sábado, 26 de agosto de 2023

1º LP FIl - Mito - e Gêneros - Lenda de Beowulf - o filme: uma crítica à luz do Trovadorismo, Humanismo


   Embora haja muitas críticas ao filme a Lenda de Beowulf, num olhar bem atento dá para se extrair pérolas do enredo dirigido por Robert Zemeckis e lançado em 2007 nos Estado Unidos. Por exemplo, para a Literatura, é perceptível, o movimento trovador e humanista no desenrolar do enredo: da poesia ao teatro há um registro interessante dos dois movimentos. Esse texto é justamente uma análise do filme dentro desses dois estilos de época. É sabido que o enredo cinematográfico se distancia do poema épico e que os dois movimentos citados são fortes em Portugal.
     A Lenda de Beowulf de Zemeckis narra as aventuras do herói geata que chega às terras do rei hrothgar e promete matar o demônio Grendel que atormenta o rei sempre que há festas no salão nobre. A morte do demônio é certa, mas diferente do poema original, no filme, Beowulf se envolve com a mãe de Grendel e tem com ela um filho dragão que aparece na velhice do herói. Os dois lutam e morrem.
     Quando o assunto é o primeiro movimento literário surgido em Portugal - o Trovadorismo, o filme mostra como era forte a arte da trova entre nobres e pobres. Todos queriam aparecer na canção do cavalheiro. A palavra “canção” é citada várias vezes na épica. É bom ressaltar, que mesmo tendo uma força expressiva em Portugal, com as famosas cantigas, o movimento trovador se espalhou por toda a Europa. Na obra de Robert, as cantigas são entoadas no início do filme (inauguração do salão); Pela Rainha (logo após a chegada de Beowulf).
      O Advento do Humanismo, movimento marcado não mais pelas cantigas, mas pelo teatro, também é relatado no enredo. Depois de voltar de uma guerra contra os frísios, o Rei Beowulf é recebido com uma festa que marca os anos da morte do monstro Grendel. Mas, o herói não assiste uma cantiga e sim um teatro. Se em Portugal, Gil Vicente se destaca por mandar para o inferno a elite de sua época e ainda mostrar nas suas peças o feito aos ricos. O bom de A Lenda de Beowulf são as pornografia submilinares posta numa época em que tudo é proibido. Zemeckis coloca pornografia num desenho e passa nas famosas classificações modernas. É um Gil Vicente dos tempos modernos.
     É com tudo isso, que o filme A lenda de Beowulf é bom. Diz muito de uma época e principalmente de duas artes de contar histórias que marcaram a espécie humana - a Trova e o Teatro. E, ao ser usada no cinema, a arte antiga se mistura com a nova e desperta o gosto bom de ver e ouvir histórias míticas de grandes homens. O melhor é ver técnicas antigas de bater na cara da hipócrita sociedade sendo usadas.  



1. (Mackenzie) Assinale a alternativa correta a respeito do Trovadorismo em Portugal.



  1. Muitas cantorias trovadorescas foram reunidas em livros tipo cordel.
  2. Durante o Trovadorismo ocorreu a separação entre a poesia e a música.


(Mackenzie - 2005)

Assinale a afirmativa correta com relação ao Trovadorismo.

Texto I

Ondas do mar de Vigo,

se vistes meu amigo!

E ai Deus, se verrá cedo!

Ondas do mar levado,

se vistes meu amado!

E ai Deus, se verrá cedo!

a) Valorizou recursos formais que tiveram a função de facilitar a memorização, já que as composições eram transmitidas oralmente.


b) Tanto no plano temático como no plano expressivo, esse estilo de época absorveu a influência dos padrões estéticos greco-romanos



3. O que é Literatura?


(A) é uma obra real sem valores e com características indefinidas;


(B) é uma obra de arte com valores e características próprias;


4. De acordo com o texto acima, marque a alternativa CORRETA;


(A) Quando o assunto é o primeiro movimento literário surgido em Portugal - o Trovadorismo, o filme mostra como era forte a arte da trova entre nobres e pobres. Todos queriam aparecer na canção do cavalheiro. 


(B) Quando o assunto é o primeiro movimento literário surgido em Portugal - o Trovadorismo, o filme mostra como era forte a arte da trova entre nobres e pobres, contudo nem todos queriam aparecer na canção do cavalheiro. 




https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdQ_-L_UYL3uvoBcnAXgyjFCcD6cr84Pt5OZcDf1MVVqzSgyA/viewform?usp=sf_link




A TROVA: a rainha canta para o herói Beowulf - a cantiga era a moda




Humanismo. O Rei não ouve mais a cantiga, a encenação, o teatro é a moda.


Como Gil Vicente,  que manda a Elite de sua época por inferno, A Lenda de Beowulf é um tapa na cara de uma sociedade atual que classifica tudo. Mensagem Pornográfica na cantiga, num desenho.






1ª. O que é o mito? 

(A) Mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa (origem do mundo, do bem e do mal, da morte, etc.). 

(B) Mito é uma verdade factual sobre a origem de alguma coisa (origem do mundo, do bem e do mal, da morte, etc.). 


2º Quais são as principais diferenças entre filosofia e mito?

(A) O mito preocupa em explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro, as coisas são como são.  a filosofia se pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso;



(B) O mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso; a filosofia se preocupa em explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro, as coisas são como são.


3º QUAIS MITOS SÃO DESCRITOS NO TEXTO ACIMA?

(A) CRISTÃO E TESEU;

(B) a Lenda de Beowulf


TEXTO I

Anaxímenes de Mileto disse que o ar é o elemento originário de tudo o que existe, existiu e existirá, e que outras coisas provêm de sua descedência. Quando o ar se dilata, transforma-se em fogo, ao passo que os ventos são ar condensado. As nuvens formam-se a partir do ar por feltragem e, ainda mais condensadas, transformam-se em água. A água, quando mais condensada, transforma-se em terra, e quando condensada ao máximo possível, transforma-se em pedras.

