domingo, 14 de maio de 2023

A questão da verdade na Filosofia - Síntese Por Isaac Sabino

Por Isaac Sabino

               Na busca da “verdade” há a necessidade de se afastar do mundo físico e se situar no espiritual no intuito de se alcançar o todo. A “verdade” é o segredo do ponto de vista metafísico e gnosiológico e, até por conta disso, não há a necessidade de se insistir na “sua”existência”.
                  Na Modernidade essa concepção está disposta no idealismo, pragmatismo, relativismo, niilismo e voluntarismo. Dessas tendências, destaque para Descartes que acredita que as coisas se iniciam na mente e Kant que continua colocando a “verdade” no sujeito. Essa postura será chamada de idealismo por Bruno Sproviero que a critica por ser um sistema fechado que não aceita a verdade nas coisas.
                  Já a “verdade” do pragmatismo trata das questões práticas, mas não Sabe lidar com teóricas como as que envolvem a Matemática e que leva ao voluntarismo onde a verdade fica vinculada ao império da vontade.
                   Duns Scotus, filósofo medieval, afirmava que essa “vontade” era divina, mas que a humana também pode prevalecer. Esse “voluntarismo” também será encontrado em Schopenhauer e Nietzche. Schopenhauer, por exemplo, afirma que a vontade é irracional e que o homem  não  consegue se libertar do prazer e da dor, nisso, o filósofo inaugura o pessimismo que é seguido por Nietzche e seu niilismo.
                  Na contemporaneidade, a verdade não é tão buscada porque o homem  se volta para a epistemologia, mas, quando se tira a problemática da “verdade” do campo ontológico é preciso afastar todo um  debate que incluiria Aristóteles e Tomás de Aquino.
                  Tomás de Aquino que leu Aristóteles  com maestria, só pode processar a verdade dentro de um contexto ontológico onde o criador é de ordem divina e, por conta disso,  dificilmente há a possibilidade da criatura reter as verdades daquele que cria, por completo. Seria como desejar que um animal entendesse a criação de uma casa que saiu do intelecto humano.
                  Embora Santo Agostinho tenha chegado a afirmar que o “verdadeiro é o que é”, a opinião coincidindo com a de alguns filósofos antigos, foram os sofistas que exageraram ao relativizar tudo e banalizar a “verdade” em cada ser e é só com Aquino que essa busca ontológica é respeitável de novo quando ele disserta que a coisa para ser verdadeira precisa está em acordo com a mente. O problema dos sofistas é a desconsideração de outras mentes.
                  É verdade que se a “verdade” estivesse nas coisas, toda frase/sentença/oração seria verdadeira, porque, estando fora do “ser” não precisariam estar em acordo com os intelectos. Para Tomás não é bem assim, pois, faz-se necessário haver significado intelectual entre os interlocutores. Desse modo, a “verdade” está num combinado entre as mentes e em parte nas coisas.
                  Para o filósofo medieval a mente humana cria coisas que passam a existir em outros intelectos, já as coisas naturais que não pertencem a criação humana, são da vontade de uma outra mente que é a divina, ou seja, as coisas da natureza dependem da mente divina e mesmo com conceitos diversos da  “verdade” Agostinho, Hilário e até Avicena convergem para dizer que a coisa criada depende do intelecto do ser criador.








REFERÊNCIAS


CAMELLO, Maurício José de Oliveira. A questão da verdade na Filosofia. Theoria – Revista Eletrônica de filosofia

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. – 5. Ed. -São Paulo: Atlas, 2003










1. O que é a ignorância? Por que ela é difícil de ser percebida por nós?



(A) é o saber de tudo. É fácio de perceber porque basta prestar atenção no mundo a nossa volta;


(B) é o não saber. É acreditar nas nossas crenças e opiniões sem questionar o mundo ao nosso redor;




2º Por que a dúvida, a decepção e o espanto podem despertar o desejo da verdade

(A) Porque nos fazem querer saber o que não sabíamos

(B) Porque não nos fazem querer saber o que não sabíamos


3º Quais são as dificuldades que enfrentamos quando buscamos a verdade?

