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UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA
CENTRO DE
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA
CURSO DE FILOSOFIA
ISAAC SABINO
CARDOSO
RELATÓRIO DE
ESTÁGIO CURRICULAR I
Timom - Maranhão
2020
ISAAC SABINO
CARDOSO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR I
Relatório
de Estágio Curricular apresentado ao Curso de Filosofia da Universidade
Estadual do Maranhão como requisito de aprovação na disciplina Estágio I.
Orientador (a): Moisaniel Lopes deAlmeida Júnior
Supervisor (a): Maria Célia
Santiago Teixeira
Timom - Maranhão
2020
RELATÓRIO DE
ESTÁGIO CURRICULAR II
_______________________________________
Supervisor Técnico do Campo de Estágio
_______________________________________
Supervisor Docente
SUMÁRIO
1 |
DADOS GERAIS……………………………………………………………… |
05 |
1.1 |
Identificação do
Estagiário………………………………………………… |
05 |
1.2 |
Identificação do Campo de
Estágio...................................................... |
05 |
1.3 |
Período de Duração e Carga Horária do Estágio................................. |
05 |
1.4 |
Identificação do Supervisor
Técnico..................................................... |
05 |
1.5 |
Identificação do Supervisor
Docente.................................................... |
05 |
2 |
INTRODUÇÃO.......................................................................................... |
06 |
3 |
REFERENCIAL
TEÓRICO....................................................................... |
07 |
4 |
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO................................... |
07 |
4.1 |
Histórico................................................................................................... |
08 |
4.2 |
Missão e Visão...................................................................................................... |
08 |
|
|
|
|
|
|
4.3 |
Importância da empresa para a
comunidade....................................... |
08 |
4.4 |
Estrutura Organizacional....................................................................... |
09 |
4.5 |
Setor de
estágio..................................................................................... |
09 |
5 |
O
ESTÁGIO.............................................................................................. |
10 |
5.1 |
Atividades
desenvolvidas...................................................................... |
10 |
5.2 |
Proposta de melhorias........................................................................... |
11 |
6 |
CONCLUSÃO............................................................................................ |
12 |
REFERÊNCIAS.......................................................................................... |
12 |
|
ANEXOS.................................................................................................... |
14 |
1 DADOS GERAIS
1.1. Identificação do Estagiário
Nome: Isaac Sabino Cardoso
Curso: Licenciatura Plena em Filosofia
Período: 8º
Endereço: Rua Elias Freitas 2800
Telefone: (86) 988066116
1.2. Identificação do Campo de
Estágio
Razão Social: Colégio Cônego Nestor Cunha
Nome Fantasia: Cônego Nestor Cunha Ensino
Fundamental
Endereço: Rua João de Deus S/N – Santa Quitéria
do Maranhão
Área de atuação: Recursos Humanos e sala de
aula
1.3. Período de Duração e Carga Horária do
Estágio
Período: 20/11/2020 a 20/12/2020
Desse período, foram excluídos os finais de
semana e feriados.
Carga Horária: 135 horas
1.4 Identificação do Supervisor Técnico/Direção
e Docente Titular
Nome: Eurides Alves de Carvalho
E-mail: conegonestorcunha2019.1@hotmail.com
Telefone: (98) 98928-2093
Nome: Professora Maria
Célia Santiago Teixeira
Telefone: (98) 98855-8561
1.5 Identificação do Supervisor Docente
Nome: Moisaniel Lopes deAlmeida Júnior
Telefone: (86) 99490-2500
2 INTRODUÇÃO
O presente relatório foi elaborado no âmbito da
disciplina Estágio Curricular, com vistas à obtenção de nota nessa disciplina
constante na grade curricular do curso de Licenciatura Plena em Filosofia e tem
como finalidade apresentar as atividades desenvolvidas durante o período de
estágio supervisionado obrigatório realizado entre 20/11/2020 a 20/12/2020.
O referido estágio foi realizado na área de
recursos humanos/setor de pessoal e sala de aula, com aulas remotas, no Colégio
Cônego Nestor Cunha, localizado na Rua João de
Deus S/N, Santa Quitéria do Maranhão e teve carga horária de 135 horas.
Este estágio foi
uma oportunidade de entrar em contato com as práticas pedagógicas numa
instituição pública num período especial que é o de aulas remotas, além de
servir como complemento e aperfeiçoamento das competências desenvolvidas
durante o curso, ligando assim a teoria ensinada na universidade à prática
profissional.
A realização do
estágio nessa área possibilitou a aquisição de conhecimento prático e a
aplicação dos pressupostos teóricos nos processos de ensino aprendizagem de uma
organização pública. Durante esse processo, buscou-se acompanhar os processos
de planejamento e aplicação das aulas, ao mesmo em que se prestava atenção nos
trabalhos administrativos.
Ainda, foram propostas
melhorias para os processos de ensino aprendizagem existentes na entidade através
da Confecção de um novo Projeto Político Pedagógico da Escola.
O trabalho está
dividido em três partes:
· Referencial teórico - seção na qual são explicados os conceitos, as ferramentas, modelos e os instrumentos utilizados para o entendimento do assunto e realização do estágio.
· Caracterização do campo o estágio - onde é descrito o local onde se realizou as atividades, abordando aspectos referentes à missão, visão, importância da entidade além de sua estrutura organizacional.
· Estágio - espaço no qual são descritas as atividades desenvolvidas no decorrer do período do estágio propriamente dito, bem como são feitas algumas propostas de melhoria, a partir da vivência no ambiente de trabalho.
3 REFERENCIAL TEÓRICO
O fator humano é o principal recurso
das organizações modernas. Não importa a grandeza ou o setor de atuação da
entidade, esse aspecto sempre terá preponderância sobre os demais. Com base
nisso, realizou-se esse estágio.
