terça-feira, 25 de abril de 2023

Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar Santa Teresinha do ano de 2010/2011



INTRODUÇÃO

O presente PPP foi elaborado num momento em que a comunidade escolar exigia maior participação coletiva para a construção de uma escola viva, participativa e com uma gestão verdadeiramente democrática.
Da sua elaboração participaram todos os segmentos da comunidade escolar: Gestão, Conselho, Professores, Pessoal Administrativo, pessoal de Apoio da Unidade Escolar Santa Teresinha.
O Projeto objetiva nortear todo o trabalho político, administrativo, financeiro e pedagógico da Unidade Escolar Santa Teresinha, durante o período de (04) quatro anos, com revisão prevista para (02) dois anos.
Também define metas e estratégias de ação para que a escola cumpra a missão de formar cidadãos conscientes e democráticos, preparados para vida e o mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade madeirense, piauiense e brasileira.
Participaram da elaboração deste Projeto Político Pedagógico: Isaac Sabino Cardoso (Diretor e Supervisor de ensino), Cleison do Nascimento Alves (Coordenador Pedagógico), Maria Helena Lima Silva (Secretária), Priscila Maria Silva Sousa, Dinael Firmino da Silva, Eliane Santiago da Silva, Ana Paula Rodrigues Araújo Cardoso, Maria do Socorro Braga Ribeiro, Claudionete Nunes da Silva, Reginalda Rosa do Vale, Maria da Luz Castro Oliveira, Raimundo Gomes de Araújo, Nalda da Silva Araújo, Ruth Meiry Rosa do Vale, Ana Paula Lima Sousa, Carlos Antonio Firmino Cardoso, Daniel da Silva Barbosa, Alciomar Rodrigues Cardoso.











IDENTIFICAÇÃO/CARACTERIZAÇÃO GERAL DA ESCOLA

A Unidade Escolar Santa Teresinha, possui uma área de 10.000 m², onde se divide da seguinte forma: 01 diretoria; 01 sala da coordenação; 01 sala de professores; 02 banheiros administrativos e docentes (masculino e feminino); 02 banheiros para uso dos alunos (masculino e feminino) adequados a portadores de deficiência; 01 deposito de merenda escolar; 01 deposito para materiais diversos (Almoxarifado); 01 pátio com uma área 100 m²; 05 salas de aulas; 01 laboratório de informática; 01 Biblioteca; 01 Sala de Vídeo; 01 Cozinha; 01 banheiro para o pessoal de apoio.

LOCALIZAÇÃO FÍSICA DA ESCOLA

A Unidade Escolar Santa Teresinha, situa-se na Rua Elias Freitas, travessa com a Frank Aguiar, centro, cidade de Madeiro, Estado do Piauí. A cidade fica situada às margens do Rio Parnaíba, na região Norte do estado do Piauí. A cidade foi desmembrada do município de Luzilândia e emancipada no dia 14 de dezembro de 1995 com a força de políticos locais, dentre eles destacando-se João de Oliveira.
Hoje o município possui aproximadamente 8.000 (oito mil) habitantes e sua economia baseia-se na agricultura e pesca.


HISTÓRICO DA ESCOLA
Fundado em 1999, a Unidade Escolar de Ensino Médio de Madeiro nasceu em uma época de expansão e universalização do Ensino Médio no Brasil. O nome Ensino Médio de Madeiro deu-se devido a correria para atingir prazos e adquirir a entidade naquele momento. Na época a Professora Margarida Maria Soares da Silva, então secretária municipal, mobilizou alguns professores para fundação daquela entidade. Marcando a fundação estavam presentes o Professor Raimundo Gomes de Araújo, Isaac Sabino Cardoso, Sebastiana Sabino Cardoso, Carlos Firmino e outros. Na época a escola só recebeu uma turma egressa de 8ª série, muitos alunos desta turma não estavam em idade escolar o que no momento deu total responsabilidade aos próprios alunos responderem por si, descartando a participação da família naquele momento. A fundação se deu ainda com mobilizações fortes de alunos do Magistério da cidade de Madeiro, que estudavam na escola Mariano Fortes de Sales localizada na cidade de Luzilândia  que através de baixo assinados conseguiram a implantação do Ensino Médio na cidade de Madeiro, influentes neste abaixo assinado estavam: Eliane Santiago, Ana Paula, Dinael, Rosãngela, Leidiana e outros.

ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA E DO ENSINO

A Unidade Escolar Santa Teresinha, atua na educação básica com ensino fundamental, fundado no ano de 2009 sendo uma 5ª série e previsão crescente de outras salas nos anos vindouros.
Possui 07 turmas, funcionando regularmente em dois turnos, totalizando 190 alunos com, no máximo, 30 alunos por sala de aula.
Disponibilizam-se no corrente ano 21 vagas para o ensino fundamental no turno manhã e 169 vagas para o Ensino Médio nos turnos manhã e noite.
A escola desenvolve uma série de políticas pedagógicas no sentido de promover o acesso a permanência e o sucesso da aprendizagem do aluno.



SITUAÇÃO FÍSICA DA ESCOLA

As instalações físicas da Unidade Escolar Santa Teresinha, são modernas. O prédio foi construído com recursos do Ministério da Educação (FUNDESCOLA) no ano de 2008 e reparos são feitos constantemente na sua estrutura física assim que problemas aparecem. Todos os espaços construídos estão em ótimas condições de funcionamento.
A Diretoria e secretaria equipada com 02 arquivos; 02 ventiladores de teto, 01 mesa de reunião com 01 cadeira giratória acolchoada, 02 mesas de escritório com cadeira giratória acolchoada, 01 computador conectado a internet; 01 impressora multifuncional; 01 armário; 01 prateleira; 01 calculadora eletrônica; A sala do coordenador possui 03 cadeiras giratórias acolchoadas; 01 micro-computador conectado a internet; 01 impressora multifuncional; 01 mesa de reuniões; 01 mesa de escritório. A sala dos professores possui 01 TV 29 polegadas, 01 aparelho de DVD, 01 recepção de antena parabólica, 01 refrigerador Biplex, 01 prateleira, 01 armário, 01 retroprojetor, 01 ventilador de teto 01 computador conectado a internet, 01 impressora multifuncional, 01 calculadora eletrônica e 01 mesa de reunião para quatro cadeiras e 01 mesa de reunião para oito cadeiras 08 cadeiras giratórias acolchoada. A Cozinha está equipada com 01 freezer, 01 fogão industrial e todos os acessórios para o funcionamento, 01 Kit cozinha completo contendo liquidificadores, pratos, panelas, copos e outros.
As 05(cinco) salas de aula possuem 30 cadeiras, 30 mesas, 01 mesa para o professor, 01 Quadro Acrílico, 03 ventiladores de parede.
Na biblioteca o acervo possui aproximadamete 1000 livros divididos em 08 prateleiras.
O laboratório de informática, possui 23 microcomputadores, 17 no-breaks, 20 cadeiras acolchoadas e um Kit de internet;
Na sala de vídeo climatizada, possui 11 computadores, 01 data show, 01 caixa amplificada, 03 ventiladores, 02 quadro acrílico, 50 cadeiras.
Nos banheiros sempre há papel higiênico, toalha de rosto e sabonete.
No pátio e corredores da escola há extintores de incêndio.

                                                                                                    




RECURSOS HUMANOS

O corpo docente administrativo compõe-se de 13 professores, sendo 10 substitutos, 03 efetivos: Todos com qualificação superior, 01 com especialização.
Para atender os seus 190 discentes a escola conta com 01 diretor efetivo; 01 coordenador geral efetivo; 01 vigia efetivo, 01 secretária contratada, 02 zeladores efetivas, 01 zeladora contratada, 01 bibliotecária efetiva, 01 monitora contratada.


