NÚCLEO DE TECNOLOGIAS
PARA A EDUCAÇÃO - UEMANET
CURSO DE LICENCIATURA
EM FILOSOFIA
ISAAC
SABINO CARDOSO
O
sucesso da educação a partir da confecção e execução do Projeto Político
Pedagógico da escola
TIMON DO MARANHÃO
2017
ISAAC SABINO CARDOSO
Projeto de pesquisa apresentado no Curso de Licenciatura em Filosofia, como requisito para
a elaboração do trabalho da disciplina Metodologia Científica.
Orientador: Prof. Especialista: Alexsandra Morais Pereira
Timon do Maranhão
2017
SUMÁRIO
1.
CARACTERIZAÇÃO
DA PESQUISA
04
1.1
Tema
04
1.2
Problema
04
1.3
Hipótese ou questões norteadoras
04
1.4
OBJETIVOS
04
1.4.1 Objetivos
Gerais
04
1.4.2 Objetivos
Especificos
04
2.
JUSTIFICATIVA
05
3. REFERENCIAL TEÓRICO
06
4.
METODOLOGIA
08
4.1
TIPO DE
PESQUISA
09
4.2
UNIVERSO E
AMOSTRA
09
4.3
COLETA DE
DADOS
09
5.
CRONOGRAMA
10
REFERÊNCIAS
11
1 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA
1.1 Tema
O sucesso
da educação a partir da confecção e execução do Projeto Político Pedagógico da
escola
1.2 Problema
Em que medida a ausência
do planejamento de longo prazo é prejudicial à escola?
1.3 Hipótese(s) ou Questões norteadoras
A
dificuldade brasileira em se organizar burocraticamente está ligada diretamente
ao descaso com o planejamento – o que reflete na ineficiência em praticamente
todos os órgãos público brasileiro – inclui-se aí a educação. O Projeto
Político Pedagógico (PPP), o planejamento da escola pública, quando não
confeccionado e executado impacta negativamente na escola e consecutivamente na
educação.
Por
que os gestores de escolas públicas insistem na desvalorização da confecção e
execução do PPP?
O
que leva uma gestão a confeccionar um PPP e engavetá-lo?
1.4 Objetivos
1.4.1 Objetivo geral
Analisar o quanto a rejeição cultural
brasileira ao Planejamento impacta negativamente nos números de uma escola.
1.4.2 Objetivos específicos
Conceituar Planejamento;
Conceituar Projeto Político Pedagógico;
Conhecer como o Planejamento é decisivo em
outras culturas privadas e públicas desenvolvidas;
Examinar a história do Planejamento no
contexto brasileiro;
Analisar como a cultura do improviso, ou só
para atender um rito burocrático, é decisiva na ineficiência da escola pública
afetando a educação local e consecutivamente a brasileira;
1.5 Justificativa
O
trabalho justifica-se pela necessidade de conhecer a realidade do ato de
planejar no contexto escolar brasileiro. Assim, considerando-se a importância
da escola e a relevância dos serviços prestados por ela à sociedade brasileira,
o estudo do planejamento estratégico desta instituição é algo de absoluta
pertinência. Entender o modo como uma Unidade de Ensino planeja suas diversas
atividades e como gerencia sua estrutura organizacional e humana poderá
contribuir para melhoria do atendimento à população e, consequentemente,
aprimorar a prestação dos serviços públicos sob a responsabilidade da
instituição.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
Administrar
implica planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos totais de
uma organização a fim de alcançar seus objetivos (CHIAVENATO, 1999).
Chiavenato
é a melhor tradução do que antecede e completa o sucesso da Organização.
Na vasta literatura que importa e
conceitua o planejamento, destaque para Maximiano (2004), que entende por
planejamento a atividade de se definir um futuro desejado e de se estabelecer
os meios pelos quais este futuro será alcançado. Trata-se essencialmente de um
processo de tomada de decisões, caracterizado por haver a existência de
alternativas.
