quarta-feira, 9 de agosto de 2023

1@ JUNTOS PARA AVANÇAR - Gêneros Textuais Informativo Jovem 05 de 2017


CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA ACESSAR O JORNAL NA ÍNTEGRA

1º A linguagem que constitui do jornal acima, pela maneira especial de gerar significados, conotações e polissemia, é do gênero:

 

A)    Literário.


D)    Informativo.


2º.1 leia a estrofe e a seguir responda à questão proposta.

De tudo ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo e sempre e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.

 

A linguagem que constitui a estrofe do Soneto de Fidelidade, de Vinícius de Moraes, pela maneira especial de gerar significados, conotações e polissemia, é do gênero:

 

A)    Literário.

B)    Jornalístico.


3º 2 Tomando por referência a estrofe do poeta Vinícius de Moraes, entendemos que não devemos confundir o autor, isto é, a pessoa do poeta com a voz que está nos versos. A voz está nos versos (estrofe) é chamada de:

 


D)    Autor e voz do texto são idênticos.

E)    Eu lírico ou eu poético.


4 3º Como obra de arte só pode ocorrer no palco, onde cada personagem é representada por um ator, que assume o papel em cada novo espetáculo. O tempo da obra é o presente, o discurso direto e o diálogo geram o conflito. São características específicas do gênero:

B)    Jornalístico.

D)    Dramático.


A LEOA E A RAPOSA

Uma leoa, censurada por uma raposa por ter gerado apenas um filhote, disse: “Um, mas leão”. (fábula de Esopo)

 

5 4º O texto lido é do gênero narrativo e apresenta uma linguagem marcada pela personificação. A lição moral dessa fábula é:

 


D)    O mérito é medido pelo valor.

E)    A razão é de quem pode vencer.


6 5º Segundo Ferreira Gullar, “a arte é uma transfiguração simbólica do mundo. Quer dizer: o artista cria um outro – mais bonito ou mais intenso ou mais significativo ou mais ordenado – por cima da realidade imediata”. Assim, pode-se entender que a Literatura:


B)             é transcrição denotativa do mundo.

C)            é recriação da realidade.



Leia a estrofe de um famoso soneto de Vinícius de Moraes, poeta do modernismo brasileiro, e a seguir responda à questão proposta.

 

De tudo ao meu amor serei atento

Antes e com tal zelo e sempre e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.

 

7 6ºA linguagem que constitui o texto acima, pela maneira especial de combinar as palavras no sentido de gerar significados, conotações e polissemia, é do gênero:

 

A)    Literário.

B)    Jornalístico.


Governados pelo medo

 

A sensação de insegurança rege mercados e relações sociais. E ninguém parece ter controle sobre os perigos invisíveis que nos ameaçam

 

por FLÁVIA TAVARES

 

            (1) “Que computador foi danificado pelo sinistro ‘bug do milênio’? Quantas pessoas você conhece que foram vítimas dos ácaros de tapete? Quantos amigos seus morreram da doença da vaca louca? Quantos conhecidos ficaram doentes ou inválidos por causa de alimentos geneticamente modificados?” Esta sequência de perguntas está no (...) livro do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, Medo Líquido (…). A elas, ele não dá uma resposta, cumprindo apenas seu papel de provocador. Mas nem precisaria. Esse questionamento faz parte do que ele chama de “a era dos temores”.

            (2) Foi esse temor, inclusive, o motor do abalo que atingiu as bolsas de valores do mundo inteiro esta semana. O medo de uma crise econômica se transformou na crise em si. E, enquanto o governo dos Estados Unidos não deu sinais de que tinha condições de amenizar o estrago, baixando os juros e lançando pacotes, o pânico se manteve. (…)”

                                                                                                          

(O Estado de S. Paulo, 27/01/2008)

 

8 7º(Profa. Flávia Lêda) No 2° parágrafo, a forma verbal em destaque indica


D)    processo concluído no passado.

E)    passado concluído anterior à outro de mesmo aspecto.


9 8ºNa oração Mas nem precisaria. (1º parágrafo), o verbo em destaque indica um processo

 

A) atual.

B) duvidoso e condicionado.


Profa. Flávia Lêda

 

Esta sequência de perguntas está no (...) livro do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, Medo Líquido (…).

 

10 9ºNo trecho sublinhado, assinalou-se uma locução adverbial com sentido de

 

B) comparação.

C) lugar.


