terça-feira, 17 de outubro de 2023

1@ Sociologia juntos para avançar 6º Pla Eja 3º A CULTURA - Marilena Chauí - Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade [...]ENEM 2012 - Desmundo

QUESTÃO 01

 

Com o enredo que homenageou o centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, a Unidos da Tijuca foi coroada no Carnaval 2012. A penúltima escola a entrar na Sapucaí, na segunda noite de desfiles, mergulhou no universo do cantor e compositor brasileiro e trouxe a cultura nordestina com criatividade para a Avenida, com o enredo O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão.

(Disponível em: www.cultura.rj.gov.br. Acesso em: 15 maio 2012).

A notícia relata um evento cultural que marca a:


A)    Primazia do samba sobre a música nordestina.

B)    Inter-relação entre dois gêneros musicais brasileiros.


QUESTÃO 02

 

Outra importante manifestação das crenças e tradições africanas na Colônia eram os objetos conhecidos como “bolsas de mandinga”. A insegurança tanto física como espiritual gerava uma necessidade generalizada de proteção: das catástrofes da natureza, das doenças, da má sorte, da violência dos núcleos urbanos, dos roubos, das brigas, dos malefícios de feiticeiros etc. Também para trazer sorte, dinheiro e até atrair mulheres, o costume era corrente nas primeiras décadas do século XVIII, envolvendo não apenas escravos, mas também homens brancos. (CALAINHO, D. B. Feitiços e feiticeiros. In: FIGUEIREDO, L. História do Brasil para ocupados. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013).

A prática histórico-cultural de matriz africana descrita no texto representava um (a):


A)    elemento de conversão dos escravos ao catolicismo romano.    

B)    instrumento para minimizar o sentimento de desamparo social. 


QUESTÃO 03

 

Desde 1500 até a década de 1970 a população indígena brasileira decresceu acentuadamente e muitos povos foram extintos. O desaparecimento dos povos indígenas passou a ser visto como uma contingência histórica, algo a ser lamentado, porém inevitável. No entanto, este quadro começou a dar sinais de mudança nas últimas décadas do século passado. A partir de 1991, o IBGE incluiu os indígenas no censo demográfico nacional. O contingente de brasileiros que se considerava indígena cresceu 150% na década de 90. O ritmo de crescimento foi quase seis vezes maior que o da população em geral. O percentual de indígenas em relação à população total brasileira saltou de 0,2% em 1991 para 0,4% em 2000, totalizando 734 mil pessoas. Houve um aumento anual de 10,8% da população, a maior taxa de crescimento dentre todas as categorias, quando a média total de crescimento foi de 1,6%. (https://www.gov.br/funai/pt-br/atuacao/povos-indigenas/quem-sao).

Sabendo que, atualmente, no Brasil, mais de 200 povos indígenas vivem espalhados por todo território nacional assinale a opção correta, com base na noção antropológica de cultura.


A)    Os povos possuem histórias e culturas diversas, de modo que a hierarquização de etnias foi etnocêntrica.

B)    Os indígenas no Brasil tendem a ser assimilados pelo avanço da civilização ocidental.


QUESTÃO 04

 

Quando falamos de identidade cultural, estamos falando das relações entre indivíduos e grupos, das influências sociais evidenciadas por meio das manifestações culturais resultantes do encontro entre diferentes povos: indígenas, africanos, europeus e asiáticos.

Essas manifestações culturais passadas através dos tempos estão presentes nas diversas regiões brasileiras.

Etnocentrismo é uma atitude em que os indivíduos reduzem todos os fenômenos sociais àqueles que conhecem. Considerando a afirmação acima, sobre o etnocentrismo, é INCORRETO afirmar que:


 A)    Os indivíduos tendem a considerar o seu grupo social como superior aos demais grupos sociais.

B)    Os indivíduos possuem uma facilidade em ver e tolerar as diferenças sociais.


 QUESTÃO 05

 

Todas as pessoas que participam da sociedade possuem uma identidade cultural, e esta é construída através do processo de socialização vivenciado nas diversas instituições sociais. Identidade cultural é um processo de vivências sociais tecidas através do compartilhamento de patrimônios simbólicos e históricos, pelos quais nos sentimos pertencentes a um grupo ou a uma cultura específica.

No processo de desenvolvimento psicossocial, cada indivíduo é socializado para interiorizar sua cultura, um caminho a trilhar. A cultura modela o indivíduo e é modelada por ele, conferindo-lhe uma identidade. É através da cultura que o ser humano aprende técnicas para dominar e controlar a natureza.

