quarta-feira, 9 de agosto de 2023

8º Plan 1ºs PT Blogue Ata E-mail CE CÔNEGO NESTOR CUNHA - INFORMATIVO JOVEM Edição Nº 04 de 2017 GRÊMIO ELEITO

CLIQUE NA IMAGEM PARA ACESSAR O JORNAL 

O alto preço de viver longe de casa
Muito além do valor do aluguel
Voar: a eterna inveja e frustração que o homem
carrega no peito a cada vez que vê um pássaro
no céu. Aprendemos a fazer um milhão de
coisas, mas voar... Voar a vida não deixou. Talvez
por saber que nós, humanos, aprendemos a pertencer
demais aos lugares e às pessoas. E que,
neste caso, poder voar nos causaria crises difíceis
de suportar, entre a tentação de ir e a necessidade
de ficar.
Muito bem. Aí o homem foi lá e criou a roda. A
Kombi. O patinete. A Harley. O Boeing 3. E a gente
descobriu que, mesmo sem asas, poderia voar.
Mas a grande complicação foi quando a gente
percebeu que poderia ir sem data para voltar.
E assim começaram a surgir os corajosos que
deixaram suas cidades de fome e miséria para
tentar alimentar a família nas capitais, cheias de
oportunidades e monstros. Os corajosos que deixaram
o aconchego do lar para estudar e sonhar
com o futuro incrível e hipotético que os espera.
Os corajosos que deixaram cidades amadas para
viver oportunidades que não aparecem duas
vezes. Os corajosos que deixaram, enfim, a vida
que tinham nas mãos, para voar para vidas que
decidiram encarar de peito aberto.
A vida de quem inventa de voar é paradoxal,
todo dia. É o peito eternamente dividido. É chorar
porque queria estar lá, sem deixar de querer estar
aqui. [...]
[...]
E começamos a viver um roteiro clássico:
deitar na cama, pensar no antigo-eterno lar, nos
quilômetros de distância, pensar nas pessoas
amadas, no que eles estão fazendo sem você, nos
risos que você não riu, nos perrengues que você
não estava lá para ajudar. [...]
[...]
Será que um dia saberemos, afinal, se estamos
no lugar certo? Será que há, enfim, algum
lugar certo para viver essa vida que é um turbilhão
de incertezas que a gente insiste em fingir
que acredita controlar?
Eu sei que não é fácil. E que admiro quem encarou
e encara tudo isso, todo dia.
[...]
O preço é alto. A gente se questiona, a gente
se culpa, a gente se angustia. Mas o destino,
a vida e o peito às vezes pedem que a gente embarque.
Alguns não vão. Mas nós, que fomos,
viemos e iremos, não estamos livres do medo e
de tantas fraquezas. Mas estamos para sempre
livres do medo de nunca termos tentado. [...]
(Disponível em: http://vida-estilo.estadao.com.br/blogs/ruthmanus/
o-alto-preco-de-viver-longe-de-casa/. Acesso em: 25/7/2015.)



1. 6ª Discuta com os colegas e o professor e depois indique, em seu caderno, as alternativas que apresentam afirmações corretas a respeito do texto lido.

a. A autora utiliza figuras de linguagem e expressa seus próprios sentimentos; isso não significa, porém, que todos os blogs sigam esse padrão, uma vez que textos postados em blogs não têm um formato fixo.

b. Trata-se de um texto impessoal, pois está em 3ª pessoa e não exprime a opinião da autora, que o escreve com base em textos de estudiosos sobre o assunto, como pode ser exemplificado pelas citações feitas no segundo parágrafo a propósito das invenções do homem ao longo da história.

2. A PARTIR DOS COMNETÁRIOS DA PÁGINA 196 E 197 MARQUE, Quantas pessoas se manifestaram nesses comentários, no total?

(A) Cinco

(B) Dez


3. Dessas pessoas, quantas concordam com o ponto de vista da blogueira? Quantas discordam?

(A) Três concordam (MM, DP, PM); duas discordam (GM e AMF).

(B) duas discordam (GM e AMF). Três concordam (MM, DP, PM); 

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR O INFORMATIVO E REPONDER AS DUAS QUESTÕES ABAIXO

1.      4. Descritor 3 –(Inferir o sentido de uma palavra ou expressão). Nesse sentido o aluno tem que saber o significado de determinada palavra. O que significa GRÊMIO?


(A) UNITÁRIO

(B) ASSEMBLEIA

 

 

 

 

2.      10º Descritor 11 – (Distinguir um fato da opinião relativa a este fato. Um fato é algo que não há como se negar, já a opinião você pode concordar ou não). Do texto DEMOCRACIA NÃO É UMA PORTA ABERTA ARA BAGUNÇA, NÃO, marque a frase que é só uma opinião.


(A) Democracia não é sinônimo de bagunça, não – é, sim, o império da lei.

(B) Talvez por conta do pouco estudo, o brasileiro se sente livre para bagunçar



Clique no link abaixo para ser direcionado ao gabarito




15 comentários:

  1. A democracia não é uma porta aberta para bagunça não

    ResponderExcluir
  2. 1° Com que fins foram eleitos representantes para cada turma na escola CE Cônego Nestor
    Cunha?

    2° Com qual objetivo foi criado o "momento avaliativo"?

    3° Que propósito tinha a professora Gilsiane quando mobilizou todas as escolas de Santa Quitéria no dia 05 de Junho?

    4° Quem foi eleito em 2009 para ser o gestor da Unidade Escolar de Santa Terezinha?