GABARITO NO LINK ABAIXO


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdA5uAHfjvgl9Zzld4op5bRWZqy_l9ZhwmiWOSuRQ2DbVPUWA/viewform?usp=sf_link

9 comentários:

  1. 1-Até certo ponto a ignorância produz sim felicidade?

    2- É verdade é que cada pessoa controla um mundo e as coisas
    acontecem, sim, em cada um?

    3- porque alguns meses os alunos ficaram sem aulas?

    4- O ser ignaro existe?

    5- . A coisa enfeia é quando o ínscio
    quer empurrar suas convicções nos outros?

    Nome: Rean Santos Araújo
    3 ano "B"
    Matutino

    ResponderExcluir
  2. 1- A mundos diferentes e coisas acontecendo?

    2-Qual o nome do aluno que conseguiu 920 pontos na Redação do ENEM?

    3-O que aconteceu no dia 28 de junho de 2016?

    4- O que aconteceu no primeiro semestre de 2016?

    5-Para que foi feita uma Reunião?

    Yan felipe sousa moreira
    3 ano B Matutino

    ResponderExcluir
  3. 1-por que os meninos novos são ousados e feliz ?
    2- por que a verdade nao pode ser tão verdade como pensarmos?
    3- pois,se ditarem o certo e o errado podemos cair num paradoxo?
    4-o comportamento de alguém pode mudar algo?
    5- se nao conhecermos a lei,e nao se interessa em conhecer isso pode ser considerado ignorância?

    Darlene da Conceição dos Santos
    3 ano B vespertino

    ResponderExcluir
  4. A verdade é que cada pessoa controla um mundo e as coisas acontecem, sim, em cada um que mundo é esse q o texto esta se referindo?

    A coisa enfeia é quando o ínscio
    quer empurrar suas convicções nos outros. Aí causa conflito na certa por que?

    Na literatura, como que um olhar atento para uma introdução que chame a atenção do leitor para o desenvolvimento e uma solução na conclusão?

    Há mundos diferentes e coisas acontecendo neles, mas por que o ignorante só enxerga o seu?

    pq suas verdades podem não ser tão “verdades” quanto se pensa?

    Lucas kawan carvalho viana 3° Série " C " Matutino

    ResponderExcluir
  5. 1- A ignorância é fruto da falta do alto questionamento?

    2- Por que a ignorância produz felicidade?

    3- Por que o ser ignorante se acha dono da verdade?

    4- A criação ou o ambiente em que essa pessoa vive pode ser influência para tal comportamento?

    5- O quão manipulador pode ser alguém que pensa dessa forma?


    Jeyslanne Matã Nascimento
    3°ano B Matutino

    ResponderExcluir
  6. 1) até certo ponto a ignorância produz sim felicidade em excesso ela pode culminar em conflitos?

    2)há mundos e coisas acontecendo neles mas o ignorante só enxerga o seu?

    3)o problema mesmo é quando ele impõem aos outros as suas verdades como supremas?

    4)a verdade é que cada pessoa controla um mundo e as coisas acontecem sim em cada um?

    5)o problema se agrava quando com um pouco de poder o apedeuto se impõe aos demais?

    Rodrigo Santos da Cunha 3°ano "C" matutino

    ResponderExcluir
  7. 1)porque algumas pessoas acham que ignorância produz felicidade?


    2)porque o poder sobre na cabeça das pessoas

    3)a ignorância pode causar muitos conflitos ?

    4) porque o ser ignorante quer controlar a todos??

    5)o ignorante só sabe ver seu lado da história?

    ResponderExcluir
  8. 1- porque alguns meses os alunos ficaram sem aulas?

    2-Até certo ponto a ignorância produz sim felicidade?

    3- A mundos diferentes e coisas acontecendo?

    4- O comportamento de alguém pode mudar algo?

    5- O quão manipulador pode ser alguém que pensa dessa forma?

    Jorge Henrique da silva moura
    3°A Matutino

    ResponderExcluir
  9. 1Pra que foi feito reunião?
    2Porque os alunos ficou sem aula uns alguns meses?
    3A ignorância produz a felicidade?
    4A ignorância pode causa conflitos?
    5Porque o ignorante acha que é dono da verdade?
    Franciele Silva Dos Santos,3°Ano"A,Matutino

    ResponderExcluir

O QUE EU SEI!

QUER SABER? Aqui você encontrará resenhas de livros, resumos, comentários sobre política e COISAS que você não achou em outro lugar.