Tendo como objetivo principal a
integração entre o conhecimento teórico, abordado durante o curso de Licenciatura
Plena em Filosofia, e a prática profissional, o estágio propicia ao formando a
vivência dos conceitos e teorias vistos ao longo da graduação, sendo assim um
importante instrumento de capacitação profissional e de integração entre o
aluno, a faculdade e o meio profissional.
Conforme disposto na Lei 11.788, o
estágio é um ato, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para
o trabalho produtivo dos educandos, devendo integrar o seu itinerário formativo
e tendo como objetivo o aprendizado de competências próprias da atividade
profissional e a contextualização escolar, visando desenvolver o educando para
a vida cidadã e para o trabalho.
4
CARACTERIZAÇÃO
DO CAMPO DE ESTÁGIO
O estágio foi realizado no Colégio
Cônego Nestor Cunha, situado na Rua João de Deus S/N – Santa Quitéria do
Maranhão. As atividades foram realizadas entre 20/11/2020
a 20/12/2020, com carga horária de 135 horas.
A supervisão ficou a cargo da Professora Maria Célia Santiago Teixeira, Professora de História, contudo, foi organizado uma interdisciplinaridade com Filosofia sob orientação do professor Moisaniel Lopes de Almeida Júnior, tutor presencial do curso de Licenciatura Plena em Filosofia - MA.
4.1
Histórico
O Colégio Cônego Nestor Cunha, situa-se na na Rua
João de Deus S/N – Santa Quitéria do Maranhão centro, município de Santa Quitéria, Estado do Maranhão. A cidade
fica situada às margens do Rio Parnaíba, na região Nordeste do estado do
Maranhão, originou-se do antigo distrito de São Bernardo em 16 de abril de
1912, sendo elevada à categoria de vila com a denominação de Santa Quitéria,
depois pertenceu ao município de Brejo e em 1935 recebeu o estatuto de
Município, sendo renomeado para Bacuri e em 1948
voltou a ser denominado Santa Quitéria do Maranhão. Atualmente há um decreto
estadual que diz que Santa Quitéria passou a ser cidade em 29 de março de 1938.
O lugar ganhou
várias instituições e uma se destaca – é Colégio Cônego Nestor Cunha, maior
escola de Ensino Fundamental da cidade a atender o público de crianças e adolescente
de toda a região. Ao todo são 762 alunos distribuídos em três turnos no centro
da cidade. Infelizmente a cidade tem um número de analfabetos que passa dos 30%.
Nos
últimos anos a proposta para melhorar a Gestão da unidade escolar tem sido num movimento
que visa melhorar o Índice da Educação Básica (IDEB). Durante a confecção deste
trabalho a entidade está sendo administrada por indicação política e tem como
Diretor Geral Eurides Alves de Carvalho.
4.2 Missão e Visão
MISSÃO
Servir com excelência, por meio da educação, formando
cidadãos éticos, solidários e competentes.
VISÃO
Ser referência municipal e regional na área da educação.
4.3 Importância da empresa para a comunidade
A educação é algo primordial na vida do
homem. A educação formal, entendida aqui como aquela desenvolvida nas
instituições de ensino (escolas, faculdades etc), por sua vez, vem a cada dia
se mostrando indispensável para o desenvolvimento das pessoas.
Tendo
em vista a importância do processo educacional tanto no aspecto individual
quanto social, presume-se que um órgão responsável por gerir e cuidar dos
jovens do município possui papel relevante.
O
Colégio Cônego Nestor Cunha é responsável por gerenciar os recursos do FUNDEB
que estão disponíveis para um público específico - o adolescente de 10 a 14
anos, e também cuidar de uma quantidade considerável de funcionários.
Esses aspectos tornam O Colégio Cônego Nestor Cunha uma
instituição de vital importância para a sociedade quiteriense, uma vez que decisões
tomadas no âmbito dessa entidade poderão influenciar, de forma relevante, o
ambiente socioeconômico da cidade.
4.4 Estrutura
Organizacional
A estrutura organizacional da Entidade
tem no topo a figura do Gestor Geral - função atualmente exercida por Eurides
Alves de Carvalho. São dela as decisões que dizem respeito à dinâmica
organizacional. Também fica a seu cargo a designação de seus colaboradores
diretos e decisões que impliquem pequenos gastos. Gastos maiores são definidos
juntamente com o suporte da Secretaria de Finanças do Município e com o aval do
Secretário Municipal de Educação. A diretora tem dois assessores diretos para
auxiliá-lo nos trabalhos de gestão da escola.
Outras figuras importantes na estrutura
da escola é o coordenador pedagógico que fica responsável pelas questões
pedagógicas nos turnos matutino, vespertino e noturno. Essa figura define,
juntamente com o diretor e professores, a melhor maneira se trabalhar os
conteúdos em sala de aula.
Também fazem parte do quadro de pessoal
da instituição cinco secretárias. Elas têm a função de supervisionar o trabalho
administrativo e ajudar o coordenador e diretor, além de prestar eventual acompanhamento
de alunos do que tange comportamento.
O
setor escolhido para o estágio foi o sala de aula do 9º ano na disciplina de
História, haja vista a disciplina de Filosofia ter sido encerrada ainda em
2018. Buscou-se, com isso, a aquisição de conhecimento prático e a aplicação
dos pressupostos teóricos nos processos de ensino aprendizagem de uma
organização pública ao mesmo tempo em que contribuirá para possíveis melhorias
nos processos pedagógicos da entidade.
O
contingente de funcionários da instituição é de 66 professores e 15
colaboradores, que se dividem entre os cargos de vigilantes, merendeiras e
zeladoras. A quantidade do pessoal é considerada insuficiente para o trato do
órgão.
