quinta-feira, 25 de maio de 2023

Relatório de Estágio docente em Filosofia Ensino Fundamental Colégio Cônego Nestor Cunha

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  UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA

CURSO DE FILOSOFIA

 

 

 

ISAAC SABINO CARDOSO

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR I

 

 

 

 

 

 

 

 

Timom - Maranhão

2020

ISAAC SABINO CARDOSO

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR I

Relatório de Estágio Curricular apresentado ao Curso de Filosofia da Universidade Estadual do Maranhão como requisito de aprovação na disciplina Estágio I.

 

Orientador (a): Moisaniel Lopes deAlmeida Júnior

 

Supervisor (a): Maria Célia Santiago Teixeira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Timom - Maranhão

2020

 

 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR II

 

 

_______________________________________

Supervisor Técnico do Campo de Estágio

 

 

_______________________________________

Supervisor Docente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SUMÁRIO

 

1

DADOS GERAIS………………………………………………………………

05

1.1

Identificação do Estagiário…………………………………………………

05

1.2

Identificação do Campo de Estágio......................................................

05

1.3

Período de Duração e Carga Horária do Estágio.................................

05

1.4

Identificação do Supervisor Técnico.....................................................

05

1.5

Identificação do Supervisor Docente....................................................

05

2

INTRODUÇÃO..........................................................................................

06

3

REFERENCIAL TEÓRICO.......................................................................

07

4

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO...................................

07

4.1

Histórico...................................................................................................

08

4.2

Missão e Visão......................................................................................................

08

 

 

 

 

 

 

4.3

Importância da empresa para a comunidade.......................................

08

4.4

Estrutura Organizacional.......................................................................

09

4.5

Setor de estágio.....................................................................................

09

5

O ESTÁGIO..............................................................................................

10

5.1

Atividades desenvolvidas......................................................................

10

5.2

Proposta de melhorias...........................................................................

11

6

CONCLUSÃO............................................................................................

12

REFERÊNCIAS..........................................................................................

12

ANEXOS....................................................................................................

14

 

 

 

 

1          DADOS GERAIS

 

1.1.      Identificação do Estagiário

Nome: Isaac Sabino Cardoso

Curso: Licenciatura Plena em Filosofia

Período: 8º

Endereço: Rua Elias Freitas 2800

Telefone: (86) 988066116

 

1.2.      Identificação do Campo de Estágio

Razão Social: Colégio Cônego Nestor Cunha

Nome Fantasia: Cônego Nestor Cunha Ensino Fundamental

Endereço: Rua João de Deus S/N – Santa Quitéria do Maranhão

Área de atuação: Recursos Humanos e sala de aula

 

1.3.      Período de Duração e Carga Horária do Estágio

Período: 20/11/2020 a 20/12/2020

Desse período, foram excluídos os finais de semana e feriados.

Carga Horária: 135 horas      

 

1.4       Identificação do Supervisor Técnico/Direção e Docente Titular

Nome: Eurides Alves de Carvalho

E-mail: conegonestorcunha2019.1@hotmail.com

Telefone: (98) 98928-2093

 

Nome: Professora Maria Célia Santiago Teixeira

Telefone: (98) 98855-8561

 

1.5       Identificação do Supervisor Docente

Nome: Moisaniel Lopes deAlmeida Júnior

Telefone: (86) 99490-2500

 

2          INTRODUÇÃO

 

O presente relatório foi elaborado no âmbito da disciplina Estágio Curricular, com vistas à obtenção de nota nessa disciplina constante na grade curricular do curso de Licenciatura Plena em Filosofia e tem como finalidade apresentar as atividades desenvolvidas durante o período de estágio supervisionado obrigatório realizado entre 20/11/2020 a 20/12/2020.

O referido estágio foi realizado na área de recursos humanos/setor de pessoal e sala de aula, com aulas remotas, no Colégio Cônego Nestor Cunha, localizado na Rua João de Deus S/N, Santa Quitéria do Maranhão e teve carga horária de 135 horas.

Este estágio foi uma oportunidade de entrar em contato com as práticas pedagógicas numa instituição pública num período especial que é o de aulas remotas, além de servir como complemento e aperfeiçoamento das competências desenvolvidas durante o curso, ligando assim a teoria ensinada na universidade à prática profissional.

A realização do estágio nessa área possibilitou a aquisição de conhecimento prático e a aplicação dos pressupostos teóricos nos processos de ensino aprendizagem de uma organização pública. Durante esse processo, buscou-se acompanhar os processos de planejamento e aplicação das aulas, ao mesmo em que se prestava atenção nos trabalhos administrativos.

Ainda, foram propostas melhorias para os processos de ensino aprendizagem existentes na entidade através da Confecção de um novo Projeto Político Pedagógico da Escola.

O trabalho está dividido em três partes:

·       Referencial teórico - seção na qual são explicados os conceitos, as ferramentas, modelos e os instrumentos utilizados para o entendimento do assunto e realização do estágio.