Podemos afirmar que a identidade cultural é um sistema de representação das relações entre indivíduos e grupos, na medida em que ele é influenciado pelos:


A)    Seus patrimônios particulares, como a inteligência, a maturidade, as habilidades, o trabalho, a moral e a consciência individual.

B)    Seus patrimônios comuns, como a língua, a religião, as artes, o trabalho, as festas, os costumes, as tradições etc.


QUESTÃO 06

 

Produção material ou imaterial resultante de conhecimento intelectual e técnicos especializados, letrados, que dependem de treinamento constante e dedicação- de tempo e de investimentos financeiros. Os produtores da chamada cultura erudita fazem parte de uma elite social, econômica, política e cultural e seu conhecimento ser proveniente do pensamento científico, dos livros, das pesquisas universitárias ou do estudo em geral (erudito significa que tem instrução vasta e variada adquirida sobretudo pela leitura). A arte erudita e de vanguarda é produzida visando museus, críticos de arte, propostas revolucionárias ou grandes exposições, público e divulgação. São exemplos de cultura erudita:


 A)    Música clássica e Literatura universal.

B)    Festas juninas MPB.


QUESTÃO 07p


A cultura popular aparece associada ao povo, às classes excluídas socialmente, às classes dominadas. A arte popular do século XVIII (as cantigas, poemas e estórias registradas pelos estudiosos) é bem diferente de outras formas de arte popular hoje, como o rap, o hip hop e o grafitti, que acontecem nas periferias dos grandes centros urbanos como São Paulo.

A cultura popular não está ligada ao conhecimento científico, pelo contrário, ela diz a respeito:


 A)    ao conhecimento vulgar ou espontâneo, ao senso comum.

B)    ao conhecimento filosófico, metafísico e racional.


QUESTÃO 08

 

A cultura de massa depende da existência dos meios de comunicação em massa (rádio, TV, cinema, imprensa, Internet). Resulta do trabalho empresarial sobre produtos e artistas tanto da cultura erudita quanto da cultura popular. Empresários, técnicos atrelados a uma empresa (editoras, gravadoras, produtoras, grupos de comunicação) que visam o lucro com os produtos culturais. Fenômeno econômico, cultural e psicológico da sociedade contemporânea. É uma característica da cultura de massa:


A)    Valorização do comportamento crítico.

B)    Valorização do comportamento padronizado.


QUESTÃO 09

 

O que o projeto governamental tem em vista é poupar à Nação o prejuízo irreparável do perecimento e da evasão do que há de mais precioso no seu patrimônio. Grande parte das obras de arte até mais valiosas e dos bens de maior interesse histórico, de que a coletividade brasileira era depositária, têm desaparecido ou se arruinado irremediavelmente. As obras de arte típicas e as relíquias da história de cada país não constituem o seu patrimônio privado, e sim um patrimônio comum de todos os povos. (ANDRADE, R. M. F. Defesa do patrimônio artístico e histórico. O Jornal, 30 out. 1936).

A criação no Brasil do Serviço do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (SPHAN), em 1937, foi orientada por ideias como as descritas no texto, que visavam:


 A)    Resguardar da destruição as obras representativas da cultura nacional, por meio de políticas públicas preservacionistas.

B)    Determinar as responsabilidades pela destruição do patrimônio nacional, de acordo com a legislação brasileira.


QUESTÃO 10

 

Foi durante o Iluminismo, na Europa, entre os séculos XVII e XVIII, que a palavra cultura começou a significar “o cultivo abstrato de ideias”. Assim o termo “cultura” popularizou-se como o conjunto de princípios, conhecimentos e saberes que os homens são capazes de acumular.

Etimologicamente, porém, o termo cultura originou-se do:


A)    Latim, COLERE, e significa cultivar, cuidar e designava ao mesmo tempo cerimônia religiosa de homenagem a uma divindade e cultivo da terra.

B)    Grego, COLERE, e significa comprar, adquiri e designava ao mesmo tempo atos de compra e venda. 





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PESQUISA A PARTIR DA PÁGINA 268 ATÉ 293



1º 5º Qual é a diferença principal que os pensadores apontam entre natureza e cultura?

(A) A natureza opera por causalidade condicionada ou de acordo com leis desnecessárias de causa e efeito e o ser humano é dotado de uma prisão a ela, agindo sem escolha, às vezes, de acordo com valores e fins estabelecidos por ele próprio (cultura).