As
decisões tomadas pelo dirigente do órgão normalmente são cumpridas que em época
de isolamento social têm sido de suma importância na condução dos trabalhos. A
dinâmica nesse período tem como pilar grupos de mensageiros instantêneos e
atividades impressas entregues aos alunos e retornadas ao professor para
correção.
Observou-se também o
planejamento de várias festas vinculadas ao calendário nacional e local com
participação dos funcionários e a clientela atendida com o objetivo de melhorar
a relação entre todos. Essas dinâmicas foram suspensas este ano, mas constam no
PPP e em conversas com os docentes, atestou-se a veracidade das realizações em
anos anteriores.
5 O
ESTÁGIO
O estágio teve início com um período de
ambientação do estagiário com o setor de trabalho. O Diretor Geral fez as
devidas apresentações e colocou todo o material e instalações da instituição à
disposição.
Com o supervisor, foi possível conhecer
toda a estrutura organizacional da escola, bem como funciona a cadeia de
comando do órgão e a quem poderia ser direcionados os questionamentos
referentes às necessidades do estágio. Esse período de ambientação/capacitação
durou o equivalente a 16,5 horas.
5.1 Atividades
desenvolvidas
As atividades realizadas durante o estágio
foram: entrevistas informais com funcionários lotados na própria secretaria,
levantamento de dados dos servidores vinculados à instituição, suporte e apoio
nos processos administrativos, criação de planilhas para lotação dos
funcionários além de acompanhar a realização de reuniões, de forma online, no
grupo de professores da escola, onde se definiam as diretrizes para a
finalização do ano letivo.
As entrevistas, pelo Google Forms, com os
servidores foram realizadas em dois dias e totalizaram 11 horas. Nessa fase,
percebeu-se que os funcionários, em sua maioria, apoiam as decisões tomadas no
âmbito da gestão.
O
levantamento de dados dos servidores foi realizado no momento em que a entidade
se preparava para concluir o ano letivo de 2020 de forma remota com,
preferencialmente, atividades impressas.
O acompanhamento dos procedimentos
gerenciais, tanto parte administrativa quanto pedagógica em sala de aula, se
deu, principalmente, participando das reuniões promovidas pelo Diretor Geral, pelo
supervisor e Coordenador onde se definiam a maneira de se trabalhar determinado
assuntos na escola, e forma de avaliar. Isso tudo usando as ferramentas
tecnológicas de mensagens por conta do momento em que se vive.
5.1
Proposta de melhorias
Verificou-se, durante o estágio, que
alguns pontos podem ser melhorados na gestão de pessoas do Colégio Cônego Nestor Cunha.
O primeiro ponto diz respeito às
informações sobre os servidores a serviço do órgão, já que não existem dados de
fácil acesso sobre todos os funcionários no setor. Também, percebeu-se um Pólo
da Universidade Aberta do Brasil ao lado da escola. Teria sido de muita
importância uma parceria entre o colégio e a Uemanet que já tem vasta
experiència no modelo de ensino à distância.
Por último foram tirados alguns dias
para leitura do Projeto Político Pedagógico da Entidade. Uma espécie de norte
com todas as regras que servirão para os anos letivos naquela comunidade
escolar.
Diante do observado durante a
realização do estágio, chega-se a conclusão que a Colégio
Cônego Nestor Cunha, quanto à
gestão de pessoas, apresenta algumas iniciativas boas, como a promoção de
cursos de capacitação para os funcionários que acontecem normalmente no início
de cada semestre, contudo, devido à pandemia, não aconteceu essa dinâmica no
corrente ano. Graças aos mensageiros instantâneos,
a circulação de informação – numa época de farta tecnologia, é feita de forma
mais eficiente. As iniciativas para melhor os
problemas estavam sendo tomadas no momento em que se estagiava. Com relação ao
alunado, a dinâmica dos trabalhos seguiu uma logística muito boa: sendo marcado
dias para os familiares reberem o material e com data marcada, devolverem para
correçaõ pelos professore. No caso do período do Estágio foi entregue a
professora titular um material com tema específico e confeccionado uma pequena
vídeo aula para distrubuição nos grupos de whatsapp dos meninos.
REFERÊNCIAS
CASADO, T. Comportamento organizacional:
fundamentos para a gestão de pessoas. In: SANTOS, R.C. (Org.). Manual de gestão
empresarial: conceitos e aplicações nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas,
2007. p. 212-233
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 2 ed. Rio de
Janeiro: Campus, 2005.
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: O Capital Humano das Organizações.
São Paulo: Atlas, 2004.
Boulos Júnior, Alfredo. História : anos finais / Alfredo Boulos Júnior – 4ª. Ed. – São Paulo : FTD, 2018
MINTZBERG, Henry. Criando organizações eficazes: Estruturas
em cincoconfigurações. São Paulo: Atlas, 2006.
MOTTA, F.C.; VASCONCELOS, I. G. Teoria geral da administração.
São Paulo: Thomson Learning,
2006.