·       Caracterização do campo o estágio - onde é descrito o local onde se realizou as atividades, abordando aspectos referentes à missão, visão, importância da entidade além de sua estrutura organizacional.

·       Estágio - espaço no qual são descritas as atividades desenvolvidas no decorrer do período do estágio propriamente dito, bem como são feitas algumas propostas de melhoria, a partir da vivência no ambiente de trabalho.

 

3      REFERENCIAL TEÓRICO

 

         O fator humano é o principal recurso das organizações modernas. Não importa a grandeza ou o setor de atuação da entidade, esse aspecto sempre terá preponderância sobre os demais. Com base nisso, realizou-se esse estágio.

         Tendo como objetivo principal a integração entre o conhecimento teórico, abordado durante o curso de Licenciatura Plena em Filosofia, e a prática profissional, o estágio propicia ao formando a vivência dos conceitos e teorias vistos ao longo da graduação, sendo assim um importante instrumento de capacitação profissional e de integração entre o aluno, a faculdade e o meio profissional.

        Conforme disposto na Lei 11.788, o estágio é um ato, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo dos educandos, devendo integrar o seu itinerário formativo e tendo como objetivo o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização escolar, visando desenvolver o educando para a vida cidadã e para o trabalho.

 

4      CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

 

          O estágio foi realizado no Colégio Cônego Nestor Cunha, situado na Rua João de Deus S/N – Santa Quitéria do Maranhão. As atividades foram realizadas entre 20/11/2020 a 20/12/2020, com carga horária de 135 horas.

         A supervisão ficou a cargo da Professora Maria Célia Santiago Teixeira, Professora de História, contudo, foi organizado uma interdisciplinaridade com Filosofia sob orientação do professor Moisaniel Lopes de Almeida Júnior, tutor presencial do curso de Licenciatura Plena em Filosofia - MA.

 

 

4.1           Histórico

 

O Colégio Cônego Nestor Cunha, situa-se na na Rua João de Deus S/N – Santa Quitéria do Maranhão centro, município de Santa Quitéria, Estado do Maranhão. A cidade fica situada às margens do Rio Parnaíba, na região Nordeste do estado do Maranhão, originou-se do antigo distrito de São Bernardo em 16 de abril de 1912, sendo elevada à categoria de vila com a denominação de Santa Quitéria, depois pertenceu ao município de Brejo e em 1935 recebeu o estatuto de Município,  sendo renomeado para Bacuri e em 1948 voltou a ser denominado Santa Quitéria do Maranhão. Atualmente há um decreto estadual que diz que Santa Quitéria passou a ser cidade em 29 de março de 1938.

         O lugar ganhou várias instituições e uma se destaca – é Colégio Cônego Nestor Cunha, maior escola de Ensino Fundamental da cidade a atender o público de crianças e adolescente de toda a região. Ao todo são 762 alunos distribuídos em três turnos no centro da cidade. Infelizmente a cidade tem um número de analfabetos que passa dos 30%.

         Nos últimos anos a proposta para melhorar a Gestão da unidade escolar tem sido num movimento que visa melhorar o Índice da Educação Básica (IDEB). Durante a confecção deste trabalho a entidade está sendo administrada por indicação política e tem como Diretor Geral Eurides Alves de Carvalho.

 

 

4.2       Missão e Visão

 

MISSÃO

Servir com excelência, por meio da educação, formando cidadãos éticos, solidários e competentes.

 

VISÃO

Ser referência municipal e regional na área da educação.

 

4.3       Importância da empresa para a comunidade

 

        A educação é algo primordial na vida do homem. A educação formal, entendida aqui como aquela desenvolvida nas instituições de ensino (escolas, faculdades etc), por sua vez, vem a cada dia se mostrando indispensável para o desenvolvimento das pessoas.

        Tendo em vista a importância do processo educacional tanto no aspecto individual quanto social, presume-se que um órgão responsável por gerir e cuidar dos jovens do município possui papel relevante.

        O Colégio Cônego Nestor Cunha é responsável por gerenciar os recursos do FUNDEB que estão disponíveis para um público específico - o adolescente de 10 a 14 anos, e também cuidar de uma quantidade considerável de funcionários.

        Esses aspectos tornam O Colégio Cônego Nestor Cunha uma instituição de vital importância para a sociedade quiteriense, uma vez que decisões tomadas no âmbito dessa entidade poderão influenciar, de forma relevante, o ambiente socioeconômico da cidade.

 

4.4  Estrutura Organizacional

 

         A estrutura organizacional da Entidade tem no topo a figura do Gestor Geral - função atualmente exercida por Eurides Alves de Carvalho. São dela as decisões que dizem respeito à dinâmica organizacional. Também fica a seu cargo a designação de seus colaboradores diretos e decisões que impliquem pequenos gastos. Gastos maiores são definidos juntamente com o suporte da Secretaria de Finanças do Município e com o aval do Secretário Municipal de Educação. A diretora tem dois assessores diretos para auxiliá-lo nos trabalhos de gestão da escola.