GESTÃO DA ESCOLA

A direção da escola é escolhida através de eleição direta com direito a mandato de 02 (dois) anos para se administrar de forma democrática com a participação de todos os envolvidos no processo de tomada de decisões, visando o alcance dos objetivos educacionais.
A participação do Conselho escolar fortalece o trabalho realizado pela escola, discutindo e compartilhando responsabilidades, buscando a melhoria da qualidade do ensino.
Os gerenciamentos financeiros também são feitos de forma democrática, com a participação de todos os membros do Conselho.


AMBIENTE SOCIAL

A escola situa-se no centro da cidade onde existem clubes, bares, quadra poliesportiva, mercado público, posto de combustíveis, lanchonetes, Agencia do Bradesco, Secretaria de Assistência Social e alguns comércios. Porém próximo a ela, existe um bairro onde a comunidade é carente: com habitação rústica, renda familiar proveniente de aposentadorias, pensões e programas sociais do Governo Federal como o bolsa Família, necessitando de empoderamento social, cultural e econômico.


CARACTERÍSTICAS DA POPULAÇÃO

A população atendida pela escola em sua maioria vive em condições sociais nefastas. Vive da lavoura, da pesca, de aposentadorias e pouca preserva suas tradições culturais. Também existem pequenos comerciantes.
Na cidade há ainda igrejas organizadas, praças.
47% da população do município é analfabeta;












Diagnóstico/Resultado educacionais
Pela escola passaram 700 (Setecentos) alunos ao longo dos dois últimos anos, incluindo o corrente ano. Diagnosticaram-se nesse intervalo de tempo alguns problemas como: FALTAS por qualquer motivo por parte de alguns professores, professor que não possui afinidade em ser professor, preguiça por parte de alguns alunos, baixa auto-estima tanto dos professores como dos alunos, falta de acompanhamento dos pais, problemas financeiros por parte de muitos alunos, drogas entre outros.

O quadro a seguir demonstra o desempenho escolar dos últimos dois anos:  2009 e 2010.
1 – Diagnóstico – Resultado educacionais