ANEXOS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA DIVISÃO DE ESTÁGIO |
|
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO
|
DADOS
DE IDENTIFICAÇÃO DO ESTAGIÁRIO |
Nome: Isaac
Sabino Cardoso |
Curso:
Licenciatura em Filosofia Semestre: 2020.2 |
Centro:
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas – CCSA |
DADOS
DE IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA |
Razão Social: Colégio Cônego Nestor Cunha |
Nome Fantasia: Cônego Fundamental |
Endereço: Rua João de
Deus S/N – Santa Quitéria do Maranhão |
DADOS
DE IDENTIFICAÇÃO DO ORIENTADOR |
Nome: Moisaniel Lopes de Almeida Júnior |
Curso: Licenciatura
em Filosofia |
DADOS
DE IDENTIFICAÇÃO DO PROFESSOR SUPERVISOR |
Nome: Maria Célia Santiago Teixeira |
Cargo: Professora |
Formação: Licenciatura Plena em História |
_____________________________
_____________________________
_____________________________
Orientador
Supervisor
Estagiário |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA DIVISÃO DE ESTÁGIO
|
|
FICHA DE FREQUÊNCIA DE ESTÁGIO
|
Estagiário:
Isaac Sabino Cardoso |
Código: 17FILT109 |
Curso: Licenciatura
em Filosofia |
Período: 8º |
Campo de
Estágio: |
Área do Estágio:
|
Orientador
do Estágio: Moisaniel Lopes de Almeida
Júnior |
|
Mês: Novembro
a Dezembro
|
Ano: 2020 |
DIA |
MÊS |
ENTRADA |
SAÍDA |
|
DIA |
MÊS |
ENTRADA |
SAÍDA |
|
01 |
|
|
|
|
17 |
|
Sábado |
||
02 |
|
|
|
|
18 |
|
Domingo |
||
03 |
|
Sábado |
|
19 |
|
|
|
||
04 |
|
Domingo |
|
20 |
|
|
|
||
05 |
|
|
|
|
21 |
|
|
|
|
06 |
|
|
|
|
22 |
|
|
|
|
07 |
|
|
|
|
23 |
|
|
|
|
08 |
|
|
|
|
24 |
|
Sábado |
||
09 |
|
|
|
|
25 |
|
Domingo |
||
10 |
|
Sábado |
|
26 |
|
|
|
||
11 |
|
Domingo |
|
27 |
|
|
|
||
12 |
|
Feriado |
|
28 |
|
Feriado |
|||
13 |
|
|
|
|
29 |
|
|
|
|
14 |
|
|
|
|
30 |
|
|
|
|
15 |
|
|
|
|
31 |
|
Sábado |
||
16 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Santa
Quitéria-MA, 20 Dezembro de 2020 |
||
_______________________________
_______________________________
_______________________________ Supervisor
Orientador
Estagiário |
||
|
|
|
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA DIVISÃO DE ESTÁGIO
|
|
FICHA DE FREQUÊNCIA DE ESTÁGIO
|
Estagiário:
Isaac Sabino Cardoso |
Código: 17FILT109 |
Curso: Licenciatura
em Filosofia |
Período: |
Campo de
Estágio: |
Área do Estágio:
|
Orientador
do Estágio: Moisaniel Lopes de Almeida
Júnior |
|
Mês: Novembro
a Dezembro
|
Ano: 2020 |
DIA |
MÊS |
ENTRADA |
SAÍDA |
|
DIA |
MÊS |
ENTRADA |
SAÍDA |
|
01 |
|
Domingo |
|
17 |
|
|
|
||
02 |
|
Feriado |
|
18 |
|
|
|
||
03 |
|
|
|
|
19 |
|
|
|
|
04 |
|
|
|
|
20 |
|
|
|
|
05 |
|
|
|
|
21 |
|
Sábado |
||
06 |
|
|
|
|
22 |
|
Domingo |
||
07 |
|
Sábado |
|
23 |
|
|
|
||
08 |
|
Domingo |
|
24 |
|
|
|
||
09 |
|
|
|
|
25 |
|
|
|
|
10 |
|
|
|
|
26 |
|
|
|
|
11 |
|
|
|
|
27 |
|
|
|
|
12 |
|
|
|
|
28 |
|
Sábado |
||
13 |
|
|
|
|
29 |
|
Domingo |
||
14 |
|
Sábado |
|
30 |
|
|
|
||
15 |
|
Domingo |
|
31 |
|
|
|
||
16 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Santa
Quitéria-MA, 20 Dezembro de 2020 |
||
_______________________________
_______________________________
_______________________________ Supervisor
Orientador
Estagiário |
||
|
|
|
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA DIVISÃO DE ESTÁGIO |
PROGRAMA DE TRABALHO |
|
ÁREA |
N.º HORAS |
ATIVIDADES |
PERÍODO |
|
||||||||||||||||||||
|
Recursos Humanos |
16,5 |
Apresentação, capacitação
para conhecimento da estrutura organizacional |
Novembro |
|
||||||||||||||||||||
|
Recursos Humanos |
11,0 |
Entrevistas |
Novembro |
|
||||||||||||||||||||
|
Recursos Humanos |
40,0 |
Levantamento de dados |
Novembro |
|
||||||||||||||||||||
|
Recursos Humanos |
16,5 |
Suporte e apoio nos processos administrativos internos na busca de
dados e observação docente dos procedimentos nas aulas remotas |
Novembro |
|
||||||||||||||||||||
|
Recursos Humanos |
18,0 |
Criação do banco de dados |
Dezembro |
|
||||||||||||||||||||
|
Recursos Humanos |
16,5 |
Acompanhamento dos procedimentos docentes e aulas práticas de forma
remota |
Dezembro |
|
||||||||||||||||||||
|
Recursos Humanos |
16,5 |
Análise de resultados |
Dezembro |
|
||||||||||||||||||||
|
_________________________ __________________________ __________________________ Supervisor
Orientador
Estagiário |
|
|||||||||||||||||||||||