        Outras figuras importantes na estrutura da escola é o coordenador pedagógico que fica responsável pelas questões pedagógicas nos turnos matutino, vespertino e noturno. Essa figura define, juntamente com o diretor e professores, a melhor maneira se trabalhar os conteúdos em sala de aula.

       Também fazem parte do quadro de pessoal da instituição cinco secretárias. Elas têm a função de supervisionar o trabalho administrativo e ajudar o coordenador e diretor, além de prestar eventual acompanhamento de alunos do que tange comportamento.

 

4. 7      Setor de estágio

        O setor escolhido para o estágio foi o sala de aula do 9º ano na disciplina de História, haja vista a disciplina de Filosofia ter sido encerrada ainda em 2018. Buscou-se, com isso, a aquisição de conhecimento prático e a aplicação dos pressupostos teóricos nos processos de ensino aprendizagem de uma organização pública ao mesmo tempo em que contribuirá para possíveis melhorias nos processos pedagógicos da entidade.

       O contingente de funcionários da instituição é de 66 professores e 15 colaboradores, que se dividem entre os cargos de vigilantes, merendeiras e zeladoras. A quantidade do pessoal é considerada insuficiente para o trato do órgão.

       As decisões tomadas pelo dirigente do órgão normalmente são cumpridas que em época de isolamento social têm sido de suma importância na condução dos trabalhos. A dinâmica nesse período tem como pilar grupos de mensageiros instantêneos e atividades impressas entregues aos alunos e retornadas ao professor para correção.

       Observou-se também o planejamento de várias festas vinculadas ao calendário nacional e local com participação dos funcionários e a clientela atendida com o objetivo de melhorar a relação entre todos. Essas dinâmicas foram suspensas este ano, mas constam no PPP e em conversas com os docentes, atestou-se a veracidade das realizações em anos anteriores.

 

5          O ESTÁGIO

 

        O estágio teve início com um período de ambientação do estagiário com o setor de trabalho. O Diretor Geral fez as devidas apresentações e colocou todo o material e instalações da instituição à disposição.

        Com o supervisor, foi possível conhecer toda a estrutura organizacional da escola, bem como funciona a cadeia de comando do órgão e a quem poderia ser direcionados os questionamentos referentes às necessidades do estágio. Esse período de ambientação/capacitação durou o equivalente a 16,5 horas.

 

5.1       Atividades desenvolvidas

 

         As atividades realizadas durante o estágio foram: entrevistas informais com funcionários lotados na própria secretaria, levantamento de dados dos servidores vinculados à instituição, suporte e apoio nos processos administrativos, criação de planilhas para lotação dos funcionários além de acompanhar a realização de reuniões, de forma online, no grupo de professores da escola, onde se definiam as diretrizes para a finalização do ano letivo.

         As entrevistas, pelo Google Forms, com os servidores foram realizadas em dois dias e totalizaram 11 horas. Nessa fase, percebeu-se que os funcionários, em sua maioria, apoiam as decisões tomadas no âmbito da gestão.

         O levantamento de dados dos servidores foi realizado no momento em que a entidade se preparava para concluir o ano letivo de 2020 de forma remota com, preferencialmente, atividades impressas.

         O acompanhamento dos procedimentos gerenciais, tanto parte administrativa quanto pedagógica em sala de aula, se deu, principalmente, participando das reuniões promovidas pelo Diretor Geral, pelo supervisor e Coordenador onde se definiam a maneira de se trabalhar determinado assuntos na escola, e forma de avaliar. Isso tudo usando as ferramentas tecnológicas de mensagens por conta do momento em que se vive.

 

5.1               Proposta de melhorias

 

          Verificou-se, durante o estágio, que alguns pontos podem ser melhorados na gestão de pessoas do Colégio Cônego Nestor Cunha.

         O primeiro ponto diz respeito às informações sobre os servidores a serviço do órgão, já que não existem dados de fácil acesso sobre todos os funcionários no setor. Também, percebeu-se um Pólo da Universidade Aberta do Brasil ao lado da escola. Teria sido de muita importância uma parceria entre o colégio e a Uemanet que já tem vasta experiència no modelo de ensino à distância.

          Por último foram tirados alguns dias para leitura do Projeto Político Pedagógico da Entidade. Uma espécie de norte com todas as regras que servirão para os anos letivos naquela comunidade escolar.

 

 

 

 

6               CONCLUSÃO

 

Diante do observado durante a realização do estágio, chega-se a conclusão que a Colégio Cônego Nestor Cunha, quanto à gestão de pessoas, apresenta algumas iniciativas boas, como a promoção de cursos de capacitação para os funcionários que acontecem normalmente no início de cada semestre, contudo, devido à pandemia, não aconteceu essa dinâmica no corrente ano. Graças aos mensageiros instantâneos, a circulação de informação – numa época de farta tecnologia, é feita de forma mais eficiente. As iniciativas para melhor os problemas estavam sendo tomadas no momento em que se estagiava. Com relação ao alunado, a dinâmica dos trabalhos seguiu uma logística muito boa: sendo marcado dias para os familiares reberem o material e com data marcada, devolverem para correçaõ pelos professore. No caso do período do Estágio foi entregue a professora titular um material com tema específico e confeccionado uma pequena vídeo aula para distrubuição nos grupos de whatsapp dos meninos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

CASADO, T. Comportamento organizacional: fundamentos para a gestão de pessoas. In: SANTOS, R.C. (Org.). Manual de gestão empresarial: conceitos e aplicações nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2007. p. 212-233

 

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

 

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: O Capital Humano das Organizações. São Paulo: Atlas, 2004.

