quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Organizações: um conceito, as mais influentes e suas estratégias para se manterem no mercado

    







    A partir do momento em que os homens passaram a viver em grupos, surgiu a necessidade de organizações para proteção do convívio: as primeiras foram a militar e a religiosa. Além da própria Sociologia, vários autores modernos têm mobilizado esforços para conceituar organizações, os mais citados são Bernardes e Marcondes, Peter Drucker, Anthony Giddens, Megginson, Mosley e Pietri Jr. Cada facilidade que o homem moderno dispõe está ligada, de uma forma ou de outra, a uma organização.
     Organização vem do grego órganon e significa instrumento, ferramenta, objeto com funcionalidade específica.  O conceito serviu perfeitamente para nomear as primeiras instituições da humanidade, pois elas eram instrumentos com uma finalidade específica: os militares, por exemplo, garantiam a proteção contra inimigos externos e a religião assegurava uma estabilidade dentro da comunidade. A verdade é que – formou-se um grupo humano - surge, imediatamente, a necessidade de organizações.
     A Sociologia, ciência nova, do século XIX, classifica uma organização como sendo um conjunto de pessoas ou grupos; com objetivos próprios; interesses e valores comuns; formas próprias de relacionamento; coordenação e hierarquia definidas; espaço de atuação delimitado e relativa continuidade no tempo. Bernardes e Marcondes (1999) acrescentam a artificialidade e as contínuas alterações no tempo. Os outros autores coincidem, em seus pontos de vista, com o já citado.
     O mundo moderno se tornou tão complexo que é difícil pensar num homem sem as organizações. O dia começa com a água e a energia servida por duas instituições. Atualmente, para cada gesto, surge, a todo o momento, uma empresa pública ou privada com o propósito de facilitar a vida. E essas empresas, principalmente as privadas, lançam mão de diversas estratégias para continuarem no mercado. O melhor exemplo de instituições modernas, de muita influência, que lutam para se manterem vivas é o caso dos meios de comunicação.
     É através da TV que o homem moderno é moldado. Antes era pela religião. Assistindo, pessoas decidem o que comprar, em quem votar. Mas, para que os canais consigam o direito de entrar nas casas do telespectador é necessário um trabalho árduo. Como qualquer organização que pretende durar, o primeiro passo é uma boa administração. Em seguida, há a necessidade de muita criatividade. Diferente do setor público, essa parte da iniciativa privada tem que ser artificial e sofrer contínuas alterações no tempo Bernardes e Marcondes (1999). Do contrário é falência na certa.
     Tendo em vista os aspectos observados, conclui-se que a partir do momento em que um grupo de pessoas se junta para sobreviver, essa sobrevivência não poderá mais ser regulada pelas forças da natureza. Nesse contexto nascem as Organizações. O propósito destas entidades artificiais é regular e melhorar a vida de todos. O aumento populacional proporcionou a concorrência até mesmo entre as organizações religiosas, o que tem implicado na vida e morte de muitas entidades. Manter um grupo de pessoas focadas no objetivo da instituição requer estratégias vinculadas a uma boa administração, criatividade e constante adequação no tempo.      

    



BIBLIOGRAFIA

Assmann, Selvino José. Filosofia e Ética/Selvino José Assmann. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC; {CAPES: UAB, 2009. 166p.:Il.

Silva, José Maria da. Apresentação de trabalhos acadêmicos: normas e técnicas/José  Maria da Silva , Emerson Sena da Silveira. 5. Ed. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2009


Silva, Golias Sociologia organizacional / Golias Silva. – Florianópolis : Departamento de Ciên­cias da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2010. 152p. : il.






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