Por Isaac Sabino
Na busca da “verdade” há a necessidade de se afastar do mundo físico e se
situar no espiritual no intuito de se alcançar o todo. A “verdade” é o segredo
do ponto de vista metafísico e gnosiológico e, até por conta disso, não há a
necessidade de se insistir na “sua”existência”.
Na
Modernidade essa concepção está disposta no idealismo,
pragmatismo, relativismo, niilismo e voluntarismo. Dessas tendências, destaque
para Descartes que acredita que as coisas se iniciam na mente e Kant que
continua colocando a “verdade” no sujeito. Essa postura será chamada de
idealismo por Bruno Sproviero que a critica por ser um sistema fechado que não
aceita a verdade nas coisas.
Já a “verdade” do pragmatismo trata
das questões práticas, mas não Sabe lidar com teóricas como as que envolvem a
Matemática e que leva ao voluntarismo onde a verdade fica vinculada ao império
da vontade.
Duns Scotus, filósofo
medieval, afirmava que essa “vontade” era divina, mas que a humana também pode
prevalecer. Esse “voluntarismo” também será encontrado em Schopenhauer e
Nietzche. Schopenhauer, por exemplo, afirma que a vontade é irracional e que o
homem não consegue se libertar do prazer e da dor, nisso,
o filósofo inaugura o pessimismo que é seguido por Nietzche e seu niilismo.
Na contemporaneidade, a
verdade não é tão buscada porque o homem
se volta para a epistemologia, mas, quando se tira a problemática da “verdade”
do campo ontológico é preciso afastar todo um
debate que incluiria Aristóteles e Tomás de Aquino.
Tomás de Aquino que leu Aristóteles
com maestria, só pode processar a
verdade dentro de um contexto ontológico onde o criador é de ordem divina e,
por conta disso, dificilmente há a
possibilidade da criatura reter as verdades daquele que cria, por completo.
Seria como desejar que um animal entendesse a criação de uma casa que saiu do
intelecto humano.
Embora Santo Agostinho tenha chegado a afirmar que o “verdadeiro
é o que é”, a opinião coincidindo com a de alguns filósofos antigos, foram os
sofistas que exageraram ao relativizar tudo e banalizar a “verdade” em cada ser
e é só com Aquino que essa busca ontológica é respeitável de novo quando ele
disserta que a coisa para ser verdadeira precisa está em acordo com a mente. O
problema dos sofistas é a desconsideração de outras mentes.
É verdade que se
a “verdade” estivesse nas coisas, toda frase/sentença/oração seria verdadeira, porque,
estando fora do “ser” não precisariam estar em acordo com os intelectos. Para
Tomás não é bem assim, pois, faz-se necessário haver significado intelectual
entre os interlocutores. Desse modo, a “verdade” está num combinado entre as
mentes e em parte nas coisas.
Para o filósofo medieval a mente
humana cria coisas que passam a existir em outros intelectos, já as coisas
naturais que não pertencem a criação humana, são da vontade de uma outra mente
que é a divina, ou seja, as coisas da natureza dependem da mente divina e mesmo
com conceitos diversos da “verdade”
Agostinho, Hilário e até Avicena convergem para dizer que a coisa criada depende
do intelecto do ser criador.
REFERÊNCIAS
CAMELLO,
Maurício José de Oliveira. A questão da
verdade na Filosofia. Theoria – Revista Eletrônica de filosofia
MARCONI,
M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. – 5. Ed.
-São Paulo: Atlas, 2003
1. O que é a ignorância? Por que ela é difícil de ser percebida por nós?
(A) é o saber de tudo. É fácio de perceber porque basta prestar atenção no mundo a nossa volta;
(B) é o não saber. É acreditar nas nossas crenças e opiniões sem questionar o mundo ao nosso redor;
2º Por que a dúvida, a decepção e o espanto podem despertar o desejo da verdade
(A) Porque nos fazem querer saber o que não sabíamos
(B) Porque não nos fazem querer saber o que não sabíamos
3º Quais são as dificuldades que enfrentamos quando buscamos a verdade?
(A) A primeira dificuldade provém da crença de que os veículos e formas de informação; A segunda dificuldade provém da propaganda; A terceira dificuldade provém da descrença na possibilidade de haver verdade na política;
(B) A primeira dificuldade provém da descrença provocada pelos veículos e formas de informação; A segunda dificuldade provém da propaganda; A terceira dificuldade provém da descrença na possibilidade de haver verdade na política;
4º Quais são os dois tipos de busca da verdade?
