terça-feira, 15 de agosto de 2023

Como a Ciência se desenvolveu ao longo da História e sua importância e perigos aos dias atuais



    “A historicidade da ciência enuncia o seu envolvimento com os processos estruturais da sociedade desde os primórdios da civilização” (FRASSON, JÚNOR. 2010, p. 23) mesmo nascendo de forma empírica – a partir da curiosidade humana, depois de certa organização, a ciência, ao longo da história se tornou fundamental para a sobrevivência da vida. Contudo,  foi usada para o mal no século XIX, mas é importante desde Pré-História e tem sido nos dias atuais, o dilema reside em manter essa importância de forma técnica, livre de ideologias
     A observação de um relâmpago ou o surgimento de um fogo numa vegetação qualquer e, depois a necessidade de manuseá-los; a conservação de alimentos e a confecção de paus e pedras como armas. Tudo isso era feito na forma de erros e acertos na aurora da humanidade. Essas necessidades e curiosidades, embora empíricas – ou seja – sem uma forma metódica e racional de conservá-las para gerações posteriores é o que força o nascimento da ciência.
     Contudo, conhecimento organizado mesmo, de forma racional, só é encontrado bem mais tarde - na Grécia antiga - quando vários filósofos (destaque para Platão e Aristóteles) foram responsáveis pelo crescimento científico em diversos setores. Aristóteles, por exemplo, criou o primeiro sistema de lógica. E, quem não lembra do juramento de Hipócrates? Hipócrates foi um estudioso do corpo humano organizando os primeiros momentos da medicina. Neste período, os obstáculos da ciência eram principalmente o poder mítico que ainda exercia forte influência no homem comum.
     A coisa piora para a organização do saber científico no período da idade média. “Para a igreja, o saber pagão era considerado como um fator de ultraje às teorias dogmáticas e aos princípios morais do cristianismo” (FRASSON, JÚNOR. 2010, p. 28). Num período em que a ciência foi marcada por uma extrema violência, haja vista a queima de livros à época e até perseguições com execuções, coisas interessantes ainda aconteceram com o conhecimento organizado – é o caso de técnicas usadas na agricultura e, graças a Tomás de Aquino (1227-1274) e Alberto Magno (1193-1280) e suas reflexões, o surgimento do Positivismo e do Construtivismo mais tarde.
     Enfraquecida a religião, afloraram pensadores no século XVII que iriam além do empirismo. As respostas para várias dúvidas agora vêm com a experimentação. Graças a Francis Bacon (1561-1626), René Descartes (1595 – 1650), Johannes Kepler (1571-1628), Issac Newton (1642-1727), Galileu Galilei (1564-1642), Louis Pasteur (1822-1895) a ciência teve sua primeira revolução. Mas, vale ressaltar que mesmo se mostrando muito útil à sociedade, vários dos citados sofreram severas perseguições.
     Se a idade média foi a idade das trevas, o século XVIII é considerado a idade das luzes. Muito provável é este o momento em que o homem comum, também, se deixa seduzir pela ciência, pois, com o conhecimento amadurecido ao longo do tempo, a tecnologia passa a ser vista nas casas com o aparecimento de alguns eletrodomésticos nos lares, nas ruas, os carros e até nos modelos de organização política a discussão científica influenciou. Destaque para Anders Celsius (1791-1744), Georges Buffon (1707-1788) e Imanuel Kant (1724-1804).
     A importância da ciência começa a ser firmada no século XIX e personalidade como Darwin (1809-1892) aplica um grande golpe racional nas teorias religiosas com sua “origens das espécies”. E outros mundos - prejudicais aos humanos - são apresentados por Pasteur (1822-1895) – germes microscópicos são descobertos. Mas, mesmo assim, quem não lembra da famosa charge da cabeça do Pensador Evolucionista num macaco? Contudo, o homem endeusou o saber cientifico demais o que culminou com experiências antiéticas e a segunda guerra mundial.
     Por último, o século XX culminou com mais avanços: a primeira viagem do homem à lua; o aperfeiçoamento do avião; estudos sobre a biologia molecular e teoria quântica; a descoberta da penicilina; os estudos sobre o átomo. Mas, o século teve seu lado trágico – duas bombas atômicas foram utilizadas. De qualquer forma, a humanidade percebeu que organizar o conhecimento pode ser mais vantajoso do que evitá-la.
     É bem verdade que muita coisa na ciência ainda assusta, afinal de contas, organizar todo o saber humano é incorrer no risco de descobrir verdades. O período mítico e o religioso sempre tiveram um pé atrás com o ato de conhecer, mas aos poucos, grandes homens foram convencendo a sociedade sobre os benefícios científicos. Atualmente, o mundo está maravilhado e assustado com a força da ciência em todas as áreas – principalmente na tecnológica. Maravilhado com o conforto dos resultados produzidos por estudos organizados e, assustado pelas novidades sociais impactadas, também, pela ciência – é o caso do emprego, hora ameaçado por inteligências artificiais.
    


