quarta-feira, 24 de maio de 2023

A escola pública - do real ao ideal à luz da Filosofia


     É notório que o debate acerca dos sonhos que a escola pública se propõe realizar traz divergências, principalmente entre educadores filósofos e os próprios alunos. Dentre tantos motivos relevantes temos: a escola como concretizadora do desejo que está na cabeça dos discentes e ela na realidade.
     Não raro quando se pergunta aos meninos o que eles querem ser quando crescer, a maioria tem sonhos grandes e, mesmo com o tempo, num mundo real depredado, com turmas lotadas, calor insuportável e merenda de baixa qualidade, ainda no Ensino Médio, é comum eles dizerem que farão medicina, por exemplo. Os professores até têm um olhar do quanto a realidade que esses meninos estão inseridos conspira contra eles, mas, o dilema mesmo é como fazer os alunos terem a chamada atitude filosófica e serem criticos do mundo ao seu redor.
      Tem um personagem na literatura, Policarpo Quaresma, do Livro de Lima Barreto, que idealizou o Brasil toda vida. Patriota acima da média a ponto de defender tudo do Brasil como sendo melhor do mundo: “um país que poderia ter língua própria, que para a agricultura tem as melhores terras, com um povo cordial avesso total à violência, é só na hora de sua morte, quando ele será executado pelo governo, que ele reflete: ‘A pátria que quisera ter era um mito; um fantasma criado por ele’”. O personagem se deparou com o mundo real tarde demais.
       Da mesma forma há alunos que não conseguem enxergar o mundo real que os cerca. Para além de ver algo deteriorado, faz-se necessário mostrar a esses meninos as notas da escola nas avaliações do governo, ou mesmo pedir que eles pesquisem quantos colegas do ano anterior cosseguiram realizar os sonhos que sempre acreditaram. A proposta é que conhecendo a realidade de fato, os discentes possam cobrar condições favoráveis à realização de seus desejos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE EU SEI!

QUER SABER? Aqui você encontrará resenhas de livros, resumos, comentários sobre política e COISAS que você não achou em outro lugar.