    Em 2009 a escola ainda deixou a desejar no cumprimento dos 200 dias letivos.
    Em 2010, feito campanhas para a escola começar as aulas na época certa e uma total mobilização para atingirem-se os 200 dias letivos, o Conselho, juntamente com a Gestão passou a cobrar mais dos alunos, uma cobrança não muito boa, tendo em vista uma reprovação de 4%, uma evasão de 4% e a distorção idade série que ficou em média de 5,6% por sala. As medidas tomadas foram e continuam sendo aplicadas visando a melhoria do Ensino-aprendizagem: A primeira proposta da escola no corrente ano foi a mobilização da matrícula do aluno, permitindo-se a faixa etária correta para egresso no Ensino Fundamental. No Ensino Médio, proibiu-se menores de 18 anos no ensino noturno e priorizou-se a vaga deste no ensino diurno, (atendendo a edital da SEDUC) uma forma de direcionamento de políticas a público alvos. A instituição trabalha com parcerias com a Prefeitura Municipal e possui vários projetos estruturados em um PLANO DE AVENTOS ANUAL contendo: Comemoração de todas as datas festivas nacionais e municipais, campanha de fardamento discente, aula inaugural com conscientização de toda a comunidade escolar, Gincana Cultural, Reflexões Sobre o Meio Ambiente, Culto de Deus no dia do estudante, Comemoração da Semana da Pátria, Participação nos festejos de Santa Teresinha, Organização própria nas diversas Olimpíadas externas, Simulados e participação ativa dos pais e da comunidade na escola. A escola passou a contar ainda com a caderneta do aluno, implantada desde 2008, mas readaptada em alguns itens pela Gestão escolar, recebendo ela notificação negativa por ato infracionário cometido pelos discentes e sendo ainda um mecanismo fiscalizado diariamente pela coordenação pedagógica da escola, que sentido ausência do aluno em 03 (três) dias consecutivos dirige-se a casa do mesmo e promove conversas formais na tentativa do resgate deste ao ambiente escolar. A gestão aprovou ainda que o aluno poderia ser aprovado mediante o mínimo de FALTAS existentes na caderneta, outros itens ainda ajudariam o aluno como a conservação da caderneta, o mínimo de notificações negativas, criou-se e aprovou o CARTÃO BÔNUS, um cartão contendo pontos que o aluno ganharia a partir de qualquer feito bom a escola, podendo ele usar nos momentos de deficiência de notas. Aboliu-se a SEMANA DE AVALIAÇÃO e adotou-se o MOMENTO AVALIATIVO que seria a aplicação dos testes de todas as disciplinas em UMA SEMANA, mas agora a partir do 4º horário, ou seja, o aluno assistiria os três primeiros momentos de aula e receberia um CARTUCHO de testes logo em seguida, cartucho digitado e impresso pela secretaria da escola. A Gestão intensificou também a vinda da família a escola, com visitas individuais, valendo NOTIFICAÇÃO POSITIVA ao aluno, e momentos coletivos para assinatura do boletim. Outras medidas no tocante ao docente foram às aulas diferenciadas, começando a partir do PLANO DE AULA, que são digitados e entregues aos alunos de Ensino Médio e divulgado aos pais de alunos do Ensino Fundamental. Ainda aos docentes a atual coordenação passou a mobilizar campanhas freqüentes para a existência e cumprimento do HPI (horário pedagógico individual) e o HPC (horário pedagógico coletivo). Duas vezes ao ano a Gestão promove UMA SEMANA PEDAGÓGICA COMPLETA, com o máximo de sensibilização da comunidade escolar as causas educativas. TODOS OS ITENS FORAM LEVADOS AO CONSELHO COM O PROPÓSITO DE DIMINUIR A REPROVASÃO PARA 2% E A EVASÃO PARA 2%.

O desempenho global da escola demonstra o aumento significativo em vários indicadores de qualidade, que mostra ter havido desenvolvimento no processo de ensino aprendizagem nesta escola.
            Os problemas no corrente ano são mínimos, pois os avanços em relação às notas de desempenho apresentaram-se superiores aos anos anteriores, a superação dos problemas deu-se devido um esforço em atingirem-se os 200 dias letivos sem nenhuma interrupção das aulas; envio das FALTAS dos funcionários a SEDUC, conscientização com conversas para que os professores sem afinidade com a docência procurem sua devida área, busca de aulas dinâmicas, conversas conscientizatórias de forma a apoiar o docente em suas decisões elevando-se assim a estima do mestre, diminuição da carga-horário para o mínimo possível de aulas, busca ativa dos pais à escola e da comunidade em todos os projetos escolares, incentivo aos alunos a participarem de concursos e vestibulares, uma forma de elevar a auto-estima destes discentes, conversas particulares com alunos e familiares sobre a mostragem e diferença do mundo real e mundo das drogas. A escola tem uma excelente relação de convivência com a comunidade e com outras instituições como os empresários locais, que contribuem para o desenvolvimento e melhoria do espaço escolar. A comunidade educativa participa do Conselho. Na instituição houve grandes avanços nos últimos dois anos e as pequenas dificuldades são superadas através de várias ações que são desenvolvidas constantemente.