REFERÊNCIAS

FRASSON, Antonio Carlos,:JUNIOR, Constantino Ribeiro de Oliveira. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA. São Luís, Maranhão : 2010


Silva, José Maria da. Apresentação de trabalhos acadêmicos: normas e técnicas/José  Maria da Silva , Emerson Sena da Silveira. 5. Ed. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2009

TREVISAN, Andrei Pittol; BELLEN, Hans Michael vanRevista de Administração Pública. Rio de Janeiro 42 (3): 529-50, maio/jun. 2008.





QUESTÕES DO ENEM E DO LIVRO DE MARILENA CHAUÍ PARA FIXAÇÃO  DA CIÊNCIA NA HISTÓRIA



1º DE ACORDO COM O TEXTO, CONHECIMENTO ORGANIZADO É ENCONTRADO A PARTIR DE QUANDO?

(A) de forma racional, só é encontrado bem mais tarde - na Grécia antiga

(B) de forma racional, só é encontrado bem mais tarde - na contemporaneidade

PARA ACERTAR A QUESTÃO ENCONTRE-A NA LEITURA DO TEXTO EM SI.

Panayiotis Zavos"quebrou"o último tabu da clonagem humana - transferiu embriões para o útero de mulheres, que os gerariam. Esse procedimento é crime em inúmeros países. Aparentemente, o médico possuía um laboratório secreto, no qual fazia seus experimentos. "Não tenho nenhuma dúvida de que uma criança clonada irá aparecer em breve. Posso não ser eu o médico que irá criá-la, mas vai acontecer", declarou Zavos. "Se nos esforçarmos, podemos ter um bebê clonado daqui a um ano, ou dois, mas não sei se é o caso. Não sofremos pressão para entregar um bebê clonado ao mundo. Sofremos pressão para entregar um bebêcionado saudável ao mundo."
CONNOR, s. Disponiwclem: www.independent.co.uk. MC0390 onn; 14 ago, 2012 (adaptado). A clonagem humana é um importante assunto de

2. 6 (ENEM 2014) reflexão no campo da bioética que, entre outras questões, dedica-se a

(A) refletir sobre as relações entre o conhecimento da vida e os valores éticos do homem.

(B) legitimar o predomínio da espécie humana sobre as demais espécies animais no planeta,


Aula explicativa para acertar a questão ACIMA.

Um dos problemas da Ciência diz respeito a reflexão acerca dos valores éticos e não deixar que o cientista pense que a espécie humana é mais especial do que os outros animais.



3. 8 (ENEM 2014) Uma norma só deve pretender validez quando todos os que possam ser concernidos por ela cheguem (ou possam chegar), enquanto participantes de um discurso prático, a um acordo quanto à validade dessa norma,
ABERMAS.J. consciênciamoral o agir comunicativo. Rodolino Tempo Brasileiro, 1989,
Segundo HaBermas, a validez de uma norma (REGRA) deve ser estabelecida pelo(a)

(A) liberdade humana, que consagra a vontade.

(B) razão comunicativa, que requer um consenso,


Aula explicativa para acertar a questão ACIMA.

   Para habermas, UMA norma, ou seja, uma regra que leva um grupo a obedecê-la, só é valida e colocada em prática, se ela for criada a partir de um consenso, um combinamento, realizado a partir do diálogo dos participantes da democracia representativa.


4. DE ACORDO COM O LIVRO DIDÁTICO, QUAIS AS TRÊS PRINCIPAIS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA?

(A) RACIONALISTA, EMPIRISTA e CONSTRUTIVISTA;

(B) RACIONALISTA, CIENTIFÍCA e EMPIRISTA;


PROCURAR DA PÁGINA 257 A267 para responder a partir daqui

5º Qual modelo não apresentou melhor método para a Ciência Humana do século XIX

(A) O modelo Matemático;

(B) O modelo subjetivo;








Aula explicativa para acertar a questão ACIMA.

   Para Explicar o homem, o modelo objetivo da Matemática não é adequado, haja vista que o homem é um ser muito complexo e subjetivo.




6º Que objeções foram feitas às ciências humanas?

(A) serem subjetivas;

(B) serem objetivas;

Aula explicativa para acertar a questão ACIMA.

   Para objeção às ciência humanas questões objetivas mais atrapalham do que ajudam.

7º Quais as principais concepções que estudam o homem?

(A) Humanismo, Positivismo e Historicismo;

(A) Racionalismo, Positivismo e Humanismo;



8º Quais os tipos ideias particulares propostos por Max Weber?

(A) dominação tradicional, dominação burocrática e dominação carismática;

(B) dominação burguesa, dominação burocrática e dominação carismática;


9º Qual foi a contribuição da Fenomenologia para as Ciências Humanas?

(A) Usar o modelo matemático como instrumento de estudo humano;

(B) Usar o fenômeno como instrumento de estudo humano;



E MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA


10 - COM BASE NO TEXTO DO LINK ACIMA E A PARTIR DO MOVIMENTO CIENTÍFICO DO SÉCULO XIX e DA ESTRUTURA DA ESCOLA. MARQUE...