(A) A primeira dificuldade provém da crença de que os veículos e formas de informação; A segunda dificuldade provém da propaganda; A terceira dificuldade provém da descrença na possibilidade de haver verdade na política;

(B) A primeira dificuldade provém da descrença provocada pelos veículos e formas de informação; A segunda dificuldade provém da propaganda; A terceira dificuldade provém da descrença na possibilidade de haver verdade na política;


4º Quais são os dois tipos de busca da verdade?


(A) O primeiro é o que nasce da decepção; O segundo é o que nasce da deliberação ou decisão de não aceitar as certezas e crenças estabelecidas;

(B) O primeiro é o que nasce do acerto; O segundo é o que nasce da deliberação ou decisão de não aceitar as certezas e crenças estabelecidas;



5º O que é a “dúvida metódica” de Descartes?


(A) Trata-se da decisão de Descartes de aceitar todos conhecimentos existentes em sua época e os seus próprios, declarando que aceitaria um conhecimento, uma ideia, um fato ou uma opinião que, não precisaria passar pelo crivo da dúvida, se revelassem indubitáveis para o pensamento puro.


(B) Trata-se da decisão de Descartes de submeter a um exame crítico todos os conhecimentos existentes em sua época e os seus próprios, declarando que só aceitaria um conhecimento, uma ideia, um fato ou uma opinião que, passados pelo crivo da dúvida, se revelassem indubitáveis para o pensamento puro.



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1ª O que é dogmatismo?

(A) Dogmatismo é uma atitude natural e espontânea que temos desde crianças. É nossa crença de que o
mundo existe e é exatamente da forma como o percebemos.

(B) Dogmatismo é uma atitude artificial e implantada que temos desde crianças. É nossa descrença de que o mundo existe e é exatamente da forma como o percebemos.



2º Qual a concepção contemporânea. Alétheia

(A) é de que a ‘verdade’ em grego. Literalmente, quer dizer ‘não esquecido’ e, por extensão, ‘não escondido’.Ela opõe-se ao que está dissimulado, ao que parece. mas não é. A alétheia é a verdade de um ser que se manifesta à nossa visão.

(B) é de que a ‘verdade’ em latim. Refere-se à verdade de um relato, de um discurso. Está, então, na linguagem, em sua precisão e correção. Seu oposto é a falsificação, a mentira.


3ª INFERE-SE DE FORMA EXPLICITA DO TEXTO "A questão da verdade na Filosofia".



(a) Na contemporaneidade, a verdade não é tão buscada porque o homem  se volta para a epistemologia, mas, quando se tira a problemática da “verdade” do campo ontológico é preciso afastar todo um  debate que incluiria Aristóteles e Tomás de Aquino.

(b) Na contemporaneidade, a verdade é buscada porque o homem  se volta para a epistemologia, mas, quando se tira a problemática da “verdade” do campo ontológico é preciso afastar todo um  debate que incluiria Aristóteles e Tomás de Aquino.


4º O que significa pragmatismo?


(A) A palavra pragmatismo deriva do latim pragmatikós, que quer dizer ‘o que é próprio da ideia, o que é não precisa ser eficaz’. Dizer que uma teoria é pragmática é dizer que seu critério de verdade não é teórico, mas prático:

(B) A palavra pragmatismo deriva do grego pragmatikós, que quer dizer ‘o que é próprio da ação, o que é eficaz’. Dizer que uma teoria é pragmática é dizer que seu critério de verdade não é teórico, mas prático:



5ª De acordo com o texto acima, quais as concepções de VERDADE NA MODERNIDADE?

(A) idealismo, pragmatismo, relativismo, niilismo e voluntarismo.

(B) idealismo, empirismo, relativismo, niilismo e voluntarismo.










44 comentários:

  1. Maria Júlia Linhares Silva
    3 ano C matutino

    É verdade que se a “verdade” estivesse nas coisas, toda frase/sentença/oração seria verdadeira?

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  2. Na Modernidade essa concepção de verdade está disposta onde?

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  3. Letícia Lima de Sousa
    3 Ano C
    Matutino



    Por que os sufistas desconsideram a mente de outras pessoas?

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  4. Pode processar a verdade dentro de um contexto ontológico?

    Tainara Caldas da Silva, 3°B, Matutino

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  5. O que é o idealismo?



    Kauã Silva Caldas
    3 Ano A
    Matutino

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  6. Para o filósofo medieval a mente humana cria coisas que passam a existir em outros intelectos?


