domingo, 28 de fevereiro de 2021

Questões de Política

    
1.           (Enem 2012) Não ignoro a opinião antiga e muito difundida de que o que acontece no mundo é decidido por Deus e pelo acaso. Essa opinião é muito aceita nos nossos dias, devido às grandes transformações ocorridas, e que ocorrem diariamente, as quais escapam à conjectura humana. Não obstante para não ignorar inteiramente o nosso livre-arbítrio, creio que se pode aceitar que a sorte decida metade dos nossos atos, mas [o livre-arbítrio] nos permite o controle sobre a outra metade.
MAQUAVEL, N. 0 principe Brasia: Ur5, 1979 adaptacci.

Em O Príncipe, Maquiavel refletiu sobre o exercício do poder em seu tempo. No trecho citado o autor demonstra o vínculo entre o seu pensamento político e o humanismo renascentista por
(A) valorizar a interferência divina nos acontecimentos definidores do seu tempo.
(B) rejeitar a intervenção do acaso nos processos políticos.
(C) afirmar a confiança na razão autônoma Como fundamento da ação humana.
(D) romper com a tradição que valorizava o passado como fonte de aprendizagem.
(E) redefinir a ação política com base na unidade entre fé e razão.

2.51.(ENEM 2008_c/ adaptações)  Os regimes totalitários da primeira metade do  século XX apoiaram-se fortemente na mobilização da juventude em torno da defesa de ideias grandiosas para o  futuro da nação. Nesses projetos, os jovens deveriam entender que só havia uma pessoa digna de ser amada e obedecida, que era o líder. Tais movimentos sociais juvenis contribuíram para a implantação e a sustentação do nazismo, na Alemanha, e do fascismo, na Itália, Espanha e Portugal.

A atuação desses movimentos juvenis caracterizava-se

A)pelo sectarismo e pela forma violenta e radicAl com  que enfrentavam os opositores ao regime.
B) pelas propostas de conscientização da população  acerca dos seus direitos como cidadãos.
C) pela promoção de um modo de vida saudável, que  mostrava os jovens como exemplos a seguir.
D) pelo diálogo, ao organizar debates que opunham  jovens idealistas e velhas lideranças conservadoras.
E) pelos métodos políticos populistas e pela organização  de comícios multitudinários.

3.15 (Vestibular PAES 2011) No texto Que é Esclarecimento”? (1783), o que significa, conforme Kant, a saída do homem da menoridade da qual ele mesmo é culpado?
a) O uso da razão crítica, exceto quando se tratar de doutrinas religiosas.
b) A capacidade de aceitar passivamente a autoridade científica ou política.
c) A liberdade para executar desejos e impulsos conforme a natureza instintiva do homem.
d) A coragem de ser autônomo, rejeitando, portanto, qualquer conDição tutelar.
e) O alcance da idade apropriada para uso da racionalidade subjetiva.

4.10 (Vestibular PAES B2013) No contexto histórico da gênese da Filosofia, deixando de lado a polêmica sobre a ruptura ou a continuidade entre mito e filosofia, importa destacar, precisamente, a perspectiva inovadora da filosofia nascente. Novidade na filosofia é
A) a capacidade de fundamentar, racionalmente, as narrativas teogônicas.
B) a tendência à argumentação racional, generalizada em torno das coisas.
C) o exercício do distanciamento das coisas terrenas pelo pensamento abstrato.
D) o estabelecimento de competências argumentativas com justificativas para a política e a religião.
E) a racionalização da compreensão do mundo e o consequente abandono das crenças nos deuses.

5.16 (Vestibular PAES 2011) Kant, no texto Que é “Esclarecimento”? (1783), aborda os conceitos de uso público e privado da razão. Entre as alternativas abaixo, a única que contém informação correta sobre o uso público da razão é:
a) Livre uso da razão desde que avalizada pela autoridade competente eclesiástica e política.
b) Liberdade ilimitada do sábio usar a razão e autonomia para puBlicizar suas ideias com as melhores intenções.
c) Uso que o professor faz de sua razão diante de sua comunidade acadêmica ou outra qualquer.
d) Discurso aberto sobre temáticas monitoradas por uma instituição que forma pessoas para o serviço militar.

e) Abordagem de uma teoria determinada por um paradigma vigente, seja ele religioso, político ou científico.

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