(A) Pode-se dizer que a escola trabalha com várias das Ciências Humanas;

(A) Pode-se dizer que a escola não tem a ver com qualquer movimento científico























PESQUISAR A PARTIR DA PÁGINA 256




1º Qual foi a principal contribuição do marxismo para as ciências humanas?

(A)O marxismo permitiu compreender que os fatos humanos são instituições religiosas e históricas produzidas pelo espírito e pela vontade livre dos indivíduo e pelas condições subjetivas nas quais a ação e o pensamento humanos devem se realizar

(B) O marxismo permitiu compreender que os fatos humanos são instituições sociais e históricas produzidas não pelo espírito e pela vontade livre dos indivíduos, mas pelas condições objetivas nas quais a ação e o pensamento humanos devem se realizar









D4 - Inferir informações implícitas em um texto. Avalia a habilidade de o aluno inferir uma informação com base em ideias pressupostas ou subentendidas no texto. As ideias pressupostas são aquelas não expressas de maneira explícita, que decorrem logicamente do sentido de certas palavras ou expressões contidas na frase. As ideias subentendidas são insinuações, não marcadas linguisticamente, contidas numa frase. Essas inferências têm por base, sobretudo, o conhecimento de mundo do leitor que lhe permite ler as entrelinhas. Os itens que atendem a esse descritor apresentam um texto, no qual o aluno precisa buscar informações para além do que está escrito, mas que são autorizadas pelo texto. Ao realizar este movimento, o aluno estabelece relações entre o texto e o contexto dele (aluno). O enunciado, geralmente, diz: a respeito de tal coisa, pode-se concluir que...; ou um determinado fato desperta nos personagens...; entre outras coisas.

O Pensador Coletivo

     Você sabe o que é MAV? Inventada no 4º Congresso de um dos maiores Partidos do Brasil, em 2011, a sigla significa Militância em Ambientes Virtuais. São núcleos treinados para operar em publicações e redes sociais. A ordem é fabricar correntes volumosas de opinião a depender do momento. Um centro político define pautas, escolhe alvos. Os militantes difundem, através de pseudônimos. No fim do arco-íris, um Pensador Coletivo fala a mesma coisa (...)
     O Pensador Coletivo se preocupa imensamente com a crítica ao governo. Os sistemas políticos pluralistas estão sustentados pelo elogio da dissonância: a crítica é benéfica para o governo porque descortina problemas. O Pensador Coletivo não concorda: seu imperativo é rebater a crítica imediatamente, evitando que o vírus da dúvida se espalhe pelo tecido social. (...)
     Esse tipo de pensador abomina argumentos específicos. Seu centro político não tem tempo para refletir sobre textos críticos e formular réplicas substanciais. Os militantes difusores não têm a sofisticação intelectual indispensável para refrasear sentenças complexas. Você está diante do Pensador Coletivo quando se depara com fórmulas prontas como o uso dos termos "elitista", "preconceituoso".
    [...]
     Existem similares ao MAV em outros partidos? O conceito do Pensador Coletivo ajusta-se melhor às correntes políticas que se acreditam possuidoras da chave da porta do Futuro. Mas, na era da internet, e na hora de uma campanha eleitoral, o invento será copiado. Pense nisso pelo lado bom: identificar robôs de opinião é um joguinho que tem a sua graça.
(DEMÉTRIO MAGNOLIFolha de S. Paulo, 12 de novembro de 2013 Adaptado)

2.    QUESTÃO ELABORADO COM BASE NO DESCRITOR D4 - Inferir informações implícitas  (modelo ENEM 2013 adaptada) Demétrio nos chama para o debate e nos mostra quando não pensamos por nós mesmos. Questionar é o que Chauí chama de Atitude Filosófica e descreve algumas características. Marque a assertiva que NÃO é característica da atitude filosófica.

a)     Uma das ... é negativa, isto é, um dizer não aos “pré-conceitos”.

b)     Uma das ... é positiva, isto é, um dizer sim aos “pré-conceitos”,


3º Qual foi a principal contribuição do estruturalismo para as ciências humanas?

(A)A concepção estruturalista mostrou que os fatos humanos se organizam na forma de estruturas, isto é, sistemas formados por termos cujo sentido depende da posição e da função que ocupam no todo.

(B) A concepção estruturalista mostrou que os fatos humanos se organizam da forma relativa, isto é, sistemas formados por termos cujo sentido depende da posição e da função que ocupam no lado.

4º  De que modo as ciências humanas podem atingir resultados mais completos?

(A)As ciências humanas tendem a apresentar resultados menos completos e satisfatórios quando trabalham interdisciplinarmente

(B)  As ciências humanas tendem a apresentar resultados mais completos e satisfatórios quando trabalham interdisciplinarmente


5º RESUMA EM POUCAS LINHAS O TEXTO DO LINK ABAIXO. NO MÁXIMO CINCO LINHAS:


PARA MARCAR AS QUESTÕES ACESSE O LINK DO GABARITO QUE ESTÁ LOGO ABAIXO




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