terça-feira, 31 de outubro de 2023

11º Plan 3º - João Cabral de Melo Neto, Concrestismo - Fereira Gullar - e Eu existia








João Cabral e Eu existia - Pág. 201 a 206


Catar feij‹o
A Alexandre O’Neill
1.
Catar feijão se limita com escrever:
joga-se os grãos na água do alguidar
e as palavras na da folha de papel;
e depois, joga-se fora o que boiar.
Certo, toda palavra boiará no papel,
água congelada, por chumbo seu verbo:
pois para catar esse feijão, soprar nele,
e jogar fora o leve e oco, palha e eco.
2.
Ora, nesse catar feijão entra um risco:
o de entre os grãos pesados entre
um grão qualquer, pedra ou indigesto,
um grão imastigável, de quebrar dente.
Certo não, quando ao catar palavras:
a pedra dá à frase seu grão mais vivo:
obstrui a leitura fluviante, flutual,
açula a atenção, isca-a com o risco.
(Poesias completas. 3 ed. Rio de Janeiro:
José Olympio, 1979. p. 21.-2.)


1 3º) O retirante explica ao leitor quem é e a que vai

- O meu nome é Severino,

Não tenho outro de pia.

Como há muitos Severinos,

Que é santo de romaria,

Deram então de me chamar

Severino de Maria;

Como há muitos Severinos

Com mães chamadas Maria

Do finado Zacarias.

Mas isso ainda diz pouco:

[...]

Vejamos: é o Severino

Da Maria do Zacarias,

Lá da serra da Costela,

Limites da Paraíba


[...]

E se somos Severinos

Iguais em tudo na vida,

Morremos de morte igual,

Mesma morte Severina:

Que é morte de que se morre

De velhice antes dos trinta,

De emboscada antes dos vinte

De fome um pouco por dia

(de fraqueza e de doença é que a morte Severina ataca em qualquer idade e até gente não nascida).

Somos muitos Severino

Iguais em tudo e na vida:

[...]


Melo Neto, João Cabral de. Morte e vida Severina.



01 (pAes 2018) Severino chega a uma conclusão que lhe parece óbvia e que confirma, por fim, as similaridades entre os Severinos. Trata-se do fato de


A)   Morrerem precocemente

                    

B) Serem filhos de Marias.



2) Assim como os autores medievais, Morte e Vida Severinas é construída em que que medida de versos e qual a relação o poema tem com a tradição da poesia em Língua Portuguesa?


(A) Todos têm 7 sílabas poéticas e, assim, são redondilhas maiores bem usadas nos autos medievais, principalmente, em Portugal;


(B) Todos têm 10 sílabas poéticas e, assim, são decassílabas menores bem usadas nos autos medievais, principalmente, em Portugal;


3) O poema “Catar feijão” apresenta duas partes, cada uma constituída por uma estrofe. Na primeira parte, é feita uma comparação entre o ato de escrever e o de catar feijão.  Em que as duas situações se assemelham?


(A)Nas duas situações, é preciso escolher: no caso da escrita, escolher palavras, ficando com algumas e eliminando outras.


(B)O que afunda é o feijão em mal estado; o que boia na água é o feijão bom, o que não deve ser descartados.


4) Explique a comparação da viagem de Severino com um enterro.


(A)Sente-se desolado, sem esperança, pois percebe que nem mesmo uma vida pobre, mas digna, ele será capaz de ter na capital.


(B)Severino vê a viagem que fez pelo sertão como a caminhada que pode mudar a sua vida para melhor quando ele chegar na capital;


No princípio, eu estava lá.

Falava outra língua. Aliás, não precisava falar. Eu era entendido sem precisar falar.
Não precisava ser amado nem está feliz. Eu era amado e feliz. Nem precisava saber o que seria ser amado ou feliz – só era.
Existia – Só isso importava.
Estava nu. Não sabia. Eu não precisava saber. Só existir era importante.
Vivia.
Eu não precisava saber. Só viver.
Eu voava. Eu existia. Bastava existir.
Eu estava lá e era infinito. Um silêncio bom. Eu voava.
Eu não precisava saber nada. Nem que eu existia. Só existir era suficiente.
Foi quando me pegaram. Houve uma luz.
Durante um tempo ainda fiquei comigo mesmo. Apegado aquela não existência gostosa.
Com o tempo começaram colocar coisas em mim.
Aprendi uma língua estranha. Mostram-me outros que também foram ensinados a falar a mesma língua.
Aprendi coisas – disseram que seria importante.
Já não conseguia viver sem entender ou explicar.
Aprendi sobre amor e felicidade. Eu precisava ser amado e está feliz. Sabia os conceitos e aprendi mais: o oposto.
Sabia mais: isso. Aquilo.
Vesti-me. Sabia o que eram roupas – eu precisava saber. Eles disseram.
Já não voava. Tudo pesava. A existência pesava.
Eles disseram que eu seria feliz me distraindo com o que eles me ensinaram. Eu tenho coisas. Sei os nomes das coisas. Não posso saber mais do que os nomes que eles me ensinaram. Eu não seria feliz - disseram eles.
Só saber os nomes e tê-las é o suficiente para que eu não me lembre de mim mesmo.
À noite é que eu me visito. E choro pedindo que eu me ache. Logo me distraiu tendo coisas, fazendo coisas. Eles me ensinaram a fazer coisas e eu não consigo discordar do que eles me ensinaram.
Onde me acharam foi onde me perdi.



