quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Os fatos da vida na cidade Informativo Jovem Edição Nº 03 ESPECIAL de Santa Quitéria do Maranhão CE Cônego Nestor Cunha



Link do Jornal



Córregos transbordam e BH tem recorde de vias bloqueadas

Dep ois do temporal que causou danos na cidade na tarde de terça-feira (14), a noite desta quarta também foi marcada pelas chuvas em Belo Horizonte. Segundo a Defesa Civil, sete vias foram fechadas na cidade por causa do transbordamento de córregos. O órgão da prefeitura precisou fechar toda a Avenida Tereza Cristina devido ao transbordamento no encontro dos córregos Ferrugem e Arrudas. A medida preventiva tem sido adotada pela Defesa Civil neste período chuvoso para evitar ocorrências mais graves com os moradores da cidade. Na Via Expressa, na altura do Bairro Coração Eucarístico (Região Noroeste), carros fi caram submersos na água da chuva. Moradores relataram alagamentos também na divisa do bairro com o Padre Eustáquio.


O mesmo aconteceu na Avenida do Canal, no Conjunto Paulo II, no Barreiro, por causa do transbordamento do Córrego Jatobá. No Bairro Vale do Jatobá, na mesma regional, carros foram arrastados por uma enxurrada. O Córrego Ressaca também invadiu o asfalto, o que motivou a interdição das vias próximas conforme a Defesa Civil. No Centro da cidade, o fechamento aconteceu na esquina formada pelas ruas dos Tamoios e Mato Grosso e durou até as 23h.


Houve fechamento, ainda, da Avenida Clóvis Salgado, na Pampulha, devido ao extravasamento do Córrego Sarandi. Mesma situação dos arredores da Estação São Gabriel do metrô por causa do manancial do Onça. A Via 240 fi cou fechada até por volta das 23h20. Já houve registro de precipitação extremamente forte em sete regionais da cidade: Centro-Sul, Oeste, Barreiro, Noroeste, Nordeste, Norte e Pampulha, conforme a Defesa Civil. Entre elas, as que mais receberam precipitação foram a Noroeste e a Oeste, ambas com mais de 75 milímetros.

1. A notícia que você leu foi publicada no jornal Estado de Minas, que tem versão impressa e digital e pode ser acessado por meio de um aplicativo. Além disso, o jornal está presente em diversas mídias sociais. a) Considerando o alcance que essa notícia pode ter, que leitor teria mais interesse em acessá-la?

a) Leitores do estado de Minas Gerais, leitores de fora do estado com parentes ou interesse em Minas, moradores da região metropolitana de Belo Horizonte que possam ser afetados pela enchente, moradores de outras cidades que enfrentam problemas semelhantes e leitores que costumam se atualizar sobre o que ocorre no Brasil.

b) Leitores do estado de São Paulo, leitores de fora do estado com parentes ou interesse em São Paulo, moradores da região metropolitana de São Paulo que possam ser afetados pela enchente, moradores de outras cidades que enfrentam problemas semelhantes e leitores que costumam se atualizar sobre o que ocorre no Brasil.

2º Observe que, antes da entrevista propriamente dita, há um título e uma introdução. Que estratégia foi utilizada para os alunos fazerem a entrevista?

(A) O ANIVERSÁRIO DA CIDADE;

(B) O ANIVERSÁRIO DOS DIRETORES


3. Normalmente, quando uma pessoa é entrevistada, há interesse sobre algo novo que ela tenha a dizer. No caso de Professor Geordane, que já é conhecido pelo público, o que motivou a jornalista a entrevistá-lo?

(A) Ele ser um cantor;

(B) Ele ser o diretor da Escola;


4ª Para não haver confusão entre a voz do entrevistador e a do entrevistado, é comum os jornais e as revistas identificarem os interlocutores, inserindo o nome do jornal ou revista e o nome do entrevistado antes da fala de cada um. Na entrevista lida, entretanto, foi utilizado outro recurso. Qual é esse recurso?


(A) A reprodução da voz da entrevistadora em negrito e a da voz do entrevistado logo abaixo, em tipo de letra normal.

(B) A reprodução da voz da entrevistadora em letra normal  e a da voz do entrevistado logo abaixo, em tipo de negrito .

5ª A pergunta introduz um dos assuntos principais abordados na entrevista: a educação. Geordane acredita que sua parte possa transformar a realidade em relação
ao problema do educiona\l? Por quê?

(A) no decorrer desses três meses a gente já tentou trazer muitas coisas, muitos benefícios, tanto na parte física quanto na parte disciplinar.

(B) no decorrer desses três anos a gente já tentou trazer muitas coisas, muitos benefícios, tanto na parte física quanto na parte disciplinar.



Link do Gabarito




4 comentários:

  1. Como e o nome do lugar que foi conhecido apos a construção da ponte de santa quitéria velha?

    “Bacuri”

    ResponderExcluir
  2. Aluna:luciele Soares de sousa
    Turma:3 Ano "A" noite


    EM QUE ANO FOI CRIADO ESSE MUNICÍPIO??

    ResponderExcluir
  3. Aluna:Luciana Sousa Costa
    Turma:3 Ano A

    Quantos habitantes tem nesse município??

    ResponderExcluir

O QUE EU SEI!

QUER SABER? Aqui você encontrará resenhas de livros, resumos, comentários sobre política e COISAS que você não achou em outro lugar.