segunda-feira, 18 de setembro de 2023

7º Plan 3º - A poesia de 30: Cecília e Vinícius Páginas: 182 a 189; e Operadores








Motivo

Eu canto porque o instante existe

e a minha vida está completa.

Não sou alegre nem sou triste:

sou poeta.


Irmão das coisas fugidas,

não sinto gozo nem tormento.

Atravesso noites e dias

no vento.


Se desmorono ou se edifico,

se permaneço ou me desfaço,

-não sei, não sei. Não sei se faço

ou passo.


Sei que canto. E a canção é tudo.

Tem sangue eterno a asa ritmada.

E um dia sei que estarei mudo:

- mais nada.

MEIRELLES, C. Obra poética. Rio de Janeiro:


1º) O poema Motivo se inicia com o verso Eu canto porque o instante existe. Qual é o canto aqui se refere o poema e o motivo do seu canto.

(A) o canto poético, ou seja, a própria poesia e tudo isso por conta do instante, do presente, da própria vida;

(B) o canto poético, ou seja, a própria poesia e tudo isso porque a autora existe, mas tem a vida triste;


Ai, palavras, ai, palavras,

que estranha potência a vossa!

Todo o sentido da vida

principia a vossa porta:

o mel do amor cristaliza

seu perfume em vossa rosa;

sois o sonho e sois a audácia,

calúnia, fúria, derrota...

A liberdade das almas,

ai! com letras se elabora...

E dos venenos humanos

sois a mais fina retorta:

frágil, frágil, como o vidro

e mais que o aço poderosa!

Reis, impérios, povos, tempos,

pelo vosso impulso rodam...

MEIRELLES, C. Obra poética. Rio de Janeiro:


2º) 5. 121 (ENEM 2014) O fragmento destacado foi transcrito do Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles. Centralizada no episódio histórico da Inconfidência Mineira, a obra, no entanto, elabora uma reflexão mais ampla sobre a seguinte relação entre o homem e a linguagem:

a) A força e a resistência humanas superam os danos provocados pelo poder corrosivo das palavras.

b) As relações humanas, em suas múltiplas esferas, têm seu equilíBrio vinculado ao significado das palavras.


Soneto de separa•‹o

De repente do riso fez-se o pranto

Silencioso e branco como a bruma

E das bocas unidas fez-se a espuma

E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

De repente da calma fez-se o vento

Que dos olhos desfez a última chama

E da paixão fez-se o pressentimento

E do momento imóvel fez-se o drama.

De repente, não mais que de repente

Fez-se de triste o que se fez amante

E de sozinho o que se fez contente.

Fez-se do amigo próximo o distante

Fez-se da vida uma aventura errante

De repente, não mais que de repente.

(In: Nova antologia poética de Vinicius de Moraes, seleção e organização de Antonio Cícero e

Eucanaã Ferraz. São Paulo: Cia. das Letras, Editora Schwarcz Ltda., 2008. p. 100 © VM.)


3º) 5. 121 (ENEM 2014) Como o nome sugere, o “Soneto de separação” tem como tema a separação. De que tipo de separação trata o poema?

a) A força e a resistência humanas superam os danos provocados pelo poder corrosivo das palavras.

b) De uma separação amorosa, conforme indica o verso “E das bocas unidas fez-se a espuma”.


4º) 5. 121 (ENEM 2014) As figuras de linguagem cumprem um importante papel na construção

do poema. Identifique a figura de linguagem que se verifica nestes pares de palavras da poesia "Motivo"


a) Antítese

b) Sinônimo











5º 3.12.  Quais operadores argumentativos completam o texto acima adequadamente?

(A) Na chamada década perdida / o país / dessas pessoas / ao governo e à sociedade brasileira / à nova realidade / aos estrangeiros / Embora / Esse aspecto / entretanto / Portanto / dessa situação / Ademais / a esse grupo

(B) Na chamada década perdida / o país / dessas pessoas / ao governo e à sociedade brasileira / à nova realidade / aos estrangeiros / Embora / Esse aspecto / entretanto / Portanto / dessa situação / Ademais / Por issso



6º 8.     405 pág. 158 (Renato Aquino 2014) Gritou muito, porém ninguém ouviu. A oração coordenada sindética deste período classifica-se como:

(A)  aditiva                    
              
(B) adversativa


7º 7.     427 pág. 161 (Renato Aquino 2014) Assim que chegou, foi ao escritório. Oração subordinada adverbial
         
(A) proporcional.             
(B) temporal.


8º Com base no livro Didático, responda: O que são OPERADORES ARGUMENTATIVOS?

(A) São termo utilizados para correlacionar partes de um texto, a fim de permitir que a direção argumentativa que se pretende tomar fique subentendida.

(B) São termo utilizados para enfeitar um texto, a fim de permitir que a direção argumentativa que se pretende tomar fique entendida.


LINK DO GABARITO PARA MARCAR. 


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdGDQ5n01DtSHCyKBuvlIFGnPaiHA2LuxS06M-kTR-MaHonIw/viewform?usp=sf_link

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