(a) Os de que o circo passa por “um momento profícuo”, desenvolve muitas e diversificadas
atividades por todo o país e tem reconhecimento internacional.
(b) Os de que o circo passa por “um momento ruim”, desenvolve poucas e diversificadas
atividades por todo o país e não tem reconhecimento internacional.
São Bernardo do Campo, 9 de junho de 2010.
Pergunto para a empresa F do Brasil, por intermédio deste conceituado portal,
já que não obtive resposta aceitável por meio do único canal de comunicação com a
fábrica, o telefone 0800.
Comprei um veículo FF, em leilão, com 10 mil quilômetros rodados, proveniente
da frota utilizada em Camaçari pela empresa F. Por se tratar de carros utilizados por funcionários
de alto escalão da empresa, fui informado de que o carro estaria sem garantia.
Mesmo assim comprei, confiando na qualidade dos produtos da Marca F, pois já adquiri
diversos veículos, e meus familiares, ao longo de 20 anos, têm sido também clientes des-
Trata-se de um pronome utilizado em situações formais, como demonstração
de respeito e/ou subordinação ao interlocutor.
Para se mostrar respeitoso e valorizar o destinatário.
Porque, além de tratar o destinatário de forma respeitosa, demonstra considerar que o edital promovido
pelo interlocutor é de grande importância, valorizando, assim, as iniciativas dele.
Os de que o circo passa por “um momento profícuo”, desenvolve muitas e diversificadas
atividades por todo o país e tem reconhecimento internacional.
a) Associar sua imagem a projetos culturais, a fim de ter sua marca divulgada
positivamente em meios variados, como uma empresa que se preocupa com a
cultura brasileira.
Ao mencionar a importância atual do circo em todo o país e até mesmo internacionalmente, o autor mostra indiretamente
ao destinatário que apoiar essa área lhe proporcionará uma grande projeção.
Sim, pois valorizam o interlocutor e mostram que ele também tem a ganhar, caso atenda à solicitação.
A reclamação de que o edital excluiu o circo das atividades artísticas elencadas na sua regulamentação.
REGISTRE
NO CADERNO
170 UNIDADE 2 Palavra e Persuasão
sa montadora. Exemplos: FX Super Série, FSuper, FC (4 ao longo dos anos), FY Sedan, FY
Hatch (anos 2007 e 2009), FK 2009, FF 2008 e um FW 2010, que ainda não chegou, todos
sempre comprados em concessionárias F (principalmente a FS, com a Sra. T.).
Por minha conta, mandei o veículo comprado no leilão para a revisão dos 10 mil
e 15 mil km (antecipadamente, para evitar problemas), pagando normalmente por tais
revisões. Porém, na última revisão surgiu um defeito que, segundo a concessionária
FS e a própria empresa F, localizava-se no diferencial do carro, que afeta a tração 4wd,
fazendo com que o veículo trave as rodas traseiras em funcionamento (nunca tinha
ouvido nem lido nada a respeito disso). Após a constatação do defeito, a concessionária
entrou em contato com o fabricante, a fábrica autorizou a troca da peça e ainda
me ofereceu garantia estendida, comunicando a mim e também à concessionária a
troca sem custo algum (mesmo não estando em garantia, por se tratar de um defeito
de fabricação e não de mau uso). Após cerca de 3 semanas da autorização do conserto,
a própria F me ligou (consultor R. de O., do 0800 da fábrica), alegando que não fariam
mais o conserto, por se tratar de um carro comprado em leilão. Fiquei muito surpreso,
pois, quando ligaram autorizando, estavam cientes de que era um carro de leilão.
Passados mais de 30 dias, o meu carro está no elevador da concessionária, desmontado,
sem solução, pois, na minha opinião, a fábrica não sabe o defeito do carro! Diferencial
com problemas! Como? Nunca vi isso, e para que leiloar um carro com problema
no diferencial? Como vou consertar? Se nem a fábrica tem essa peça, ou seja, isso não se
quebra!!! (O atendente do 0800 me disse que a peça teria de vir do México e achava que
iria demorar cerca de 30 dias.) Péssimo isso, a empresa F está no país há várias décadas,
não é uma marca recente como outras que também sofrem por falta de peças.
Assumi a responsabilidade de comprar um carro em leilão ciente de que não
possui garantia. Mas um defeito no diferencial, isso não aceito. Se após 6 meses de eu
ter comprado um carro em leilão, ele rachar no meio, o fabricante não se responsabiliza
por nada? Isso é bem estranho. E me pergunto: como se quebra um diferencial de um
carro com 14 mil km e automático?
Fico no aguardo por alguma ajuda no caso.
(Disponível em: http://carroseacessorios.com.br/noticias-detalhes.php?id=4926. Acesso em: 13/1/2016. Texto adaptado.)
3 1. Qual é o motivo da reclamação feita na carta em estudo?
(A) Um problema apresentado por um carro comprado em leilão.
(B) Um problema apresentado por uma moto comprada em leilão.
4 2. Para fazer sua reclamação, o autor lançou mão de determinadas estratégias. Identifique,
na carta em estudo, trechos em que ele:
(A) No segundo parágrafo, de “já adquiri diversos veículos e meus familiares ao longo de
10 anos têm sido também clientes dessa montadora”, até “com a Sra. T.)”.
(B) No segundo parágrafo, de “já adquiri diversos veículos e meus familiares ao longo de
20 anos têm sido também clientes dessa montadora”, até “com a Sra. T.)”.
PARA ACESSAR O GABARITO E MARCAR AS QUESTÕES ACESSE O LINKJ ABAIXO
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