Por Gabriele
A busca por melhores condições no ambiente de trabalho
e salário leva os melhores professores brasileiros a mudarem constantemente de instituição de ensino.
Essas mudanças, na linguagem mais formal, chama-se Rotatividade docente e é muito prejudicial a um acompanhamento mais próximo do alunado, o que acaba "precarizando" o serviço educacional e impactando
negativamente no aprendizado dos alunos e, até mesmo, nas notas da escola nas avaliações do governo. Nisso, fica uma pergunta: como diminuir essas deficiências que são geradas com essas trocas?
Atualmente os professores vivem procurando
a melhor escola para trabalharem. Aquela que tem a melhor estrutura e paga
melhor, além disso, está comum a mudança desses profissionais para outras
áreas. A nova conquista se dá pela busca de um melhor salário e pelo desejo de
sair do "estresse" provocado por uma sala de aula lotada, quente, sem a mínima tecnologia e com núcleo diretores que não têm a formação para o cargo e acabam assediando moralmente seus subordinados. Ainda há os alunos que não sabem o
que a série requer e ainda por cima são violentos. Os que saem é porque sabem
mais. Vão ganhar salários cinco, dez vezes maiores; os que ficam é porque não
sabem o suficiente.
Numa última medição do Instituto de Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), 57% das instituições sofrem com esse problema que vem aumentando.
Com a troca, os estudantes acabam sendo os
maiores prejudicados, pois a rotatividade, além de impedir um vínculo maior
entre professor, gestão e turma, atrapalha na identificação das dificuldades de
cada aluno. O impacto sofrido pelos estudantes com uma nova metodologia de
ensino também é algo prejudicial. Com alguém que sabe menos e com uma nova
metodologia, a instabilidade na escola é certa e causa do péssimo desempenho
dos alunos nas avaliações internas ou externas que na maioria dos colégios, não passa da nota 4 no Índice da Educação Básica (IDEB) ou 400 pontos no Exame do Ensino Médio (ENEM), segundo dados do INEP.
Portanto, é perceptível que um professor
que consegue passar num concurso que paga mais seja melhor do que um que não
consegue. Essa troca de um bom por um ruim provoca uma perda do rendimento. A
educação brasileira não é de boa qualidade, apesar de uns poucos avanços. É por
isso que interessa combater e reduzir o problema da rotatividade fazendo com
que um profissional bom acompanhe e crie laços com os seus alunos até na hora
do principal: um resultado positivo de toda sua turma nos Vestibulares e Enem’s
da vida. A saída é micro e macro, partindo da autonomia da escola na confecção de um bom projeto de rotina, numa boa relação entre diretor e professor e no oferecimento na participação de programas pagos, de turnos ou horas extras ao mestre. Ademais, Ministério da Educação e Secretarias têm criar políticas para combater esse desânimo docente.
4. (Modelo Enem 2014e adaptada/Descritor 01 - Localizar informações explícitas em um texto) Infere-se do texto
A) que a busca por melhores salários não
leva os professores a mudarem de instituição;
B) que os alunos não sofrem prejuízo com
as mudanças constantes de professores;
C) que os professore não procuram as
escolas com base na estrutura e melhores salários;
D) que a rotatividade enriquece os
alunos que têm chance de ver uma nova metodologia;
E) que um professor que consegue o
melhor concurso e o melhor salário sabe mais do que o que não consegue;
Qual motivo, para os estudantes terem sido os maiores prejudicados?
ResponderExcluirTainara Caldas da Silva, 3°ano B,Matutino
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirGabriele freitas
ResponderExcluir3° ano A
Matutino
Por que os professores viviam procurando a melhor escola para trabalharem?
A busca por melhores condições no ambiente de trabalho e salário leva os melhores professores brasileiros a mudarem constantemente o que ?
ResponderExcluirMicaelly Viana
Excluir3 ano C Matutino
O impacto sofrido pelos estudantes com uma nova metodologia de ensino também é algo prejudicial
ResponderExcluirLucas Kawan Carvalho Viana
3° Série " C "
Matutino
Porque Atualmente os professores vivem procurando a melhor escola para trabalharem.
ResponderExcluirIvaneide dos Santos Silva 3 ano b matutino
Por que a educação brasileira não é de boa qualidade?
ResponderExcluirKauã Silva Caldas
Excluir3 Ano A
Matutino
Atualmente os professores vivem procurando a melhor?
ResponderExcluirMatheus Garcia 3 ano A turno matutino
quais as consequências da rotatividade docente na educação brasileira nome:rayla Lima 3 ano"C matutino
ResponderExcluirQuais os impactos os alunos sofrem com a nova metodologia de ensino? Leilson Vieira da Conceição 3 ano "A" matutino
ResponderExcluirYan felipe sousa Moreira
ResponderExcluir3 ano B Matutino
É perceptível que um professor consegue passar num concurso que paga mais?