 

 

Boulos Júnior, Alfredo. História : anos finais / Alfredo Boulos Júnior – 4ª. Ed. – São Paulo : FTD, 2018

 

 

MINTZBERG, Henry. Criando organizações eficazes: Estruturas em cincoconfigurações. São Paulo: Atlas, 2006.

 

MOTTA, F.C.; VASCONCELOS, I. G. Teoria geral da administração. São Paulo: Thomson Learning, 2006.

ANEXOS


 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS

COORDENAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA

DIVISÃO DE ESTÁGIO

 

 

 

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO

                                                   

 

 

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO ESTAGIÁRIO

 

Nome: Isaac Sabino Cardoso

Curso: Licenciatura em Filosofia                                          Semestre: 2020.2

Centro: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas – CCSA

 

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

 

Razão Social: Colégio Cônego Nestor Cunha

Nome Fantasia: Cônego Fundamental

Endereço: Rua João de Deus S/N – Santa Quitéria do Maranhão

 

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO ORIENTADOR

 

Nome: Moisaniel Lopes de Almeida Júnior

Curso: Licenciatura em Filosofia                                          

 

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROFESSOR SUPERVISOR

 

Nome: Maria Célia Santiago Teixeira

Cargo: Professora

Formação: Licenciatura Plena em História

 

_____________________________­       _____________________________­       _____________________________­         

                         Orientador                                              Supervisor                                                  Estagiário


 



 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS

COORDENAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA

DIVISÃO DE ESTÁGIO

 

 

 

 

FICHA DE FREQUÊNCIA

DE ESTÁGIO

 

 

Estagiário: Isaac Sabino Cardoso

 Código: 17FILT109

Curso: Licenciatura em Filosofia

 Período: 8º

Campo de Estágio:

 Área do Estágio:                                                           

Orientador do Estágio: Moisaniel Lopes de Almeida Júnior

 

Mês: Novembro a Dezembro                                                                      

 Ano: 2020

 

DIA

MÊS

ENTRADA

SAÍDA

 

DIA

MÊS

ENTRADA

SAÍDA

01

 

 

 

 

17

 

Sábado

02

 

 

 

 

18

 

Domingo

03

 

Sábado

 

19

 

 

 

04

 

Domingo

 

20

 

 

 

05

 

 

 

 

21

 

 

 

06

 

 

 

 

22

 

 

 

07

 

 

 

 

23

 

 

 

08

 

 

 

 

24

 

Sábado

09

 

 

 

 

25

 

Domingo

10

 

Sábado

 

26

 

 

 

11

 

Domingo

 

27

 

 

 

12

 

Feriado

 

28

 

Feriado

13

 

 

 

 

29

 

 

 

14

 

 

 

 

30

 

 

 

15

 

 

 

 

31

 

Sábado

16

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Santa Quitéria-MA, 20 Dezembro de 2020

 

_______________________________    _______________________________    _______________________________             

                            Supervisor                                              Orientador                                                 Estagiário

 

 

 

 

 



 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS

COORDENAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA

DIVISÃO DE ESTÁGIO

 

 

 

 

FICHA DE FREQUÊNCIA

DE ESTÁGIO

 

 

Estagiário: Isaac Sabino Cardoso

 Código: 17FILT109

Curso: Licenciatura em Filosofia

 Período:

Campo de Estágio:

 Área do Estágio:                                                           

Orientador do Estágio: Moisaniel Lopes de Almeida Júnior

 

Mês: Novembro a Dezembro                                                                       

 Ano: 2020

 

 

DIA

MÊS

ENTRADA

SAÍDA

 

DIA

MÊS

ENTRADA

SAÍDA

01

 

Domingo

 

17

 

 

 

02

 

Feriado

 

18

 

 

 

03

 

 

 

 

19

 

 

 

04

 

 

 

 

20

 

 

 

05

 

 

 

 

21

 

Sábado

06

 

 

 

 

22

 

Domingo

07

 

Sábado

 

23

 

 

 

08

 

Domingo

 

24

 

 

 

09

 

 

 

 

25

 

 

 

10

 

 

 

 

26

 

 

 

11

 

 

 

 

27

 

 

 

12

 

 

 

 

28

 

Sábado

13

 

 

 

 

29

 

Domingo

14

 

Sábado

 

30

 

 

 

15

 

Domingo

 

31

 

 

 

16

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Santa Quitéria-MA, 20 Dezembro de 2020

 

_______________________________    _______________________________    _______________________________             

                            Supervisor                                              Orientador                                                 Estagiário

