domingo, 8 de novembro de 2020

Pré-projeto de Pesquisa com os itens necessários para o desenvolvimento do mesmo:

                                          UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO - UEMANET
CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA



ISAAC SABINO CARDOSO









O sucesso da educação a partir da confecção e execução do Projeto Político Pedagógico da escola





                                  









TIMON DO MARANHÃO
2017
ISAAC SABINO CARDOSO











O sucesso da educação a partir da confecção e execução do Projeto Político Pedagógico da escola


Projeto de pesquisa apresentado no Curso de  Licenciatura em Filosofia, como requisito para a elaboração do trabalho da disciplina Metodologia Científica.

Orientador: Prof. Especialista:  Alexsandra Morais Pereira                      












Timon do Maranhão
  2017

SUMÁRIO


1.             CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA 04
1.1         Tema 04
1.2         Problema 04
1.3         Hipótese ou questões norteadoras 04
1.4         OBJETIVOS 04
1.4.1   Objetivos Gerais 04
1.4.2   Objetivos Especificos 04
2.             JUSTIFICATIVA 05
3.        REFERENCIAL TEÓRICO 06
4.             METODOLOGIA 08
4.1         TIPO DE PESQUISA 09
4.2         UNIVERSO E AMOSTRA 09
4.3         COLETA DE DADOS 09

5.             CRONOGRAMA 10
          REFERÊNCIAS 11                                                                                                                                                               




1 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA


1.1    Tema



O sucesso da educação a partir da confecção e execução do Projeto Político Pedagógico da escola

1.2 Problema


Em que medida a ausência do planejamento de longo prazo é prejudicial à escola?

1.3 Hipótese(s) ou Questões norteadoras


A dificuldade brasileira em se organizar burocraticamente está ligada diretamente ao descaso com o planejamento – o que reflete na ineficiência em praticamente todos os órgãos público brasileiro – inclui-se aí a educação. O Projeto Político Pedagógico (PPP), o planejamento da escola pública, quando não confeccionado e executado impacta negativamente na escola e consecutivamente na educação.

Por que os gestores de escolas públicas insistem na desvalorização da confecção e execução do PPP?

O que leva uma gestão a confeccionar um PPP e engavetá-lo?

1.4 Objetivos


1.4.1 Objetivo geral


Analisar o quanto a rejeição cultural brasileira ao Planejamento impacta negativamente nos números de uma escola.

1.4.2 Objetivos específicos


Conceituar Planejamento;

Conceituar Projeto Político Pedagógico;

Conhecer como o Planejamento é decisivo em outras culturas privadas e públicas desenvolvidas;

Examinar a história do Planejamento no contexto brasileiro;

Analisar como a cultura do improviso, ou só para atender um rito burocrático, é decisiva na ineficiência da escola pública afetando a educação local e consecutivamente a brasileira;


1.5 Justificativa



 






















2 REFERENCIAL TEÓRICO



Administrar implica planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos totais de uma organização a fim de alcançar seus objetivos (CHIAVENATO, 1999).
Chiavenato é a melhor tradução do que antecede e completa o sucesso da Organização.
Na vasta literatura que importa e conceitua o planejamento, destaque para Maximiano (2004), que entende por planejamento a atividade de se definir um futuro desejado e de se estabelecer os meios pelos quais este futuro será alcançado. Trata-se essencialmente de um processo de tomada de decisões, caracterizado por haver a existência de alternativas.
                  Essa afirmação é reforçada por Certo (2003, p. 103) afirmando que: “Planejamento é o desenvolvimento sistemático de programas de ação destinados a alcançar objetivos de negócio estabelecidos de comum acordo por meio de análise da avaliação e da seleção das oportunidades          previstas”. Para Lacombe e Heiborn (2003, p. 162) “O planejamento é um processo administrativo que visa determinar a direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado. [...]”
O planejamento em Chiavenato (1999), Maximiano (2004), Certo (2003) e Lacombe e Heiborn (2003) pode ser resumido nos seguintes termos: antecipação; definição de meios; visão de futuro; programas de ação; direção. É interessante observar que as palavras dos autores formam uma conexão entre passado, presente e futuro. São palavras chaves e de cunho positivo que, claramente, vinculam a organização de algo como controle de uma situação temporal e consecutivamente o sucesso.
Portanto, não à toa, várias personalidades chamam a atenção para a gestão organizada das instituições. Percebe-se que o sucesso só será atingido se objetivos forem traçados e seguidos com uma avaliação contínua. Isso é planejamento e o da escola chama-se Projeto Político Pedagógico (PPP).
                 Um Projeto Político Pedagógico é um Planejamento de longo prazo feito para um lugar menor – uma escola. O documento possui toda a estrutura de um Planejamento Estratégico (PE) grande, inclusive o prazo – a confecção deve durar quatro anos com revisão em dois. Além da missão, visão, dentro do documento tem as orientações para os planos executores – os de menor prazo.
                   Para Paulo Roberto Padilha, (2014), O PPP se torna um documento vivo e eficiente na medida em que serve de parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longo prazos", diz Paulo Roberto Padilha, diretor do Instituto Paulo Freire, em São Paulo.
                 O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento revestido da maior importância porque permite a participação do coletivo na sua elaboração e garante aos pais a escolha da escola com base em seus princípios, sua identidade e outras características.
       Da sua elaboração participam todos os segmentos da comunidade escolar: Gestão, Conselho, Professores, Pessoal Administrativo e pessoal de Apoio.
     O Projeto objetiva nortear todo o trabalho político, administrativo, financeiro e pedagógico durante o período de (04) quatro anos, com revisão prevista para (02) dois anos. Além da Identificação consta no documento Declaração de Valores, Missão, Visão; Fatores Críticos de Sucesso; Análise Externa (oportunidades e ameaça); Análise Interna (pontos fracos e fortes); Questões Estratégicas; Estratégias; e Ações Estratégicas.