Porquê um professor que consegue passar num concurso que paga mais seja melhor do que um que não consegue?
ResponderExcluirRodrigo Santos da Cunha 3°ano "C" matutino
Stephane Farias
ResponderExcluir3 A matutino
Como melhorar esses problemas com alunos e professores?
Quais os impactos os alunos sofrem com a nova metodologia de ensino? Leilson Vieira da Conceição 3 ano "A" matutino
ResponderExcluirPor que é prejudicial o impacto sofrido pelos os alunos do ensino?
ResponderExcluirAna Luiza Araújo Lopes, 3°ano B Matutino.
O impacto sofrido pelos estudantes com uma nova metodologia de ensino também é algo prejudicial. Porque esse impacto é prejudicial?
ResponderExcluirBeatriz Linhares de Aguiar
3° ano A, Matutino.
Porque no ambiente de trabalho e salário leva os melhores professores brasileiros a mudarem constatemente de instituição de ensino
ResponderExcluirA educação brasileira não é de boa qualidade, apesar dos avanços. Como isso pode melhorar?
ResponderExcluir3 ano B Matutino
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMariana Maciel Teixeira 3 ano matutino
ResponderExcluirPor que os estudantes são os mais prejudicados?
O que é a rotatividade no texto?
ResponderExcluirLETÍCIA DOS SANTOS VALE 3 ANO C MATUTINO
Douglas Lima de Jesus 3°Ano A Matutino
ResponderExcluirEssa constante mudança de instituição de ensino dos professores continua aumentando atualmente?
Com os professores sempre a procura de melhores escolas e melhores salário acaba criando uma rotatividade grande de professores em determinadas escola e como isso afeta os alunos?
ResponderExcluirAna Clara Almeida Sousa
3° ano "C" Matutino
O que é necessário para que a educação brasileira possa melhorar?
ResponderExcluirSamira lima Cardoso, ano c matutino
3°ano c"**
ExcluirTatiana Lima Melo
ResponderExcluirTurma; 1 ano B
Turno; vespertino
Porque com a troca de professores, os estudantes acabam sendo os maiores prejudicados?
ResponderExcluirMaria Vitória Silva Lopes
3° ano "C" Matutino
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirAlice Cristina Alves Viana
ResponderExcluir3°ano "A"
Matutino
Porque a educação brasileira não é de boa qualidade?
Ana Carolina Costa Viana 3°B Matutino
ResponderExcluirA rotatividade além de impedir um vínculo maoir entre professor, gestão e turma atrapalha em quê mais?
Maria Júlia Linhares Silva
ResponderExcluir3ano c matutino
Atualmente os professores vivem procurando a melhor escola para trabalharem?
Por que boa parte dos professores ensinam seus alunos com base de seus dogmas e padrões formados de origens familiares ?
ResponderExcluirJoão Victor Da Silva Candeira
3° Ano C
Matutino
ResponderExcluirQue tipo de consequências a Rotatividade pode causar entre os alunos?
Gabriel Silva Sousa
3 ano B / vespertino
Ivanaria Ferreira Carvalho
ResponderExcluir"3"Ano Vespertino
Porque os alunos que não sabem,o que à série requem,E ainda por cima são violentos?
3ano"B"Vespertino👆
ExcluirQual é o impactado negativamente no aprendizado dos alunos?
ResponderExcluirFrancisca das chagas carvalho Lima
3 A Vespertino
Como se chama essas mudanças, na linguagem mais formal?
ResponderExcluirNádia Viana Sousa
3° ano "C" Matutino
Geovana costa dos Santos
ResponderExcluir3°B vespertino
Porque serviço educacional e impactando negativamente no aprendizado dos alunos e, até mesmo, nas notas da escola nas avaliações do governo?
Giovana Silva dos Santos.
ResponderExcluir3 ano "B"/ turno: vespertino.
O que leva os professores a buscar novas escolas para trabalharem?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQuem recebem maiores impactos?
ResponderExcluirPatrícia Gomes Sousa 3 Ano A vespertino
ResponderExcluironde a rotatividade docente atrapalha principalmente?
ResponderExcluirSarah Ellen Silva de Araújo, 3° ano C, Matutino
Qual o interesse em combater e reduzir o problema da rotatividade ?
ResponderExcluirMax Wendel Araújo Silva,3°Ano "A",Matutino
Aluna:luciele Soares de sousa
ResponderExcluirTurma:3 Ano "A" noite
COMO SE CHAMAR AS MUDANÇAS NA LINQUAGEM FORMAL??
Como a educação brasileira pode melhora ?
ResponderExcluirFranciele Silva dos Santos
3°Ano"A"
Matutino