segunda-feira, 13 de novembro de 2023

A questão Antropológica no filme O Último Samurai

 

                O Último Samurai é um filme épico de guerra estadunidense, de 2003, dirigido e co-produzido por Edward Zwick, que também co-escreveu o roteiro com John Logan. O filme é estrelado por Tom Cruise, que também co-produziu, [...] Inspirado por um projeto de Vincent Ward. [...]

                 O filme conta a história do Capitão Nathan Algren (Tom Cruise), veterano das guerras indígenas nos Estados Unidos. Já no início da narrativa, Algren é apresentado como o soldado beberrão traumatizado com as batalhas passadas, mas que é muito bom no que faz, a prova é que, ainda no primeiro ato, ele é convidado por seu ex-comandante para participar do treinamento do recém-criado Exército Imperial Japonês.

                  Quando Imperador volta ao poder central no Japão, o governo passa a contratar generais e engenheiros ocidentais para treinar e equipar o seu exército contra os Samurais. Após começar o treinamento dos soldados do Exército Imperial, Algren percebe que não estão prontos para lutar e não podem vencer mesmo com armas de fogo, no entanto seu comandante, o Coronel Bagley, insiste em enviá-los para a batalha. Durante o combate, vendo o exército ser massacrado pelos samurais, o Coronel Bagley foge da frente de batalha, pois na verdade não tinha o dever de lutar mesmo. Ao contrário de seu comandante, o capitão Algren fica e luta bravamente até ser rendido pelo líder dos Samurais, que fica impressionado com a bravura de seu adversário, poupando-lhe assim a vida, mas levando-o como prisioneiro.

                  Durante sua estadia com os Samurais, Algren acaba aos poucos se apaixonando pela cultura e valores dos guerreiros e enfim passa a apoiá-los contra as Forças Imperiais e a ocidentalização desenfreada do país.

                  Uma coisa interessante na obra é o amadurecimento do personagem depois de sua derrota contra os samurais e consecutivamente sua inserção na nova cultura. Melhor ainda é o estudo Antropológico que se é possível fazer a partir dessa ficção, pois é perceptível o processo de ACULTURAÇÃO em nível micro, do protagonista, porque, quando se observa a realidade macro, de país, o Japão está sendo moldado pela cultura ocidental, mas sem a reciprocidade. Outro fator antropológico que merece atenção, agora visto pelo olhar do herói, é a ENDOCULTURAÇÃO, que nada mais é do que o processo pelo qual a aprendizagem e educação em uma cultura ocorre desde a infância com a aquisição das crenças e comportamentos vistos como verdades imutáveis. Deve ser por isso que seja interessante ter crianças e jovens com boa participação no enredo.

                 O etnocentrismo também é visto no filme de duas formas: horizontal e vertical. Na horizontal, têm-se os orientais olhando para os ocidentais como cultura inferior; ao mesmo tempo os ocidentais agem iguais com relação aos orientais. Dentro do próprio Japão é perceptível o olhar do imperador e dos nobres que o cercam de menosprezo ao homem comum tido como uma cultura inferior. Já o empréstimo ou difusão cultural ocorre com a entrada das armas no território japonês.

                 Embora não seja totalmente inédito, O Último Samurai é um filme muito bom, porque, ali, para além da ação e do romance, encontra-se uma reflexão acerca da sabedoria antropológica com suas diversas divisões. Durante todo o enredo vários processos são vistos, mas dentro da aculturação um é em especial, que é a ASSIMILAÇÃO - situação mediante qual o protagonista americano alcança uma “solidariedade” cultural com seus captores samurais encontrando a paz no retorno a pequena aldeia japonesa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

 

 

Assis, Olney Queiroz. Manual de antropologia jurídica / Olney Queiroz Assis, Vitor Frederico Kümpel. — São Paulo : Saraiva, 2011.

 

 

Lakatos, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica 1 Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. - 5. ed. - São Paulo : Atlas 2003.

 

O Último Samurai. Disponível em Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/O_%C3%9Altimo_Samurai> acesso em 06 de dezembro de 2020

Silva, José Maria da. Apresentação de trabalhos acadêmicos: normas e técnicas/José Maria da Silva , Emerson Sena da Silveira. 5. Ed. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2009

 



 

4 comentários:

  1. 1)EM QUAL ANO O FILME "O ÚLTIMO SAMURAI FOI LANÇADO?

    2)E QUEM DIRIGIU O FILME?

    3)O QUE ESSE FILME RELATA?

    4)Oque aconteceu durante a estadia do Algren com os samurais?

    5)O FILME de duas formas?explique




    Emanuely beatriz sousa da Silva
    Rua 2 A noturno

    ResponderExcluir
  2. 01- Como Algren é apresentado na história do Filme ?


    02- O que acontece com o personagem depois de sua derrota contra os samurais e consecutivamente sua inserção da nova cultura ?


    03- Que estudo Antropológico é possível fazer a partir dessa ficção?


    04- Embora o filme não seja inédito, o último samurai é muito bom , por que ?


    05- Durante todo o enrendo vários processos são visto, mais dentro da aculturação uma especial qual é?


    Nome: Mairla Góis Araújo

    Série: Eja 2 "B"

    ResponderExcluir
  3. 1 O Último Samurai é um filme épico de guerra estadunidense por que?

    2 Quando Imperador volta ao poder central no Japão?

    3 Uma coisa interessante na obra é o amadurecimento do personagem depois de sua derrota contra os samurais por Que?

    4 Embora não seja totalmente inédito, O Último Samurai é um filme muito bom, porque

    5 O etnocentrismo também é visto no filme de duas formas. horizontal e vertical Por Que?

    Carlos Antonio dos Santos silva
    Eja II A noturno

    ResponderExcluir
  4. 1) quais eram as armas e as armaduras samurais?


    2) qual a diferença tecnológica pode ser vista entre o exército de Katsumoto e o exército de omura?


    3) qual a brincadeira infantil demonstrada no filme?


    4) o que significa bushido, e em que ele ajudaria a sociedade hoje?


    5) qual a diferença de vestimentas da capital, para a vila nobutada?

    Nome: Kuarupp Daniel Santos Barbosa.

    Série:EJA 2 "A" noturno.

    ResponderExcluir

O QUE EU SEI!

QUER SABER? Aqui você encontrará resenhas de livros, resumos, comentários sobre política e COISAS que você não achou em outro lugar.