Essa afirmação é reforçada por Certo (2003, p. 103) afirmando que: “Planejamento é o desenvolvimento sistemático de programas de ação destinados a alcançar objetivos de negócio estabelecidos de comum acordo por meio de análise da avaliação e da seleção das oportunidades previstas”. Para Lacombe e Heiborn (2003, p. 162) “O planejamento é um processo administrativo que visa determinar a direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado. [...]”
Essa afirmação é reforçada por Certo (2003, p. 103) afirmando que: “Planejamento é o desenvolvimento sistemático de programas de ação destinados a alcançar objetivos de negócio estabelecidos de comum acordo por meio de análise da avaliação e da seleção das oportunidades previstas”. Para Lacombe e Heiborn (2003, p. 162) “O planejamento é um processo administrativo que visa determinar a direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado. [...]”
O planejamento em Chiavenato (1999),
Maximiano (2004), Certo (2003) e Lacombe e Heiborn (2003) pode ser resumido nos
seguintes termos: antecipação; definição de meios; visão de futuro; programas
de ação; direção. É interessante observar que as palavras dos autores formam
uma conexão entre passado, presente e futuro. São palavras chaves e de cunho
positivo que, claramente, vinculam a organização de algo como controle de uma
situação temporal e consecutivamente o sucesso.
Portanto,
não à toa, várias personalidades chamam a atenção para a gestão organizada das
instituições. Percebe-se que o sucesso só será atingido se objetivos forem
traçados e seguidos com uma avaliação contínua. Isso é planejamento e o da
escola chama-se Projeto Político Pedagógico (PPP).
Um Projeto Político Pedagógico
é um Planejamento de longo prazo feito para um lugar menor – uma escola. O
documento possui toda a estrutura de um Planejamento Estratégico (PE) grande,
inclusive o prazo – a confecção deve durar quatro anos com revisão em dois.
Além da missão, visão, dentro do documento tem as orientações para os planos
executores – os de menor prazo.
Para Paulo Roberto Padilha, (2014), O
PPP se torna um documento vivo e eficiente na medida em que serve de parâmetro
para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longo
prazos", diz Paulo Roberto Padilha, diretor do Instituto Paulo Freire, em
São Paulo.
O Projeto Político Pedagógico
(PPP) é um documento revestido da maior importância porque permite a
participação do coletivo na sua elaboração e garante aos pais a escolha da
escola com base em seus princípios, sua identidade e outras características.
Da
sua elaboração participam todos os segmentos da comunidade escolar: Gestão,
Conselho, Professores, Pessoal Administrativo e pessoal de Apoio.
O
Projeto objetiva nortear todo o trabalho político, administrativo, financeiro e
pedagógico durante o período de (04) quatro anos, com revisão prevista para
(02) dois anos. Além da Identificação consta no documento Declaração de
Valores, Missão, Visão; Fatores Críticos de Sucesso; Análise Externa
(oportunidades e ameaça); Análise Interna (pontos fracos e fortes); Questões
Estratégicas; Estratégias; e Ações Estratégicas.
3 METODOLOGIA
De acordo com a classificação
em Vergara (2003) esta pesquisa pode ser útil quanto aos fins e quanto aos
meios. Quanto aos fins, o trabalho é exploratório, descritivo e explicativo uma
vez que visa perceber o comportamento dos Gestores e de uma parcela da
comunidade quanto da organização, execução e avaliação de um Planejamento
Escolar de longo Prazo.
É
exploratória porque visa prover o pesquisador maior conhecimento sobre o tema,
que pode ser usado em estágios iniciais da investigação e também porque foram
usados métodos, critérios e técnicas pré-estabelecidas para formulação da hipótese.
(Cervo e Silva, 2006).
Segundo Barros e Lehfeld (2007) na pesquisa descritiva realiza-se o
estudo, a análise, o registro e a interpretação dos fatos do mundo físico sem a
interferência do pesquisador. Quando do registro, da análise e interpretação
dos fatos e identificação das causas é explicativa, pois com essa prática
visa-se ampliar generalizações, definir leis mais amplas, estruturar e definir
modelos teóricos, relacionar hipóteses ou ideias numa dedução lógica (Lakatos e
Marconi, 2011)
Quantos aos meios, a
metodologia utilizada na elaboração dessa pesquisa é a de campo, também é
documental e bibliográfica porque é necessária uma vasta leitura de textos
antigos e atuais referentes ao assunto. A linguagem é objetiva e simples,
trazendo a todo o momento referências ao Planejamento Estratégico e ao Projeto
Político Pedagógico. Ainda, há a troca de ideias entre os colegas acadêmicos
através de e-mails e interações no Ambiente Virtual de Aprendizagem. O trabalho é de cunho analítico dedutivo e visa provar as ineficiências da
educação pública brasileira quando se distancia do ato de Planejar.