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA DIVISÃO DE ESTÁGIO |
|
INSTRUMENTO
DE AVALIAÇÃO PARA O ORIENTADOR |
|
||||||||||||||||||||||
|
|
|
|
||||||||||||||||||||||
Estagiário: Isaac Sabino Cardoso |
|
||||||||||||||||||||||||
Razão Social: CE Cônego Nestor Cunha |
|
||||||||||||||||||||||||
Endereço: Avenida Coronel Francisco Moreira |
|
||||||||||||||||||||||||
Orientador: Moisaniel
Lopes de Almeida Júnior |
|
||||||||||||||||||||||||
Supervisor: Maria Célia
Santiago Teixeira |
|
||||||||||||||||||||||||
|
|
||||||||||||||||||||||||
CRITÉRIO
DE AVALIAÇÃO |
|
||||||||||||||||||||||||
I
– ASPECTOS PROFISSIONAIS |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
|
|||||||||||||||||||
1) QUALIDADE DO TRABALHO:
Considerar a capacidade de trabalho, tendo em vista o que seria desejável. |
|
|
|
|
|
|
|||||||||||||||||||
2) ENGENHOSIDADE:
Capacidade de seguir, projetar ou executar modificações na Empresa. |
|
|
|
|
|
|
|||||||||||||||||||
3) CUMPRIMENTO DAS
TAREFAS PROGRAMADAS: Considerar o volume de trabalho cumprido dentro do
padrão aceitável. |
|
|
|
|
|
|
|||||||||||||||||||
4) ESPÍRITO INQUISITIVO:
Disposição e esforço que o estagiário demonstrou para aprender. |
|
|
|
|
|
|
|||||||||||||||||||
5) INICIATIVA E
AUTODETERMINAÇÃO: Capacidade
demonstrada para desenvolver suas
atividades sem dependências de outros. |
|
|
|
|
|
|
|||||||||||||||||||
6) CONHECIMENTOS: Prepara técnico-profissional demonstrado no
desenvolvimento das atividades programadas. |
|
|
|
|
|
|
|||||||||||||||||||
|
SUBTOTAL |
|
|
|
|
|
|
||||||||||||||||||
|
MULTIPLIQUE POR 7 |
|
|
|
|
|
|
||||||||||||||||||
II
- ATITUDE |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
|
|||||||||||||||||||
1)
ASSIDUIDADE: Ausência de faltas e
cumprimento de horário |
|
|
|
|
|
|
|||||||||||||||||||
2) DISCIPLINA DE
RESPONSABILIDADE: Observância das normas e regulamentos internos da empresa, discrição quanto
aos assuntos sigiloso e selo pelo patrimônio. |
|
|
|
|
|
|
|||||||||||||||||||
3) SOCIABILIDADE:
Facilidade de se integrar com os colegas e ambiente de trabalho. |
|
|
|
|
|
|
|||||||||||||||||||
4) COOPERAÇÃO:
Disposição para cooperar com os colegas e atender prontamente às atividades
programadas. |
|
|
|
|
|
|
|||||||||||||||||||
5) INTERESSE:
Comprometimento demostrado com as tarefas a serem realizadas. |
|
|
|
|
|
|
|||||||||||||||||||
|
SUBTOTAL |
|
|
|
|
|
|
||||||||||||||||||
|
MULTIPLIQUE POR 3 |
|
|
|
|
|
|
||||||||||||||||||
|
TOTAL |
|
|
|
|
|
|
||||||||||||||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
||||||||||||||||||
|
ESCALA
DE TRANSFORMAÇÃO DE PONTOS EM NOTA |
NOTA |
|
|
|||||||||||||||||||||
|
057-
078=01 |
|
|
|
|||||||||||||||||||||
|
079-
101=02 |
|
|
||||||||||||||||||||||
|
102-
124=03 |
|
|
||||||||||||||||||||||
|
125-
148=04 |
|
|
||||||||||||||||||||||
|
149-
171=05 |
|
|
||||||||||||||||||||||
|
172-
194=06 |
|
|
||||||||||||||||||||||
|
195-
217=07 |
|
|
||||||||||||||||||||||
|
218-
240=08 |
|
|
||||||||||||||||||||||
|
241-
263=09 |
|
|
||||||||||||||||||||||
|
264-
285=10 |
|
|
|
|
|
|||||||||||||||||||
|
|
|
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|
|
|
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_______________________________
_______________________________
____________________________ Supervisor
Orientador
Estagiário |
|
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UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA DIVISÃO DE ESTÁGIO |
|
INSTRUMENTO
DE AVALIAÇÃO PARA O
SUPERVISOR |
|
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|
|
|
|
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Estagiário: Isaac Sabino Cardoso |
|
||||||||||||||||||||||||
Razão Social: CE Cônego Nestor Cunha |
|
||||||||||||||||||||||||
Endereço: Avenida Coronel Francisco Moreira |
|
||||||||||||||||||||||||
Orientador: Moisaniel Lopes de Almeida Júnior |
|
||||||||||||||||||||||||
Supervisor: Maria Célia
Santiago Teixeira |
|
||||||||||||||||||||||||
|
|
||||||||||||||||||||||||
ITENS
PARA AVALIAÇÃO |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
|
|||||||||||||||||||
1) QUALIDADE DO TRABALHO: Considerar a
capacidade de trabalho, tendo em vista o que seria desejável. |
|
|
|
|
X |
|
|||||||||||||||||||
2) ENGENHOSIDADE: Capacidade de seguir,
projetar ou executar modificações na Empresa. |
