terça-feira, 30 de agosto de 2022

10º Plan 3º ROBOCOP, O “EU”, LISPECTOR – Implícitos e intertextualidade p 234

Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente
importante para diminuir o risco de infarto mas também de problemas como morte súbita e derrame.
Significa que manter uma alimentação saudável
e praticar atividade física regularmente já reduz,
por si só, as chances de desenvolver vários problemas.
Além disso, é importante para o controle da pressão
arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue.
Também ajuda a diminuir o estresse e a aumentar
a capacidade física, fatores que, somados, reduzem
as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com
acompanhamento médico e moderação, é altamente
recomendável.
ATALIA, M. Nossa vida. Época. 23 mar. 2009.


1º (ENEM) As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que

(a). a expressão “Além disso” marca uma sequenciação de ideiAs.

(b). o conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste.


O Flamengo começou a partida no ataque, enquanto
o Botafogo procurava fazer uma forte marcação
no meio campo e tentar lançamentos para Victor
Simões, isolado entre os zagueiros rubro-negros.
Mesmo com mais posse de bola, o time dirigido por
Cuca tinha grande dificuldade de chegar à área alvinegra
por causa do bloqueio montado pelo Botafogo
na frente da sua área.
No entanto, na primeira chance rubro-negra,
saiu o gol. Ap—s cruzamento da direita de Ibson, a
zaga alvinegra rebateu a bola de cabeça para o meio
da área. Kléberson apareceu na jogada e cabeceou por
cima do goleiro Renan. Ronaldo Angelim apareceu
nas costas da defesa e empurrou para o fundo da rede
quase que em cima da linha: Flamengo 1 a 0.

Disponível em: http://momentodofutebol.blogspot.com (adaptado).

2º (ENEM) O texto, que narra uma parte do jogo final do Campeonato Carioca de futebol, realizado em 2009, contém vários conectivos, sendo que


(A) d. mesmo traz ideia de concessão, já que “com mais posse de bola”, ter dificuldaDe não é algo naturalmente esperado.


(B) e. por causa do indica consequência, porque as tentativas de ataque do Flamengo motivaram o Botafogo a fazer um bloqueio.



    Ademais, por não serem um "padrão" na sociedade que, no que lhe concerne, ainda vem tentando impor a família tradicional através de discursos odiosos, acabam desestruturando a base de algumas famílias. De acordo com o Censo demográfico do IBGE de 2010, a família tradicional não representa mais a maioria do conjunto familiar brasileiro. Tal organização só se sustenta dentro de uma ética cristã.

    Outrossim, a família contemporânea pode ser vista como um ato de rebeldia. Uma base familiar ornamentada na libertinagem pode ser um grande problema para a sociedade, por julgar que quebrar regras é um ato iluminista e não um ato errado. Portanto, essa estrutura pode ser uma porta para a desordem.

   Considerando esses aspectos poderão concluir que, deve que o ministério da educação priorize palestras escolares com o intuito de mostrar que mudanças são necessárias para que aja progresso. Por fim, deve que a população brasileira olhe com outros olhos as diferenças, visto que, como constatou Hannah Arendt "A Pluralidade é a Lei da Terra".

Por "Maria Rita Azevedo  3° ano ""b"" matutino "

3º Marque a alternativa que apresenta só CONECTIVOS

(a) Ademais, Outrossim, Por fim;

(b) Ademais. Outrossim, Pluralidade;


4. 6ª 01. DOs textos lidos abaixo, marque aquele que NÃO HÁ “A redundância”.

(A)          Gelo gelado 24 horas aqui;

(D)         Clarice Lispector é uma escritora existencialista;


5ª 13ª D2 ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE PARTES DE UM TEXTO, IDENTIFICANDO REPETIÇÕES OU SUBSTITUIÇÕES QUE CONTRIBUEM PARA A CONTINUIDADE DA REDAÇÃO.