BURNET, J. A aurora da filosofia grega. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2006 (adaptado).

TEXTO II

Basílio Magno, filósofo medieval, escreveu: “Deus, como criador de todas as coisas, está no princípio do mundo e dos tempos. Quão parcas de conteúdo se nos apresentam, em face desta concepção, as especulações contraditórias dos filósofos, para os quais o mundo se origina, ou de algum dos quatro elementos, como ensinam os Jônios, ou dos átomos, como julga Demócrito. Na verdade, dão impressão de quererem ancorar o mundo numa teia de aranha.”

GILSON, E.: BOEHNER, P. História da Filosofia Cristã. São

Paulo: Vozes, 1991 (adaptado).

4. 3.42 (ENEM E2012/ c/adaptações) Filósofos dos diversos tempos históricos desenvolveram teses para explicar a origem do universo. Diferente de Basílio Magno, Anaxímenes faz parte dos Pré-Socráticos. Assinale abaixo o principal traço desses filósofos.

a) A cosmologia pré-socrática não é uma explicação racional e sistemática sobre a Origem, ordem e transformação da natureza.

b) A cosmologia pré-socrática é uma explicação racional e sistemática sobre a Origem, ordem e transformação da natureza...


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1º A linguagem que constitui do jornal acima, pela maneira especial de gerar significados, conotações e polissemia, é do gênero:

 

A)    Literário.


D)    Informativo.


2º.1 leia a estrofe e a seguir responda à questão proposta.

De tudo ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo e sempre e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.

 

A linguagem que constitui a estrofe do Soneto de Fidelidade, de Vinícius de Moraes, pela maneira especial de gerar significados, conotações e polissemia, é do gênero:

 

A)    Literário.

B)    Jornalístico.


3º 2 Tomando por referência a estrofe do poeta Vinícius de Moraes, entendemos que não devemos confundir o autor, isto é, a pessoa do poeta com a voz que está nos versos. A voz está nos versos (estrofe) é chamada de:

 


D)    Autor e voz do texto são idênticos.

E)    Eu lírico ou eu poético.


4 3º Como obra de arte só pode ocorrer no palco, onde cada personagem é representada por um ator, que assume o papel em cada novo espetáculo. O tempo da obra é o presente, o discurso direto e o diálogo geram o conflito. São características específicas do gênero:

B)    Jornalístico.

D)    Dramático.


A LEOA E A RAPOSA

Uma leoa, censurada por uma raposa por ter gerado apenas um filhote, disse: “Um, mas leão”. (fábula de Esopo)

 

5 4º O texto lido é do gênero narrativo e apresenta uma linguagem marcada pela personificação. A lição moral dessa fábula é:

 


D)    O mérito é medido pelo valor.

E)    A razão é de quem pode vencer.


6 5º Segundo Ferreira Gullar, “a arte é uma transfiguração simbólica do mundo. Quer dizer: o artista cria um outro – mais bonito ou mais intenso ou mais significativo ou mais ordenado – por cima da realidade imediata”. Assim, pode-se entender que a Literatura:


B)             é transcrição denotativa do mundo.

C)            é recriação da realidade.



Leia a estrofe de um famoso soneto de Vinícius de Moraes, poeta do modernismo brasileiro, e a seguir responda à questão proposta.

 

De tudo ao meu amor serei atento

Antes e com tal zelo e sempre e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.

 

7 6ºA linguagem que constitui o texto acima, pela maneira especial de combinar as palavras no sentido de gerar significados, conotações e polissemia, é do gênero:

 

A)    Literário.

B)    Jornalístico.


Governados pelo medo

 

A sensação de insegurança rege mercados e relações sociais. E ninguém parece ter controle sobre os perigos invisíveis que nos ameaçam

 

por FLÁVIA TAVARES

 

            (1) “Que computador foi danificado pelo sinistro ‘bug do milênio’? Quantas pessoas você conhece que foram vítimas dos ácaros de tapete? Quantos amigos seus morreram da doença da vaca louca? Quantos conhecidos ficaram doentes ou inválidos por causa de alimentos geneticamente modificados?” Esta sequência de perguntas está no (...) livro do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, Medo Líquido (…). A elas, ele não dá uma resposta, cumprindo apenas seu papel de provocador. Mas nem precisaria. Esse questionamento faz parte do que ele chama de “a era dos temores”.

            (2) Foi esse temor, inclusive, o motor do abalo que atingiu as bolsas de valores do mundo inteiro esta semana. O medo de uma crise econômica se transformou na crise em si. E, enquanto o governo dos Estados Unidos não deu sinais de que tinha condições de amenizar o estrago, baixando os juros e lançando pacotes, o pânico se manteve. (…)”

                                                                                                          

(O Estado de S. Paulo, 27/01/2008)

 

8 7º(Profa. Flávia Lêda) No 2° parágrafo, a forma verbal em destaque indica


D)    processo concluído no passado.

E)    passado concluído anterior à outro de mesmo aspecto.


9 8ºNa oração Mas nem precisaria. (1º parágrafo), o verbo em destaque indica um processo

 

A) atual.

B) duvidoso e condicionado.


Profa. Flávia Lêda

 

Esta sequência de perguntas está no (...) livro do sociólogo polonês Zygmunt BaumanMedo Líquido (…).

 

10 9ºNo trecho sublinhado, assinalou-se uma locução adverbial com sentido de

 

B) comparação.

C) lugar.


GABARITO NO LINK ABAIXO


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