(B) A natureza opera por causalidade necessária ou de acordo com leis necessárias de causa e efeito, mas o ser humano é dotado de liberdade e razão, agindo por escolha, de acordo com valores e fins estabelecidos por ele próprio (cultura).


2; 6º Por que muitos pensadores consideram que a cultura começa quando os seres humanos inventam o trabalho? Quais são as consequências disso na organização social?

(A) Porque é pela ação do trabalho que os seres humanos iniciam seu processo civilizatório. Com o trabalho, contudo, os homens não produzem objetos inexistentes na natureza (vestuário, habitações, utensílios, instrumentos) mas se organizam.

(B) Porque é pela ação do trabalho que os seres humanos iniciam seu processo civilizatório. Com o trabalho, produzem objetos inexistentes na natureza (vestuário, habitações, utensílios, instrumentos) e organizam-se socialmente para realizá-lo.

3º 7. Por que a cultura institui a ordem simbólica? 

(A)Porque nela e com ela os humanos não são capazes de dar às coisas, aos demais seres e a si próprios um sentido e um valor que estão além de sua presença material direta [...] Por meio dos símbolos não criam a linguagem, o trabalho e a consciência;

(B) Porque nela e com ela os humanos são capazes de dar às coisas, aos demais seres e a si próprios um sentido e um valor que estão além de sua presença material direta [...] Por meio dos símbolos criam a linguagem, o trabalho e a consciência;

4.2.1º Descritor 01 – (Localizar informações explícitas em um texto) Infere-se do texto “A questão Antropológica no filme O Último Samurai. Com texto e leitura a partir do link abaixo que:


(A) Durante sua estadia com os Samurais, Algren acaba aos poucos se apaixonando pela cultura e valores dos guerreiros e enfim passa a apoiá-los contra as Forças Imperiais e a ocidentalização desenfreada do país.

(B) O debate no campo do concreto que controla os homens, que é o pragmatismo, não atinge seu auge com a figura do Estado e sua célula primeira que é a família.

5.8º Descritor 3 –(Inferir o sentido de uma palavra ou expressao). Nesse sentido o aluno tem que saber o significado de determinada palavra. O que significa preâmbuloCom texto e leitura a partir do link abaixo que:

https://isaacsabino.blogspot.com/2020/12/uma-resenhacritica-do-texto.html


(A) Prefácio

(B) êpílogo




1. O que significa, para o pensamento ocidental, dizer que alguma coisa é natural?

(A) Significa que essa coisa existe necessariamente e universalmente porque é efeito de uma causa necessária e particular. Essa causa é o material [...]


(B) Significa que essa coisa existe necessariamente e universalmente porque é efeito de uma causa necessária e universal. Essa causa é a natureza [...]



2. De acordo com a leitura do livro, os comportamentos, ideias e valores dos seres humanos decorrem de sua natureza? 

(A) A ideia de um gênero humano natural e de espécies humanas naturais não tem fundamento na realidade, pois os seres humanos variam em consequência das condições sociais, econômicas, políticas e históricas em que vivem  [...] 

(B) A ideia de um gênero humano natural e de espécies humanas naturais tem fundamento na realidade, pois os seres humanos variam em consequência das condições sociais, econômicas, políticas e históricas em que vivem  [...] 

3.2.1º Descritor 01 – (Localizar informações explícitas em um texto) Infere-se do texto “A ideia, o Estado, a religião sob o olhar judaico-cristão e de Hegel a Marx. Com texto e leitura a partir do link abaixo que:


(A) O debate no campo do abstrato que controla os homens, que é a ideia, atinge seu auge com a figura do Estado e sua célula primeira que é a família.

(B) O debate no campo do concreto que controla os homens, que é o pragmatismo, não atinge seu auge com a figura do Estado e sua célula primeira que é a família.


4.3. Por que alguns dos sentidos em que usamos a palavra cultura em nosso cotidiano são contraditórios?

(A) Podemos notar uma verdade no uso da palavra cultura quando, por exemplo, ela é utilizada tanto para indicar a posse de certos conhecimentos (línguas, arte, ser alfabetizado) quanto para indicar uma qualidade de uma coletividade (a cultura brasileira, a francesa, etc.). 

(B) Podemos notar uma contradição no uso da palavra cultura quando, por exemplo, ela é utilizada tanto para indicar a posse de certos conhecimentos (línguas, arte, ser alfabetizado) quanto para indicar uma qualidade de uma coletividade (a cultura brasileira, a francesa, etc.). 