O TERMO "TAL ORGANIZAÇÃO" é um elemento coesivo REFERENCIAL porque faz referência a que outro elemento do texto?


(A) Família


(B) IBGE


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     Lançado em 2014, o filme RoboCop de José Padilha é um “remake” da versão produzida entre as décadas de 80 e 90. No enredo, o personagem Alex Murphy sofre um atentado e fica bastante ferido. Mais tarde um grupo empresarial “o compra” de sua família para ressuscitá-lo em um maquinário que servirá de policial à época. Ao acordar da morte, a cena lembra muito o dilema do “eu” já muito mencionado na literatura. Hoje, o “eu” figura ente o real e o virtual.
      No filme de Padilha, o problema acontece quando Murphy é reconstruído e mesmo sabendo que parte do seu “eu” está ali; outra que é o corpo foi perdida. O choque é o mesmo da protagonista de Clarisse Lispector em um de seus livros mais famosos – quando a protagonista se pergunta, claro, com outras falas: “quem realmente está no aqui agora?”. O susto é certeiro.
      “Quem sou eu?”; “eu estou no controle?”. Os dois questionamentos são vistos em duas cenas na obra de Padilha e lembram, realmente, o livro  “A Paixão segundo GH” de Lispector. O susto de descobrir que “não é” acontece quando a protagonista da autora fica sozinha sem sua empregada. Para você que quer passar pela mesma sensação – imagine a situação hipotética e responda: “-se você tivesse sido sequestrado quando ainda bebê e vendido num outro país e voltasse para o presente: a língua, o modo de vestir, as comidas tudo seria diferente, não é?”. Nisso, você ‘não é” e muito menos está no controle.
        Atualmente o dilema ficou mais forte, pois além do que já existia que era a abordagem em filmes, na literatura, e no real pelo questionamento que é a construção que se dá pela escola, pela igreja, surgiu um “eu” que vive duplamente no corpo: o real e o virtual. A geração contemporânea vive dessa forma -  num constante embate entre o de “carne e osso” e aquele que fica nas redes sociais - bem diferentes um do outro, mas provocando os mesmos questionamentos – com um “recheio” a mais: a questão homem/máquina e quem está no controle? É a geração Robocop.


Pesquisar da Página 235 até 238


1º O QUE É INTEXTUALIDADE?

(A) é um modo particular de se estabelecer uma relação [...] das ideias do texto original, em geral para subverter ou mesmo o satirizá-lo.

(B) são as relações, menos ou mais explícitas, entre um texto e outros textos produzidos anteriormente a ele.

2ª D4 – Inferir uma informação implícita em um texto. O que são as informações implícitas no texto?

(A) A habilidade que pode ser avaliada por este descritor, relaciona-se à localização pelo que pode estar expressa literalmente no texto.


(B) são aquelas que não estão presentes claramente na base textual, mas podem ser construídas pelo leitor por meio da realização de inferências que as marcas do texto permitem.


3º INFERE-SE DE FORMA EXPLÍCITA DO TEXTO:

(A) Atualmente o dilema ficou mais forte, pois além [...] do real pelo questionamento que é a construção que se dá pela escola, pela igreja, surgiu um “eu” que vive duplamente no corpo: o real e o virtual.

(B) Atualmente o dilema não existe, pois além do que já existia que era a abordagem em filmes, na literatura, e no real pelo questionamento que é a construção que se dá pela escola, pela igreja, um “eu” ficou imutável nos dias atuais



4º Observe a parte não verbal do cartum. O que cada um dos três pássaros está fazendo?


(A) O 1º está ciscando no dente do crocodilo e o 2º está virado para o 3º, que olha para cima e sem preocupação alguma não diz nada.

(B) O 1º está ciscando no dente do crocodilo e o 2º está virado para o 3º, que olha para cima com uma expressão preocupada e fala alguma coisa.

5º O que o olhar do crocodilo expressa?

(A) Tédio, cansaço, preguiça.

(B) Felicidade, enrgia, alegria.


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