5 - Descritor 11 – Distinguir um fato da opinião relativa a este fato. Um fato é algo que não há como se negar, já a opinião você pode concordar ou não. Marque a alternativa que é FATO:


(A) Não precisava ser amado nem está feliz. Eu era amado e feliz.


(B) Eu tenho coisas. Sei os nomes das coisas



6 - ANALISE O TEXTO DO LINK QUER SABER?: Texto Dissertativo Argumentativo Nota 940: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira (isaacsabino.blogspot.com)  (Descritor 11 – Distinguir um fato da opinião relativa a este fato) E MARQUE A CORRETA: 



O QUE  é UM Texto Dissertativo-Argumentativo?

(A)   é um tipo textual que consiste na defesa de uma ideia por meio de argumentos e explicações

(B)   é um tipo textual que consiste na narrativa de uma ideia por meio de estórias com personagens


7ª QUAL PORCENTAGEM DEVE  OCUPAR A INTRODUÇÃO NO TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO

       


(a) 60%;          b) 25%;         

8º - Descritor 3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressao. Nesse sentido o aluno tem que saber o significado de determinada palavra. O QUE SIGNIFICA “estigma”?

(A) cura     (C) marca    

 

9º CIENTISTAS CONFIRMAM: ÁGUA É MOLHADA. SOL NÃO DEVE APARECEER ESTA NOITE.


Sobre as manchetes lidas, responda: O que há em comum quanto ao conteúdo de todas elas?


(A) Todas aparentemente fazem referência a fatos óbvios.


(B) Todas aparentemente NÃO fazem referência a fatos óbvios.


Sol não deve aparecer e capital

terá mais um dia frio e nublado

Em plena primavera, a capital paulista terá mais um dia de muito frio e tempo

fechado nesta quinta-feira, 9. A chance de o sol aparecer na cidade é muito pequena

e podem ocorrer chuviscos durante a manhã, mas o céu fica nublado à tarde

e à noite a temperatura não deve passar dos 17 °C, segundo previsão do Centro de

Gerenciamento de Emergências (CGE). [...]

(Disponível em: http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,sol-nao-deve-aparecer-e-capitaltera-

mais-um-dia-frio-e-nublado,256693. Acesso em: 15/3/2016.)



Sol não deve aparecer

nesta noite

A previsão para a noite de sábado e madrugada

de domingo é de escuridão. Segundo

meteorologistas, o Sol deverá se esconder atrás

da linha do horizonte, tornando-se invisível a

olho nu. Este é um fenômeno raro que ocorre

apenas uma vez a cada 24 horas.

A noite deverá ser iluminada por luzes artificiais

e a escuridão promete durar pelo menos até

as 6 horas da manhã de domingo. Para moradores

de outras partes do mundo, no entanto, o Sol estará

visível nesse mesmo período.

(O Estado de S. Paulo, 23/5/2009.)



10ª Ambas as notícias abordam o não aparecimento do sol em situações específicas. Para dar credibilidade a seu conteúdo, as duas fazem menção a vozes de autoridade. Identifique os trechos nos quais essas vozes aparecem em cada um dos textos.


(A) “segundo previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE)” e “Segundo meteorologistas”.


(B) “segundo previsão do Centro de Global de Emergências (CGE)” e “Segundo meteorologistas especialistas”.



 


Link do Gabarito



https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfY5aocGYtvq5J-s3mUYKAfTNinS14Y9AcKf_MZ0W5T20ZhEw/viewform?usp=sf_link




O Concretismo

O primeiro movimento importante do período contemporâneo da nossa literatura é o Concretismo, que surgiu em São Paulo, com o lançamento da revista Noigandres (1952-62), publicada pelos irmãos Augusto e Haroldo de Campos e por Décio Pignatari. O grupo tinha como proposta uma poesia concreta, isto é, uma poesia-objeto, sem a presença do eu lírico, que falasse por si só, radicalizando as experiências com a linguagem-objeto, feitas por João Cabral de Melo Neto.


01 (pAes 2018) O Concretismo sofre influência de quais movimentos?


A)   Futurismo e Cubismo

                    

B) Arcadismo e Romantismo



TEXTO I


Não há vagas

O preço do feijão

não cabe no poema. O preço

do arroz

não cabe no poema.

Não cabem no poema o gás

a luz o telefone

a sonegação

do leite

da carne

do açúcar

do pão

O funcionário público

não cabe no poema

com seu salário de fome

sua vida fechada

em arquivos.