(A) O primeiro é o que nasce da decepção; O segundo é o que nasce da deliberação ou decisão de não aceitar as certezas e crenças estabelecidas;
(B) O primeiro é o que nasce do acerto; O segundo é o que nasce da deliberação ou decisão de não aceitar as certezas e crenças estabelecidas;
5º O que é a “dúvida metódica” de Descartes?
(A) Trata-se da decisão de Descartes de aceitar todos conhecimentos existentes em sua época e os seus próprios, declarando que aceitaria um conhecimento, uma ideia, um fato ou uma opinião que, não precisaria passar pelo crivo da dúvida, se revelassem indubitáveis para o pensamento puro.
(B) Trata-se da decisão de Descartes de submeter a um exame crítico todos os conhecimentos existentes em sua época e os seus próprios, declarando que só aceitaria um conhecimento, uma ideia, um fato ou uma opinião que, passados pelo crivo da dúvida, se revelassem indubitáveis para o pensamento puro.
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1ª O que é dogmatismo?
(A) Dogmatismo é uma atitude natural e espontânea que temos desde crianças. É nossa crença de que o
mundo existe e é exatamente da forma como o percebemos.
(B) Dogmatismo é uma atitude artificial e implantada que temos desde crianças. É nossa descrença de que o mundo existe e é exatamente da forma como o percebemos.
2º Qual a concepção contemporânea. Alétheia
(A) é de que a ‘verdade’ em grego. Literalmente, quer dizer ‘não esquecido’ e, por extensão, ‘não escondido’.Ela opõe-se ao que está dissimulado, ao que parece. mas não é. A alétheia é a verdade de um ser que se manifesta à nossa visão.
(B) é de que a ‘verdade’ em latim. Refere-se à verdade de um relato, de um discurso. Está, então, na linguagem, em sua precisão e correção. Seu oposto é a falsificação, a mentira.
3ª INFERE-SE DE FORMA EXPLICITA DO TEXTO "A questão da verdade na Filosofia".
(a) Na contemporaneidade, a verdade não é tão buscada porque o homem se volta para a epistemologia, mas, quando se tira a problemática da “verdade” do campo ontológico é preciso afastar todo um debate que incluiria Aristóteles e Tomás de Aquino.
(b) Na contemporaneidade, a verdade é buscada porque o homem se volta para a epistemologia, mas, quando se tira a problemática da “verdade” do campo ontológico é preciso afastar todo um debate que incluiria Aristóteles e Tomás de Aquino.
4º O que significa pragmatismo?
(A) A palavra pragmatismo deriva do latim pragmatikós, que quer dizer ‘o que é próprio da ideia, o que é não precisa ser eficaz’. Dizer que uma teoria é pragmática é dizer que seu critério de verdade não é teórico, mas prático:
(B) A palavra pragmatismo deriva do grego pragmatikós, que quer dizer ‘o que é próprio da ação, o que é eficaz’. Dizer que uma teoria é pragmática é dizer que seu critério de verdade não é teórico, mas prático:
5ª De acordo com o texto acima, quais as concepções de VERDADE NA MODERNIDADE?
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Maria Júlia Linhares Silva
ResponderExcluir3 ano C matutino
É verdade que se a “verdade” estivesse nas coisas, toda frase/sentença/oração seria verdadeira?
Na Modernidade essa concepção de verdade está disposta onde?
ResponderExcluirBeatriz Linhares de Aguiar
Excluir3° ano A, Matutino.
Letícia Lima de Sousa
ResponderExcluir3 Ano C
Matutino
Por que os sufistas desconsideram a mente de outras pessoas?
Pode processar a verdade dentro de um contexto ontológico?
ResponderExcluirTainara Caldas da Silva, 3°B, Matutino
O que é o idealismo?
ResponderExcluirKauã Silva Caldas
3 Ano A
Matutino
Para o filósofo medieval a mente humana cria coisas que passam a existir em outros intelectos?
ResponderExcluirLucas Kawan Carvalho Viana
3° Série " C "
Matutino
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ResponderExcluirO problema dos sofistas é a desconsideração de outras mentes.
ResponderExcluirIvaneide dos Santos Silva 3 ano b matutino
° O que Schopenhauer afirma sobre "voluntarismo"?
ResponderExcluirAna Luiza Araújo Lopes, 3°ano B Matutino.
