quinta-feira, 27 de maio de 2021

A Rotatividade de Professores atrapalhando o sucesso dos alunos


Por Gabriele

 

            A busca por melhores condições no ambiente de trabalho e salário leva os melhores professores brasileiros a mudarem constantemente de instituição de ensino. Essas mudanças, na linguagem mais formal,  chama-se Rotatividade docente e é muito prejudicial a um acompanhamento mais próximo do alunado, o que acaba "precarizando" o serviço educacional e impactando negativamente no aprendizado dos alunos e, até mesmo, nas notas da escola nas avaliações do governo. Nisso, fica uma pergunta: como diminuir essas deficiências que são geradas com essas trocas?

                Atualmente os professores vivem procurando a melhor escola para trabalharem. Aquela que tem a melhor estrutura e paga melhor, além disso, está comum a mudança desses profissionais para outras áreas. A nova conquista se dá pela busca de um melhor salário e pelo desejo de sair do "estresse" provocado por uma sala de aula lotada, quente, sem a mínima tecnologia e com núcleo diretores que não têm a formação para o cargo e acabam assediando moralmente seus subordinados. Ainda há os alunos que não sabem o que a série requer e ainda por cima são violentos. Os que saem é porque sabem mais. Vão ganhar salários cinco, dez vezes maiores; os que ficam é porque não sabem o suficiente.

              Numa última medição do Instituto de Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), 57% das instituições sofrem com esse problema que vem aumentando. 

               Com a troca, os estudantes acabam sendo os maiores prejudicados, pois a rotatividade, além de impedir um vínculo maior entre professor, gestão e turma, atrapalha na identificação das dificuldades de cada aluno. O impacto sofrido pelos estudantes com uma nova metodologia de ensino também é algo prejudicial. Com alguém que sabe menos e com uma nova metodologia, a instabilidade na escola é certa e causa do péssimo desempenho dos alunos nas avaliações internas ou externas que na maioria dos colégios, não passa da nota 4 no Índice da Educação Básica (IDEB) ou 400 pontos no Exame do Ensino Médio (ENEM), segundo dados do INEP.

             Portanto, é perceptível que um professor que consegue passar num concurso que paga mais seja melhor do que um que não consegue. Essa troca de um bom por um ruim provoca uma perda do rendimento. A educação brasileira não é de boa qualidade, apesar de uns poucos avanços. É por isso que interessa combater e reduzir o problema da rotatividade fazendo com que um profissional bom acompanhe e crie laços com os seus alunos até na hora do principal: um resultado positivo de toda sua turma nos Vestibulares e Enem’s da vida. A saída é micro e macro, partindo da autonomia da escola na confecção de um bom projeto de rotina, numa boa relação entre diretor e professor e no oferecimento na participação de programas pagos, de turnos ou horas extras ao mestre. Ademais, Ministério da Educação e Secretarias têm criar políticas para combater esse desânimo docente.

 

4. (Modelo Enem 2014e adaptada/Descritor 01 - Localizar informações explícitas em um texto) Infere-se do texto

A) que a busca por melhores salários não leva os professores a mudarem de instituição;

B) que os alunos não sofrem prejuízo com as mudanças constantes de professores;

C) que os professore não procuram as escolas com base na estrutura e melhores salários;

D) que a rotatividade enriquece os alunos que têm chance de ver uma nova metodologia;

E) que um professor que consegue o melhor concurso e o melhor salário sabe mais do que o que não consegue;




 

49 comentários:

  1. Qual motivo, para os estudantes terem sido os maiores prejudicados?

    Tainara Caldas da Silva, 3°ano B,Matutino

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Gabriele freitas
    3° ano A
    Matutino






    Por que os professores viviam procurando a melhor escola para trabalharem?

    ResponderExcluir
  4. A busca por melhores condições no ambiente de trabalho e salário leva os melhores professores brasileiros a mudarem constantemente o que ?

    ResponderExcluir
  5. O impacto sofrido pelos estudantes com uma nova metodologia de ensino também é algo prejudicial



    Lucas Kawan Carvalho Viana
    3° Série " C "
    Matutino

    ResponderExcluir
  6. Porque Atualmente os professores vivem procurando a melhor escola para trabalharem.

    Ivaneide dos Santos Silva 3 ano b matutino

    ResponderExcluir
  7. Por que a educação brasileira não é de boa qualidade?

    ResponderExcluir
  8. Atualmente os professores vivem procurando a melhor?



    Matheus Garcia 3 ano A turno matutino

    ResponderExcluir
  9. quais as consequências da rotatividade docente na educação brasileira nome:rayla Lima 3 ano"C matutino

    ResponderExcluir
  10. Quais os impactos os alunos sofrem com a nova metodologia de ensino? Leilson Vieira da Conceição 3 ano "A" matutino

    ResponderExcluir
  11. Yan felipe sousa Moreira
    3 ano B Matutino

    É perceptível que um professor consegue passar num concurso que paga mais?

