domingo, 27 de junho de 2021

Liga da Justiça Guerra e Ponto de Ignição. Um Eu, a consciência, a alma. CRÍTICA

    



     Liga da Justiça é sempre uma boa indicativa, e a bola da vez são os dois últimos lançamentos da DC: Liga da Justiça: Guerra e Liga da Justiça: Ponto de Ignição. Para quem queira entender o quanto o “Eu”, a consciência, a alma são a parte mais frágil da existência - é só assistir essas duas obras.
     Liga da Justiça - Guerra é de 2014. Dirigido por Jay Oliva, o enredo aborda a luta dos super heróis da DC contra o vilão Darkseid que captura seres orgânicos para transformá-los em máquinas submissas ao seu propósito. Já em Ponto de Ignição, de 2013, os vilões são os próprios super heróis - numa tentativa de salvar sua mãe, flash, com sua velocidade altera o tempo e consecutivamente todas as consciências.
     As duas narrativa têm algo em comum - o medo da perda do "eu", da consciência, da alma. E a prova de que esse algo que habita o corpo é frágil, construído, manipulável.
     O "Eu", a consciência, a alma é uma construção de tempo e lugar. O enredo insinua isso. Quer dizer que você que habita este corpo: sua língua, seus desejos, seus modos de vestir, comer ou agir, seriam diferentes num outro tempo ou num outro lugar. Prova de que você não existe, é uma construção, o "eu", a consciência, a alma são meras construções. Mesmo assim há um apego do corpo com o "eu" da época e do lugar.
     Em "Guerra", diferente do Deus Cristão que quer a alma e não o corpo, Darkseid quer o corpo e não a alma. O ponto auge da filme é a captura do Superman pelo vilão (um supercorpo). Em "Ponto de Ignição", uma alteração no tempo faz com que os corpos continuem, mas o "eu", a consciência, a alma, mudam - Aquaman e Mulher Maravilha se transformam em vilões. O Tempo e o lugar ditam o que habitará dentro do cadáver.

     Portanto, a indicativa dos heróis da DC, em especial as animações lançadas em 2013 e 2014 (vale também a leitura dos quadrinhos) para falar das fragilidades daquilo que habita o corpo, é válida e excelente. Os dois enredos tratam de forma subentendida o apego da matéria corpórea ao espírito vinculado ao tempo e ao lugar – um vício do corpo pela frágil alma.

Darkseid captura o Super_homem-Um super corpo

Flash altera o tempo e Aquaman e Mulher Maravilha tornam-se outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE EU SEI!

QUER SABER? Aqui você encontrará resenhas de livros, resumos, comentários sobre política e COISAS que você não achou em outro lugar.