Stephane Farias
ResponderExcluir3 A matutino
Para o filósofo medieval o que a mente humana cria ?
Stephane Farias
ResponderExcluir3 A matutino
Para o filósofo medieval o que a mente humana cria ?
Essa postura será chamada de Idealismo por?
ResponderExcluirMatheus Garcia 3 ano A turno matutino
Na contemporaneidade, a verdade não é tão buscada porque?
ResponderExcluirMicaelly Viana Silva
3 ano C Matutino
Douglas Lima de Jesus 3°Ano A Matutino
ResponderExcluirEntão para Tomás os detentores da verdade são aqueles dotados de intelecto?
Mariana Maciel Teixeira 3 ano B Matutino
ResponderExcluirO que santo Agostinho afirmou?
Duns Scoutus, filósofo medieval, afirmava oque?
ResponderExcluirMaria Vitória Silva Lopes
3° ano "C" Matutino
Como é a verdade do pragmatismo?
ResponderExcluirLETÍCIA DOS SANTOS VALE 3 ANO C MATUTINO
qual é a "verdade "do pragmatismo? Nome:rayla Lima 3 ano"C matutino
ResponderExcluirNa contemporaneidade, a verdade não é tão buscada por que?
ResponderExcluirAna Clara Almeida Sousa
3° ano "C" Matutino
Na contemporaneidade porque a Verdade não | tão buscada
ResponderExcluirGiovana Castro da Silva 3°B matutino
Alice Cristina Alves Viana
ResponderExcluir3°ano "A"
Matutino
O “verdadeiro é o que é”, opinião coincidindo com a de alguns filósofos antigos?
Ana Carolina Costa Viana 3°B Matutino
ResponderExcluirPor quê o filósofo medieval cria coisas que passam a existir em outros intelectos?
Se a verdade, como o destino, é um conceito complexo e divino, porquê o mortal busca a verdade no Macrocosmo dos Deuses do que encontrar a verdade dentro de seu Microcosmo ?
ResponderExcluir"Conheça a te mesmo e conhecerá os Deuses e o Universo"
- Frase do Oráculo de Delfos, Templo de Apolo.
João Victor Da Silva Candeira
3° Ano C
Matutino
POR QUE ELES PROCURAM TANTO ESSA "VERDADE"?
ResponderExcluirPEDRO HENRIQUE COSTA SILVA 3 ANO B MATUTINO.
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ResponderExcluirPor que a verdade não é tão buscada na contemporaneidade?
ResponderExcluirGabriel Silva Sousa
3 ano B / vespertino
Ana Carla Gomes Nascimento. 3°B-VESPERTINO.
ResponderExcluirA verdade é igual para todos?
na contemporaneidade a verdade da filosofia ñ é tão buscada pelo homem pq
ResponderExcluirCarlos Felipe Sousa da silva 3 A vespertino
ExcluirCarlos Felipe Sousa da silva 3 A vespertino
ExcluirCarlos Felipe Sousa da silva 3 A vespertino
ResponderExcluirO que é epistemologia?
ResponderExcluirFrancisca das chagas carvalho Lima
3 A Vespertino
Ivanaria Ferreira Carvalho
ResponderExcluir3 ano "Vespertino
Por que na Contemporaneidade,a verdade não é tão buscada?
Samira lima Cardoso,3°ano c matutino
ResponderExcluirPor que Tomás de Aquino desconsiderada a idéia de que a verdade estando fora do "Ser" não precisaria estar de acordo com os intelectos?
Para o filósofo medieval o que a mente humana cria?
ResponderExcluirNádia Viana Sousa
3° ano "C" Matutino
Geovana costa dos Santos
ResponderExcluir3° B vespertino
Porque Tomás de Aquino que leu Aristóteles com maestria, só pode processar a verdade dentro de um contexto ontológico?
Giovana Silva dos Santos.
ResponderExcluir3 ano "B" / turno: vespertino.
Do que se trata a verdade do pragmatismo?
Onde a verdade está?
ResponderExcluirPatrícia Gomes Sousa 3 Ano A vespertino
ResponderExcluirO que é a "verdade" no pragmatismo?
ResponderExcluirSarah Ellen Silva de Araújo
Excluir3° ano C Matutino
Oq Duns Scotus afirmou?
ResponderExcluirPedro henrique Castro dos Santos
3 ano "A", Matutino
Onde está a verdade?
ResponderExcluirFranciele Silva Dos Santos
3°Ano"A"
Matutino