A amostragem é
não-probabilística por conveniência porque a população estudada é, claramente,
uma representatividade do todo. Isso se aplica, tanto no universo dos gestores
quanto no dos seus subordinados e, também pela facilidade de se encontrar os
documentos comprobatórios no local. O fato de ser exploratória está de acordo
com Mattar (2001) no que toca a testar ou obter ideias sobre determinado
assunto de interesse.
Os procedimentos são aquilo
que se chama Pesquisa-Ação, pois visa-se esclarecer algo para o bem da
coletividade. Segundo Thiollent (2002, p. 75 apud VAZQUEZ e TONUZ, 2006,
p. 2), “com a orientação metodológica da pesquisa-ação, os pesquisadores em
educação estariam em condição de produzir informações e conhecimentos de uso
mais efetivo, inclusive ao nível pedagógico”, o que promoveria condições para
ações e transformações de situações dentro da própria escola.
As
possíveis limitações do método se referem ao tipo de amostra utilizada na
pesquisa. O ideal seria uma pesquisa com todo o universo da escola, o que não é
possível por questões de tempo e disponibilidade do público pesquisado. Ainda
como limitação, é a recusa de alguns entrevistados em divulgar seus nomes nas
entrevistas.
3.1 Tipo de pesquisa
A pesquisa
é aplicada. A abordagem é qualitativa. A descrição também é objetivo. Os
procedimentos adotados é aquilo que se chama Pesquisa-Ação com a pesquisa em
bibliografia existente.
3.2 Universo e amostra
Comunidade
escolar das duas escolas a serem trabalhadas.
3.3 Coleta de dados
Para a coleta dos dados faz-se
necessário a observação do ambiente escolar seguido do uso de entrevistas e de
pesquisa em vasta documentação sobre o tema.
4 CRONOGRAMA
ATIVIDADES
|
jun
|
jul
|
ago
|
set
|
out
|
nov
|
Levantamento
bibliográfico
|
X
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|
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Revisão
de literatura
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X
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|
Elaboração dos instrumentos para a coleta
de dados
|
X
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|
Levantamento
dos dados
|
|
X
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|
Análise
e interpretação dos dados
|
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|
X
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|
Construção
e digitação do texto monográfico
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|
X
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|
Normalização da Monografia
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|
Entrega
da Monografia
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X
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|
Defesa
da Monografia
|
|
|
X
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REFERÊNCIAS
ALMEIDA,
Antonio Anderson; MENEZES, Josefa de Fátima. A importância do planejamento estratégico como fator preponderante ao
crescimento organizacional. Disponível em
<http://fjav.com.br/revista/Downloads/edicao08/Artigo_60_76.pdf>
CHIAVENATO,
Idalberto. Introdução à Teoria Geral da
Administração: na administração das organizações. Edição Compacta. 3° Ed.
Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
CHIAVENATO,
Idalberto. Administração estratégica.
São Paulo: Saraiva, 2006.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico: conceitos,
metodologia e práticas- 23ª Ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MISOCZKY, Maria Ceci Araujo. Planejamento e programação na administração
pública / Maria Ceci Araujo Misoczky, Paulo Guedes. – Florianópolis :
Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB,
2011. 184p. : il. Disponível em
<http://www.impostometro.com.br/posts/carga-tributaria-brasileira> acesso
em 02 de maio 2015.
SILVA, José Maria da. Apresentação de trabalhos acadêmicos:
normas e técnicas/José Maria da Silva , Emerson Sena da Silveira. 5. Ed. –
Petrópolis, RJ : Vozes, 2009
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