                   












 

 

 

 

 

 

 

3 METODOLOGIA


                  
                   De acordo com a classificação em Vergara (2003) esta pesquisa pode ser útil quanto aos fins e quanto aos meios. Quanto aos fins, o trabalho é exploratório, descritivo e explicativo uma vez que visa perceber o comportamento dos Gestores e de uma parcela da comunidade quanto da organização, execução e avaliação de um Planejamento Escolar de longo Prazo.
                   É exploratória porque visa prover o pesquisador maior conhecimento sobre o tema, que pode ser usado em estágios iniciais da investigação e também porque foram usados métodos, critérios e técnicas pré-estabelecidas para formulação da hipótese. (Cervo e Silva, 2006).
                 Segundo Barros e Lehfeld (2007) na pesquisa descritiva realiza-se o estudo, a análise, o registro e a interpretação dos fatos do mundo físico sem a interferência do pesquisador. Quando do registro, da análise e interpretação dos fatos e identificação das causas é explicativa, pois com essa prática visa-se ampliar generalizações, definir leis mais amplas, estruturar e definir modelos teóricos, relacionar hipóteses ou ideias numa dedução lógica (Lakatos e Marconi, 2011)
                  Quantos aos meios, a metodologia utilizada na elaboração dessa pesquisa é a de campo, também é documental e bibliográfica porque é necessária uma vasta leitura de textos antigos e atuais referentes ao assunto. A linguagem é objetiva e simples, trazendo a todo o momento referências ao Planejamento Estratégico e ao Projeto Político Pedagógico. Ainda, há a troca de ideias entre os colegas acadêmicos através de e-mails e interações no Ambiente Virtual de Aprendizagem. O trabalho é de cunho analítico dedutivo e visa provar as ineficiências da educação pública brasileira quando se distancia do ato de Planejar.
                  A amostragem é não-probabilística por conveniência porque a população estudada é, claramente, uma representatividade do todo. Isso se aplica, tanto no universo dos gestores quanto no dos seus subordinados e, também pela facilidade de se encontrar os documentos comprobatórios no local. O fato de ser exploratória está de acordo com Mattar (2001) no que toca a testar ou obter ideias sobre determinado assunto de interesse.
                  Os procedimentos são aquilo que se chama Pesquisa-Ação, pois visa-se esclarecer algo para o bem da coletividade. Segundo Thiollent (2002, p. 75 apud VAZQUEZ e TONUZ, 2006, p. 2), “com a orientação metodológica da pesquisa-ação, os pesquisadores em educação estariam em condição de produzir informações e conhecimentos de uso mais efetivo, inclusive ao nível pedagógico”, o que promoveria condições para ações e transformações de situações dentro da própria escola.
                  As possíveis limitações do método se referem ao tipo de amostra utilizada na pesquisa. O ideal seria uma pesquisa com todo o universo da escola, o que não é possível por questões de tempo e disponibilidade do público pesquisado. Ainda como limitação, é a recusa de alguns entrevistados em divulgar seus nomes nas entrevistas.


3.1 Tipo de pesquisa



A pesquisa é aplicada. A abordagem é qualitativa. A descrição também é objetivo. Os procedimentos adotados é aquilo que se chama Pesquisa-Ação com a pesquisa em bibliografia existente.


3.2 Universo e amostra


Comunidade escolar das duas escolas a serem trabalhadas.


3.3 Coleta de dados


Para a coleta dos dados faz-se necessário a observação do ambiente escolar seguido do uso de entrevistas e de pesquisa em vasta documentação sobre o tema.
















4 CRONOGRAMA


ATIVIDADES
jun
jul
ago
set
out
nov
Levantamento bibliográfico
X





Revisão de literatura

X




Elaboração dos instrumentos para a coleta de dados
X





Levantamento dos dados

X




Análise e interpretação dos dados


X



Construção e digitação do texto monográfico


X



Normalização da Monografia






Entrega da Monografia

X




Defesa da Monografia


X





 


























REFERÊNCIAS


ALMEIDA,  Antonio Anderson; MENEZES, Josefa de Fátima. A importância do planejamento estratégico como fator preponderante ao crescimento organizacional. Disponível em <http://fjav.com.br/revista/Downloads/edicao08/Artigo_60_76.pdf>

        CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração: na administração das organizações. Edição Compacta. 3° Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.     

CHIAVENATO, Idalberto. Administração estratégica. São Paulo: Saraiva, 2006.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia e práticas- 23ª Ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MISOCZKY, Maria Ceci Araujo. Planejamento e programação na administração pública / Maria Ceci Araujo Misoczky, Paulo Guedes. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2011. 184p. : il. Disponível em <http://www.impostometro.com.br/posts/carga-tributaria-brasileira> acesso em 02 de maio 2015.


SILVA, José Maria da. Apresentação de trabalhos acadêmicos: normas e técnicas/José Maria da Silva , Emerson Sena da Silveira. 5. Ed. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2009




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE EU SEI!

QUER SABER? Aqui você encontrará resenhas de livros, resumos, comentários sobre política e COISAS que você não achou em outro lugar.