|
|
|
X |
|
|
|||||||||||||||||||
3) CUMPRIMENTO DAS TAREFAS PROGRAMADAS:
Considerar o volume de trabalho cumprido dentro do padrão aceitável. |
|
|
|
|
X |
|
|||||||||||||||||||
4) ESPÍRITO INQUISITIVO: Disposição e esforço
que o estagiário demonstrou para aprender. |
|
|
|
|
X |
|
|||||||||||||||||||
5) INICIATIVA E AUTODETERMINAÇÃO: Capacidade demonstrada para
desenvolver suas atividades sem
dependências de outros. |
|
|
|
|
X |
|
|||||||||||||||||||
6) CONHECIMENTOS: Prepara técnico-profissional demonstrado no
desenvolvimento das atividades programadas. |
|
|
|
|
X |
|
|||||||||||||||||||
7) DISCIPLINA DE RESPONSABILIDADE:
Observância das normas e regulamentos internos da empresa, discrição quanto
aos assuntos sigiloso e selo pelo patrimônio. |
|
|
|
|
X |
|
|||||||||||||||||||
8) POSTURA
DE ESTAGIÁRIO: considerar a postura assumida em relação à condição de
estagiário. |
|
|
|
X |
|
|
|||||||||||||||||||
9) SOCIABILIDADE:
Facilidade de se integrar com os colegas e ambiente de trabalho |
|
|
|
X |
|
|
|||||||||||||||||||
10) SOCIABILIDADE E
INTEGRAÇÃO NO AMBIEMTE DE TRABALHO. |
|
|
|
X |
|
|
|||||||||||||||||||
* REGISTRO E NOTAS PARA O
RELATÓRIO DO ESTÁGIO: Considera a exatidão, clareza e pertinência dos
registros. |
|
|
|
|
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|
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|
|
|
|
|
||||||||||||||||||
|
ESCALA
DE TRANSFORMAÇÃO DE PONTOS EM NOTA |
NOTA |
|
|
|||||||||||||||||||||
|
010-13=01 |
10 |
|
|
|||||||||||||||||||||
|
014-17=02 |
|
|
||||||||||||||||||||||
|
018-21=03 |
|
|
||||||||||||||||||||||
|
022-25=04 |
|
|
||||||||||||||||||||||
|
026-29=05 |
|
|
||||||||||||||||||||||
|
030-33=06 |
|
|
||||||||||||||||||||||
|
034-37=07 |
|
|
||||||||||||||||||||||
|
038-41=08 |
|
|
||||||||||||||||||||||
|
042-45=09 |
|
|
||||||||||||||||||||||
|
046-50=10 |
|
|
|
|
|
|||||||||||||||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
||||||||||||||||||
OBSERVAÇÕES |
|
||||||||||||||||||||||||
SOBRE O ESTAGIÁRIO |
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||||||||||||||||||||||||
|
|
||||||||||||||||||||||||
OUTRAS: |
|
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|
|
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_______ / _______ / _______
____________________________
Local
Data
Assinatura |
|
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UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA DIVISÃO DE ESTÁGIO |
|
INSTRUMENTO
DE AVALIAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO |
|
||||||||||||||||||
|
|
|
|
||||||||||||||||||
Estagiário: Isaac Sabino Cardoso |
|
||||||||||||||||||||
Razão Social: CE Cônego Nestor Cunha |
|
||||||||||||||||||||
Endereço: Avenida Coronel Francisco Moreira |
|
||||||||||||||||||||
Orientador: Moisaniel Lopes de Almeida Júnior |
|
||||||||||||||||||||
Supervisor: Maria Célia
Santiago Teixeira |
|
||||||||||||||||||||
PERÍODO DE ESTÁGIO: 20/11/2020 a 20/12/2020 |
|
||||||||||||||||||||
|
|
||||||||||||||||||||
FATORES
DE JULGAMENTO |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
|
|||||||||||||||
1. Profundidade dos
conhecimentos específicos. |
|
|
|
|
|
|
|||||||||||||||
2. Domínio de
conhecimentos conexos. |
|
|
|
|
|
|
|||||||||||||||
3. Elaboração pessoal /
Capacidade crítica. |
|
|
|
|
|
|
|||||||||||||||
4. Elaboração de avaliação dos significados
econômico, social, político e técnico das experiências proporcionadas pelo
estágio. |
|
|
|
|
|
|
|||||||||||||||
5. Auto-avaliação de desempenho. |
|
|
|
|
|
|
|||||||||||||||
6. Percepção das
características e problemas da área em que atuou. |
|
|
|
|
|
|
|||||||||||||||
7 . Capacidade de transferir e relacionar
soluções de problemas específicos e problemas amplos e diferentes. |
|
|
|
|
|
|
|||||||||||||||
|
SUBTOTAL |
|
|
|
|
|
|
||||||||||||||
|
TOTAL |
|
|
|
|
|
|
||||||||||||||
|
MULTIPLIQUE POR 6 |
|
|
|
|
|
|
||||||||||||||
ITENS
PARA AVALIAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
|
|||||||||||||||
1.
Relevância do tema. |
|
|
|
|
|
|
|||||||||||||||
2. Valor técnico do tratamento do tema. |
|
|
|
|
|
|
|||||||||||||||
3.
Desenvolvimento do plano de trabalho. |
|
|
|
|
|
|
|||||||||||||||
4.
Redação do texto. |
|
|
|
|
|
|
|||||||||||||||
5.
Formalização do texto. |
|
|
|
|
|
|
|||||||||||||||
6.