 

 

 


 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS

COORDENAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA

DIVISÃO DE ESTÁGIO

 

PROGRAMA DE TRABALHO

 

 

ÁREA

N.º HORAS

ATIVIDADES

PERÍODO

 

 

Recursos Humanos

16,5

Apresentação, capacitação para conhecimento da estrutura organizacional

Novembro

 

 

Recursos Humanos

11,0

Entrevistas

Novembro

 

 

Recursos Humanos

40,0

Levantamento de dados

Novembro

 

 

Recursos Humanos

16,5

Suporte e apoio nos processos administrativos internos na busca de dados e observação docente dos procedimentos nas aulas remotas

Novembro

 

 

Recursos Humanos

18,0

Criação do banco de dados

Dezembro

 

 

Recursos Humanos

16,5

Acompanhamento dos procedimentos docentes e aulas práticas de forma remota

Dezembro

 

 

Recursos Humanos

16,5

Análise de resultados

Dezembro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

_________________________    __________________________    __________________________

  Supervisor                                              Orientador                                             Estagiário

 

 

 

 

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS

COORDENAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA

DIVISÃO DE ESTÁGIO

 

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PARA O ORIENTADOR

 

 

 

 

 

Estagiário: Isaac Sabino Cardoso

 

Razão Social: CE Cônego Nestor Cunha

 

Endereço: Avenida Coronel Francisco Moreira

 

Orientador: Moisaniel Lopes de Almeida Júnior

 

Supervisor: Maria Célia Santiago Teixeira

 

 

 

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

 

I – ASPECTOS PROFISSIONAIS

1

2

3

4

5

 

1) QUALIDADE DO TRABALHO: Considerar a capacidade de trabalho, tendo em vista o que seria desejável.

 

 

 

 

 

 

2) ENGENHOSIDADE: Capacidade de seguir, projetar ou executar modificações na Empresa.

 

 

 

 

 

 

3) CUMPRIMENTO DAS TAREFAS PROGRAMADAS: Considerar o volume de trabalho cumprido dentro do padrão aceitável. 

 

 

 

 

 

 

4) ESPÍRITO INQUISITIVO: Disposição e esforço que o estagiário demonstrou para aprender.

 

 

 

 

 

 

5) INICIATIVA E AUTODETERMINAÇÃO:  Capacidade demonstrada para desenvolver  suas atividades sem dependências de outros.

 

 

 

 

 

 

6) CONHECIMENTOS:  Prepara técnico-profissional demonstrado no desenvolvimento das atividades programadas.

 

 

 

 

 

 

 

SUBTOTAL

 

 

 

 

 

 

 

MULTIPLIQUE POR 7

 

 

 

 

 

 

II - ATITUDE

1

2

3

4

5

 

1)   ASSIDUIDADE: Ausência de faltas e cumprimento de horário

 

 

 

 

 

 

2) DISCIPLINA DE RESPONSABILIDADE: Observância das normas e regulamentos     internos da empresa, discrição quanto aos assuntos sigiloso e selo pelo patrimônio.

 

 

 

 

 

 

3)   SOCIABILIDADE: Facilidade de se integrar com os colegas e ambiente de trabalho.

 

 

 

 

 

 

4)   COOPERAÇÃO: Disposição para cooperar com os colegas e atender prontamente às atividades programadas.

 

 

 

 

 

 

5)   INTERESSE: Comprometimento demostrado com as tarefas a serem realizadas.

 

 

 

 

 

 

 

SUBTOTAL

 

 

 

 

 

 

 

MULTIPLIQUE POR 3

 

 

 

 

 

 

 

TOTAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESCALA DE TRANSFORMAÇÃO DE PONTOS EM NOTA

NOTA

 

 

 

057- 078=01

 

 

 

 

079- 101=02

 

 

 

102- 124=03

 

 

 

125- 148=04

 

 

 

149- 171=05

 

 

 

172- 194=06

 

 

 

195- 217=07

 

 

 

218- 240=08

 

 

 

241- 263=09

 

 

 

264- 285=10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

_______________________________        _______________________________         ____________________________             

                         Supervisor                                                      Orientador                                                       Estagiário

 

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS

COORDENAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA

DIVISÃO DE ESTÁGIO

 

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PARA

O SUPERVISOR

 

 

 

 

 

Estagiário: Isaac Sabino Cardoso

 

Razão Social: CE Cônego Nestor Cunha

 

Endereço: Avenida Coronel Francisco Moreira

 

Orientador: Moisaniel Lopes de Almeida Júnior

 

Supervisor: Maria Célia Santiago Teixeira

 

 

 

ITENS PARA AVALIAÇÃO

1

2

3

4

5

 

1)   QUALIDADE DO TRABALHO: Considerar a capacidade de trabalho, tendo em vista o que seria desejável.

 

 

 

 

X

 

2)   ENGENHOSIDADE: Capacidade de seguir, projetar ou executar modificações na Empresa.

 

 

 

X

 

 

3)   CUMPRIMENTO DAS TAREFAS PROGRAMADAS: Considerar o volume de trabalho cumprido dentro do padrão aceitável. 

