domingo, 30 de abril de 2023

SIAEP: um avanço maranhense à luz da gestão integrada informatizada

                 



                    Nos últimos tempos a tomada de decisão do gestor está muito vinculada às TI’s (tecnologia da informação) sob seu controle. Nisso, a Educação do Maranhão sai na frente ao abolir a velha burocracia de preenchimentos de diários, fichas e outros, e adotar um sistema de gestão integrado da informação informatizado. É o famoso e-business adotado por um governo. A plataforma é chamada de SIAEP (sistema integrado de administração de escolas públicas) e reúne os fundamentos tecnológicos usados por multinacionais.
                   Ao longo da história o ser humano sempre optou pela forma mais fácil e confortável de fazer as coisas. Na contramão está a educação brasileira. Em pleno advento tecnológico ainda há escolas que reservam uma sala inteira para guardar papeis. Procurar qualquer documento em muitos desses colégios é uma epopeia. Dificuldades e desconforto é a marca de muitas gestões escolares, municipais, regionais e estaduais. O resultado é a tomada de decisão errada, muitas vezes fora do tempo, e entidades hierárquicas desconectadas.
                   Qualquer bom diretor de escola, ou gerente regional, ou secretário de educação, ou governador que queira fazer a coisa certa – no tempo certo, sabe que a tecnologia é um parceiro importante nessa empreitada. Mas, tem que ser aquela acessível a todos; aquela que o aluno e sua família saibam manusear; aquela transparente e que tem todos os dados há um clique de distância. Esse artigo analisou várias escolas e testemunha o arcaísmo de muitas, mas apresenta uma luz no fim do túnel – é o caso das escolas estaduais do Maranhão com o seu sistema integrado de administração de escolas públicas – o SIAEP.
                 O SIAEP é o que se chama, no estudo de sistemas de informação, de BI (Business Inteligence). Uma tecnologia usada para minerar informações. São técnicas e softwares de sucesso na iniciativa privada mundial desde 1990. O bom é que o projeto segue os estudos originais de Supply Chain Management (SCM) - Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos; Customer Relationship Managemet (CRM) – ou Gerenciamento do Relacionamento com o Consumidor; e, Enterprise Resource Planning (ERP) – ou Sistema de Planejamento de Recursos Empresariais.
               Na iniciativa privada o SCM tem cumprido o seu objetivo de proporcionar maior produtividade, reduzir custos e agregar valor aos produtos. Com o sistema integrado maranhense pode ocorrer o mesmo. Se antes, todos os números (matrículas, quadro de servidores necessários, notas, evasão, aprovados e reprovados) eram colhidos em épocas determinadas do ano letivo, com essa TI tudo é acompanhado em tempo real. E, se, o aluno, hipoteticamente, for considerado o produto (que deve ter o seu valor), as famílias são os clientes. O software SIAEP ainda cumpre a técnicae de CRM, pois é mais um canal de comunicação da escola com a família.
              A educação pública brasileira consume um percentual do PIB semelhante ao de países desenvolvidos, mesmo assim todos os resultados por aqui são pífios. Uma decisão tomada dentro do ano letivo pode representar a tão sonhada produtividade com menor custo e melhor produto (o aluno); um relacionamento mais real e próximo entre família, escola e governo pode ser o diferencial. Essa chance de planejar o SCM e CRM é o conceito de ERP, categoria de SI que segundo Lima at al. (apud MENDES; ESCRIVÃO FILHO , 2002) afeta todas as dimensões cultural, organizacional ou tecnológica da organização.  
              Por todos esses aspectos, com o SIAEP, a educação pública do Maranhão pode dá saltos significativos nos próximos anos. Tudo porque o Estado resolve abandonar práticas burocráticas desestimuladoras e adotar uma TI que reúne conceitos que já deram certo em organizações mundialmente conhecidas. Os primeiros passos foram dados, agora é amadurecer o projeto, tomar as decisões mais certeiras e elevar a satisfação do cliente – que a família e o contribuinte – e oferecer aos municípios um produto (aluno) de valor realmente agregado – nesse caso um jovem com senso crítico desperto; que saiba votar e conquiste um emprego que dignifica a pessoa humana.
    


  




REFERÊNCIAS

Albuquerque, Jader Cristiano Magalhães Sistemas de informação e comunicação no setor público / Jader Cristiano Magalhães de Albuquerque. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2011.150p. : il.

Campos, Maria Malta; Haddad, Sérgio. O direito Humano à educação escolar pública. 2010.      P. 73 a 96
Ferreira, Lúcia Helena Bezerra. Legislaçã e Organização da Educação Básica. / Lúcia Helena Bezerra Ferreria. Teresina? EDUFPI, 2010. 102 p.
GesPública. Disponível em <http://www.gespublica.gov.br/biblioteca/pasta.2010-12-08.2954571235/o_programa_gespublica_e_um_modelo_de_gestao_para_o_brasil.....pdf> Acesso em 28 de junho de 2014

Silva, José Maria da. Apresentação de trabalhos acadêmicos: normas e técnicas/José  Maria da Silva , Emerson Sena da Silveira. 5. Ed. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2009


SIAEP. Disponível em <http://siaep.educacao.ma.gov.br/pagina/principal/> acesso em 29 junho 2014

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