    5° Qual é o regime inventado pelo homem que produz menos violência física?

    Ana Clara Almeida Sousa
    3° ano "C" Matutino

    ResponderExcluir
  3. 1° Por que Os Alunos do C.E.Cônego Nestor Cunha só tiveram chance de eleger seus representantes apartir de 2017?

    2°Qual O Motivo da escola desde 2016 vem si distanciando de qualquer tipo de indicação Política!

    3°Qual dos 2 Movimentos que marcaram o 1° semestre tiveram mais impacto No C.E.Cônego Nestor Cunha ?

    4°Como se Chamava o projeto da professora Gilsiane que Conseguiu Mobilizar todas as escolas de Santa Quitéria?

    5° Nesse Projeto o que chamava mais atenção e a importância dele pra escola?

    Julio França Da Silva Rodrigues
    3 ano C Matutino

    ResponderExcluir
  4. 1° Quando dizem "democracia não e de bagunça"o que exatamente estão se referindo?

    2° Quem foi o cabeça disso tudo?

    3° Porque de todos os regimes inventados pelo o homem,o democrático é o que produz menos violência física

    4° Quem ajudou a professora Helena a realizar essas aplicações?

    5° Antes disso tudo acontecer o colégio Cônego Nestor Cunha não tinha essa moral que ele tem hoje?

    Geovana costa dos santos
    3°B vespertino

    ResponderExcluir
  5. Letícia Lima de Sousa
    3 ANO C
    Matutino

    1. Qual a função de um lider do Grêmio?

    2. Por que essa votação é comum entre escolas?

    3. O que é o chamado " MOMENTO AVALIATIVO "?

    4. O quê fez a escola se distanciar de Indicações Políticas?

    5. Qual era o objetivo da Feira Sustentável?

    ResponderExcluir
  6. 1° O que aconteceu em 30 de maio de 2017 ?
    2°Quem eram os cumpridores de promessas de campanhas ?
    3°Qual era o objetivo do "empurrãozinho" ?
    4° No "MOMENTO AVALIATIVO", quantos dias duraram as aplicações ?
    5° Em que o Grêmio ajudou os alunos ?

    Max Wendel Araújo Silva, 3°Ano "A" Matutino

    ResponderExcluir
  7. 1.Quais são as promessas de campanha?
    2.Que dia e ano foi realizado a votação?
    3.Como foi chamado o formato de aplicação de testes?
    4.Qual o sinônimo de democracia?
    5.Como e feito o regime democrático?


    Pedro Henrique Castro dos Santos,3 ano "A",Matutino

    ResponderExcluir
  8. 1.Em que democracia se diferencia da ditadura?

    2.O regime democrático produz menos violência?

    3.Que grandes eventos marcaram o término do primeiro semestre do CE Cônego?

    4.Em que ano os alunos puderam pela primeira vez eleger seus representantes

    5.O "momento avaliativo" correspondeu as expectativas dos gestores?

    Leilson Vieira da Conceição Santos
    3°ano"A"
    MATUTINO

    ResponderExcluir
  9. 1.O que aconteceu no dia 30 de maio de 2017?


    2.Desde quando a escola vem se distanciando de qualquer tipo de indicação?

    3.Em 2009 o professor foi eleito, qual a porcentagem de votos?


    4.Em que dia a professora Gilsiane conseguiu mobilizar todas as escolas de Santa Quitéria-Ma num projeto?


    5.Em que dia as votações Piauienses começarão?


    Matheus Garcia 3 ano A turno matutino

    ResponderExcluir
  10. 1-qual é o sinônimo de democracia
    2-por que a professora helena e Gilsiane foi o destaque no semestre
    3-por qual modo criaram o novo hábito de fazer todas as provas juntas
    4-o que representa o discentes nos conflitos interno da escola
    5- por qual modo, foi colocado o nome do professor Isaac sabino foi disponível para o processo democrático

    Darlene da Conceição dos Santos
    3 ano "B"

    ResponderExcluir
  11. 1-Qual o sinônimo de democracia?

    2-Nesse Projeto o que chamava mais atenção e a importância dele pra escola?

    3-O que significa GRÊMIO?

    4-Qual a importância desse projeto para escola?

    5-Qual a porcentagem de votos do professor eleito em 2009?

    Gabriel Silva Sousa
    3 "B" vespertino

    ResponderExcluir
  12. 1- Qual o sinônimo de democracia?
    2- O que significa GRÊMIO?
    3- por qual modo criaram o novo hábito de fazer todas as provas juntas ?
    4- Quais são as promessas de campanha?
    5- Em que o Grêmio ajudou os alunos ?
    Lucas Silva Bastos
    3° ano C Matutino

    ResponderExcluir
  13. 1 O que Significa Grêmio?
    2 Qual o sinônimo de democracia?
    3 Nesse projeto o que chamava mais atenção e a importância dele na escola?
    4 Quais são as promessas de campanha?
    5 Qual era o Objetivo da feira Sustentável?

    ResponderExcluir
  14. 1-Qual a porcentagem de votos do professor eleito em 2009?
    2-Em que dia as votações Piauienses começarão?
    3-Qual é o sinônimo de democracia?
    4-O que aconteceu no dia 30 de maio de 2017?
    5-Quem ajudou a professora Helena a realizar essas aplicações?

    Jorge Henrique da silva moura
    3°A Matutino

    ResponderExcluir

O QUE EU SEI!

QUER SABER? Aqui você encontrará resenhas de livros, resumos, comentários sobre política e COISAS que você não achou em outro lugar.