SÍNTESE DO DIAGNÓSTICO
Em 2009 a escola ainda deixou a desejar no cumprimento dos 200 dias letivos. Em 2010, feito campanhas para a escola começar as aulas na época certa e uma total mobilização para atingirem-se os 200 dias letivos, o Conselho, juntamente com a Gestão passou a cobrar mais dos alunos, uma cobrança não muito boa, tendo em vista uma reprovação de 4% e uma evasão de 4%, evasão esta produto da imigração em busca de emprego por parte do alunado. No Ensino Médio, proibiu-se menores de 18 anos no ensino noturno e priorizou-se a vaga deste no ensino diurno, (atendendo a edital da SEDUC) uma forma de direcionamento de políticas a público alvos. A instituição intensificou seus trabalhos com parcerias com a Prefeitura Municipal, Câmara dos vereadores, Sindicado dos Trabalhadores Rurais, igrejas e outros, criando um projeto estruturado em um PLANO DE AVENTOS ANUAL contendo: Comemoração de todas as datas festivas nacionais e municipais, campanha de fardamento discente, aula inaugural com conscientização de toda a comunidade escolar, Gincana Cultural, Reflexões Sobre o Meio Ambiente, Culto de Deus no dia do estudante, Comemoração da Semana da Pátria, Participação nos festejos de Santa Teresinha, Organização própria nas diversas Olimpíadas externas, Simulados com bônus impregatícios aos melhores alunos e participação ativa dos pais e da comunidade na escola. A escola passou a contar ainda com a caderneta do aluno, implantada desde 2008, mas readaptada em alguns itens pela Gestão escolar. Criou-se e aprovou-se o CARTÃO BÔNUS. Aboliu-se a SEMANA DE AVALIAÇÃO e adotou-se o MOMENTO AVALIATIVO. A Gestão intensificou também a vinda da família a escola. Outras medidas no tocante ao docente foram as aulas diferenciadas, começando a partir do PLANO DE AULA, que são digitados e entregues aos alunos de Ensino Médio e divulgado aos pais de alunos do Ensino Fundamental. Ainda aos docentes a atual coordenação passou a mobilizar campanhas freqüentes para a existência e cumprimento do HPI (horário pedagógico individual) e o HPC (horário pedagógico coletivo). Duas vezes ao ano a Gestão promove UMA SEMANA PEDAGÓGICA COMPLETA, com o máximo de sensibilização da comunidade escolar as causas educativas.

DEFINIÇÃO DA BASE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Fundamentas Epistemológico, filosófico, sociológico e Psicológico
O Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar Santa Teresinha, é um documento revestido da maior importância porque permite a participação do coletivo na sua elaboração e garante aos pais a escolha da escola com base em seus princípios, sua identidade e outras características.
Para tanto esse projeto esta pautado nos princípios fundamentais.
1-      Fundamentos éticos-políticos (valores)
2-      Fundamentos epistemológicos (conhecimento)
3-      Fundamentos didático-pedagógicos (relação)