 

 

 

 

X

 

4)   ESPÍRITO INQUISITIVO: Disposição e esforço que o estagiário demonstrou para aprender.

 

 

 

 

X

 

5)  INICIATIVA E AUTODETERMINAÇÃO:  Capacidade demonstrada para desenvolver  suas atividades sem dependências de outros.

 

 

 

 

X

 

6)  CONHECIMENTOS:  Prepara técnico-profissional demonstrado no desenvolvimento das atividades programadas.

 

 

 

 

X

 

7)   DISCIPLINA DE RESPONSABILIDADE: Observância das normas e regulamentos internos da empresa, discrição quanto aos assuntos sigiloso e selo pelo patrimônio.

 

 

 

 

X

 

8)    POSTURA DE ESTAGIÁRIO: considerar a postura assumida em relação à condição de estagiário.

 

 

 

X

 

 

9)    SOCIABILIDADE: Facilidade de se integrar com os colegas e ambiente de trabalho

 

 

 

X

 

 

10) SOCIABILIDADE E INTEGRAÇÃO NO AMBIEMTE DE TRABALHO.

 

 

 

X

 

 

* REGISTRO E NOTAS PARA O RELATÓRIO DO ESTÁGIO: Considera a exatidão, clareza e pertinência dos registros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESCALA DE TRANSFORMAÇÃO DE PONTOS EM NOTA

NOTA

 

 

 

010-13=01

10

 

 

 

014-17=02

 

 

 

018-21=03

 

 

 

022-25=04

 

 

 

026-29=05

 

 

 

030-33=06

 

 

 

034-37=07

 

 

 

038-41=08

 

 

 

042-45=09

 

 

 

046-50=10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OBSERVAÇÕES

 

SOBRE O ESTAGIÁRIO

 

 

 

OUTRAS:

 

 

 

_______________________________        _______ / _______ / _______         ____________________________

                                     Local                                                            Data                                              Assinatura

 

 

 

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS

COORDENAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA

DIVISÃO DE ESTÁGIO

 

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO

 

 

 

 

 

Estagiário: Isaac Sabino Cardoso

 

Razão Social: CE Cônego Nestor Cunha

 

Endereço: Avenida Coronel Francisco Moreira

 

Orientador: Moisaniel Lopes de Almeida Júnior

 

Supervisor: Maria Célia Santiago Teixeira

 

PERÍODO DE ESTÁGIO: 20/11/2020 a 20/12/2020

 

 

 

FATORES DE JULGAMENTO

1

2

3

4

5

 

1. Profundidade dos conhecimentos específicos.    

 

 

 

 

 

 

2. Domínio de conhecimentos conexos.

 

 

 

 

 

 

3. Elaboração pessoal / Capacidade crítica.

 

 

 

 

 

 

4. Elaboração de avaliação dos significados econômico, social, político e técnico das experiências proporcionadas pelo estágio.

 

 

 

 

 

 

5. Auto-avaliação de desempenho.

 

 

 

 

 

 

6. Percepção das características e problemas da área em que atuou.

 

 

 

 

 

 

7 . Capacidade de transferir e relacionar soluções de problemas específicos e problemas amplos e diferentes.

 

 

 

 

 

 

 

SUBTOTAL

 

 

 

 

 

 

 

TOTAL

 

 

 

 

 

 

 

MULTIPLIQUE POR 6

 

 

 

 

 

 

ITENS PARA AVALIAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO

1

2

3

4

5

 

1. Relevância do tema.

 

 

 

 

 

 

2. Valor  técnico do tratamento do tema.

 

 

 

 

 

 

3. Desenvolvimento do plano de trabalho.

 

 

 

 

 

 

4. Redação do texto.

 

 

 

 

 

 

5. Formalização do texto.

 

 

 

 

 

 

6. Disponibilidade, exploração e propriedade de utilização do material bibliográfico.

 

 

 

 

 

 

 

SUBTOTAL

 

 

 

 

 

 

 

TOTAL

 

 

 

 

 

 

 

MULTIPLIQUE POR 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESCALA DE TRANSFORMAÇÃO DE PONTOS EM NOTA

NOTA

 

 

 

 

 

 

066,0-091,5=01

 

 

 

 

RESULTADO I

 

 

092,5-118,0=02

 

 

 

 

RESULTADO II

 

 

119,0-144,5=03

 

 

 

 

TOTAL GERAL

 

 

144,5-171,0=04

 

 

 

 

172,0-197,5=05

 

 

 

 

198,5-224,0=06

 

 

 

 

225,0-250,5=07

 

 

 

 

251,5-227,0=08

 

 

 

 

278,0-303,5=09

 

 

 

 

304,5-330,0=10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

_______________________________        _______ / _______ / _______         ____________________________

                                     Local                                                            Data                                              Assinatura

 


 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS

COORDENAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA

DIVISÃO DE ESTÁGIO

 

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PARA O ESTAGIÁRIO

 

 

 

Estagiário: Daniel da Silva Barbosa

Razão Social: Ensino Médio de Madeiro Piauí

Endereço: Rua Elias Freitas, SN, Centro, Madeiro-PI

Orientador: Tábada Fernanda Castro Silva

Supervisor: Maria do Carmo Silva Abreu

 

1. As atividades programadas e/ou desenvolvidas estão de acordo com a formação acadêmica atualmente oferecida?

                                                    (  X  ) Sim                                      (       ) Não

Motivos:

 

 

2 . As atividades desenvolvidas obedeceram ao programa de estágio proposto em conjunto com o orientador e supervisor?