Como não cabe no poema

o operário

que esmerila seu dia de aço

e carvão

nas oficinas escuras

– porque o poema, senhores,

está fechado:

“não há vagas”

Só cabe no poema

o homem sem estômago

a mulher de nuvens

a fruta sem preço

O poema, senhores,

não fede

nem cheira

(Dentro da noite veloz e Poema sujo. São Paulo: Círculo do Livro, 1963.)


TEXTO II

Não coisa
O que o poeta quer dizer
no discurso não cabe
e se o diz é pra saber
o que ainda não sabe.
Uma fruta uma flor
um odor que relume...
Como dizer o sabor,
seu clarão seu perfume?
Como enfim traduzir
na lógica do ouvido
o que na coisa é coisa
e que não tem sentido?
A linguagem dispõe
de conceitos, de nomes
mas o gosto da fruta
só o sabes se a comes
só o sabes no corpo
o sabor que assimilas
e que na boca é festa
de saliva e papilas
invadindo-te inteiro
tal dum mar o marulho
e que a fala submerge
e reduz a um barulho,
um tumulto de vozes
de gozos, de espasmos,
vertiginoso e pleno
como são os orgasmos
No entanto, o poeta
desafia o impossível
e tenta no poema
dizer o indizível:
subverte a sintaxe
implode a fala, ousa
incutir na linguagem
densidade de coisa
sem permitir, porém,
que perca a transparência
já que a coisa é fechada
à humana consciência.
O que o poeta faz
mais do que mencioná-la
é torná-la aparência
pura — e iluminá-la.
Toda coisa tem peso:
uma noite em seu centro.
O poema é uma coisa
que não tem nada dentro,
a não ser o ressoar
de uma imprecisa voz
que não quer se apagar
— essa voz somos nós.
(Muitas vozes. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999. p. 53-4.)



2. O poema “Não há vagas” é organizado em duas partes. Identifique os versos que pertencem a cada uma das partes.



A)   A primeira parte vai do terceiro verso até o verso “não há vagas”; a segunda parte vai de “Só cabe no poema” até o fim.

                    

B) A primeira parte vai do primeiro verso até o verso “não há vagas”; a segunda parte vai de “Só cabe no poema” até o fim.




3. De que tipo são as coisas que não cabem no poema?

A) São as coisas elitizadas e abstratas da realidade: as necessidades humanas, os trabalhadores..

  

B) São as coisas simples e concretas da realidade: as necessidades humanas, os trabalhadores..



4. O poema “Não coisa” também aborda o tema do fazer poético. Releia estes versos:


A linguagem dispõe

de conceitos, de nomes

mas o gosto da fruta

só o sabes se a comes



A) Ele considera que a linguagem é capaz de possibilitar uma percepção do objeto tal qual a que temos quando nos relacionamos diretamente com ele.

  

    B) Ele considera que a linguagem é incapaz de possibilitar uma percepção do objeto tal qual a que temos quando nos relacionamos diretamente com ele.


5. Releia os últimos versos do poema “Não objeto”:


O poema é uma coisa

que não tem nada dentro,

a não ser o ressoar

de uma imprecisa voz

que não quer se apagar

— essa voz somos nós.


O que há no poema?


A) Uma voz precisa, que ressoa.

  

     B) Uma voz imprecisa, que ressoa.




Link do Gabarito



https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfY5aocGYtvq5J-s3mUYKAfTNinS14Y9AcKf_MZ0W5T20ZhEw/viewform?usp=sf_link








14 comentários:

  1. Stephane farias
    3 “A”
    Matutino





    Será que hoje ainda existem Severinos?


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  2. Letícia Lima de Sousa
    3 ANO C
    Matutino

    Por que as pessoas do video estão naquela situação?

    A mulher está retratando a vida deles naquela canção?

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  3. Nayade Karuline Santos Sousa
    3°ano A Matutino

    Quem é Zacarias??

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  4. Rafaela da Silva Melo
    3°Ano"A"Matutino

    A Mulher está retratando a vida deles naquela música ou canção?

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  5. Maria Eduarda Rodrigues 3 ano"C"
    Matutino
    Porque eles estão viviam naquela situação??

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  6. Oque a mulher quis retratar naquela canção?


    Maria Vitória Silva Lopes
    3°ano "C" matutino

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  7. Como Severino ver a viagem pelo sertão?


    Letícia Dos Santos Vale 3 ano C Matutino

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  8. Lucas Silva Bastos
    3° ano C Matutino

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  9. Gabriel Silva Sousa
    3 ano B
    Vespertino

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  10. Layanne Lopes Oliveira
    3 ano C
    Matutino

    A mulher está retratando a vida deles naquela canção

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  11. Este comentário foi removido pelo autor.

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  12. Eles me ensinaram a fazer coisas e eu não consigo discordar do que eles me ensinaram.
    Onde me acharam foi onde me perdi.


    Ivaneyde dos santos silva 3 ano b matutino

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  13. Quem é Zacarias?

    Max Wendel Araújo Silva,3°Ano "A" Matutino

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  14. Gabriele Freitas Costa, 3° ano A matutino

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