5.8º Descritor 3 –(Inferir o sentido de uma palavra ou expressao). Nesse sentido o aluno tem que saber o significado de determinada palavra. O que significa HIPERATIVO? Com texto e leitura a partir do link abaixo que:

https://isaacsabino.blogspot.com/2014/10/desmundo-linguagem-consciencia-uma.html 


(A) inquieto

(B) tranquilo




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ANÁLISE DA QUESTÃO NO LINK ABAIXO


2. O Esclarecimento proposto por Kant não é novidade, os gregos já o havia usado para se aproximarem da filosofia. É, com isso que se percebe, o esclarecimento forte em dois períodos da história da filosofia, um deles, o do próprio de Kant. Marque a assertiva como os dois períodos.
(A) Filosofia antiga e Filosofia Moderna;
(B) Filosofia Patrística e Filosofia Medieval;
(C) Filosofia Antiga e Filosofia Patrística;
(D) Filosofia Medieval e Filosofia da Renascença;
(E)  Filosofia Patrística e Filosofia Moderna

3.     (Modelo SAEB) Analise as informações e marque a CORRETA:
(A) A obra não retrata a condição da mulher e índio do Brasil de 1570.
(B) A língua não varia nem em tempo, nem em espaço.
(C) Construir um ser consciente é implantar-lhe uma língua, também.
(D) Em Desmundo não é perceptível variação linguística histórica.
(E)  Desmundo é uma visão romântica da mulher de 1570.

Liga da Justiça: Crise em duas terras e a metafísica. Uma crítica

     Liga da Justiça é sempre uma boa indicativa. Dessas pequenas animações se extrai praticamente todos os tipos de ideias. O melhor de tudo é que os enredos destas estorinhas são para adolescentes, mas com temática de gente grande.
     Liga da Justiça: crise em duas terras foi lançado nos Estados Unidos em 2010. Na aventura, um heroico Lex Lutor vindo de um universo alternativo pede ajuda a Liga da Justiça para combater o Sindicato do Crime em sua realidade.
     É história pra gente grande porque ali se acha o velho dilema humano da busca pelo “princípio e causa do ser íntimo de todas as coisas”. Isso é a investigação do “eu” verdadeiro.
      No caso da animação, a terra não é a origem de tudo – é só um reflexo de outra realidade. Há várias terras e cada uma diferente da outra. O Clímax do enredo se dá quando o Batman vilão de um dos mundos resolve procurar pela “terra mãe” e destruí-la. A proposta é encerrar toda a complexidade existencial.
     Tentar explicar a existência com dados que a justifique, deixando poucas brechas para refutação e com teorias que possam ser investigadas começa com Platão e Aristóteles; passa por David Hume, Kant, Hussel e é debate até os dias atuais. Esse tipo de teoria não é religião – é Metafísica.
Disponível em <blogspotissacsabino> acesso 10 abril 2016

4)     (Vestibular PAES2011C/adaptações)_Marque a INCORRETA.
(A) Crise em duas terras pode ser analisada dentro da Metafísica.
(B) História pra gente grande é por que “busca o princípio de tudo ;
(C) Na animação, a origem é uma espécie de terra mãe das paralelas;
(D) É só uma animação. O princípio nunca foi questionado.
(E)  NDA


TEXTO I
Três grandes linhas vão compor a filosofia da ___________. Primeiro: a linha proveniente da leitura de três diálogos de Platão (Banquete, Fédon, Fedro), do conjunto dos livros do Hermetismo ou de Magia Natural. Segundo: a linha originaria dos pensadores florentinos, que valorizava a vida ativa (a política);  terceiro: aquela que propunha o ideal do homem como artífice de seu próprio destino.
TextoII
A ______________ afirmava que pela razão, o homem pode conquistar a liberdade e a felicidade social e política. A razão é capaz de aperfeiçoamento e progresso, e o homem é um ser perfectível... A civilização é o reino da liberdade e da finalidade proposta pela Vontade livre dos homens, em seu aperfeiçoamento moral, técnico e político.

5      Nas lacunas cabem, respectivamente
(A) Renascença, Filosofia das Luzes
(B) Renascença, Filosofia Antiga
(C) Renascença, Filosofia Patrística
(D) Filosofia Patrística, Renascença

(E)  Filosofia Antiga, Filosofia Patrística

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