terça-feira, 20 de junho de 2023

Interpretações_Barroco_FonologiaInterpretações_Barroco_Fonologia SOBRE INFLAÇÃO

     


     Segundo Lacombe (2004), a inflação é a expansão exagerada de moeda, causando um aumento contínuo, generalizado e sistemático dos preços da economia de um país.
    Considerando o conceito econômico de inflação pesquisado por você na questão anterior, seria possível afirmar que em todos os tipos de economias ou sociedades, desde aquelas mais primitivas (onde prevaleciam as trocas diretas ou “escambo”) até aquelas mais desenvolvidas encontradas num mundo globalizado como o que vivemos, sempre haverá espaço para o aparecimento de fenômenos inflacionários? Apresente argumentos que dêem fundamentação à sua resposta.
     Seguindo o exposto por Lacombe (2004) na questão anterior. A resposta à pergunta - se há inflação quando a economia é movida por meio de trocas? é não. A inflação é própria de sociedades que adotam moeda como meios de troca.
     Por ser um produto, a moeda é vendida como qualquer outra mercadoria, neste caso pelo Banco Central aos bancos e pelos bancos aos clientes. O lucro é aquilo que se chama de juros.
     A inflação ocorre quando, por algum motivo, as pessoas retêm dinheiro. O banco central diante de tal situação coloca papel na economia, o que ocorre é um efeito inesperado: com papel em demasia (os retidos e os colocados pelo banco) na economia, o dinheiro perde o seu valor, torna-se fácil tê-lo – os produtos ficam mais caros.
     Ao criar uma dificuldade em as pessoas terem a moeda, o governo força a queda dos preços dos produtos à venda.
     Quando a sociedade procura por um produto e o encontra pouco no mercado, ocorre a inflação de demanda, que é quando o empresário percebe tal procura e diante de um estoque pequeno cobra mais pelo produto; na inflação de custos, o empresário repassa ao consumidor os custos do produto na cadeia produtiva: impostos e serviços diversos.
     Segundo Carlos Magno Mendes, Cícero Antônio de Oliveira Tredezini, Fernando Tadeu de Miranda Borges, Mayara Batista Bitencourt Fagundes (2012), os agentes econômicos são as empresas, a família e o Governo. Quando ocorre inflação num país o mais afetado de todos é a família, pois a esta são repassados todos os custos embutidos no produto – inclusive a inflação. Mas é importante salientar que não há interesse em toda a cadeia promover a inflação: o Governo pode perder popularidade e as empresas vendas.




REFERÊNCIAS


Introdução à economia / Carlos Magno Mendes ...[et al.]. - 2. ed. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2012. 170p. : il.



1ª COMPREENSÃO DE TEXTO: EM termos econômicos, o que vem a ser exatamente inflação?

(A) Segundo Lacombe (2004), a inflação é a expansão exagerada de moeda, causando um aumento contínuo, generalizado e sistemático dos preços da economia de um país.

(B) Segundo Lacombe (2004), a inflação não é a expansão exagerada de moeda, causando um aumento contínuo, generalizado e sistemático dos preços da economia de um país.


2. 4 (Modelo_Vestibulares D2013) Desmundo – Filme de Alan Fresnot, 2003, traz em seu enredo o Brasil pouco depois do descobrimento. A narrativa tem um momento em que o Padre chama a atenção dos Brasis para que não tenham relação com os animais. O Sermão é característica do movimento desse período. Marque-o abaixo.

            

C) Trovadorismo.

D) Barroco.                       

 

3. 5.   (T.JUST.-RJ c2014) “Nas noites de Nova Lima, quando buscava repouso...” Quantos fonemas e letras existem na palavra destacada?


                                    

A) 5 fonemas/ 6 letras;

                    

B) 6 fonemas/ 6 letras;

 

4. 46 (T.JUST.-RJ c2014) O vocábulo “pôsleva acento gráfico pelo mesmo motivo de uma das palavras a seguir. Qual?


A) três

B) compôs


5 Clique no link QUER SABER?: Desmundo, linguagem, Consciência. Uma crítica (isaacsabino.blogspot.com) leia o texto e marque a alternativa que tem a ver com a resenha lida



A) “Desmundo” é um daqueles enredos bem simples e que hipnotiza do adolescente mais hiperativo ao adulto crítico. A obra retrata a condição da mulher, mas há outro monte de temas interessantes: a questão do índio; o poder e declínio do Reino e da igreja. 


B) “Desmundo” Não é um daqueles enredos bem simples e que hipnotiza do adolescente mais hiperativo ao adulto crítico. A obra retrata a condição da mulher, mas há outro monte de temas interessantes: a questão do índio; o poder e declínio do Reino e da igreja. 




Gabarito


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc8i8eKXC4E-qZDS-ireHwlGqEX30YdL2PZoy4gETvIGFgSCQ/viewform?usp=sf_link






Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE EU SEI!

QUER SABER? Aqui você encontrará resenhas de livros, resumos, comentários sobre política e COISAS que você não achou em outro lugar.