    Lucas Kawan Carvalho Viana
    3° Série " C "
    Matutino

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  8. O problema dos sofistas é a desconsideração de outras mentes.

    Ivaneide dos Santos Silva 3 ano b matutino

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  9. ° O que Schopenhauer afirma sobre "voluntarismo"?

    Ana Luiza Araújo Lopes, 3°ano B Matutino.

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  10. Stephane Farias
    3 A matutino


    Para o filósofo medieval o que a mente humana cria ?

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  11. Stephane Farias
    3 A matutino


    Para o filósofo medieval o que a mente humana cria ?

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  12. Essa postura será chamada de Idealismo por?


    Matheus Garcia 3 ano A turno matutino

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  13. Na contemporaneidade, a verdade não é tão buscada porque?



    Micaelly Viana Silva
    3 ano C Matutino

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  14. Douglas Lima de Jesus 3°Ano A Matutino
    Então para Tomás os detentores da verdade são aqueles dotados de intelecto?

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  15. Mariana Maciel Teixeira 3 ano B Matutino
    O que santo Agostinho afirmou?

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  16. Duns Scoutus, filósofo medieval, afirmava oque?


    Maria Vitória Silva Lopes
    3° ano "C" Matutino

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  17. Como é a verdade do pragmatismo?

    LETÍCIA DOS SANTOS VALE 3 ANO C MATUTINO

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  18. qual é a "verdade "do pragmatismo? Nome:rayla Lima 3 ano"C matutino

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  19. Na contemporaneidade, a verdade não é tão buscada por que?

    Ana Clara Almeida Sousa
    3° ano "C" Matutino

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  20. Na contemporaneidade porque a Verdade não | tão buscada
    Giovana Castro da Silva 3°B matutino

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  21. Alice Cristina Alves Viana
    3°ano "A"
    Matutino



    O “verdadeiro é o que é”, opinião coincidindo com a de alguns filósofos antigos?

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  22. Ana Carolina Costa Viana 3°B Matutino



    Por quê o filósofo medieval cria coisas que passam a existir em outros intelectos?

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  23. Se a verdade, como o destino, é um conceito complexo e divino, porquê o mortal busca a verdade no Macrocosmo dos Deuses do que encontrar a verdade dentro de seu Microcosmo ?

    "Conheça a te mesmo e conhecerá os Deuses e o Universo"
    - Frase do Oráculo de Delfos, Templo de Apolo.

    João Victor Da Silva Candeira
    3° Ano C
    Matutino

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  24. POR QUE ELES PROCURAM TANTO ESSA "VERDADE"?
    PEDRO HENRIQUE COSTA SILVA 3 ANO B MATUTINO.

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  26. Por que a verdade não é tão buscada na contemporaneidade?

    Gabriel Silva Sousa
    3 ano B / vespertino

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  27. Ana Carla Gomes Nascimento. 3°B-VESPERTINO.

    A verdade é igual para todos?

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  28. na contemporaneidade a verdade da filosofia ñ é tão buscada pelo homem pq

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  29. Carlos Felipe Sousa da silva 3 A vespertino

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  30. O que é epistemologia?
    Francisca das chagas carvalho Lima
    3 A Vespertino

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  31. Ivanaria Ferreira Carvalho
    3 ano "Vespertino


    Por que na Contemporaneidade,a verdade não é tão buscada?

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  32. Samira lima Cardoso,3°ano c matutino

    Por que Tomás de Aquino desconsiderada a idéia de que a verdade estando fora do "Ser" não precisaria estar de acordo com os intelectos?

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  33. Para o filósofo medieval o que a mente humana cria?


    Nádia Viana Sousa
    3° ano "C" Matutino

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  34. Geovana costa dos Santos
    3° B vespertino
    Porque Tomás de Aquino que leu Aristóteles com maestria, só pode processar a verdade dentro de um contexto ontológico?

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  35. Giovana Silva dos Santos.
    3 ano "B" / turno: vespertino.

    Do que se trata a verdade do pragmatismo?

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  36. O que é a "verdade" no pragmatismo?

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  37. Oq Duns Scotus afirmou?

    Pedro henrique Castro dos Santos
    3 ano "A", Matutino

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  38. Onde está a verdade?
    Franciele Silva Dos Santos
    3°Ano"A"
    Matutino

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