                                                    (   X   ) Sim                                      (       ) Não

 

3. A orientação recebida foi adequada e suficiente para a consecução do estágio?

                                                    (   X    ) Sim                                      (       ) Não

Comente: O orientador sanou as dúvidas que surgiram durante o estágio.

 

4 . A supervisão recebida foi adequada e suficiente para a consecução do estágio?

                                                    (   X   ) Sim                                      (       ) Não

Comente: O supervisor acompanhou todas as atividades e prestou auxílio sempre que necessário.

 

5 . O estágio ofereceu condições de aplicação de conhecimentos técnicos em atividades práticas?

                                                    (   X    ) Sim                                      (       ) Não

Em caso de resposta negativa, justifique:

 

6 . O estágio proporcionou aquisição e aplicação de novas técnicas?

                                                    (   X   ) Sim                                      (       ) Não

Comente: Durante o estágio, foi possível verificar diferentes maneiras de se trabalhar de forma remota.

 

7 . O apoio (treinamento, manual, bibliografia, etc.) oferecido pela Universidade foi apropriado suficiente para realização?

                                                    (   X    ) Sim                                      (       ) Não

Justifique: O apoio prestado no fórum do AVA foi de vital importância para a realização do estágio, Destaca-se também o suporte da tutora presencial. Quanto ao material bibliográfico ficou a desejar.

 

8 . As condições oferecidas pela escola foi apropriada e suficiente para a realização do estágio?

                                                    (    X   ) Sim                                      (       ) Não

Justifique: A escola deu apoio em todas as atividades desenvolvidas durante o estágio.

 

9. As normas de estágio foram suficientes para suas atividades de estagiário?

                                                    (    X   ) Sim                                      (       ) Não

 

 

 

 

10. No quadro resumo abaixo, avalie o desenvolvimento do estágio de acordo com os conceitos:

E – Excelente         B – Bom          R – Regular           D – Deficiente

 

FATORES

E

B

R

D

Conceito geral do estágio

 

X

 

 

Orientação técnica recebida do orientador

 

X

 

 

Orientação técnica recebida do supervisor

 

X

 

 

Grau de compatibilidade do estágio com a formação  acadêmica oferecida pela Universidade

 

X

 

 

Condições de trabalho na escola

 

X

 

 

Apoio oferecido pela Universidade

 

X

 

 

Compatibilidade entre as atividades programadas e executadas

 

X

 

 

 

11. Faça comentários e/ou sugestões que julgar importante.

 

 

 

 

 

 

_______________________________        _______ / _______ / _______         ____________________________

                                     Local                                                            Data                                              Assinatura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


UNIDADE DE PLANEJAMENTO                                                                                                

DISCIPLINA: Filosofia com Interdisciplinaridade com História

PROFESSOR: ISAAC SABINO CARDOSO

PLANO DE AULA

Disponível: Link: www.tragica.org/artigos/03/06-joão.pdf  & Boulos Júnior, Alfredo. História : anos finais / Alfredo Boulos Júnior – 4ª. Ed. – São Paulo : FTD, 2018

HABILIDADES

CONTÉUDO

METODOLOGIA

MATERIAIS

AVALIAÇÃO

·     Analisar a crise capitalista de 1929 e seus desdobramentos em relação à economia global;

·     Descrever e contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação dos estados totalitários e as práticas de extermínio;

·     Perceber nos “ídolos” da modernidade algo de terrível, porque eles podem ser os propusores da discriminação, pois portam em si uma verdade radical;

·     Conhecer o fenômeno de esfacelamento dos antigos valores e de sua importância para uma geração mais inclusiva, pois elimina uma verdade que não é fixa, mas, sim, mutável;

·     Conhecer a gênese do niilismo no ocidente;

·     Perceber, a partir de Nietzsche, que quando alguém se diz portador de uma verdade imutável, ela pode está portando, na verdade, um pensamento radical e discriminatório;

Uma leitura correta em Nietzsche com foco no combate as verdades pensadas imutáveis que fundam movimentos radicais;

 

Capítulo 7 A grande depressão, o fascismo e o nazismo;

 

A inclusão integrada nos alunos no combate ao Bullying através do estudo de Nietzsche e do momento histórico que fez surgir o Fascismo e o Nazismo.     