Disponibilidade, exploração e propriedade de utilização do material
bibliográfico. |
|
|
|
|
|
|
|||||||||||||||
|
SUBTOTAL |
|
|
|
|
|
|
||||||||||||||
|
TOTAL |
|
|
|
|
|
|
||||||||||||||
|
MULTIPLIQUE POR 4 |
|
|
|
|
|
|
||||||||||||||
|
|
|
|
ESCALA
DE TRANSFORMAÇÃO DE PONTOS EM NOTA |
NOTA |
|
|
||||||||||||||
|
|
|
|
066,0-091,5=01 |
|
|
|
||||||||||||||
|
RESULTADO
I |
|
|
092,5-118,0=02 |
|
|
|
||||||||||||||
|
RESULTADO
II |
|
|
119,0-144,5=03 |
|
|
|
||||||||||||||
|
TOTAL
GERAL |
|
|
144,5-171,0=04 |
|
|
|
||||||||||||||
|
172,0-197,5=05 |
|
|
|
|||||||||||||||||
|
198,5-224,0=06 |
|
|
|
|||||||||||||||||
|
225,0-250,5=07 |
|
|
|
|||||||||||||||||
|
251,5-227,0=08 |
|
|
|
|||||||||||||||||
|
278,0-303,5=09 |
|
|
|
|||||||||||||||||
|
304,5-330,0=10 |
|
|
|
|
|
|
||||||||||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
||||||||||||||
_______________________________
_______ / _______ / _______
____________________________
Local
Data
Assinatura |
|
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UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA DIVISÃO DE ESTÁGIO |
|
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PARA O ESTAGIÁRIO |
|||||||||||||||||||
|
|
|
|||||||||||||||||||
Estagiário: Daniel da Silva Barbosa |
|||||||||||||||||||||
Razão Social: Ensino Médio de Madeiro Piauí |
|||||||||||||||||||||
Endereço: Rua Elias Freitas, SN, Centro,
Madeiro-PI |
|||||||||||||||||||||
Orientador: Tábada Fernanda Castro
Silva |
|||||||||||||||||||||
Supervisor: Maria do Carmo Silva Abreu |
|||||||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||||||
1. As atividades programadas e/ou desenvolvidas
estão de acordo com a formação acadêmica atualmente oferecida? |
|||||||||||||||||||||
(
X ) Sim ( ) Não |
|||||||||||||||||||||
Motivos: |
|||||||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||||||
2 . As atividades desenvolvidas obedeceram ao
programa de estágio proposto em conjunto com o orientador e supervisor? |
|||||||||||||||||||||
( X ) Sim ( ) Não |
|||||||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||||||
3. A orientação recebida foi adequada e
suficiente para a consecução do estágio? |
|||||||||||||||||||||
( X ) Sim ( ) Não |
|||||||||||||||||||||
Comente: O
orientador sanou as dúvidas que surgiram durante o estágio. |
|||||||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||||||
4 . A supervisão recebida foi adequada e
suficiente para a consecução do estágio? |
|||||||||||||||||||||
( X ) Sim ( ) Não |
|||||||||||||||||||||
Comente: O
supervisor acompanhou todas as atividades e prestou auxílio sempre que
necessário. |
|||||||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||||||
5 . O estágio ofereceu condições de aplicação de
conhecimentos técnicos em atividades práticas? |
|||||||||||||||||||||
( X ) Sim ( ) Não |
|||||||||||||||||||||
Em caso de resposta negativa, justifique: |
|||||||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||||||
6 . O estágio proporcionou aquisição e aplicação
de novas técnicas? |
|||||||||||||||||||||
( X ) Sim ( ) Não |
|||||||||||||||||||||
Comente: Durante
o estágio, foi possível verificar diferentes maneiras de se trabalhar de
forma remota. |
|||||||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||||||
7 . O apoio (treinamento, manual, bibliografia,
etc.) oferecido pela Universidade foi apropriado suficiente para realização? |
|||||||||||||||||||||
( X ) Sim ( ) Não |
|||||||||||||||||||||
Justifique: O
apoio prestado no fórum do AVA foi de vital importância para a realização do
estágio, Destaca-se também o suporte da tutora presencial. Quanto ao material
bibliográfico ficou a desejar. |
|||||||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||||||
8 . As condições oferecidas pela escola foi
apropriada e suficiente para a realização do estágio? |
|||||||||||||||||||||
( X ) Sim ( ) Não |
|||||||||||||||||||||
Justifique: A
escola deu apoio em todas as atividades desenvolvidas durante o estágio. |
|||||||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||||||
9. As normas de estágio foram suficientes para
suas atividades de estagiário? |
|||||||||||||||||||||
( X ) Sim ( ) Não |
|||||||||||||||||||||
10. No quadro resumo abaixo, avalie o desenvolvimento
do estágio de acordo com os conceitos: |
||||
E – Excelente B – Bom R – Regular D – Deficiente |
||||
|
||||
FATORES |
E |
B |
R |
D |
Conceito geral do estágio |
|
X |
|
|
Orientação técnica recebida do orientador |
|
X |
|
|
Orientação técnica recebida do supervisor |
|
X |
|
|
Grau de compatibilidade do estágio com a
formação acadêmica oferecida pela
Universidade |
|
X |
|
|
Condições de trabalho na escola |
|
X |
|
|
Apoio oferecido pela Universidade |
|
X |
|
|
Compatibilidade entre as atividades programadas e
executadas |
|
X |
|
|
|
||||
11. Faça comentários e/ou sugestões que julgar
importante. |
||||
|
||||
|
||||
|
||||
|
||||
|
||||
|
||||
_______________________________
_______ / _______ / _______
____________________________
Local
Data
Assinatura |
UNIDADE DE PLANEJAMENTO
