1ª - Leia as afirmações sobre a exposição metafísica do espaço e do tempo como formas a priori da intuição.
I) Na estética transcendental, trata-se o tempo intuitivo como relações de sucessão e simultaneidade.
II) Na estética transcendental, trata-se o espaço como a forma da intuição do sentido externo enquanto o tempo como a forma da intuição do sentido interno.
III) Na estética transcendental, o sentido interno não tem primazia sobre o sentido externo, eles estão no mesmo nível de representação.
IV) Na estética transcendental, espaço e tempo tem um caráter também conceitual.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações CORRETAS, de acordo com a posição de Kant em sua obra “Crítica da Razão Pura”.
(A) I, II, III e IV;
(B) I e II;
O Mistério e a ciência
Sentimos
que toda satisfação de nossos desejos advinda do mundo assemelha-se à esmola
que mantém hoje o mendigo vivo, porém prolonga amanhã a sua fome. A resignação,
ao contrário, assemelha-se à fortuna herdada: livra o herdeiro para sempre de
todas as preocupações.
SCHOPENHAUER,
A. Aforismo para a saBedoria da vida. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
2.
1
(ENEM 2016aBa1min) O trecho destaca uma ideia remanescente de uma tradição
filosófica ocidental, segundo a qual a felicidade se mostra indissociavelmente
ligada à
A administração da independência interior.
B busca de prazeres efêmeros.
AULA EXPLICATIVA
SHOPENHAUER CRITICA O COMPORTAMENTO DO MUNDO OCIDENTAL NA BUSCA POR PRAZERES QUE SÓ PRODUZEM FELICIDADE NUM INTEREVALO DEPOUCO TEMPO. ISSO ACONTECE COM AS COMPRAS MATERIAIS. O AUTORE É DEFENSOR DO HOMEM QUE ABANDONA ESSA ESMOLA QUE SÓ MANTÉM A SUBEXISTÊNCIA. RESIGNAR CONTRA ESSA MORAL É A POSTURA QUE O FILÓSOFO ACONSELHA AOS OCIENTAIS.
3. 24 (ENEM 2014) Alguns dos desejos são naturais e necessários;
outros, naturais e não necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas
nascidos de vã opinião. Os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos
não são necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente desfeito, quando é
difícil obter sua satisfação ou parecem geradores de dano.
EPICURO
DE SAMOS, Doutrinas principais. In: SANSON, V. F. Toxtos do filosofin, Rio de
Janeiro:Eduff, 1974,
No fragmento da
obra filosófica de Epicuro, o homem tem como fim
a) alcançar o prazer moderado e a felicidade.
valorizar os deveres e as obrigações sociAis,
b) aceitar o sofrimento e o rigorismo da vida
com resignação, refletir sobre os valores e as normas dadas pela divindade.
AULA EXPLICATIVA
EPICURO É UM CRITICO O COMPORTAMENTO DO HOMEM QUE SE DEIXA LEVAR PELOS DESEJOS MATERIAIS. O AUTOR É DEFENSOR DO DESEJO RACIONAL E MODERADO.
Pirro afirmava que nada é nobre e vergonhoso, justo
ou injusto; e que, da mesma maneira, nada existe do ponto de vista da verdade;
que os homens agem apenas segundo a lei e o costume, nada sendo mais isto do
que aquilo. Ele levou uma vida de acordo com esta doutrina, nada procurando
evitar e não se desviando do que quer que fosse, suportando tudo, carroças, por
exemplo, precipícios, cães, nada deixando ao arbítrio dos sentidos.
LAÉRCIO,
D. .
Brasília: Editora UnB, 1988.
4.28
(ENEM 2016) O ceticismo, conforme sugerido no texto, caracteriza-se por:
B
Atingir o verdadeiro prazer como o princípio e o fim da vida feliz.
C
Defender a indiferença e a impossibilidade de obter alguma Certeza.
PARA MARCAR AS QUESTÕES CLIQUE NO LINK ABAIXO E ACESSE O GABARITO NO GOOGLE FORMS
AULA EXPLICATIVA
PIRRO É UM CRITICO DO COMPORTAMENTO DO HOMEM QUE PENSA PODER ENCONTRAR A VERDADE. PARA O AUTOR, É IMPOSÍVEL A HUMANIDADE ALCANÇAR A CERTEZA SOBRE ALGO.
SOBRE VERDADE E FELICIDADE ASSISTA AS VÍDEO AULAS ABAIXO
Cardoso. Isaac Sabino. O Niilismo em Nieszhe. Disponível em <https://youtu.be/pgDyrrmkJ-k> acesso em 07 de março de 2021
Cardoso. Isaac Sabino. Questão 118 do ENEM 2018. Triste de Fim de Policarpo Quaresma. <https://youtu.be/D4lbLacTNyU>acesso em 07 de março de 2021
Cardoso. Isaac Sabino. WITTEGENSTEIN, Ludwig INVESTIGAÇÕES FILOSÓFICAS < https://youtu.be/8Lto1kLljcU>acesso em 07 de março de 2021
Cardoso. Isaac Sabino. O Método Cartesiano <https://youtu.be/zj-_4MVU40s> acesso em 07 de março de 2021
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