

(B) Ele sempre aparece depois do verbo que acompanha.


PRODUÇÃO TEXTUAL

São Paulo, 18 de julho de 2013.
À Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – Correios
Referente ao Edital de Seleção de Patrocínios e projetos culturais.
Prezados Senhores,
A Cooperativa Brasileira de Circo e as demais entidades que compõem
a Aliança Pró Circo vêm através desta solicitar que V. Sa. nas próximas
edições de vosso edital, tão importante para a classe das artes cênicas, incluam
o circo como opção.
Atravessamos um momento profícuo, com imensa atividade e inúmeros espetáculos
sendo criados para apresentação em espaços públicos e teatrais.
Fazemos parte da programação habitual do SESC, SESI, Caixa Cultural, Circuito
Cultural Paulista, Circuito das Artes, além de inúmeros festivais pelo Brasil
que existem ou estão sendo criados para atender a essa produção – Festival Brasileiro
de Circo, Festival Mundial de Circo, Ri Catarina, Palhaçaria, entre outros.
Acreditamos que não tem sentido estarmos alijados do processo no momento
em que nossa linguagem está fortalecida e reconhecida internacionalmente.
No aguardo de que a inclusão se faça o mais rapidamente possível e à inteira
disposição para informações,
(Disponível em: https://circoop.files.wordpress.com/2013/09/
carta-correios.jpg. Acesso em: 15/1/2016.)

1º Essa carta faz uma solicitação. A quem a solicitação é dirigida e por quem ela é feita?

(A) A solicitação é dirigida aos Governo; é feita pela Cooperativa Brasileira de Circo.

(B) A solicitação é dirigida aos Correios; é feita pela Cooperativa Brasileira de Circo.

2. 4. Para fundamentar a solicitação que faz, o remetente lança mão de argumentos. Quais
são esses argumentos?

(a) Os de que o circo passa por “um momento profícuo”, desenvolve muitas e diversificadas
atividades por todo o país e tem reconhecimento internacional.

(b) Os de que o circo passa por “um momento ruim”, desenvolve poucas e diversificadas
atividades por todo o país e não tem reconhecimento internacional.




São Bernardo do Campo, 9 de junho de 2010.
Pergunto para a empresa F do Brasil, por intermédio deste conceituado portal,
já que não obtive resposta aceitável por meio do único canal de comunicação com a
fábrica, o telefone 0800.
Comprei um veículo FF, em leilão, com 10 mil quilômetros rodados, proveniente
da frota utilizada em Camaçari pela empresa F. Por se tratar de carros utilizados por funcionários
de alto escalão da empresa, fui informado de que o carro estaria sem garantia.
Mesmo assim comprei, confiando na qualidade dos produtos da Marca F, pois já adquiri
diversos veículos, e meus familiares, ao longo de 20 anos, têm sido também clientes des-
Trata-se de um pronome utilizado em situações formais, como demonstração
de respeito e/ou subordinação ao interlocutor.
Para se mostrar respeitoso e valorizar o destinatário.
Porque, além de tratar o destinatário de forma respeitosa, demonstra considerar que o edital promovido
pelo interlocutor é de grande importância, valorizando, assim, as iniciativas dele.
Os de que o circo passa por “um momento profícuo”, desenvolve muitas e diversificadas
atividades por todo o país e tem reconhecimento internacional.
a) Associar sua imagem a projetos culturais, a fim de ter sua marca divulgada
positivamente em meios variados, como uma empresa que se preocupa com a
cultura brasileira.
Ao mencionar a importância atual do circo em todo o país e até mesmo internacionalmente, o autor mostra indiretamente
ao destinatário que apoiar essa área lhe proporcionará uma grande projeção.
Sim, pois valorizam o interlocutor e mostram que ele também tem a ganhar, caso atenda à solicitação.
A reclamação de que o edital excluiu o circo das atividades artísticas elencadas na sua regulamentação.
REGISTRE
NO CADERNO
170 UNIDADE 2 Palavra e Persuasão
sa montadora. Exemplos: FX Super Série, FSuper, FC (4 ao longo dos anos), FY Sedan, FY
Hatch (anos 2007 e 2009), FK 2009, FF 2008 e um FW 2010, que ainda não chegou, todos
sempre comprados em concessionárias F (principalmente a FS, com a Sra. T.).
Por minha conta, mandei o veículo comprado no leilão para a revisão dos 10 mil
e 15 mil km (antecipadamente, para evitar problemas), pagando normalmente por tais
revisões. Porém, na última revisão surgiu um defeito que, segundo a concessionária
FS e a própria empresa F, localizava-se no diferencial do carro, que afeta a tração 4wd,
fazendo com que o veículo trave as rodas traseiras em funcionamento (nunca tinha
ouvido nem lido nada a respeito disso). Após a constatação do defeito, a concessionária
entrou em contato com o fabricante, a fábrica autorizou a troca da peça e ainda
me ofereceu garantia estendida, comunicando a mim e também à concessionária a
troca sem custo algum (mesmo não estando em garantia, por se tratar de um defeito
de fabricação e não de mau uso). Após cerca de 3 semanas da autorização do conserto,
a própria F me ligou (consultor R. de O., do 0800 da fábrica), alegando que não fariam
mais o conserto, por se tratar de um carro comprado em leilão. Fiquei muito surpreso,
pois, quando ligaram autorizando, estavam cientes de que era um carro de leilão.
Passados mais de 30 dias, o meu carro está no elevador da concessionária, desmontado,
sem solução, pois, na minha opinião, a fábrica não sabe o defeito do carro! Diferencial
com problemas! Como? Nunca vi isso, e para que leiloar um carro com problema
no diferencial? Como vou consertar? Se nem a fábrica tem essa peça, ou seja, isso não se
quebra!!! (O atendente do 0800 me disse que a peça teria de vir do México e achava que
iria demorar cerca de 30 dias.) Péssimo isso, a empresa F está no país há várias décadas,
não é uma marca recente como outras que também sofrem por falta de peças.
Assumi a responsabilidade de comprar um carro em leilão ciente de que não
possui garantia. Mas um defeito no diferencial, isso não aceito. Se após 6 meses de eu
ter comprado um carro em leilão, ele rachar no meio, o fabricante não se responsabiliza
por nada? Isso é bem estranho. E me pergunto: como se quebra um diferencial de um
carro com 14 mil km e automático?
Fico no aguardo por alguma ajuda no caso.
(Disponível em: http://carroseacessorios.com.br/noticias-detalhes.php?id=4926. Acesso em: 13/1/2016. Texto adaptado.)



3 1. Qual é o motivo da reclamação feita na carta em estudo?

(A) Um problema apresentado por um carro comprado em leilão.

(B) Um problema apresentado por uma moto comprada em leilão.

4 2. Para fazer sua reclamação, o autor lançou mão de determinadas estratégias. Identifique,
na carta em estudo, trechos em que ele:

(A) No segundo parágrafo, de “já adquiri diversos veículos e meus familiares ao longo de
10 anos têm sido também clientes dessa montadora”, até “com a Sra. T.)”.


(B) No segundo parágrafo, de “já adquiri diversos veículos e meus familiares ao longo de
20 anos têm sido também clientes dessa montadora”, até “com a Sra. T.)”.



PARA ACESSAR O GABARITO E MARCAR AS QUESTÕES ACESSE O LINKJ ABAIXO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE EU SEI!

QUER SABER? Aqui você encontrará resenhas de livros, resumos, comentários sobre política e COISAS que você não achou em outro lugar.