Fundamentos éticos-políticos (valores)
A escola se preocupa essencialmente com a formação do ser humano para que possa enfrentar os desafios emocionais, as diversidades sociais, os caminhos para realização profissional. O mundo é competitivo, excludente e só vence os mais capacitados por isso é importante transmitir aos nossos jovens valores como: esperança, solidariedade, justiça social, honestidade, união, dedicação, vontade de aprender e construir caminhos novos, que são a base para que no futuro, o aluno seja um adulto feliz, capacitado e consciente do papel na sociedade.
Fundamentos epistemológicos (conhecimento)
O PPP da escola fundamenta-se na linha de pensamento construtivista sociointeracionista que, segundo Vigosky, o conhecimento é visto com representação da realidade, onde os alunos aprendem na relação com o outro, ainda defende os trabalhos em grupos. Sendo que o professor deixa de ser o centro para ser mediador, entre o aluno e conhecimento.
Para atingir essa proposta, o estudo das diversas áreas do conhecimento tem como finalidade: criar, refletir, construir, aprender, participar, expressar, conversar, e acima de tudo entender o mundo e sua problemática. Fazer também a relação destes conteúdos com os conceitos que ganha vida quando o aluno coloca significado no que aprende, quando faz relação da teoria com o mundo real.
Fundamentos didático-pedagógicos (relação)
Assumindo o compromisso de educar para o exercício da cidadania, criando condições para que o educando construa um conhecimento sólido e sinta-se seguros para definirem seus objetivos e metas a serem alcançados por esta escola. A sua P.P é fundamentada nas leis que regem a educação em nosso pais.A educação é um direito de todos sob a responsabilidade do estado e apoio da família e da sociedade é garantido pela Constituição Federal, o ECA, o PNE, a Resolução CNE/CEB nº 03/05, o parecer CNE/CEB nº 18/05 e outros documentos com relatos. O Conselho Estadual de Educação do Piauí responsável pela normatização, sistematização do sistema estadual do ensino que regulamentou a implantação do ensino fundamental com 9 anos de duração pelas resolução CEE/Piauí nº 141/2007, o estatuto do idoso que garante educação de qualidade de participação até mesmo aos que não tiveram a chance de ingressar na escola no tempo certo. Somente em 2005/2006 aconteceu a promulgação das leis nº 11.114/2005, 11.274/2006, antecipando a obrigatoriedade escolar das crianças com 6 anos de idade designando a responsabilidade da matrícula dessas crianças no ensino fundamental aos pais ou  responsáveis garantido-lhes mais tempo e convívio escolar, assim constitui-se o ensino fundamental de 9 anos.
Reconhecendo a seguridade das leis promulgadas a escola se preocupa e tem como missão o dever de proporcionar de forma mais prazerosa, oferecendo condições para uma aprendizagem significativa transforma o ser humano em cidadão competente e ético.

FUNDAMENTOS LEGAIS
ANEXO A PROPOSTA
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
LDB 9394-96
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO
PARECERES E RESOLUÇÕES DO CNE E CEE
ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE
ESTATUTO DA GESTANTE
DIRETRIZES PEDAGÓGICAS
ESTATUTO DO SERVIDOR PÚBLICO DO ESTADO DO PIAUÍ

    As diretrizes pedagógicas da Escola são definidas a partir da discussão coletiva no Conselho Escolar e Conselho de Classe, contudo, as práticas pedagógicas se fundamentam no diálogo, na construção do saber intelectual, emocional e coletivo.
QUANTO AO CURRÍCULO
OBJETIVO GERAL ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

    Proporcionar ensino de qualidade e pleno ao educando, propiciando o acesso, permanência e o sucesso para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. O currículo obedece normas oriundas de editais da SEDUC – Secretaria Estadual de Educação no que diz respeito a base nacional comum e a parte diversificada;

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

    Oferecer aos jovens e adultos que não tiveram acesso ao saber escolar na idade própria o ingresso, o reingresso e o sucesso em estudos, proporcionando uma educação voltada para a formação do cidadão consciente do processo de transformação da sociedade. O currículo obedece normas oriundas de editais da SEDUC – Secretaria Estadual de Educação no que diz respeito a base nacional comum e a parte diversificada;