    ResponderExcluir
  12. Porquê um professor que consegue passar num concurso que paga mais seja melhor do que um que não consegue?
    Rodrigo Santos da Cunha 3°ano "C" matutino

    ResponderExcluir
  13. Stephane Farias
    3 A matutino

    Como melhorar esses problemas com alunos e professores?

    ResponderExcluir
  14. Quais os impactos os alunos sofrem com a nova metodologia de ensino? Leilson Vieira da Conceição 3 ano "A" matutino

    ResponderExcluir
  15. Por que é prejudicial o impacto sofrido pelos os alunos do ensino?

    Ana Luiza Araújo Lopes, 3°ano B Matutino.

    ResponderExcluir
  16. O impacto sofrido pelos estudantes com uma nova metodologia de ensino também é algo prejudicial. Porque esse impacto é prejudicial?

    Beatriz Linhares de Aguiar
    3° ano A, Matutino.

    ResponderExcluir
  17. Porque no ambiente de trabalho e salário leva os melhores professores brasileiros a mudarem constatemente de instituição de ensino

    ResponderExcluir
  18.  A educação brasileira não é de boa qualidade, apesar dos avanços. Como isso pode melhorar?


    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Mariana Maciel Teixeira 3 ano matutino

    Por que os estudantes são os mais prejudicados?

    ResponderExcluir
  21. O que é a rotatividade no texto?
    LETÍCIA DOS SANTOS VALE 3 ANO C MATUTINO

    ResponderExcluir
  22. Douglas Lima de Jesus 3°Ano A Matutino
    Essa constante mudança de instituição de ensino dos professores continua aumentando atualmente?

    ResponderExcluir
  23. Com os professores sempre a procura de melhores escolas e melhores salário acaba criando uma rotatividade grande de professores em determinadas escola e como isso afeta os alunos?

    Ana Clara Almeida Sousa
    3° ano "C" Matutino

    ResponderExcluir
  24. O que é necessário para que a educação brasileira possa melhorar?

    Samira lima Cardoso, ano c matutino

    ResponderExcluir
  25. Tatiana Lima Melo
    Turma; 1 ano B
    Turno; vespertino

    ResponderExcluir
  26. Porque com a troca de professores, os estudantes acabam sendo os maiores prejudicados?


    Maria Vitória Silva Lopes
    3° ano "C" Matutino

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  28. Alice Cristina Alves Viana
    3°ano "A"
    Matutino



    Porque a educação brasileira não é de boa qualidade?

    ResponderExcluir
  29. Ana Carolina Costa Viana 3°B Matutino

    A rotatividade além de impedir um vínculo maoir entre professor, gestão e turma atrapalha em quê mais?

    ResponderExcluir
  30. Maria Júlia Linhares Silva
    3ano c matutino

    Atualmente os professores vivem procurando a melhor escola para trabalharem?

    ResponderExcluir
  31. Por que boa parte dos professores ensinam seus alunos com base de seus dogmas e padrões formados de origens familiares ?

    João Victor Da Silva Candeira
    3° Ano C
    Matutino

    ResponderExcluir

  32. Que tipo de consequências a Rotatividade pode causar entre os alunos?

    Gabriel Silva Sousa
    3 ano B / vespertino

    ResponderExcluir
  33. Ivanaria Ferreira Carvalho
    "3"Ano Vespertino

    Porque os alunos que não sabem,o que à série requem,E ainda por cima são violentos?

    ResponderExcluir
  34. Qual é o impactado negativamente no aprendizado dos alunos?
    Francisca das chagas carvalho Lima
    3 A Vespertino

    ResponderExcluir
  35. Como se chama essas mudanças, na linguagem mais formal?



    Nádia Viana Sousa
    3° ano "C" Matutino

    ResponderExcluir
  36. Geovana costa dos Santos
    3°B vespertino
    Porque serviço educacional e impactando negativamente no aprendizado dos alunos e, até mesmo, nas notas da escola nas avaliações do governo?

    ResponderExcluir
  37. Giovana Silva dos Santos.
    3 ano "B"/ turno: vespertino.

    O que leva os professores a buscar novas escolas para trabalharem?

    ResponderExcluir
  38. onde a rotatividade docente atrapalha principalmente?


    Sarah Ellen Silva de Araújo, 3° ano C, Matutino

    ResponderExcluir
  39. Qual o interesse em combater e reduzir o problema da rotatividade ?

    Max Wendel Araújo Silva,3°Ano "A",Matutino

    ResponderExcluir
  40. Aluna:luciele Soares de sousa
    Turma:3 Ano "A" noite

    COMO SE CHAMAR AS MUDANÇAS NA LINQUAGEM FORMAL??

    ResponderExcluir
  41. Como a educação brasileira pode melhora ?

    Franciele Silva dos Santos
    3°Ano"A"
    Matutino

    ResponderExcluir

O QUE EU SEI!

QUER SABER? Aqui você encontrará resenhas de livros, resumos, comentários sobre política e COISAS que você não achou em outro lugar.