·  Apresentar o PLANO AOS ALUNOS através de grupos de whatspp;

·  Entrega do material impresso aos alunos o disponibiizados em grupos de Whatsapp;

·  PEDIR as leituras com foco na inclusão de superdotados, surdos mudos, autistas sempre mostrando como Nietzsche questiona os que pensam portadores de uma verdade;

· Avaliar as respostas na correção da devolução dos trabalhos impressos;

·  Livro didático;

·  Livros Paradidáticos;

·  Quadro negro, giz e apagador;

·  Caderno de Matéria e caneta;

·  Note Book e Data show;

·  Pesquisas na internet;

·  Papel Madeira, Cartolina e pincéis;

·  Será com bonificação em todas as aulas de forma diagnóstica e somatória;

·  Uma prova escrita para para verificação da aprendizagem, ms sem efeito punitivo;

REFERÊNCIAS

 

_____. A Gaia Ciência. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Cia das Letras, 2004.

 

_____. Assim falou Zaratustra. Trad. Mario da Silva. Rio de Janeiro: Civilização

Brasileira, 2006.

 

Boulos Júnior, Alfredo. História : anos finais / Alfredo Boulos Júnior – 4ª. Ed. – São Paulo : FTD, 2018

 

_____. Crepúsculo dos Ídolos. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Cia das Letras,

 

 

Estatuto da Pessoa com Deficiência;

 

Educação Inclusiva: Conheça o Histórico da Legislação sobre Inclusão . foi publicada

no site: Todos pela educação, 2020. Disponível em:<https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/conheca-o-historico-da-legislacao-sobre-inclusao>. Acesso em: 30 de jul. de 2020.

 

PEREIRA, Aline dos Santos BAPTISTA , Maria das Graças de Almeida. PALHANO, Tânia Rodrigues. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E INCLUSÃO ESCOLAR: UM PROCESSO DE EXCLUSÃO OU UM ATO DE AMOR

 

Plano Nacional de Educação (PNE);

 

 

Sobre o Fascismo. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-fascismo.htm> acesso em 17 de dezembro de 2020

 

Sobre o Nazismo. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/historiag/nazismo.htm> acesso em 17 de dezembro de 2020

 

 

ATIVIDADE PARA RESPONDER COM BASE NOS SLIDES E VÍDEO AULA ABAIXO

 

 

1º - COM BASE NO MATERIAL ABAIXO O QUE VOCÊ ENTENDE POR FASCISMO?

 

2º - COM BASE NO MATERIAL ABAIXO O QUE VOCÊ ENTENDE POR NAZISMO?

 

3º - COM BASE NO MATERIAL ABAIXO O QUE VOCÊ ENTENDE POR AUSCULTAR ÍDOLOS... HÁ MAIS ÍDOLOS DO QUE REALIDADES NO MUNDO?

 

4º- COM BASE NO MATERIAL ABAIXO O QUE NIETZSCHE DIZ QUE SÓCRATES TRANSFORMOU EM ÍDOLO?

 

5º- COM BASE NO MATERIAL ABAIXO QUAIS OS ÍDOLOS DO FASCISMO?

 

6º- COM BASE NO MATERIAL ABAIXO QUAIS OS ÍDOLOS DO NAZISMO?

 

7º COM BASE NO MATERIAL ABAIXO O QUE VOCÊ ENTENDE QUANDO NIETZSCHE DIZ “POR TRÁS DE CADA GRANDE DESTINO HUMANO SOAVA, COMO UM REFRÃO, UM AINDA MAIOR ‘EM VÃO!’”?

 

8º COM BASE NO MATERIAL ABAIXO E NA FALA DE NIETZSCHE “procura-se no entanto, segundo o velho hábito, por uma outra autoridade, que soubesse falar incondicionalmente e pudesse comandar alvos e tarefas”, QUAIS DOIS MOVIMENTOS PRODUZIRAM LÍDERES MALÉFICOS A HUMANIDADE?

 

9º COLOCAR APELIDOS EM COLEGAS NA SALA DE AULA OU DISCRIMINAR POR COR, RAÇA, GÊNERO REMETE AOS MOVIMENTOS ESTUDADOS, MAS ATUALMENTE, ESSE COMPORTAMENTO RECEBE O NOME DE ...?

 

9º  COM BASE NO MATERIAL ABAIXO O QUE VOCÊ ENTENDE POR NIILISMO?

 

 

 

  

 

 

 

 

O MATERIAL ABAIXO É A AULA DISPONIBILIZADA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LINK COM A VÍDEO DOS SLIDES ACERCA DO CAPÍTULO

 

 

https://youtu.be/pgDyrrmkJ-k

 

 

 

 

 

ENTREVISTAS, PERGUNTAS, RESPOSTAS E RESULTADOS.

 GRÁFICOS REALIZADOS COM A PARTICIPAÇÃO DE DISCENTES QUE ESTUDARAM NA ESCOLA ESTAGIADA E JÁ INGRESSOS NO ENSINO MÉDIO POR POSSUÍREM MELHOR ACESSO A INTERNET. TAMBÉM PARTICIPARAM PROFESSORES E COLEGAS DE CURSO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



                                                                                                                                                                                                                                                                             











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