QUANTO AS DIRETRIZES TÉCNICO NORMATIVAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
AVALIAÇÃO E RECUPERAÇÃO
    A promoção do aluno será fundamentada na Lei das Diretrizes e Bases da Educação- LDB, lei nº 9394/96, neste PPP, e no Regimento Escolar, Para ser considerado aprovado, o aluno terá que atingir 60% do rendimento escolar e ter no mínimo 75% de freqüência em sala de aula. Será considerado ainda reprovado o aluno que não aparecer até o primeiro momento avaliativo, (REPROVADO E DESISTENTE), a avaliação feito com os transferidos oriundos de outra escola terá duas opções para aprovação: conquistar notas para frente que cubram o débito anterior ou apresentar as notas de transferência junto a secretaria.
   Haverá recuperação paralela bimestral com o uso do qualitativo-contínuo sem prejuízo a carga horária em horas ou dias letivos; no término do ano o aluno poderá deixar no máximo três disciplinas, com até 38 dos 48 pontos, em qualquer série para ter o direito a prova final. Se atingir 60% do rendimento será aprovado e classificar-se-á a série seguinte, caso contrário, mesmo em débito com uma matéria o aluno repetirá. Os docentes cumprirão carga horária conforme sua situação funcional e que obedecerá as diretrizes estabelecidas no Estatuto do Servidor Público do Magistério. Também devem participar do planejamento escolar de horário pedagógico, curso de formação continuada promovida pela escola, das atividades Extra classe escolares sem prejuízos a carga horário no tocante as 800 horas.
     A metodologia nasce de discussões com todo a comunidade escolar em Plantões Pedagógicos  conhecidos como HPC’s.
     Os programas e projetos da escola nascem de um Plano maior, chamado PLANO DE EVENTOS, que tem como responsáveis A Direção e a Coordenação Pedagógica da Entidade. O Plano maior impulsiona planos menores dentro de si com responsabilidades destinadas as áreas afins a dinâmica a ser realizada.

PLANO DE AÇÃO
A Unidade Escolar SANTA TERESINHA tem o compromisso de garantir aos seus educandos um ensino de qualidade, pois a mesma está voltada para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e moral de seus alunos, preparando-os para o exercício da cidadania, buscando desempenhar atividade que possibilite a integração e atividade de todos os envolvidos no processo de ensino – aprendizagem.
            Vimos por meio desta proposta apresentar o nosso plano de ações para 2011 e 2012. Voltadas para os interesses da comunidade escolar de forma que possam ser implementares, visando alcançar uma educação de qualidade.
            No entanto, no atual contexto social é necessário que a escola exerça uma prática educacional voltada para o exercício da cidadania, conscientizando o educando de sua liberdade, e que educar não é impor, mas estabelecer limites respeitando as diferenças de cada um.
            Trabalhando de forma democrática, visando melhor resultado na qualidade do ensino.
Identificação
A Unidade Escolar Santa Teresinha, localiza-se na Rua Elias Freitas, Centro, Madeiro Piauí
 Tendo o quadro de funcionamento composto por:
l   13 professores
l   01 vigia
l   03 serviços gerais
l   01 secretaria
l   01 diretor
l   01 coordenador
l  01 Bibliotecária
l  01 Monitora
Diretor: ISAAC SABINO CARDOSO
Coordenador: CLEISON DO NASCIMENTO ALVES


Secretaria: MARIA HELENA DE LIMA SILVA
Níveis de Ensino: 1 – Ensino Fundamental
                              2 – Educação de Jovens e Adultos;
                                3 – Ensino Médio;
Meta de aprovação para 2011 e 2012: 90%

Objetivo Geral:
l   Possibilitar ao educando interação nas práticas pedagógicas de ensino da escola, encontrando saídas adequadas para transformar na qualidade de ensino.
            Objetivos Específicos:
  1. Melhorar o desempenho acadêmico dos alunos;
  2. Orientar o educando quanto ao desenvolvimento do seu potencial cognitivo, afetivo e sócio – cultural;
  3. Valorizar e respeitar as regras disciplinares da escola com condição essencial para uma convivência saudável na coletividade.
            Meta:
            Pretendemos elevar o índice de aprovações de 87% em 2010, para 90% em 2011 e 2012.

Justificativa
Pretendemos, através do Plano de Ação, organizar o trabalho pedagógico e social da escola, visando o sucesso dos alunos. Sua função principal é propiciar uma educação de qualidade exercendo sua autonomia pedagógica, respeitando as diversidades culturais, regionais, religiosos e política da comunidade local.
            A construção de uma educação não é apenas resultado de leis que criam novas formas de funcionamento e de organização da educação. É fruto do compromisso com um projeto da sociedade, de educação e de nossa ação concreta no dia-a-dia na escola e no contexto das políticas educacionais.

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