DISCIPLINA: Filosofia com Interdisciplinaridade com História
PROFESSOR: ISAAC SABINO CARDOSO
PLANO DE AULA
Disponível: Link: www.tragica.org/artigos/03/06-joão.pdf & Boulos Júnior, Alfredo. História : anos finais / Alfredo Boulos Júnior – 4ª. Ed. – São Paulo : FTD, 2018
HABILIDADES |
CONTÉUDO |
METODOLOGIA |
MATERIAIS |
AVALIAÇÃO |
·
Analisar a crise capitalista de 1929 e seus
desdobramentos em relação à economia global; ·
Descrever e contextualizar os processos da
emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação dos estados totalitários
e as práticas de extermínio; ·
Perceber nos “ídolos” da modernidade algo de
terrível, porque eles podem ser os propusores da discriminação, pois portam
em si uma verdade radical; ·
Conhecer o fenômeno de esfacelamento dos
antigos valores e de sua importância para uma geração mais inclusiva, pois
elimina uma verdade que não é fixa, mas, sim, mutável; ·
Conhecer a gênese do niilismo no ocidente; ·
Perceber, a partir de Nietzsche, que
quando alguém se diz portador de uma verdade imutável, ela pode está portando,
na verdade, um pensamento radical e discriminatório; |
Uma leitura correta em Nietzsche com foco
no combate as verdades pensadas imutáveis que fundam movimentos radicais;
Capítulo 7 A grande depressão, o fascismo e o nazismo;
A inclusão integrada nos alunos no combate ao Bullying
através do estudo de Nietzsche e do momento histórico que fez surgir o
Fascismo e o Nazismo. |
· Apresentar
o PLANO AOS ALUNOS através de grupos de whatspp; · Entrega
do material impresso aos alunos o disponibiizados em grupos de Whatsapp; · PEDIR as
leituras com foco na inclusão de superdotados, surdos mudos, autistas sempre
mostrando como Nietzsche questiona os que pensam portadores de uma verdade; · Avaliar
as respostas na correção da devolução dos trabalhos impressos; |
· Livro
didático; · Livros
Paradidáticos; · Quadro
negro, giz e apagador; · Caderno
de Matéria e caneta; · Note Book e Data show; · Pesquisas na internet; · Papel
Madeira, Cartolina e pincéis; |
· Será com
bonificação em todas as aulas de forma diagnóstica e somatória; · Uma
prova escrita para para verificação da aprendizagem, ms sem efeito punitivo; |
REFERÊNCIAS
_____.
A Gaia Ciência. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Cia das Letras,
2004.
_____. Assim falou Zaratustra. Trad. Mario da Silva. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
Boulos Júnior, Alfredo. História : anos finais / Alfredo Boulos Júnior – 4ª. Ed. – São Paulo : FTD, 2018
_____.
Crepúsculo dos Ídolos. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Cia das
Letras,
Estatuto
da Pessoa com Deficiência;
Educação Inclusiva: Conheça o Histórico da
Legislação sobre Inclusão . foi publicada no site: Todos pela educação, 2020. Disponível
em:<https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/conheca-o-historico-da-legislacao-sobre-inclusao>.
Acesso em: 30 de jul. de 2020.
PEREIRA, Aline dos Santos BAPTISTA , Maria das Graças de
Almeida. PALHANO, Tânia Rodrigues. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E INCLUSÃO
ESCOLAR: UM PROCESSO DE EXCLUSÃO OU UM ATO DE AMOR
Plano
Nacional de Educação (PNE);
Sobre o Fascismo. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-fascismo.htm> acesso em 17 de dezembro de 2020
Sobre o Nazismo. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/historiag/nazismo.htm> acesso em 17 de dezembro de 2020
ATIVIDADE PARA RESPONDER COM BASE NOS
SLIDES E VÍDEO AULA ABAIXO
1º - COM BASE NO
MATERIAL ABAIXO O QUE VOCÊ ENTENDE POR FASCISMO?
2º - COM BASE NO
MATERIAL ABAIXO O QUE VOCÊ ENTENDE POR NAZISMO?
3º - COM BASE NO
MATERIAL ABAIXO O QUE VOCÊ ENTENDE POR AUSCULTAR
ÍDOLOS... HÁ MAIS ÍDOLOS DO QUE REALIDADES NO MUNDO?
4º- COM BASE NO
MATERIAL ABAIXO O QUE NIETZSCHE DIZ QUE SÓCRATES TRANSFORMOU EM ÍDOLO?
5º- COM BASE NO
MATERIAL ABAIXO QUAIS OS ÍDOLOS DO FASCISMO?
6º- COM BASE NO
MATERIAL ABAIXO QUAIS OS ÍDOLOS DO NAZISMO?
7º COM BASE NO
MATERIAL ABAIXO O QUE VOCÊ ENTENDE QUANDO NIETZSCHE DIZ “POR TRÁS
DE CADA GRANDE DESTINO HUMANO SOAVA, COMO UM REFRÃO, UM AINDA MAIOR ‘EM
VÃO!’”?
8º COM BASE NO
MATERIAL ABAIXO E NA FALA DE NIETZSCHE “procura-se no entanto, segundo o
velho hábito, por uma outra autoridade, que soubesse falar
incondicionalmente e pudesse comandar alvos e tarefas”, QUAIS DOIS
MOVIMENTOS PRODUZIRAM LÍDERES MALÉFICOS A HUMANIDADE?
9º COLOCAR
APELIDOS EM COLEGAS NA SALA DE AULA OU DISCRIMINAR POR COR, RAÇA, GÊNERO
REMETE AOS MOVIMENTOS ESTUDADOS, MAS ATUALMENTE, ESSE COMPORTAMENTO RECEBE O
NOME DE ...?
9º COM BASE NO MATERIAL ABAIXO O QUE VOCÊ
ENTENDE POR NIILISMO?
O MATERIAL ABAIXO É A AULA DISPONIBILIZADA
|
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LINK COM A VÍDEO DOS SLIDES ACERCA DO
CAPÍTULO https://youtu.be/pgDyrrmkJ-k |
GRÁFICOS REALIZADOS COM A
PARTICIPAÇÃO DE DISCENTES QUE ESTUDARAM NA ESCOLA ESTAGIADA E JÁ INGRESSOS NO
ENSINO MÉDIO POR POSSUÍREM MELHOR ACESSO A INTERNET. TAMBÉM PARTICIPARAM
PROFESSORES E COLEGAS DE CURSO
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