sexta-feira, 3 de novembro de 2023

ENEM 2016, 2014, 2016. SCHOPENHAUER, A. Sentimos que toda satisfação de nossos desejos [...] assemelha-se à esmola que mantém hoje o mendigo vivo [...] DESCARTES, R.Experimentei algumas vezes que os sentidos eram enganoso








1ª - Leia as afirmações sobre a exposição metafísica do espaço e do tempo como formas a priori da intuição. 

I) Na estética transcendental, trata-se o tempo intuitivo como relações de sucessão e simultaneidade. 

II) Na estética transcendental, trata-se o espaço como a forma da intuição do sentido externo enquanto o tempo como a forma da intuição do sentido interno. 

III) Na estética transcendental, o sentido interno não tem primazia sobre o sentido externo, eles estão no mesmo nível de representação. 

IV) Na estética transcendental, espaço e tempo tem um caráter também conceitual. 


Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações CORRETAS, de acordo com a posição de Kant em sua obra “Crítica da Razão Pura”.

(A) I, II, III e IV;

(B) I e II;

O Mistério e a ciência




Sentimos que toda satisfação de nossos desejos advinda do mundo assemelha-se à esmola que mantém hoje o mendigo vivo, porém prolonga amanhã a sua fome. A resignação, ao contrário, assemelha-se à fortuna herdada: livra o herdeiro para sempre de todas as preocupações.

SCHOPENHAUER, A. Aforismo para a saBedoria da vida. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

2.     1 (ENEM 2016aBa1min) O trecho destaca uma ideia remanescente de uma tradição filosófica ocidental, segundo a qual a felicidade se mostra indissociavelmente ligada à

A administração da independência interior.

B busca de prazeres efêmeros.

AULA EXPLICATIVA

SHOPENHAUER CRITICA O COMPORTAMENTO DO MUNDO OCIDENTAL NA BUSCA POR PRAZERES QUE SÓ PRODUZEM FELICIDADE NUM INTEREVALO DEPOUCO TEMPO. ISSO ACONTECE COM AS COMPRAS MATERIAIS. O AUTORE É DEFENSOR DO HOMEM QUE ABANDONA ESSA ESMOLA QUE SÓ MANTÉM A SUBEXISTÊNCIA. RESIGNAR CONTRA ESSA MORAL É A POSTURA QUE O FILÓSOFO ACONSELHA AOS OCIENTAIS.




3. 24 (ENEM 2014) Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e não necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de vã opinião. Os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente desfeito, quando é difícil obter sua satisfação ou parecem geradores de dano.

EPICURO DE SAMOS, Doutrinas principais. In: SANSON, V. F. Toxtos do filosofin, Rio de Janeiro:Eduff, 1974,

No fragmento da obra filosófica de Epicuro, o homem tem como fim

a)    alcançar o prazer moderado e a felicidade. valorizar os deveres e as obrigações sociAis,

b)    aceitar o sofrimento e o rigorismo da vida com resignação, refletir sobre os valores e as normas dadas pela divindade.

AULA EXPLICATIVA

EPICURO É UM CRITICO O COMPORTAMENTO DO HOMEM QUE SE DEIXA LEVAR PELOS DESEJOS MATERIAIS. O AUTOR É DEFENSOR DO DESEJO RACIONAL E MODERADO.

Pirro afirmava que nada é nobre e vergonhoso, justo ou injusto; e que, da mesma maneira, nada existe do ponto de vista da verdade; que os homens agem apenas segundo a lei e o costume, nada sendo mais isto do que aquilo. Ele levou uma vida de acordo com esta doutrina, nada procurando evitar e não se desviando do que quer que fosse, suportando tudo, carroças, por exemplo, precipícios, cães, nada deixando ao arbítrio dos sentidos.

LAÉRCIO, D. 􀀹􀁌􀁇􀁄􀁖􀀃􀁈􀀃􀁒􀁖􀀃􀁌􀁏􀁘􀁖􀁗􀁕􀁈􀁖. Brasília: Editora UnB, 1988.
4.28 (ENEM 2016) O ceticismo, conforme sugerido no texto, caracteriza-se por:

B Atingir o verdadeiro prazer como o princípio e o fim da vida feliz.

C Defender a indiferença e a impossibilidade de obter alguma Certeza.


PARA MARCAR AS QUESTÕES CLIQUE NO LINK ABAIXO E ACESSE O GABARITO NO GOOGLE FORMS














AULA EXPLICATIVA

PIRRO É UM CRITICO DO COMPORTAMENTO DO HOMEM QUE PENSA PODER ENCONTRAR A VERDADE. PARA O AUTOR, É IMPOSÍVEL A HUMANIDADE ALCANÇAR A CERTEZA SOBRE ALGO.

SOBRE VERDADE E FELICIDADE ASSISTA AS VÍDEO AULAS ABAIXO

Cardoso. Isaac Sabino. O Niilismo em Nieszhe. Disponível em <https://youtu.be/pgDyrrmkJ-k> acesso em 07 de março de 2021

Cardoso. Isaac Sabino. Questão 118 do ENEM 2018. Triste de Fim de Policarpo Quaresma. <https://youtu.be/D4lbLacTNyU>acesso em 07 de março de 2021


Cardoso. Isaac Sabino. WITTEGENSTEIN, Ludwig INVESTIGAÇÕES FILOSÓFICAS <https://youtu.be/8Lto1kLljcU>acesso em 07 de março de 2021



Cardoso. Isaac Sabino. O Método Cartesiano <https://youtu.be/zj-_4MVU40s> acesso em 07 de março de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE EU SEI!

QUER SABER? Aqui você encontrará resenhas de livros, resumos, comentários sobre política e COISAS que você não achou em outro lugar.