quinta-feira, 22 de abril de 2021

Um resumo da Gestão do Processamento do Pedido e da manutenção da informação

LINK DO LIVRO LIDO PARA CONFECÇÃO DO RESUMO ABAIXO



       O presente resumo versa sobre a definição da Gestão do Processamento do Pedido, suas etapas e sua importância para a logística; um conceito a informação e uma explicação acerca de como é realizada a manutenção da informação. Para tanto, o material base foi a leitura do livro Gestão de Operações e Logística I de Rodrigo de Alvarenga Rosa, e algumas pesquisas com nomes famosos da literatura especializada.
     A Gestão do Processamento do Pedido, segundo Alvarenga Rosa, representa um custo ínfimo quando comparada com o custo gerado pelo transporte e pelo estoque. No entanto, esse momento pode ser o pilar da empresa: basta pensar na venda perdida por um mau atendimento, ou mesmo por uma atrapalhada na entrega - resultado do mau preenchimento de uma ficha.
     Por conta do nome ser uma autodefinição – Gestão do Processamento do Pedido, o autor não entra em mais detalhes e parte para explicar as etapas dentro desse processo: Emissão, Transmissão, Verificação, Processamento.
     Com a Emissão dá-se o início do processo. Logo após a negociação é feita a formalização do pedido dividida em duas etapas – a obtenção das informações sobre os produtos/serviços e o preenchimento do pedido. Na etapa Transmissão/Entrada as folhas do bloco são enviadas para digitação na organização. Só então é feita a terceira etapa – a Verificação. Nesta é feita a análise de crédito do cliente.
     Para que tudo isso ocorra há que se pensar numa palavra que merece ser conceituada – Informação. Para Alvarenga “a informação é um dado bruto manipulado em seu tempo adequado para ser usado por alguém que tenha necessidade dele”. E a manutenção da informação é uma função vital dentro da logística. Há que se esclarecer que manutenção da informação não deve se confundir com sistemas de computador, embora essa ferramenta tenha sido vital nos últimos tempos.
     É claro que a automação da informação tem gerado ganhos imensuráveis, no entanto, vale lembrar, a informatização não é tão fácil como se apregoa. De qualquer forma, quando se aventura na manutenção da informação pela via da informatização há que se observar algumas siglas como (EDI), (LITS), (ERP) e (CRM).
     EDI abrevia Eletronic Data Interchange. São etiquetas inteligentes. Essa tecnologia garante a troca de dados de forma estruturada e padronizada em uma rede de dados de qualquer protocolo. LITS abrevia Logistics Information and Telecomunications System, em português Sistema Logístico de Informação e Telecomunicação. É o principal modelo de gerenciamento e tem como função capturar dados básicos, de transferir dados para centros de tratamento e de processamento, de armazenar as informações conforme seja necessário, de tratar os dados e de disponibilizá-los mediante senhas para fornecedores, para clientes e para a própria empresa.
     Duas outras abreviações importantes são ERP para Enterprise Resource Planning – sistema de gestão multimodular que integra todas as atividades da empresa; e, CRM para Customer Relationship Management – em português Sistema de Relacionamento com o Cliente. O nome descreve bem essa última atividade – trata-se de tratar o cliente como único.
     Minerar informações pode ser o diferencial de uma empresa. A informação certa pode representar um passo à frente de outros que não a tenham. Por isso a manutenção da informação é de suma importância para a Logística. E, para efeitos de revisão rápida acerca do assunto, a melhor indicativa é o livro Gestão de Operações e Logística I de Rodrigo de Alvarenga Rosa. Em especial a Unidade II que trata do Processamento do Pedido; do conceito e manutenção da informação, além, é claro, da indicativa dos melhores sistemas de automação existentes.





















REFERÊNCIAS



Oliveira, João Rezende Almeida Instituições de direito público e privado / João Rezende Almeida Oliveira, Tágory Figueiredo Martins Costa. – 2. ed. reimp. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2012.


Rosa, Rodrigo de Alvarenga Gestão de operações e logística I / Rodrigo de Alvarenga Rosa. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2011. 160p. : il.

Silva, José Maria da. Apresentação de trabalhos acadêmicos: normas e técnicas/José  Maria da Silva , Emerson Sena da Silveira. 5. Ed. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2009


TREVISAN, Andrei Pittol; BELLEN, Hans Michael vanRevista de Administração Pública. Rio de Janeiro 42 (3): 529-50, maio/jun. 2008.



4 comentários:

  1. A logística é uma sequência de atividades que visa etende ao cliente dessa forma a primeira etapa da logística é a do processamento do período apesar de o custo gerado pelo processamente do período ser pequeno frente ao custo gerado pelo transporte e pelo estoque ele muitas vezes representar a imagem da organização e tem a função de maketing.

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  2. A logística é conjunto de meios e métodos que permitem a organização de uma empresa ou serviço. A logística empresarial implica uma certa ordem nos processos que envolvem a produção e comercialização de mercadorias

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  3. A logistica é conjunto de meios e métodos que permitem a organizaçã
    O de uma empresa ou serviço.A logistica empresarial implica uma
    Certa ordem nos processos que envolvem a produção e comerciali-zação de mercadorias.

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  4. Iara silva ramos 1ano"A" vespertino

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